Top

O que fazer em Barcelona

Primeiramente, a Espanha é meu país preferido para viajar, e com certeza uma das cidades que eu mais gosto é Barcelona, pois tem uma cultura muito rica, como arquitetura, arte, história, gastronomia, praias, e muito mais. Por isso, separei uma lista sobre o que fazer em Barcelona.

Sobre Barcelona

A cidade de Barcelona está localizada na costa nordeste do Mediterrâneo da Espanha e é a a capital da Catalunha, por isso é um local com diversas tradições e uma experiência cultural incrível!

O idioma oficial é o catalão, porém o espanhol também é aceito e fácil de comunicação. Na maioria dos lugares da cidade de Barcelona, as informações são dadas em ambos os idiomas.

Além disso, nas zonas turísticas da cidade também é possível se comunicar em inglês, já que é uma cidade muito internacional.

Contudo, muitos artistas trabalharam em Barcelona e sua influência ainda pode ser vista na cidade hoje, como por exemplo Picasso e Miró, e acidade conta com vários museus e galerias de arte.

Sagrada Família, Barcelona. Foto: Carol Passos

Clima em Barcelona

O clima de Barcelona é mediterrâneo, sendo que o inverno tem um clima mais fresco e o verão bem quentes, porém na maioria das vezes está sempre bem úmido.

Julho e Agosto são os meses ideais para ir à praia, pois as temperaturas podem chegar aos 35 graus, e a cidade fica bem lotada.

Já nos meses de inverno, é normal ver temperaturas abaixo de 10 graus, inclusive a primeira vez que eu fui chegou a 0 graus.

Entretanto, a melhor época para conhecer a cidade é na Primavera e Outono, pois a temperatura fica então entre 20 e 25 graus, o que é perfeito para atividades ao ar livre.

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaioJunhoJulhoAgostoSetembroOutubroNovembroDezembro
Máxima (°C)131416182124282826221714
Média (°C)91011131620232421171310
Mínimo (°C)45791216191917136
precipitação (mm)412942495942206185915851

O que fazer em Barcelona

Pelo fato de Barcelona ser uma das cidades mais famosas e visitadas da Espanha, há muito o que fazer, conhecer e explorar, e por isso com certeza tem opções para todos os gostos.

Além disso, Barcelona é tão internacional e com uma cultura tão rica, que não tem como não se apaixonar por essa cidade incrível!

Então, separei os melhores lugares para se conhecer em Barcelona:

Sagrada Família

Ao visitar Barcelona, você definitivamente deve visitar a Sagrada Família, uma criação do arquiteto catalão Antoni Gaudí, encomendada pelo Papa Bento XVI.

Além disso, a igreja da Sagrada Família é o símbolo da cidade e a atração mais visitada, porém está sendo construída há décadas e tem expectativa de conclusão para 2026, no 100º aniversário da morte de Gaudí.

Pelo fato de ser muito visitada, reserve um passeio e evite filas clicando aqui.

Dica: Com o Barcelona City Pass, você ganha a entrada gratuita, e ainda economiza na taxa de entrada para outros pontos turísticos

  • Horário de funcionamento: novembro a fevereiro, das 9h às 18h, março e outubro, das 9h às 19h, de abril a setembro, das 9h às 20h. Há horários especiais de abertura para feriados.
  • Como chegar: Metrô Sagrada Família (L5, Linha Azul e L2, Linha Roxa).

Sagrada Família. Foto: Carol Passos

Parc Guell

Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984, e criado entre os anos de 1900 e 1914, o Parc Guell é uma das vistas mais bonitas da cidade a aproximadamente 10 a 15 minutos subindo a colina.

O parque em si é gratuito, porém se quiser entrar na Zona Monumental (área principal) tem que comprar um ingresso, mas vale muito a pena.

Além disso, a vista e sua localização na pequena colina ao norte da cidade são maravilhosas.

Dica: Se você estiver em Barcelona pela primeira vez, recomendo reservar um passeio com um guia e ir ao parque de manhã para aproveitar sem multidão de turistas ou filas.

  • Entrada: 10 euros (aproximadamente 55 reais)
  • Horário de funcionamento: Verão: 8h00 – 21h30 e Inverno: 8h30 – 18h30
  • Como chegar: Metro Vallcarca (L3) ou Lesseps

Parc de la Ciutadella

O parque da cidade é lindo e vale muito a pena a visita, pois lá você pode passear, tomar sol, admirar as fontes ou remar em um barco no lago.

Além disso, você pode ver o Palácio da Justiça, e também pode caminhar até o zoológico da cidade, que fica dentro do parque.

Parc de la Ciutadella. Foto: Carol Passos

Montjuic

Com muralhas e um castelo, Montjuic é uma atração medieval de Barcelona, com uma vista linda e muito importante a visita.

Uma dica é você a pegar o teleférico por 9 euros do porto até a fortaleza para apreciar a vista panorâmica de Barcelona (173 m de altura).

Contudo, lá você pode assistir ao pôr do sol e o show de luzes na fonte, que é definitivamente maravilhoso!

Em seguida, caminhe ladeira abaixo até o Museo Nacional d’Art de Catalunya para exposições de arte moderna, e aproveite que a entrada é gratuita aos sábados, a partir das 15h.

  • Como chegar: Metrô paralelo (L2, L3) e funicular até o Parc de Montjuïc. Em seguida, pegue o teleférico (Teleférico de Montjuïc) ou simplesmente caminhe até a montanha.
  • Você pode reservar ingressos para o teleférico com antecedência aqui.

Montjuic. Foto: Carol Passos

Estádio Camp Nou

O museu mais visitado de Barcelona é o museu no Camp Nou, estádio do clube de futebol FC Barcelona.

Compras na EuropaVeja tambémCompras na Europa

A visita ao estádio é essencial aos amantes de futebol para ver a incrível coleção de troféus e camisas deste famoso clube espanhol, que faz sucesso no futebol europeu.

Com 99.000 lugares, o estádio é o maior da Europa e é a casa do FC Barcelona desde 1957, por isso, tem grande importância para a cidade.

Dica: faça um passeio visitando o camarim e interior, além daqueles degraus íngremes no auditório.

  • Reserve ingressos para o passeio no Nou Camp aqui
  • Como chegar: Metro Collblanc (L5, Linha Azul)
  • Horário de funcionamento: varia de acordo com os jogos estão acontecendo, então sempre verifique o site oficial .

Casa Batlló e Gaudí

O famoso arquiteto Antoni Gaudi tem vários edifícios na cidade, e outro conhecido é a Casa Battlo, também conhecida como “Casa dos Ossos”, porque os pilares cinza lembram um esqueleto.

Além disso, a fachada é muito colorida e recria a lenda de São Jorge, padroeiro da Catalunha. O telhado simboliza as escamas do dragão lutando contra São Jorge. A cruz no telhado é sua lança. As varandas devem representar caveiras, que você pode ver melhor à distância.

A Casa Batlló está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005, junto com outras obras de Gaudí, e é um edifício listado desde 1962.

Detalhe interessante: O prédio atualmente pertence à família Bernat, mais conhecida por nós como os fundadores dos Chupa Chups Lollipops.

Contudo, a Casa Battló é um dos pontos turísticos mais visitados e importantes de Barcelona, portanto normalmente há fila.

  • Como chegar: Metrô Passeig de Gracia (L2, L3, L4). Trem RENFE: estação Passeig de Gràcia. FGC: Estação Provença
  • Horário de funcionamento: 9h às 21h. Última entrada 20h.

Casa Batló. Foto: Carol Passos

Casa Milá

Outra obra-prima de Antoni Gaudì é a casa Milá, localizada na esquina do Passeig de Gràcia, e considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Também conhecida como “La Pedrera” – a casa está entre as 10 atrações mais visitadas de Barcelona.

O estilo de Gaudí com as formas onduladas e redondas é imediatamente reconhecível, além dos típicos azulejos coloridos que enfeitam o local.

  • Compre os ingressos para Casa Mila aqui.
  • Como chegar: Metrô Diagonal (L3, Linha Verde e L5, Linha Azul)
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9:00 às 20:30

La Rambla e Plaça de Catalunya

La Rambla é a avenida mais famosa de Barcelona, ​​que vai da Plaça Catalunya até o porto no monumento a Colombo e é ideal para quem gosta de passear e fazer compras.

Assim como a Plaça de Catalunya, o local conta com muitas lojas de marcas famosas, além de marcas espanholas, e por isso, você encontrará de tudo para comprar.

Além disso, o local conta com restaurantes, bares e cafés. Portanto, é muito visitado e vale a pena conhecer, mesmo que não queira fazer compras.

Museu do Picasso

Provavelmente você já escutou sobre o famoso Pablo Picasso, um famoso pintor espanhol, e por isso, se você gosta de arte, o Museu do Picasso é um local imperdível!

O museu conta com a melhor coleção das obras de Picasso no mundo, com mais de 3500 obras de arte.

  • Entrada: 12 euros (aproximadamente 60 reais) e podem ser comprados aqui. Dica: alguns dias você pode entrar gratuitamente, verifique no site de compra dos tickets.
  • Horário de funcionamento: de Terça-Feira a Domingo das 8h30 – 18h30
  • Endereço: c/ Montcada, 15-23 – 08003 Barcelona

Barceloneta

Para recompensar um dia agitado explorando a cidade, se estiver calor, não deixe de ir para a praia de Barceloneta para nadar, surfar e visitar os bares de praia chiques do local.

Esta é a praia mais frequentada da cidade, e com certeza vale a pena a visita, pois conta com uma água limpa, e um ambiente agitado e relaxante ao mesmo tempo.

Praia de Barceloneta. Foto: Carol Passos

Mercado de La Boqueria

O mercado municipal Mercat de la Boqueria é o mercado mais famoso de Barcelona, sendo um dos mais antigos da cidade e atrai tanto moradores quanto turistas.

Devido à localização ideal em Las Ramblas, você com certeza passará por esse local durante seu passeio pela cidade, e por isso, vale a pena conhecer.

Além disso, lá você encontrará cafés, restaurantes e bares, onde você poderá provar iguarias catalãs, por exemplo o jamón serrano, um tipo de presunto espamhol.

  • Horário de Funcionamento : Segunda a Sábado das 8h às 19h; a maioria das barracas fecha por volta das 14h aos sábados. O mercado fecha aos domingos e pouquíssimas barracas abrem às segundas-feiras.

Arco do Triunfo

O Arco do Triunfo foi construído como o portão de entrada principal da Feira Mundial de 1888, e por isso, é um ponto muito importante na história da cidade.

Bem como, o local pode ser visto de longe, com seus tijolos vermelhos e esculturas, e está perto da entrada norte do Parc de la Ciutadella,

Além disso, fica na praça entre Passeig de Lluís Companys e Passeig de Sant Joan, o Arco tem 30 metros de altura e é um local popular para caminhadas de locais e turistas.

Arco do Triunfo. Foto: Carol Passos

Plaça D’Espanya

Primeiramente. se você estiver passeando por Montjuic, não pode deixar de conhecer também a Plaça D’Espanya, que fica a poucos metros de lá.

Além disso, o local é uma praça animada no sudoeste de Barcelona e é um ponto redondo onde grandes avenidas se encontram: Carrer de la Creu Coberta, Carrer de Tarragona e Avinguda del Parallel.

Paseig del Born

Por fim, um passeio que não pode faltar é andar pelas ruas charmosas do bairro Paseig del Born.

Com feirinhas, restaurantes, bares e a igreja de Santa Maria del Mar, o bairro ainda mantém seus rastros medievais nas pequenas vielas espalhadas por lá.

Contudo, é um local vibrante e muito frequentado, principalmente nos bares modernos, sendo um dos pontos de vida noturna mais populares da cidade.

Além disso, é lugar rico em história que remonta aos tempos medievais, quando o Born, era palco das procissões da Semana Santa e dos primeiros carnavais da Espanha.

Born. Foto: Carol Passos

El Gotic

O Bairro Gótico é um dos quatro distritos da Cidade Velha de Barcelona, onde no início do século I, surgiram os primeiros assentamentos romanos na cidade.

Com 2.000 anos de história e uma incrível arquitetura medieval, sem dúvida impressionará enquanto você passeia pelas ruas estreitas e sinuosas do antigo coração de Barcelona.

O local fica entre a Plaça Catalunya , Passeig de Colom (porto), e a conhecida rua La Rambla, e tem vários locais famosos como a Plaça Reial e Plaça del Pi, bem como bons cafés, bares e restaurantes podem ser encontrados nesta área.

Dica: explore as vielas e procure um bom café ou um bar de tapas no loca, além disso, a vida noturna lá é bem agitada!

O que comer em Barcelona

A Espanha tem uma gastronomia muito rica, e eu simplesmente amo a comida espanhola, pois tem muita opção de tapas (porções), frutos do mar, etc.

Por isso, se for para Barcelona, não deixe de experimentar alguns pratos típicos abaixo:

  • Paella – um prato de arroz com frutos do mar (também tem a opção vegetariana)
  • Tapas de Calamares – porção de Lula
  • Bocadillo – é um sanduíche com várias opções de recheios
  • Patatas Bravas – Porção de batata com um molho levemente apimentado
  • Jamón Serrano – o famoso presunto espanhol é simplesmente uma delícia!
  • Coca – uma massa de pão que pode ser doce ou salgada, vale a pena experimentar.
  • Creama Catalana – é muito parecida com o Crème Brûlée francês.

Paella. Foto: Carol Passos

Onde se hospedar em Barcelona

Hotel Boutique Mirlo Barcelona

Primeiramente, se você busca conforto, bem-estar e boa localização, o Hostel Boutique Mirlo Barcelona é uma ótima opção!

O hotel 5 estrelas conta com spa completo, com sauna, piscina, hidromassagem e serviços adicionais, além de um ótimo restaurante e quartos super confortáveis e anti-alérgicos.

Contudo, a noite para o casal custa em torno de 1500 reais.

Hotel Boutique Mirlo Barcelona. Foto: Booking.com

Praktik Vinoteca

Para quem busca algo mais sustentável, confortável e com ótimo preço, o Praktik Vinoteca é uma excelente opção!
O hotel 3 estrelas fica próximo a Plaça de Catalunya, numa região bem central da cidade.

Além disso, o hotel conta com um terraço com vista privilegiada da cidade, diversas opções de vinho, e o preço para o casal varia de 800 a 1000 por noite, e pode custar até menos em baixa temporada.

Praktik Vinoteca. Foto: Booking

Zero Barcelona

Por fim, para quem quer pagar pouco na acomodação e está disposto a conhecer gente nova, o Hostel Zero Barcelona é uma ótima opção.

Mesmo que os quartos sejam compartilhados, as camas são bem privativas, com cortinas e ótima ventilação.

Contudo, o hostel é bem moderno e está numa localização central por aproximadamente 150 reais a noite.

Zero Barcelona. Foto: Booking

 

Enfim, espero que tenham gostado e que vocês tenham uma ótima viagem a esse paraíso chamado Barcelona! E não deixem de ver os post sobre a Espanha:

Me sigam no Instagram @escapardarotina e me acompanhem nas aventuras pela Europa!

Beijinhos e até a próxima!

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa