Top

Como é a Isla Saona: conheça o passeio

Passeio para a Isla Saona

Punta Cana é um destino paradisíaco e lar das praias mais bonitas do Caribe, sendo um lugar para aproveitar um bom resort e o mar azul cristalino. E embora não tenha muitas atrações pela cidadecaribenha, um passeio ganha destaque: a deslumbrante Isla Saona, também conhecida como Ilha Saona.

Mas você sabe como é a Isla Saona?

A Isla Saona é uma ilha ao lado da República Dominicana, banhada pelo mar caribenho e também lugar de paz.

Porém, como se não fosse suficiente o seu cenário de tirar o fôlego, o próprio caminho até ela é diferente e mágico.

Sendo assim, bora saber mais sobre o passeio à Isla Saona, o melhor de Punta Cana?

Antes de viajar, saiba qual a melhor época para ir a Punta Cana

Informações importantes de Punta Cana

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, confira as principais informações sobre Punta Cana que você precisa saber antes de viajar.

  • Idioma: o idioma oficial é o Espanhol, mas dá para se virar super bem com o inglês e bem mais ou menos com o “portunhol”.
  • Moeda local: a moeda é o Peso Dominicano, mas o dólar é aceito em todos os lugares e é a melhor opção.
  • Fuso horário: o fuso horário é Punta Cana é o UTC/GMT – 4 horas. Ou seja, é 1 hora a menos que no Brasil.
  • Tomada: Punta Cana tem tomadas tipo A, B e C, sendo a “A” mais comum. Por isso, leve seu adaptador. Mas caso esqueça, os resorts vendem também.
  • Voltagem: 110V.
  • Precisa de passaporte?  Sim, ele deve ter validade por no mínimo 6 meses e será carimbado logo no desembarque.
  • Precisa de visto?  Não, a não ser que você faça alguma escala em país americano, o que é bastante difícil de voos saindo do Brasil.
  • Tarjeta de turista: é uma taxa de US$10 exigida pelo Governo Dominicano para entrar no país. Atualmente, o preço já está incluído na passagem aérea, então não se preocupe com isso.
  • Habitantes: Punta Cana é uma cidade pequena, com 135 mil habitantes.
  • Vacina: precisa ser vacinado contra a Febre Amarela para entrar em Punta Cana. Ao embarcar, irão solicitar a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação, que você pode conseguir através do site da ANVISA. O seguro viagem é altamente recomendado para esse destino, por ter um sistema de saúde altamente caro para os turistas.

Nunca feche um seguro viagem sem antes saber disso! Poucos sabem, mas existe um COMPARATIVO DE SEGUROS, onde você consegue comparar os valores de cada seguradora, garantindo o melhor e mais barato. Ver Preços

 

Dicas de Punta Cana

História da Isla Saona

Nomeada por Cristóvão Colombo em sua segunda viagem às Américas em 1494, a Isla Saona é a maior ilha caribenha adjacente à República Dominicana, banhada pelo mar do Caribe.

A beleza ímpar da Isla Saona, nome este inspirado na província italiana Savona, formada de areia clara e cenário selvagem, fez dela uma área preservada do Parque Nacional del Este (Parque Nacional do Leste), destino ideal para quem ama um mar turquesa e paisagem paradisíaca.

Embora seja a maior ilha próxima da República Dominicana, com 110 km², não há muitos moradores por lá, apenas um vilarejo chamado Mano Juan, composto majoritariamente de pescadores.

E exatamente por ser quase inabitada, é um lugar para relaxar e se desligar do mundo, conhecendo o melhor que o Caribe tem a oferecer.

Por isso, já adicione a Isla Saona ao roteiro e se prepare para se deparar com a pura perfeição da natureza!

 

4 opções de hospedagem que valem a pena em Punta Cana

($) Se você quer economizar, o Riviera Punta Cana Eco Travelers é uma opção bem e conta e boa.

($$) O Riu Republica é o resort mais animado de Punta Cana! Imperdível para quem quer realmente curtir a vida!

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Barceló Bávaro Beach e o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana são ótimos.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Punta Cana.

Como é a Isla Saona

Primeira visão que tive da Isla Saona. Paula Rocha

Como chegar à Isla Saona

O ponto de partida para a Isla Saona é Punta Cana, e embora Punta Cana não tenha muitas atrações, os passeios que saem de lá são assim como seus resorts: all inclusive, ou seja, com direito a transporte e alimentação.

Ou seja, não se preocupe sobre o percurso até a Ilha Saona, pois a equipe responsável pelo passeio se encarrega do transporte, pegando os turistas em seus próprios hotéis e resorts.

No nosso caso, uma van buscou a gente no Barceló Bávaro Beach às 8h e nos levou até uma loja de artesanato, onde aguardamos as outras vans com turistas para seguirmos todos em um ônibus maior.

Após 30 minutos (confesso que foi um tempo bem ocioso porque não comprei nada, só fiquei usando o Wi-Fi grátis do local kkkk), o grupo no qual eu estava seguiu para a praia de Bayahibe, onde esperamos mais 20 minutos para enfim embarcar em uma lancha rápida.

O trajeto de ônibus da lojinha de artesanato até Bayahibe durou 1h30, então a dica aqui é tentar dormir no caminho para não chegar muito cansado na Isla Saona hahaha.

O passeio de lancha demorou 30 minutos e teve direito a bebidas típicas e refrigerantes, tudo já incluso no pacote.

Além disso, durante todo o caminho, os guias contam um pouco da história de Punta Cana e Isla Saona; são super receptivos e falam inglês e espanhol.

Vai alugar carro? Compare os preços no  RENTCARS, é mais barato, não cobra IOF e permite o parcelamento em até 12x! CLIQUE AQUI e economize!

O que fazer na Isla Saona: como é o passeio?

O passeio para a Isla Saona começa a partir do pick-up da agência de turismo, que acontece em seu hotel ou resort. Em seguida, a parada é na loja de souvenires, mas as coisas são um pouco caras, então indico encontrar um banquinho para descansar, porque o dia será longo hahaha

Já na praia de Bayahibe, não há muitas coisas a fazer, mas vale a pena bater algumas fotos, afinal, ainda estamos no Caribe, né?

A propósito, se tiver esquecido alguma coisa no hotel, aproveite os vendedores ambulantes em Bayahibe, que fazem preços bacanas se você pechinchar um pouquinho.

Eu, por exemplo, comprei um chapéu de Punta Cana por US$15 e valeu a pena, pois o sol estava bem forte.

Todavia, é na lancha que o passeio realmente começa! Sendo assim, bora ver todas as paradas e roteiro da Isla Saona?

Saiba onde fazer compras em Punta Cana

Bayahibe

Chapéu que comprei em Bayahibe. Paula Rocha

Primeira parada: mergulho

A caminho da Isla Saona, a embarcação para em uma parte do mar cuja água é mais cristalina e rasa. A parada acontece um pouco depois de Bayahibe, então ainda não dá para ver a Isla Saona no horizonte.

Mas isso não é problema, porque durante todo o percurso, a visão é incrível, além do mar, que é um total convite.

Nesta parada, é hora de nadar com os peixinhos! Sendo assim, pegue o snorkel e o colete salva-vidas disponíveis gratuitamente e se jogue!

  • Duração do mergulho: 30 minutos
  • Profundidade da água: aproximadamente 5 metros
Passeio para a Isla Saona Punta Cana

Mergulho com os peixes. Paula Rocha

Segunda parada: ver estrelas do mar

Antes de começar, anota aí: não tire as estrelas do mar da água, nem por um segundo!

A segunda parada é feita um tempo depois do mergulho, sendo o momento para apreciar as estrelas do mar lindas e enormes. Nesta hora, os guias dizem que podemos pegar as estrelas do mar e tirá-las da água, mas não ultrapassar 30 segundos.

Porém, as estrelas do mar morrem no instante em que saem da água.

Ou seja, é uma parada de pega turistas total! Você pode saber mais aqui: não caia nesse pega turistas de Punta Cana.

Então, use o momento para aproveitar a água refrescante e geladinha do mar, encontrando as estrelas do mar no fundo e apreciando-as dentro da água.

  • Duração da parada: 30 minutos
  • Profundidade da água: aproximadamente 1 metro
  • Rum e refrigerantes são servidos nessa parada.
Passeios de Punta Cana

Aliás, as paradas são feitas onde o fundo é mais raso. Paula Rocha

Terceira parada: enfim e Isla Saona!

Após as duas paradas em alto mar, é finalmente a Isla Saona!

Desde já, esteja preparado para um cenário de tirar o fôlego: imagine um mar mais cristalino e azul do que o de Punta Cana, um horizonte de areia clara e reta, coqueiros em fila e um céu tão azul quanto a água. Então, bem-vindos à Isla Saona, um paraíso escondido no Caribe!

Definitivamente, é um cenário cinematográfico, e antes de pisar na ilha já podemos sentir que o ambiente é de paz e sossego.

Também logo na chegada o almoço é servido: simples, com buffet de peixe fresco e alguns cortes de carne, porém gostoso. Rum, refrescos e Piña Colada são as principais pedidas nesta hora, então aproveite para conhecer os sabores locais.

Todavia, não espere quiosques de luxo na Isla Saona; eles são rústicos e aconchegantes, com tudo o que é preciso, sem muitos requintes.

E de verdade, a própria Saona já é pura elegância com seu visual ímpar, logo, não tem nada a reclamar, sério!

Após o almoço, você pode aproveitar toda a Isla Saona: mergulhe, tenha horas de banho no mar transparente, conheça o vilarejo Mano Juan e, acima de tudo, conecte-se com a natureza.

Certamente, a Isla Saona é um refúgio e destino para renovar a alma.

Retorno para Punta Cana

O retorno da Isla Saona é feito de catamarã, com percurso mais lento do que o caminho de lancha. Porém, é mais animado e com mais pessoas na embarcação. Na lancha, por exemplo, fui com mais trinta pessoas, enquanto no catamarã tinham cerca de cinquenta.

Durante todo o trajeto, várias músicas latinas e até brasileiras (alô “Kuduro” e “Ai se eu te pego”) são tocadas, com direito a dançarinos super simpáticos e alegres, que te fazem dançar e cantar junto.

Foi tudo tão animado que me lembrou muito Cancún, onde não tem tempo ruim.

O percurso durou cerca de 1h30, e embora seja um pouco cansativo, a grande festa dentro do catamarã compensou bastante!

A propósito, há bebidas à disposição, incluindo cerveja, rum, refrigerantes e água, então não tem perrengue no caminho.

Já em terra firme, desembarquei em Bayahibe e de lá um ônibus deixou os visitantes em seus respectivos hotéis e resorts, encerrando, dessa forma, o incrível passeio para a Isla Saona.

Duração

O passeio à Isla Saona tem duração de dia inteiro: saí às 8h e às 18h estava sendo deixada na porta do resort em que fiquei.

Isla Saona

Quanto custa o passeio da Isla Saona?

O passeio da Isla Saona custa US$90 nas agências de turismo, porém, encontrei um lugar em que paguei apenas US$55, ou seja, quase metade do preço. E nem acaba sendo caro, porque é um passeio de um dia inteiro com tudo incluso: transporte, comer e beber. Bem a cara de Punta Cana, né?

Mas Mala Rosa, que lugar é esse que você pagou US$55???

É a pousada Riviera, onde tem uma pequena agência de turismo que oferece os mesmos passeios das outras empresas de Punta Cana, mas por preços mais acessíveis e com a mesma qualidade.

E o melhor de tudo: não precisa ser hóspede para comprar os passeios e ter o desconto! Então, já anota essa dica de economia e dá uma passada por lá!

Dicas da Isla Saona

  • Não esqueça o protetor solar, pois precisará dele o dia todo e os vendedores ambulantes cobram muito caro se você for comprar;
  • Tome um café da manhã reforçado, pois comida mesmo, só na Isla Saona. Durante o percurso, só terá o que beber;
  • Você pode escolher ir à Isla Saona de lancha ou catamarã, mas não é possível voltar pelo mesmo meio que utilizou na ida. Por exemplo: se for de lancha, volta de catamarã; se for de catamarã, volta de lancha;
  • Um fotógrafo acompanha todo o passeio e cobra um preço absurdo nas fotos, então, se prepare para pechinchar até não conseguir mais hahaha

Continue lendo: Dicas de Punta Cana

Dicas: O passeio para a Isla Saona vale a pena ou não

O passeio para a Isla Saona vale a pena?

O passeio à Isla Saona é o principal passeio de Punta Cana, e sem dúvidas será o seu favorito! Isso porque tem um visual totalmente diferente das praias do Caribe, embora a ilha ainda seja banhada pelo mar caribenho.

Funciona assim: o mar é mais cristalino do que os das praias de Punta Cana, o vento é mais fraco e quase não tem ondas. Além disso, a profundidade da água é muito menor, e o lugar em si exala paz e calmaria.

Então, apesar do preço ser um pouco salgado, a ida à Ilha Saona vale a pena para testemunhar o verdadeiro paraíso escondido da República Dominicana!

E lembrando: é uma atração 100% all inclusive, logo, não terá preocupações ao decorrer do dia.

Vale muito a pena e deve estar em seu roteiro de viagem! Aliás, aconselho também a dar uma olhadinha no cenote Hoyo Azul, que é outra atração maravilhosa da região, tão surreal quanto a Isla Saona.

Leia aqui sobre todos os passeios de Punta Cana

Onde ficar em Punta Cana

Se você quer economizar mesmo, ficar em uma pousada boa, bonita e barata, o Riviera Punta Cana Eco Travelers é a melhor opção! Ficamos e amamos!

Um resort bem bacana, com excelente estrutura e mega animado é o Riu Republica, imperdível para quem quer curtir de verdade!

Mas se você quer algo mais bacanudo, o Barceló Bávaro Beach e o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana são ótimos.

Veja o post completo para mais dicas: Onde ficar em Punta Cana

Melhores hospedagens em Punta Cana

Riu Republica em Punta Cana. (Foto: Paula Rocha)

Então, esta é a Isla Saona, não deixe de reservar um dia quando estiver em Punta Cana para conhecê-la, certo?

Veja também: Internet, chip e moeda local de Punta Cana

Todos os nossos artigos sobre Punta Cana

Está pensando em viajar para Punta Cana?

Então, confira abaixo todos os nossos artigos com as melhores dicas sobre esse destino surreal:

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Vem viajar comigo?

Comentários

  • Andrea Masina

    13 de janeiro de 2023

    Boa Tarde Paula,

    Esta pousada com preços de passeio mais acessiveis é a Riviera-punta-cana-eco-travelers?

    Obrigada,
    Andrea Masina

    reply...
  • Mayra

    25 de julho de 2022

    oie PUla! Tudo bem?

    Adorei seu blog e suas dicas.
    Tenho uma duvida, como voce entrou em contato com a agencia da pousada Riviera? Nao achei nenhuma opção no site deles.

    reply...
  • Viviane

    28 de junho de 2020

    Olá! Amei suas dicas… é possível nos contar qual a empresa que fez esse passeio por quase metade do preço?

    reply...

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa