Top

O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

A República Dominicana é um país super visitado por turistas de todas as partes do planeta, incluindo muitos brasileiros. Sua principal atração é a cidade de Punta Cana com seus inúmeros e famosos resorts all inclusive e suas praias lindas e badaladas.

Mas hoje eu vou mostrar o que visitar em Santo Domingo em 1 dia, a capital desse país lindo e de gente boa.

Santo Domingo acaba sendo esquecida muitas vezes, já que as outras cidades praieiras tomam a frente do turismo, mas se você gosta de história e um ritmo mais tranquilo, a capital da Republica Dominicana é uma excelente opção, até mesmo para um bate-volta saindo das outras principais cidades. Simbora?

Informações importantes da Republica Dominicana

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, confira as principais informações sobre Punta Cana que você precisa saber antes de viajar.

  • Idioma: o idioma oficial é o Espanhol, mas dá para se virar super bem com o inglês e bem mais ou menos com o “portunhol”.
  • Moeda local: a moeda é o Peso Dominicano, mas o dólar é aceito em todos os lugares e é a melhor opção.
  • Fuso horário: o fuso horário é Punta Cana é o UTC/GMT – 4 horas. Ou seja, é 1 hora a menos que no Brasil.
  • Tomada: Punta Cana tem tomadas tipo A, B e C, sendo a “A” mais comum. Por isso, leve seu adaptador. Mas caso esqueça, os resorts vendem também.
  • Voltagem: 110V.
  • Precisa de passaporte?  Sim, ele deve ter validade por no mínimo 6 meses e será carimbado logo no desembarque.
  • Precisa de visto?  Não, a não ser que você faça alguma escala em país americano, o que é bastante difícil de voos saindo do Brasil.
  • Tarjeta de turista: é uma taxa de US$10 exigida pelo Governo Dominicano para entrar no país. Atualmente, o preço já está incluído na passagem aérea, então não se preocupe com isso.
  • Habitantes: Punta Cana é uma cidade pequena, com 135 mil habitantes.
  • Vacina: precisa ser vacinado contra a Febre Amarela para entrar em Punta Cana. Ao embarcar, irão solicitar a apresentação da Carteira Internacional de Vacinação, que você pode conseguir através do site da ANVISA. O seguro viagem é altamente recomendado para esse destino, por ter um sistema de saúde altamente caro para os turistas.

Nunca feche um seguro viagem sem antes saber disso! Poucos sabem, mas existe um COMPARATIVO DE SEGUROS, onde você consegue comparar os valores de cada seguradora, garantindo o melhor e mais barato. Ver Preços

Santo Domingo

Santo Domingo é a capital e mais importante cidade da República Dominicana e também considerada a primeira cidade fundada pelos colonizadores espanhóis na América.

A cidade conta com um pouco mais de 1 milhão de habitantes, sendo assim, a mais populosa do país.

Uma cidade rica em cultura, historia e beleza, banhada pelo mar do Caribe e tão acolhedora que te faz sentir em casa.

Santo Domingo

Santo Domingo

Como chegar a Santo Domingo

Maior e mais importante cidade do país, como vocês devem imaginar, ela possui um aeroporto internacional com ligações para todas as Américas, Europa e, até mesmo, alguns voos de temporada para a Russia e Ucrânia.

Saindo do Brasil, ainda não existe um voo direto até lá. Entretanto, a Gol possui um voo direto entre Sao Paulo e Punta Cana e de lá você consegue um ônibus ou transfer até a capital.

Além disso, caso você esteja vindo de Porto Rico, há algumas ligações semanais entre Santo Domingo e San Juan através de um ferry. O trecho tem duração de 13 horas e você pode consultar os valores clicando aqui.

Vai alugar carro? Compare os preços no  RENTCARS, é mais barato, não cobra IOF e permite o parcelamento em até 12x! CLIQUE AQUI e economize!

Porto de Santo Domingo - O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

Porto de Santo Domingo. Fonte: Autoridad Portuaria Dom

Visto

Sabe o que é melhor nisso tudo? Nós brasileiros não precisamos de visto para entrar na Republica Dominicana!!! Antigamente era necessário pagar uma taxa de 10USD na chegada a um dos aeroportos dominicanos, mas desde 2018 esse preço já está embutido no valor da passagem. Isso vale para quem entra por via aérea.

Então para entrar nesse paraíso caribenho você precisa ter um passaporte valido por pelo menos 6 meses e a passagem de volta. O seguro viagem não é obrigatório, mas fortemente aconselhado. E com o passaporte carimbado você pode ficar por até 30 dias. Mas calma, coração! Pagando uma taxa, você consegue aumentar esse prazo. 😉

Passeios

Santo Domingo é uma cidade compacta, então você precisa entre 1 e 2 dias para visita-la.

Muitas pessoas que vão passar 1 semana em Punta Cana, La Romana ou algum outro ponto muito turístico do país, geralmente reserva 1 dia para um tour pela capital, como foi o meu caso. Estava em Punta Cana e reservei um passeio de 1 dia por lá.

Saindo de Punta Cana – O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

Dentro da maioria dos resorts na Republica Dominicana, você vai encontrar vários stands de empresas de turismo. Eu fechei o nosso passeio quando ainda estava na Suíça. O preço por pessoa foi de 95USD e isso inclui o trajeto até Santo Domingo, tour guiado e almoço. Achei o preço bom e valeu muito a pena.

Punta Cana

Punta Cana

Saímos do hotel às 06h30 da manhã e voltamos à noite, chegando ao hotel às 20h aproximadamente. E como eu disse antes, o almoço está incluído no tour. Eles nos levaram a um restaurante bem típico dominicano e teve até uma apresentação de dança local. Foi bem legal.

3 ojos – O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

Nossa vista por Santo Domingo começou aqui, no “Parque Nacional los 3 ojos”, que é um parque com cavernas e 3 lagos de água azul turquesa. Essa maravilha da natureza fica a uns 6km da área colonial, está na estrada para Boca Chica. Os “3 olhos” são na verdade 3 lagoas subterrâneas de água doce e cristalina no fundo de cavernas que na época serviam de refúgio para os tainos.

3 ojos - O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

3 ojos de Santo Domingo

Quando a luz do sol entra na caverna e atinge os lagos, a água fica azul-turquesa, de tirar o fôlego, literalmente! Infelizmente é proibido nadar, ainda que seja extremamente tentador, porque é muito lindo e MUITO quente la dentro. Transpirei só de pensar. Risos. Por outro lado, fotos não vão faltar.

Alcázar de Colón

Na área colonial nossa visita começou no “Museo Alcázar de Colón” situado na área colonial. Ele foi o primeiro palácio fortificado espanhol nas Américas e faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e foi construído entre 1511 e 1514 com estilo gótico e renascentista.

Santo Domingo - Pontos turísticos

Alcazar de Colon

No outro extremo da Escadaria de Espanha você encontrará muitos bares e restaurantes. Um local privilegiado ao final da tarde quando o sol começa a se pôr, refletindo-se no monumento.

Curiosidades – O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

O Alcázar de Colón é o museu mais visitado de Santo Domingo e foi a residência da família de Don Diego de Colón, filho de Cristóvão Colón (Colombo). Agora convertido em museu, o alcázar é o monumento emblemático da Zona Colonial. Três gerações da família Colombo habitaram a residência, possivelmente até o final do século XVI.

A entrada para o museu custa 100 pesos (R$9).

Museu em Santo Domingo

Museu Alcazar de Colon em Santo Domingo

El Panteón de la Patria

O panteão nacional é um mausoléu onde descansam os heróis da República Dominicana (exceto Duarte, Mella e Sanchez que descansam no Altar de la Patria).

Conforme imaginado, ele está localizado na zona colonial de Santo Domingo e se trata da antiga igreja “Compañia de Jesus”, cujo a construção do edifício foi finalizada no ano de 1793. Entretanto, desde sua inauguração, o edifico foi usado em diferentes funções como teatro, armazém de tabaco e, até mesmo, sede de escritórios públicos. Não deixe de coloca-lo na sua lista sobre o que visitar em Santo Domingo em 1 dia.

Panteon Santo Domingo

Panteon de la Patria

Primeira Catedral da América

A “Catedral Primada de America”, “Catedral de Santo Domingo” ou “Basílica Menor de Santa María de la Encarnación”, é a primeira catedral construida na América, datada de 1512, é uma catedral dedicada a Santa María de la Encarnación.

Também está localizada na zona colonial da capital dominicana, sendo seu nome oficial “Santa Iglesia Catedral Basílica Metropolitana de Nuestra Señora Santa María de la Encarnación”. Perdeu o fôlego? Eu também!! Risos.

Sendo a única de estilo gótico, até há alguns anos guardava os restos de Cristóvão de Colombo até que foram transferidos para o Faro a Colón.

Primeira Catedral da America - O que visitar em Santo Domingo

Primeira Catedral da America

Calle el Conde

A “Calle el Conde” (Rua O Conde) é a mais conhecida de Santo Domingo. Ela tem exatamente 1km de extensão e é a única rua pietonal da capital dominicana. Ela atravessa toda a zona colonial desde o rio Ozama até o Parque da Independência.

Por la você vai encontrar lojas de souvenirs, restaurantes, bares de sucos e sorveterias. Esta rua é muito animada e os dominicanos se reúnem lá para jogar dominó ou xadrez. As cores pastel fazem o charme desse lugar.

Calle em Santo Domingo, Republica Dominicana

Calle el Conde

Parque Independencia

Do mesmo modo, no final da “Calle el Conde” está o Parque da Independência. Ele é acessado através da Porta do Conde (Puerta del Conde) e é um lugar altamente patriótico, sagrado e importante para a história da Rep. Dominicana por várias razões:

  • Foi palco do primeiro ato para a independência do Haiti em 1844, já que até então toda a ilha estava sob domínio haitiano;
  • O local onde foi hasteada a primeira bandeira dominicana;
  • Dentro do marco murado e guardado está o Altar de la Patria (um mausoléu).
Parque em Sto Domingo

Parque Independência em Santo Domingo

Altar de la Patria – O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

Antes de chegar ao mausoléu, você atravessa uma praça cercada por bustos de figuras importantes da República Dominicana.

O “Altar de la Patria” é, portanto, o monumento onde repousam os 3 pais da pátria (fundadores da Rep: Dominicana): Juan Pablo Duarte, Francisco del Rosario Sanchez e Ramon Matias Mella. Esses 3 personagens levaram à libertação da República Dominicana da ocupação do Haiti. Após esses eventos, eles foram considerados heróis nacionais.

Altar de la Patria

Conclusão – O que visitar em Santo Domingo em 1 dia – Vale a pena?

Desde já digo que SIM, vale MUITO a pena visitar Santo Domingo, ainda que por 1 dia. É uma cidade compacta, de fácil locomoção e repleta de historia. Para os mais fãs de história, talvez só 1 dia não seja o suficiente, mas para aqueles que estão satisfeitos com um belo e completo resumo, essas horas na capital dominicana serão mais que suficientes.

Além disso, você também vai mergulhar na cultura do país e apreciar belíssimas paisagens e lugares. Em suma: Não deixe de visitar essa cidade encantadora, seja por algumas horas ou alguns dias. 😉

Onde se hospedar em Santo Domingo

Caso você pense em passar mais de 1 dia por lá, deixo abaixo algumas dicas de hotéis onde você pode se hospedar, respeitando todos os gostos e bolsos. Hahaha

SIMPLES, MAS CONFIÁVEL. $$

Se você é daquelas pessoas simples, que busca um lugar confortável, mas sem muito luxo e por um preço acessível… Então o Central Park Tower é uma boa opção de estadia, já que é um apart hotel todo equipado. Está localizado na região central da cidade e conta até mesmo com alguns mimos, como hidromassagem e piscina.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 60CHF/59€/R$330.

HOTEL $$$ – O que visitar em Santo Domingo em 1 dia

Se ao mesmo tempo você prefere juntar conforto, praticidade e economia, o Courtyard by Marriott Santo Domingo é uma excelente opção. Quartos confortáveis, modernos e super equipados. Conta igualmente com uma excelente localização.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 115CHF/116€/R$625

LUXO $$$$

Porém, desde que dinheiro não seja um problema e você goste de luxo, o JW Marriott Santo Domingo é a melhor opção.

Hotel de luxo super bem avaliado, com diversas facilidades e suítes maravilhosas.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 330CHF/325€/R$1800

Do mesmo modo, aconselho você a acompanhar os meus outros artigos e avaliações de voo abaixo e descubra mais lugares e companhias aéreas pitorescas.

Por outro lado, você também pode acompanhar mais dicas e como é a vida na Europa através do meu Instagram @michelrwendling.

Gracias y hasta la vista, baby!!!

Eu sou o Michel, sou brasileiríssimo, mas moro na Suíça em 2015, resolvi ir rumo aos meus sonhos e me mudei para Paris como Au Pair. Depois me casei e tornei a busca por novas culturas, as minhas metas de vida 🙂 Me acompanhe no instagram Michel Wendling.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa