Top

Os melhores passeios em Salvador

Farol da Barra. Foto: Carol Passos

Por ser uma cidade turística, Salvador tem diversas opções de excursões e passeios para conhecer os pontos mais interessantes da cidade. Por isso, separei uma lista com os melhores passeios para fazer em Salvador.

Se você irá passar alguns dias em Salvador e não sabe o que fazer, não deixe de ver o post sobre o que fazer em Salvador e aproveitar para fazer os passeios abaixo.

Capela de São Francisco de Assis. Foto: Carol Passos

Capela de São Francisco de Assis. Foto: Carol Passos

Tour Histórico e Panorâmico em Salvador

Primeiramente, não podemos planejar visitar Salvador sem conhecer a parte histórica da cidade, que tem muita importância para a história do Brasil né?

Salvador foi fundada em 29 de Março de 1549 pelos portugueses, ou seja, a cidade completará 473 anos de história em 2022.

O tour histórico de Salvador normalmente dura em torno de 4 horas, e o tour panorâmico em torno de 3 horas.

Bem como, os pontos turísticos principais do passeio são:

  • Farol da Barra
  • Forte Santo Antônio
  • Corredor da Vitória
  • Largo do Campo Grande
  • Pelourinho
  • Elevador Lacerda
  • Mercado Modelo
  • Dique do Tororó
  • Arena Fonte Nova
  • Igreja do Bonfim
  • Forte de Mont Serrat

Eu fiz os dois tours com a Adval Turismo e tive uma experiência incrível, então super recomendo!

Site: https://www.advalturismo.com.br

E-mail: [email protected]

Endereço: Av. Santos Dumont, nº 1752, Ed Empresarial Refran, Sala 302 – Estrada do Coco. Cep: 42700-000 – Lauro de Freitas/BA

Whatsapp: (71) 98802-1375

 

4 opções de hospedagem que valem a pena em Salvador

($) Se você quer economizar, a Pousada Solar dos Hermanos e o Hostel My Place são bem baratinhos e ótimos!

($$) Com bom custo-benefício, o Catussaba Resort tem excelente estrutura e localização.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Hotel Deville Prime Salvador é a pedida.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Salvador.

Pelourinho. Foto: Carol Passos

Pelourinho. Foto: Carol Passos

Tour Histórico

Normalmente, o tour histórico começa pelo Farol da Barra e o Forte Santo Antônio, que são atrações muito famosas da cidade, sendo que a fortaleza foi a primeira construída no Brasil em 1536.

Além disso, o local foi construído bem na frente da Baía de Todos os Santos e ao lado da Praia da Barra, o que deixa a vista do local ainda mais bonita ainda.

Logo após o guia nos leva ao corredor da vitória, um local repleto de museus, e com um charme impressionante devido ás arvores que cobrem toda a rua.

Ao lado do corredor da vitória, passamos pelo Largo do Campo Grande, onde marcou a independência da Bahia, e por isso é muito importante para a história do local.

O ponto principal deste passeio é o centro histórico de Salvador, conhecido como Pelourinho, onde os turistas exploram a pé suas ruas, repletas de Igrejas, casarões coloniais, museus e muita cultura!

Eu simplesmente sou apaixonada pelo Pelourinho, pois é uma atração muito marcante não só da história da Bahia, mas de todo o Brasil, pelo fato de ser o local mais importante quando Salvador era a capital brasileira.

Além disso, as rodas de samba e apresentações de capoeira dão uma alegria extra a este passeio incrível!

Pouco depois descemos o Elevador Lacerda, primeiro elevador urbano do mundo, e apreciamos uma linda vista da Baía de Todos os Santos.

Assim que chegamos na parte baixa da cidade, fomos recuperar o fôlego e comer uma deliciosa comida típica baiana no Mercado Modelo.

O mercado conta com mais de 260 lojas de produtos variados, como souvenir, alimentos, pinturas, artesanatos e roupas, além de ter restaurantes e bares.

Pelourinho. Foto: Carol Passos

Pelourinho. Foto: Carol Passos

Tour Panorâmico

Se você quiser conhecer um pouco mais da cidade, vale muito a pena estender seu passeio para fazer o tour panorâmico, que te leva para outros pontos da cidade.

O primeiro ponto visitado neste passeio é o Dique de Tororó, um grande lado com a figura dos Orixás, deuses da umbanda e candomblé.

Então, é possível ver o Estádio Arena Fonte Nova, usado como sede da Copa do Mundo de 2014, que fica ao lado do lago.

Logo após, descansamos um pouco na frente da Praia da Ribeira, onde tem a Sorveteria da Ribeira, um local bem tradicional da cidade.

O ponto turístico mais esperado deste tour é a Igreja do Bonfim, muito popular devido as fitinhas coloridas do Bonfim, que é um símbolo da cidade.

Normalmente, os visitantes compram as fitinhas de vendedores ambulantes para fazer um pedido e colocar no próprio braço ou calcanhar, ou no muro da igreja, dando 3 nós.

Por fim, o último local do passeio é o Forte de Mont Serrat, construído em 1583 e é patrimônio histórico desde 1957.

O local possui uma vista linda, de um lado a Baía de todos os Santos, e do outro é possível ver a Ilha de Itaparica.

Forte de Mont Serrat. Foto: Carol Passos

Forte de Mont Serrat. Foto: Carol Passos

Tour Ilha dos Frades e Itaparica

Se você ama praia e quer curtir um pouco o calor baiano num lugar paradisíaco, eu recomendo o tour da Ilha dos Frades e Itaparica!

Saindo do Terminal Marítimo de Salvador, o tour é feito de escuna para ambas as Ilhas, e normalmente dura o dia todo.

Para conhecer as ilhas e aproveitar tudo o que elas tem a oferecer, o ideal é contratar um passeio turístico com guia, e eu recomendo muito o tour pelas ilhas da Alltourpois tive uma experiência maravilhosa!

Site: https://www.alltourreceptivo.com.br/ 

E-mail: [email protected]

Endereço: Av. Luiz Viana – 6462 – Paralela – Salvador / BA

Endereço 2 (Aeroporto): Praça Gago Coutinho – s / nº – São Cristóvão – Salvador / BA

Whatsapp: (71) 8266-6068

Ilha dos Frades. Foto: Carol Passos

Ilha dos Frades. Foto: Carol Passos

Roteiro

A primeira parte do roteiro é até a Ilha dos Frades, uma ilha paradisíaca, com praias de águas cristalinas e muita natureza em sua volta.

Normalmente, o passeio para a Ilha dos Frades é para você curtir o mar calmo da Ilha, tomar um sol e relaxar durante a manhã, e se quiser comer, também pode disfrutar das barracas locais.

Uma dica é levar um equipamento de snorkel para poder ver os peixinhos que ficam na parte mais rasa da ilha, que por sinal são muitos!

Por fim, depois de relaxar muito, a escuna sai em direção a Ilha de Itaparica, que também conta com águas calmas e cristalinas.

Itaparica é a maior ilha da Baía de Salvador e tem 16.500 habitantes, e um ponto interessante é o castelo conhecido como fortaleza de São Lourenço.

O ponto forte de Itaparica é um restaurante delicioso, com opções de Buffet livre e á la carte, que ficam literalmente na areia da praia.

O restaurante de Itaparica tem uma vibe totalmente praiana, e uma decoração linda, repleta de bambus coloridos, aves de madeira e coqueiros.

Ilha de Itaparica. Foto: Carol Passos

Ilha de Itaparica. Foto: Carol Passos

Tour Praia do Forte e Guarajuba

Primeiramente, eu me apaixonei pela Praia do Forte e tudo o que esse local lindo tem a oferecer, por isso esse passeio é essencial para quem estiver em Salvador.

Fiz este passeio com a Edvan Transporte e Turismo, e amei a experiência!

Site: edvantransportes.com.br

E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Estados Unidos , 52 EDIF. CERVANTES SALA 903 – Comércio – Salvador/BA  40010-020

Whatsapp: (71) 99131-6307

Praia do Forte

O passeio começa pela vila dos pescadores, que é um shopping aberto repleto de lojas, bares, sorveterias e restaurantes, local ideal para fazer compras antes de relaxar.

Ao contrário do que muitos pensam, essa vila de pescadores não é tão simples assim, o local possui lojas de diversas marcas, inclusive marcas luxuosas.

Além disso, possui muitas lojinhas de artesanatos feitos por moradores locais, além de diversos souvernirs, itens de praia e acessórios de verão.

Saindo da vila de pescadores em direção á praia, é possível conhecer a Capela de São Francisco de Assis, uma igrejinha charmosa construída pelos pescadores locais em 1900.

Logo após conhecer a capela, o ideal é relaxar na areia da praia e aproveitar um pouco do mar calmo de águas cristalinas do local.

Praia do Forte. Foto: Carol Passos

Praia do Forte. Foto: Carol Passos

Projeto Tamar

Por fim, a minha parte favorita da Praia do Forte é o maravilhoso Projeto Tamar, que é aberto para visitantes!

No local, os visitantes podem conhecer de perto diversas espécies de tartarugas marinhas, além de outras espécies marinhas como o tubarão lixa e arraias.

Gírias baianasVeja tambémGírias baianas

A entrada do Projeto Tamar é de 35 reais por pessoa, e 17,50 reais a meia entrada, além de ter uma lojinha de produtos do projeto que ajudam nas pesquisas e preservação das espécies.

Projeto Tamar. Foto: Carol Passos

Projeto Tamar. Foto: Carol Passos

Guarajuba

Saindo da Praia do Forte, o passeio segue até a praia de Guarajuba, um local repleto de restaurantes com comida típica baiana, e uma praia extensa e paradisíaca.

A parte dos restaurantes é um pouco lotada e agitada, então o ideal é ficar ali só na hora de comer mesmo. Eu recomendo você caminhar pela praia sentido norte, pois no final há muitos recifes de corais, e a água é bem mais calma e cristalina.

Praia de Guarajuba. Foto: Carol Passos

Praia de Guarajuba. Foto: Carol Passos

 

Enfim, espero que tenham gostado do post e que sua visita a Salvador seja simplesmente incrível!

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem me acompanhar, me siga no instagram @escapardarotina

Beijinhos e até a próxima!

Todos os nossos artigos da Bahia

Quer saber mais sobre a Bahia? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse estado lindo!

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa