Top

Melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú

melhor época para viajar para Itacaré e península de Maraú

Aaaaaah meu país, Baheeeeeeeea! Sim, eu chamo a Bahia de meu país porque é um estado com uma cultura tão rica que viajar pra lá é como conhecer realmente um outro país e olha, me julguem, mas é um dos meus lugares favoritos no Brasil. Por isso, trago informações sobre a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú, esses dois destinos localizados no litoral Sul da Bahia e que ainda são pouco visitados.

Já adianto a vocês que é terminar de ler isso aqui e partir, porque olha, pensa num lugar lindo e que me deixou ainda mais apaixonada!

Por isso, pega todas as dicas e bora viajar!

E aí, partiu?

Melhor época pra viajar para Itacaré e Península de Maraú: onde fica

Itacaré e Península de Maraú estão localizadas no estado da Bahia, no entanto, esses dois destinos estão distantes cerca de 66 km um do outro.

Itacaré é um pedacinho do céu na terra que está localizada bem próximo de Ilhéus, no Litoral Sul da Bahia e em uma região chamada de Costa do Cacau que se ramifica por outros 7 municípios.

A forma mais fácil e rápida de chegar a Itacaré é desembarcando no aeroporto de Ilhéus que fica a 75 km de distância.

De lá, é preciso seguir por via terrestre, a estrada é sinalizada, no entanto, não conte com aquele asfalto tipo tapete, viu?

Tem bastante buraco e portanto, se for de carro alugado, deverá tomar cuidado com o trajeto.

Península de Maraú está a cerca de 130 km de Ilhéus em uma outra região conhecida como Costa do Dendê, o lugar é pouco explorado pelo turismo brasileiro, principalmente pela dificuldade de acessá-la e por isso, continua sendo um paraíso praticamente intocado de belezas naturais raras de se ver!

Para chegar lá, é possível ir de carro, porém prepare-se, a estrada de terra é beeeeeem ruim, viu?

Dá pra chegar também de barco ou lancha.

Agora que já descobrimos onde ficam esses destino incríveis, vamos descobrir qual é a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú?

Vai alugar carro? Compare os preços no  RENTCARS, é mais barato, não cobra IOF e permite o parcelamento em até 12x! CLIQUE AQUI e economize!

Clima em Itacaré e Península de Maraú

Estamos falando do nordeste, né, meu povo e por lá o calor é garantido o ano inteiriiiiiinho.

No entanto, é importante ressaltar que se está preocupado em descobrir a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú deverá considerar que há meses mais chuvosos e outras com índice pluviométrico bem baixo.

Outra coisa que deve ser levada em conta é que mesmo fora da temporada mais chuvosa, ambos os destinos estão localizados em regiões cercadas por vegetação, logo é natural que o clima seja mais úmido e que chova mesmo fora de época.

melhor época para viajar para itacaré e península de maraú

Com clima de verão o ano inteiro, a Bahia é sinônimo de felicidade. Foto: Paula Rocha.

Nunca feche um seguro viagem sem antes saber disso! Poucos sabem, mas existe um COMPARATIVO DE SEGUROS, onde você consegue comparar os valores de cada seguradora, garantindo o melhor e mais barato. Ver Preços

Clima na Península de Maraú e em Itacaré mês a mês

  • Janeiro: Minima 24º e Máxima 30º
  • Fevereiro: Minima 24º e Máxima 30º
  • Março: Minima 24º e Máxima 30º
  • Abril: Minima 23º e Máxima 29º
  • Maio: Minima 22º e Máxima 28º
  • Junho: Minima 21º e Máxima 27º
  • Julho: Minima 20º e Máxima 26º
  • Agosto: Minima 20º e Máxima 26º
  • Setembro: Minima 21º e Máxima 27º
  • Outubro: Minima 23º e Máxima 28º
  • Novembro: Minima 23º e Máxima 28º
  • Dezembro: Minima 24º e Máxima 29º

Estações do ano em Itacaré e Península de Maraú

Diferente de outras regiões em que temos estações do ano bem marcadas em secas e chuvosas, tanto Itacaré quanto a Península de Maraú são destinos em que chove ao longo de todo ano, porém não em quantidade absurda a ponto de estragar a sua viagem.

Portanto, fique atento aos meses em que as chuvas são mais e menos frequentes:

  • Meses mais chuvosos: os meses de março, abril e maio são os meses com maior índice pluviométrico;
  • Meses com poucas chuvas: de agosto até meados de novembro são os meses mais secos.

Durante o restante do ano você também poderá ser agraciado pela chuva, mas como em disse, em nenhuma época do ano ela será forte o bastante para atrapalhar sua trip.

Os meses mais quentes correspondem ao verão, nessa estação o sol é realmente beeeem forte.

Por isso, atenção aos cuidados com a pele, por sua vez, o clima mais ameno e com temperatura mais baixas (mas ainda é calor) ocorre durante o inverno.

Portanto, a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú está mais ligada a baixa e alta temporada, do que propriamente ao clima da região.

quando ir

Confira a melhor época e pare de adiar essa viagem!. Foto: Paula Rocha.

Vai viajar e quer economizar? Encontre aqui os MELHORES e mais BARATOS hotéis

Melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú

Itacaré é um lugar em que tem como melhor época o ano inteirinho, no entanto, devemos considerar o fato de que durante o período de férias escolares e os feriados a movimentação é mais intensa, portanto, reconsidere evitar esses períodos.

Além disso, é bacana também evitar os meses mais chuvosos e optar por meses mais secos, ainda que como eu disse as chuvas não são daquelas de destruir uma viagem, a gente sabe que é sempre melhor viajar com aquele sol gostoso.

Outra coisa que deve ser levada em conta é a tábua de marés, pois é sabemos que ela influência muito na formação das paisagens.

Por isso, opte em viajar principalmente em épocas de lua cheia e nova e encontrará um mar mais calminho e a formação de diversas piscinas naturais.

Por outro lado, a Península de Maraú mesmo em feriados prolongados não costuma ficar lotada, principalmente em razão de ser um destino com difícil acesso.

Ou seja, em qualquer época do ano o lugar vai ficar bem deserto e se você for do time que curte uma bagunçinha, recomendo que visite Maraú durante as férias escolares e na virada de ano, aí sim haverá uma maior movimentação!

Visite a região Norte. Confira Dicas de Belém do Pará

Quando não ir: pior época

Itacaré é uma região mais fácil de ser acessada, portanto, a pior época se concentra nos meses que conferem ao período de férias escolares e aos feriados prolongados, além disso, se puder evite os meses com maior incidência de chuvas.

Por outro lado, Maraú tem sim uma pior época e ela ocorre durante os meses mais chuvosos e olha, pode chover com maior frequência até julho!

Embora como já falamos os meses mais chuvosos estão entre março e maio.

A estrada até Península de Maraú é de terra, por isso, recomendo pensar bem antes de programar sua viagem para quando chove mais, pois isso pode tornar sua trip um pouco mais complicada!

melhor época para viajar para itacaré e península de maraú

Evite os períodos de chuva na região. Foto: Paula Rocha.

Veja também: melhores restaurantes pet friendly em São Paulo.

Alta e Baixa temporada

A alta temporada ocorre principalmente durante o verão e o período de férias escolares, além disso, durante períodos de festividades como o Ano Novo ambos os destinos costumam ficar mais movimentados.

O mês de julho também costuma atrair os turistas, principalmente aqueles em que o clima tem temperaturas mais baixas.

Aí é aquilo meu povo, bora correr pro nordeste que por lá não tem erro, ainda que chova, o calor é sempre garantido!

A baixa temporada por sua vez ocorre mais no primeiro semestre do ano, após o retorno das férias, nesta época tudo fica mais barato: hotéis, alimentação e passeios, portanto, é uma boa ideia viajar pra lá neste período!

alta e baixa temporada na Bahia

Alta e baixa temporada nos destinos dos sonhos! Foto: Paula Rocha.

Se você ama animais, não deixe de conferir: 20 melhores restaurantes pet friendly no Rio de Janeiro.

Afinal, qual é a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú

Afinal, a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú é durante os meses menos chuvosos, de agosto e novembro.

Aproveite que esse período também ainda não é considerado alta temporada, logo a chance de conseguir preços justos nessa trip são altas viu?

No entanto, é aquilo, se não tiver como viajar na melhor época, eu recomendo que você vá pra lá em outros meses.

Considere as chuvas mais frequentes entre abril e julho e escolha, de acordo com sua necessidade, o mês ideal para viajar para Itacaré e Península de Maraú!

A minha única certeza é que de fato não dá pra adiar essa viagem pra sempre, você precisa conhecer esses dois lugares que ainda permanecem preservados e incríveis mesmo com a interação humana!

Vale muito a pena!

melhor época

Aproveite sua viagem depois de conferir todas as informações sobre a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú!

Bom, é isso, meus queridos viajantes, eu disse que era terminar de ler e fazer as malas e quero que você me diga se não deu realmente vontade de largar tudo e partir pra Bahia, porque eu mal voltei e já quero ir de novo!

Pois bem, agora que você já sabe qual é a melhor época para viajar para Itacaré e Península de Maraú é só partir, né?

E aí, bora meter o pé na estrada e viver a melhor viagem de toda sua vida?

Todos os nossos artigos da Bahia

Quer saber mais sobre a Bahia? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse estado lindo!

Comentários

  • CARLOS

    19 de outubro de 2023

    Muito esclarecedor.

    reply...
    • Paula Rocha

      25 de outubro de 2023

      Obrigado, amigo 🙂

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa