Top

Receita de nhoque de abóbora

Bandeja de madeira com nhoque de abobora acabado de fazer, polvilhado com farinha e decorado com folhas frescas de manjericão, num cenário de folhagem verde.

Nhoque… prato super conhecido e delicioso! E existem muitas versões dessa receita sabiam? Pra quem já ama o mais tradicional deles, o famoso nhoque de batata, precisa conhecer e experimentar também o nhoque de abóbora!

Receita fácil e barata, e que com toda certeza, vai dar mais cor e sabor ao seu prato, fazendo você sair do básico! Simbóra então… aprender a receita de nhoque de abóbora?

Como surgiu?

A princípio, o nhoque é um prato típico da Itália, e embora não se tenha uma data precisa de quando ele surgiu, historiadores contam que foi no século 17 e sua origem é explicada com uma lenda, que possui algumas versões.

A mais conhecida delas é a seguinte: num dia 29, um frade andarilho teria batido à porta de um casal de velhinhos para pedir alimento, e o casal lhe ofereceu a única coisa que tinham já preparado para almoçar: nhoque!

Aproveite pra ler também:

Peixe na folha de bananeira: receita fácil e rápida

Lenda do nhoque

Na Itália, reza a lenda que, para se ter sorte na vida, todo dia 29 é preciso comer um prato de nhoque, colocando ainda debaixo do prato, uma nota de dinheiro e fazendo um pedido especial. As pessoas acreditam que dessa forma, nunca lhes faltará comida e dinheiro no bolso!

Importante: o dinheiro colocado debaixo do prato deve ser guardado até o próximo dia 29!

Como fazer o nhoque de abóbora

A história do nhoque é muito legal, mas… bora lá! Vamos aprender a fazer essa receita fácil, saborosa e que leva poucos ingredientes!

Ingredientes principais

Ingredientes principais. Foto: Deyse Hass

Ingredientes para a massa do nhoque de abóbora:

  • 500 gramas de abóbora cabotiá
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 250 gramas de queijo mussarela ralado
  • Azeite de oliva
  • Pimenta do reino
  • Sal a gosto
  • Manteiga
Massa do nhoque de abóbora

Massa do nhoque de abóbora

Ingredientes para o molho:

  • 2 tomates grandes picados em cubos
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 3 galhos de manjericão
  • 200 gramas de molho de tomate pronto
  • Azeite
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
Molho pronto e super cheiroso

Molho pronto e super cheiroso

Leia também: Onde comer em Gramado

Modo de preparo do nhoque

Massa do nhoque de abóbora

Corte a abóbora ao meio, retire todas as sementes, aí faça várias tiras com uma das metades, deixando os pedaços com aproximadamente 5 centímetros.

Em seguida, forre uma forma com papel-alumínio, coloque a abóbora e regue todos os pedaços com azeite de oliva. Cubra a forma com papel alumínio e leve pra assar em forno pré-aquecido a 250ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até a abóbora ficar bem molinha.

Na sequência, retire do forno e espere esfriar um pouquinho. Coloque a abóbora em um prato largo e amasse bem. Em uma bancada de mármore forrada com bastante farinha, despeje a abóbora amassada e aí acrescente o sal e a pimenta do reino a gosto, o queijo mussarela e a farinha.

Misture todos os ingredientes até ficarem homogêneos!

Mas atenção: essa massa é mais molinha mesmo e não pode ser trabalhada demais!

Aí é só abrir a massa na bancada, fazer alguns rolinhos e cortar os nhoques, utilizando uma faca. Feito isso, coloque uma colher de chá de manteiga em uma frigideira antiaderente e deixe derreter.

Acrescente uma quantidade de nhoque na frigideira e deixe fritar bem dos dois lados. Quando estiverem douradinhos, estão no ponto perfeito e prontos para ir para o seu prato!

Molho para o nhoque de abóbora

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho em um pouquinho de azeite de oliva. Coloque os tomates, o molho de tomate pronto, o sal e a pimenta do reino a gosto.

Deixe refogar por uns cinco minutinhos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e adicione folhas de manjericão a gosto.

Montagem do prato

Agora, vou contar e mostrar pra vocês como montei meu prato de nhoque de abóbora. E olha, ficou bonitão hein! Até parece prato montado por um Chef de Cozinha!

Passo 1:

Uma camada generosa de nhoque frito bem ao centro do prato!

Nhoque já frito

Nhoque já frito

Passo 2:

Molho de tomate em cima do nhoque. Muito molho! Hummmmm! Só tome cuidado para não pingar nas bordas do prato e estragar o glamour todo!

Molho suculento por cima

Molho suculento por cima

Passo 3:

Finalize com queijo ralado e não esqueça de colocar aquele galhinho fofo de manjericão no topo pra dar o charme hein!

Nhoque de abóbora finalizado

Nhoque de abóbora finalizado

Vai dizer que não ficou lindão esse prato? Eu amei fazer essa receita! O nhoque de abóbora fica leve e muito saboroso!

Dicas de acompanhamento

Você pode servir como acompanhamento também algumas carnes que super combinam com o sabor surpreendente do nhoque! São elas:

  • Mignon suíno selado na manteiga
  • Carne de panela
  • Cubos de peito de frango grelhados
  • Almôndegas assadas
  • Linguicinha suína
  • Pernil ao molho de ervas finas
  • Tilápia grelhada

Essas são algumas opções que você pode estar acrescentando e deixando o prato ainda mais completo e saboroso!

Vinho para harmonizar, qual escolher?

Saber escolher o vinho certo para harmonizar com a massa que você servirá, é uma prática que deixa o jantar ainda mais gostoso. Para acompanhar o nhoque que te ensinei aqui, o Cabernet Sauvignon é uma boa pedida. Seu jantar será perfeito e arrancará elogios, tenho certeza!

Além disso, você pode oferecer esse vinho quando servir outras massas como lasanhas, panquecas e também macarrão! Fica a dica!

Então pessoal… essa foi a minha experiência com a receita do nhoque de abóbora! Espero que tenham gostado!

Me sigam também no Instagram para acompanhar todas as minhas receitas e viagens, clicando aqui!

Um abraço!

Oi! Me chamo Deyse, tenho 33 anos, sou casada e moro em Ponta Grossa – Paraná, ou seja, sou aquela que fala "pórrrrta e portêra" hahaha! Sou formada em Pedagogia, mas trabalho como Representante Comercial e Digital Influencer. Sou apaixonada por viagens, animais, comida boa e cerveja. Ah, e tenho 3 filhas caninas! Me segue no insta @deysehass.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa