Top

Dicas de Lima no Peru

Pensa num país culturalmente rico, naturalmente encantador e que é capaz de te fazer ficar apaixonado por cada pedacinho dele? O artigo de hoje vem cheio de Dicas de Lima, no Peru, a capital desse lugar que é definitivamente a representação histórica mais memorável da América do Sul e olha, acho que posso afirmar que é também do mundo.

Sejam bem-vindos a Lima, aproveite as dicas e pelo amor de Deus, dá um jeito de transformar esse sonho de viajar ao Peru em uma realidade!

Você não vai se arrepende!

Dicas de Lima no Peru: Informações importantes do país

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, antes de descobrir quanto custa viajar para o Peru, confira as principais dicas sobre o Peru que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica o Peru: é um país localizado na América do Sul e faz fronteira com cinco países (Equador ao norte, Colômbia a nordeste, Brasil e Bolívia a leste e Chile ao sul).
  • Capital: Lima
  • Idioma: o oficial é o espanhol, no entanto, mais de outras 40 línguas são faladas no país, incluindo quíchua e aimará.
  • Fuso horário: o fuso horário é o GMT – 5:00, a diferença entre Peru e o Brasil são de 2 horas.
  • Tomada: a maioria delas é do tipo A e B e possuem dois pinos chatos e dois redondos.
  • Voltagem: 220 V
  • Precisa de passaporte? não precisa de passaporte, apenas RG.
  • Precisa de visto? Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru.
  • Vacina: ao embarcar, será solicitada a carteira de vacinação contra a COVID-19 com 2 doses da vacina. Caso contrário, precisa fazer o teste PCR.
  • Moeda local: a moeda local é o Novo Sol e alguns lugares turísticos podem aceitar dólares como forma de pagamento.
  • Melhor chip de internet: Bitel

Onde fica Lima

Localizada na América do Sul, na costa central do Peru, Lima é também a capital desse país que preserva sua história, suas tradições e memórias.

Fundada em 18 de janeiro de 1535, era chamada de Cidade dos Reis.

Lima é a cidade mais populosa do Peru, com mais de 8 milhões de habitantes, está também entre as mais populosas da América Latina.

 

6 opções de hospedagem que valem a pena em Lima no Peru.

($) Se você quer economizar, o La Quinta de Amat e o Hotel Ayenda B&B Wasi Airport Lima são pousadas boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Hotel Diamond Lima e o Casa Porta são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Hilton Garden Inn Lima Miraflores e o JW Marriott Hotel Lima são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Lima, no Peru.

1. Dicas de Lima, no Peru: O que levar na mala para Lima

Bom, certamente sua viagem ao Peru não vai se resumir apenas a Lima e eu aposto que irá esticar até Cusco e Machu Picchu, portanto, o que levar na mala para Lima é mais um “o que levar na mala e aproveitar o Peru todo”.

O clima em Lima não varia muito durante o ano, mantém temperaturas agradáveis, não fazendo muito calor e nem muito frio, desta forma, dá pra levar roupas mais leves se for ficar só por Lima.

Entretanto, como eu disse anteriormente, vou dar dicas de como preparar uma mala que se adeque também a outros destinos do seu roteiro, como Machu Picchu, Puno, Ica, Cusco e Arequipa.

Vamos lá?

  • Tênis e roupas confortáveis;
  • Bota típica dos trilheiros;
  • Roupas de frio, é legal levar uma mais pesada e quentinha e uma peça mais leve;
  • Touca, chapéu ou bonés também se farão úteis;
  • Protetor solar e protetor labial, afinal a fórmula da juventude tá aí, né?
  • Acessórios de frio: lucas, cachecol, e gorros (isso tudo pode ser adquirido lá mesmo com preços super acessíveis);
  • Chinelo e roupas mais confortáveis para usar enquanto estiver no hotel;
Lima no peru

Dicas de Lima: uma das cidades mais populosas do Peru. Foto: Pexels.

2. Melhor época para visitar Lima: quando ir

O bom de viajar para conhecer Lima é que as temperaturas se mantém estáveis e agradáveis ao longo do ano, além disso, as chuvas são raríssimas na cidade, portanto, isso não irá atrapalhar sua trip e seus passeios.

Mas de fato, existe uma melhor época para conhecer Lima no Peru e por isso vou falar um pouquinho sobre como é em cada época do ano, assim ficará mais fácil de você definir as datas da sua viagem.

Para começar, o clima em Lima se divide em duas estações: verão e inverno.

Verão

O verão é a melhor época para conhecer Lima.

Neste período que compreende de dezembro a março, as temperaturas estão mais elevadas, o tempo está aberto e fica visualmente mais bonito e agradável.

As temperaturas durante o verão podem chegar e até ultrapassar o 30 º graus.

É uma época boa para conhecer a capital peruana, porém considere o fato de que dezembro e janeiro é o período de férias escolares em muitos países, logo, é uma época em que a cidade está mais cheia e os preços ficam mais elevados.

Inverno

O período de inverno ocorre entre os meses de junho a setembro, sendo que agosto e setembro são os meses mais frios do ano.

É importante ressaltar que o frio em Lima não significa uma temporada congelante, pois as temperaturas ficam na casa dos 15 º, porém, o que caracteriza a temporada de inverno é como o clima fica na cidade.

Cinzento e nublado, durante todo o período e com garoas frequentes durante a estação. Não há chuvas fortes que impeçam suas atividades e embora não fique claro como no verão, ainda é uma época bonita em Lima.

A alta temporada no inverno ocorre durante os meses de junho e julho quando começam os períodos de férias escolares de brasileiros e de muitos países europeus.

DICA: Se estiver indo a Lima com a intenção de seguir viagem para Cusco e Machu Picchu, recomendo que escolha o inverno para conhecer a cidade, uma vez que em outras regiões é o período com menor incidência de chuvas e de fato isso fará diferença em sua viagem.

melhor época para viajar a Lima

Melhor época para conhecer Lima, Peru. Foto: Pexels

3. Quantos dias ficar em Lima, no Peru?

Bom para definir quantos dias ficar, é importante antes pensar em quantos dias você tem disponível para conhecer o Peru.

Lima é uma cidade incrível, tem construções arquitetônicas incríveis que datam do período colonial, além de inúmeros museus que recontam a história dos povos que viviam no Peru.

A gastronomia é um roteiro a parte e que deve ser apreciado, afinal, Lima é a capital gastronômica do mundo, sabe o que isso significa? Que estão lá, os pratos mais memoráveis que você provavelmente comerá na vida.

Portanto, recomendo que você disponibilize pelo menos 2 dias e 3 noites na capital peruana, assim poderá aproveitar os dias para conhecer os museus, o centro histórico e os principais pontos turísticos e as noites para apreciar a gastronomia de Lima.

Certamente que se o seu roteiro contar com mais dias, pode ficar tranquilo que você terá o que fazer durante toda sua estadia.

4. Como se locomover em Lima

Lima é uma cidade enorme, mas calma que para se locomover por lá o que não faltam são opções.

É claro que para muitos lugares é possível seguir a pé, principalmente se estiver conhecendo pontos turísticos dentro dos bairros, porém, para se deslocar de um bairro a outro, será necessário optar por um meio de transporte e ai vão as inúmeras opções de dicas de Lima no Peru:

Táxi

O que não falta em Lima é táxi e olha tem de tudo que é tipo: carro novo, carro velho, os que pertencem a empresas específicas e até aqueles que são ilegais.

Diferente do Brasil, os táxis em Lima e em todo Peru não operam com taxímetro, portanto, isso é importante, viu?

Verifique antes o valor de sua corrida informando seu destino. Se estiver um valor muito alto, espere o próximo táxi!

Uber

Em Lima tem uber e o valor chega a ser menor que o cobrado pelos taxistas, além disso é mais seguro por ser regulamentado por um plataforma digital.

Além disso, pelo próprio App você consegue saber quanto mais ou menos irá custar sua corrida.

Transporte Público

O transporte público é muito utilizado pelos nativos, mas pouco aderido pelos turistas.

Embora seja mais barato que os táxis e uber, os ônibus não são confortáveis e o trânsito de Lima é caótico, logo, por este meio você irá demorar ainda mais para chegar ao seu destino.

Existe ainda a opção das vans de transporte e a tarifa é cobrado de acordo com o trajeto, também são velhas e pouco confortáveis.

A tarifa de ônibus depende da linha e do percurso, mas geralmente não passa de 3 soles.

Dicas de PunoVeja tambémDicas de Puno

Aluguel de carros

É possível ainda alugar um carro e fazer seu próprio roteiro em Lima, mas olha, se vale o conselho NÃO FAÇA ISSO!

O trânsito de Lima como eu já mencionei é caótico e se pra quem está acostumado a dirigir naquela loucura já é difícil, imagina pra gente.

Além disso, possivelmente você irá gastar mais do que se optar por fazer todos os trajetos de táxi, uber ou ônibus.

Trem

Outra opção de como transitar entre os bairro de Lima é por meio do trem elétrico que faz um trajeto pelo centro da populosa cidade, além de passar por estações em outras regiões.

meios de transporte

Como se locomover em Lima – meios de transporte. Foto: Paula Rcoha.

5. Como chegar em Lima: dicas para economizar

A melhor forma, além de mais rápida de chegar a Lima no Peru é de avião.

Um voo direto saindo de SP leva aproximadamente 5 horas até o momento do desembarque no Aeroporto Internacional Jorge Chavez.

Inclusive, uma coisa bacana de se falar sobre o aeroporto de Lima é que foi considerado pelo Skytrax o melhor aeroporto da América do Sul. Super bem estruturado, o prazer de estar na capital peruana já começa pelo aeroporto.

Pois bem, para seguir até o centro de Lima será necessário percorrer mais 11 km e fique tranquilo, logo no local de desembarque haverá inúmeros táxis credenciados que fazem o trajeto.

Existem outras formas de chegar ao Peru, mas acredite, é complicado viu?! De carro, ônibus ou ainda os famosos cruzeiros que fazem o trajeto por toda América do Sul.

A viagem de ônibus partindo de São Paulo passa das 90 horas e de carro são quase 6 mil km…Ou seja, haja disposição e paciência, né?

Além de todas as opções serem mais caras, também demoram infinitamente mais do que de avião.

Passagens áreas

O bom é que para Lima existem voos diretos saindo de SP, né?

Portanto, a dica padrão de conseguir passagens aéreas mais em conta é pesquisar com bastante antecedência, isso gera uma super economia.

Inclusive, é possível conseguir esse trecho por R$1600 ida e volta, a depender da época da viagem. Quando não for possível se programar antes, use MILHAS.

Existem inúmeras formas de se cadastrar em programas de milhas, é realmente algo que vale muito a pena.

Aliás, aqui no site temos um artigo completo sobre como usar o Google Flights e encontrar passagens baratas, certamente fará a diferença no seu bolso.

Como chegar a Lima

Como chegar a Lima. Foto: Paula Rocha.

6. Melhores passeios de Lima no Peru: principais atividades

Lima tem muita coisa pra fazer e as atividades estão espalhadas pelos vários bairros turísticos que compõem a capital. São praças, igrejas, museus, ruas, mercados e muito mais.

Portanto, vou dar dicas das melhores atrações pra que você não deixe de conhecer nenhuma delas.

Museus

  • Larco – Mais importante de Lima, são mais de 5 mil anos de história representados pelas obras de arte. Endereço: Av. Simón Bolivar 1515, Pueblo Libre 15084.
  • Pisco – O Pisco é na verdade um bar que se deu o nome de museu rsrsrs. Lá, você encontrará muita história sobre essa típica bebida peruana. Endereço: Jirón Carabaya 193, Distrito de Lima.
  • MALI (Museu de Arte de Lima) – Como o próprio nome já diz, retrata toda a história da arte do Peru. Endereço: Parque de la Exposición, Av. 9 de Diciembre 125, Cercado de Lima.

Centro Histórico de Lima

  • Ruas do centro histórico: o centro histórico de Lima reúne construções desde a época colonial e é um passeio incrível, pois há muitos bares e restaurantes que podem ser visitados pela redondeza. Além disso, o centro de Lima é Patrimônio Cultura da Humanidade desde 1988, ou seja, uma atração imperdível.
  • Plaza de Armas: o coração de Lima está na praça principal da cidade, também chamada de Plaza Mayor.
  • Convento de São Francisco: fundado no século XVI, além de muitos artefatos da época, há ainda as catacumbas usadas durante o período colonial.

Bairros

  • Barranco: o bairro jovem e cheio de vida, é uma excelente opção para aproveitar a noite em Lima. São muitos grafites nas paredes, além de bares e restaurantes famosos na cidade. Lá também está a famosa ponte dos suspiros, o lugar ideal para fazer realizar seus desejos.
  • Miraflores: ficam neste bairro dois pontos turísticos famosos: Shopping Larcomar e o Parque del Amor. Dá pra fazer compras e depois ver o mar no mesmo bairro, legal, né?

Mercado Municipal

  • Mercado Municipal de San Isidro: lugar perfeito para experimentar a comida típica peruana, além de ter inúmeras barracas que vendem frutas, artesanato e até roupas.

Outras atrações

  • Huaca Huallamarca: a representação histórica e arqueológica de Lima em um monumento super preservado. Fica bem pertinho do mercado municipal.
  • Huaca pucllana: apaixonados por sítios arqueológicos, não podem deixar de fora este que foi descoberto a pouco em Lima, no bairro de Miraflores.
  • Parque de La Reserva: famoso pelo circuito de águas formado por 13 fontes que oferecem um verdadeiro espetáculo aos turistas, é uma atração bem bacana. Para entrar custa em torno de 4 soles e pode ser visitado até seu fechamento, por volta das 22:30.
  • Pachacamac: outra atração recomendada é conhecer esse sítio arqueológico que também remonta a história dos povos que habitavam Lima antigamente. Vários hotéis ofertam o tour, portanto, se curtir esse tipo de visita, vale a pena.
Paisagem Urbana de Lima, Peru.

Pontos turísticos de Lima, Peru. Foto: Pexels.

7. Onde comer em Lima: melhores restaurantes

Chamada também de Capital Gastronômica, já é de se esperar que o que não faltam são boas opções de restaurantes em Lima, né?

Portanto, fica aqui e confere as dicas de onde comer em Lima, no Peru.

27 tapas

O restaurante de nome bem diferente serve comidas típicas peruanas.

A apresentação dos pratos é bem bonita e é possível comer lá gastando a partir de R$50.

Além das refeições, o restaurante serve ainda bons drinks para animar o turistas.

Isolina Taberna Peruana

Outro lugar para provar uma boa comida típica e regional é no Isolina Taberna Peruana.

O restaurante foi super bem avaliado e é possível comer pratos típicos a partir de R$28.

Localizado no bairro de Barranco, possui uma decoração mais intimista e o atendimento é bem direcionado, tendo portanto poucas pessoas.

Se quiser comer lá, recomendo que vá com tempo antes das refeições principais para conseguir umas mesa.

Alma Bar Restaurante

Outra boa dica de Lima, no Peru é o Alma Bar Restaurante, pois possui uma vasto buffet de comidas típicas latinas e peruanas.

Além disso, é um ótimo lugar para se deliciar com frutos do mar.

O preço é mais alto que em outros restaurante, e a experiência irá custas a partir de R$100.

BAO

Para quem quer economizar e comer bem ao mesmo tempo, o BAO é o lugar certo.

O restaurante que serve tipicamente comidas asiáticas, tem pratos que custam a partir de R$15 e servem super bem.

Além disso, é uma ótima opção aos vegetarianos.

Mercado Municipal de Lima

Outra opção para conseguir comer bem e gastar pouco é no Mercado Central de Lima, por lá você irá encontrar inúmeras barracas que vendem de tudo: frutas, artesanato, temperos e comidas.

Para comer comidas típicas peruanas, lá é um ótimo lugar, pois além de ser preparada por nativos, é super barato.

É possível desfrutar de uma boa refeição com apenas R$12. Vale a pena, né?

Pratos típicos do Peru

Bom, como eu disse, eu daria apenas algumas dicas, por Lima existem inúmeros outros estabelecimentos que certamente irão lhe atender e lá tem todo tipo de comida e não somente as típicas do Peru.

No entanto, já que está por lá, que tal conhecer a cultura e a gastronomia no país?

Sugiro então que experimentos os pratos:

  • Ceviche
  • Lomo Saltado
  • Cuy (carne de porquinho-da-índia)
  • Aji de gallina
culinária peruana

Experimente os pratos típicos do Peru – Dicas de Lima. Foto: Paula Rocha.

8. Onde ficar em Lima, no Peru: melhores hotéis

Estamos falando da capital peruana, né, meu povo?

Logo, o que não faltam são lugares para se hospedar. Portanto, vou trazer algumas dicas de Lima no Peru e de onde ficar durante sua passagem por lá.

Ibis Lima Reducto Miraflores

O Ibis Lima Reducto Miraflores está localizado a aproximadamente 19 km do aeroporto de Lima e é uma opção super em conta e confortável.

Os quartos estão equipados com TV, banheiro privativo, ar-condicionado e secador de cabelo, além disso, conta com um belo café da manhã.

  • Diárias a partir de R$221 sem café da manhã e R$289 com café incluso para casal.
  • Clique aqui e verifique a disponibilidade do hotel para datas da sua viagem.
Dicas de Lima no Peru onde ficar

Acomodação dupla no Ibis Lima Reducto Miraflores – Dicas de Lima, no Peru. Fonte: Booking.

Faraona Grand Hotel

O Faraona Grand Hotel está a 15 km do aeroporto e o bacana é que você pode contratar o serviço de transfer até o hotel no momento de sua reserva.

As acomodações possuem TV e banheiro privativo. São suítes com uma decoração simples, mas muito confortáveis.

Além disso, o café da manhã já está incluso no valor de sua diária.

  • Diárias a partir de R$240.
  • Clique aqui e verifique a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.
Foto da galeria desta acomodação

Acomodação para duas pessoas no Farona Grand Hotel. Fonte: Booking.

Todos os nossos artigos do Peru

Quer saber mais sobre o Peru? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse país lindo!

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa