Top

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: melhor época

Pretende conhecer os Lençóis Maranhenses? Sim? Então confira neste post quando ir aos Lençóis Maranhenses para saber qual a melhor época e aproveitar ao máximo sua viagem!

Os Lençóis Maranhenses formam um Parque Nacional natural com uma área de 155 mil km² no norte do Maranhão, a 250 km da cidade de São Luís, capital do estado. Bem grande, né? E olha, o que tem de enorme, tem de lindo.

O acesso aos Lençóis Maranhenses se dá pelas cidades próximas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Já a melhor maneira de chegar até elas é através de São Luís, de van ou ônibus. Ah, caso esteja em seu roteiro, Jericoacoara também oferece opções de viagem até os Lençóis.

Saiba como chegar aos Lençóis Maranhenses.

O principal atrativo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o conjunto de dunas que parecem não ter fim, com lindas lagoas entre elas. Mas a beleza não para nelas: você pode aproveitar a praia de Atins e o Rio Preguiça, que passa por Atins e Barreirinhas. E tudo isso forma um paraíso, literalmente!

E também é super válido lembrar que os Lençóis Maranhenses fazem parte da Rota das Emoções, uma das rotas turísticas mais famosas e maravilhosas do Brasil!

Conheça o Delta do Parnaíba, parte da Rota das Emoções e que está ao lado do Maranhão.

Agora, vamos saber quando ir aos Lençóis Maranhenses para garantir uma viagem inesquecível?

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: clima

Para descobrir quando ir para os Lençóis Maranhenses, primeiro é preciso entender sobre o clima da região, certo? Porque já pensou planejar uma trip incrível, mas tudo ir por água abaixo por causa de chuvas, frente fria e outras coisinhas inconvenientes assim? Bem desanimador.

Contudo… Não existe frio nos Lençóis Maranhenses!

Como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica localizado na região nordeste do país, o clima na região é tropical. Por isso, não há grandes variações de temperatura. Em outras palavras: o calor domina em todos os doze meses do ano!

À princípio, já fique sabendo que o calor dos Lençóis não é insuportável, pois a brisa fresca e a umidade do ar vinda das águas aliviam muito.

A temperatura média anual dos Lençóis Maranhenses é de 26ºC, sendo a mínima de 20ºC, no máximo. Por outro lado, nas épocas mais quentes, a temperatura ultrapassa a faixa dos 30ºC.

Clique aqui e veja a previsão do tempo em Barreirinhas, cidade próxima ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

No entanto, para conhecer os Lençóis Maranhenses é necessário entender também sobre o período de cheia (época de chuvas) e época de seca. Ou seja: quando chove e quando não chove. Uma vez que o maior atrativo do local é a diversidade de lagoas que formam as dunas, é importante saber quando as lagoas estão cheias, para não encontrar somente areia quando pisar no Maranhão.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: clima quente.

Mais uma maneira de aliviar o calor: sorvete regional. Paula Rocha

Época de cheia

Os Lençóis Maranhenses são conhecidos, acima de tudo, pelas enormes dunas de areia com lagoas entre elas. Apesar disso, as lagoas não duram o ano inteiro, pois são formadas por água da chuva.

Logo, após um longo período de chuva, as partes mais baixas das dunas se enchem de água cristalina e azulada. Por outro lado, quando a precipitação é baixa, a água evapora e só resta areia.

Chamamos o período em que as lagoas enchem de época de cheia, que ocorre de fevereiro a maio.

Neste período, as chuvas são constantes e o céu está sempre nublado, o que forma o combo de motivos para não visitar os Lençóis Maranhenses nesta época.

No entanto, é graças ao período de cheia que surge o que fazer o resto do ano por lá, então não podemos reclamar, certo? Isto é: as lagoas estão se formando entre fevereiro e maio, criando a paisagem maravilhosa que temos em mente quando ouvimos “Lençóis Maranhenses”.

Portanto, vamos torcer para chover bastante no começo do ano para aproveitarmos os meses restantes, beleza?

Conheça outra lagoa parte da Rota das Emoções: Lagoa do Portinho, no Piauí.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: época de cheia.

Uma das lagoas de Santo Amaro MA na época de cheia. Paula Rocha

Época de seca

Chamamos de época de seca o período em que as chuvas param nos Lençóis Maranhenses e as lagoas se estabilizam, começando a secar após alguns meses de sol.

A época de seca ocorre de junho a janeiro, sendo que a partir de outubro as águas começam a evaporar. Já no fim de novembro, as chances de encontrar apenas dunas é bem grande. Porém, o momento de seca não é ruim, muito pelo contrário!

O começo da seca é marcado por lagoas inundadas enormes, prontas para o turismo. Já que o sol está bem alto e o céu sem nuvens, as águas ficam cristalinas e com ótima temperatura, o que gera um cenário incrível e um lugar excelente para relaxar.

Mas Mala Rosa, quando as lagoas estão com água suficiente?

Abaixo, veja os níveis da água ao longo dos meses nos Lençóis Maranhenses:

  • Nível de água: alto

Meses de maio a agosto.

  • Nível de água: médio

Meses de fevereiro a abril, setembro e outubro.

  • Nível de água: baixo

Meses de novembro a janeiro.

Época de seca no Maranhão.

Lagoas já secando, no fim do ano. Paula Rocha

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: melhor época

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é quando as lagoas estão formadas.

Por isso, a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é de junho a agosto, quando o nível da água está alto e é ótimo para nadar e aproveitar!

Junho é um ótimo mês, pois o risco de chuva nesta época é praticamente nulo e a quantidade de areia e água é bem equilibrada: há os dois!

Além disso, em junho não terá grande procura por não ser mês de férias. Então, se você não gosta de lugares cheios, ganhe os Lençóis Maranhenses em junho! Aliás, as chances de encontrar hospedagem e um passeio mais tranquilo são maiores do que em julho ou agosto, o que facilita muito.

Além disso, o clima de junho a agosto varia entre 25ºC a 30ºC, o que é bem agradável, pois entra em contraste com as águas fresquinhas e geladas.

Mala Rosa, isso significa que não posso visitar os Lençóis Maranhenses nos outros meses?

Na verdade, não! É possível visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses durante os meses em que o nível da água está médio, em setembro e outubro. A diferença é que as lagoas não estarão completamente cheias. Outras, mais rasas, já poderão ter desaparecido.

Por fim, se quer conferir o paraíso completo que os Lençóis Maranhenses formam, planeje-se para conquistar o Maranhão de junho a agosto!

Melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses: lagoa cheia, céu com poucas nuvens, sol.

Quando não ir aos Lençóis Maranhenses: pior época

Por um lado, se a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é de junho a agosto, por outro, a pior época para ir aos Lençóis Maranhenses é durante o período de chuva ou nos últimos meses de seca, de novembro a janeiro.

Caso você queira aquela foto incrível das dunas com as lagoas, ver o pôr do sol e banhar-se nas águas cristalinas, certamente as chuvas não ajudarão, tampouco se houver somente pouquíssimos centímetros de água nas lagoas.

Porém, diferente da época de cheia, ainda há o que fazer nos Lençóis Maranhenses quando o nível da água está baixo.

A Lagoa Bonita, por exemplo, uma das mais conhecidas, geralmente tem água o ano todo, mas não estará totalmente cheia.

Aliás, vale a pena ficar de olho sobre quando acontece a alta temporada nos Lençóis Maranhenses, já que a superlotação pode afetar gravemente sua experiência durante a viagem.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: alta temporada

Antes de tudo, se você não gosta de lugares cheios, não vá aos Lençóis Maranhenses no mês de julho, porque é o mês da alta temporada.

Ou seja, é em julho que o turismo dos Lençóis Maranhenses estará mais forte, com mais pessoas nos passeios e menos vagas em hotéis. Por isso, caso queira aproveitar mais do paraíso que são os Lençóis Maranhenses, fuja desta época do ano.

Nos meses de junho e agosto o fluxo de visitantes já está bem menor do que em julho, sendo possível aproveitar mais: as lagoas estarão mais vazias e tranquilas.

Ah, durante o mês de agosto o fluxo pode ficar um pouco maior por conta dos estrangeiros, já que muitos países dão férias de trabalho e escola em agosto. Porém, ainda não se compara com julho. Julho é bem mais cheio!

Muitos optam por viajar no mês de setembro, para que tenham mais tranquilidade com as lagoas menos movimentadas. As águas não estão tão altas como nos meses anteriores, mas ainda é uma boa solução para desviar da alta temporada.

Contudo, se não houver opções e a única possibilidade de conhecer os Lençóis Maranhenses for em julho, aconselho a reservar hospedagem com muita antecedência! Com a mesma agilidade, contate as agências de turismo e garanta seus passeios, entendido?

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: alta temporada.

Pôr do Sol em Barreirinhas, transição da baixa para a alta temporada. Paula Rocha

Qual a melhor época para a prática do Kitesurf?

Além das lindas lagoas e dunas incríveis, um grande atrativo da região é o Kitesurf por conta dos ventos fortes. Aliás, os ventos nesta área conseguem chegar até 30 km/h!

A ventania começa a tomar forma em junho e julho, mas ficam realmente fortes entre setembro e novembro, sendo a melhor época para praticar Kitesurf nos Lençóis Maranhenses.

A principal cidade para a prática do esporte na região é Atins, o que a torna bastante procurada no fim do ano.

Contudo, caso você não pratique Kitesurf e queira aprender, é possível fazer algumas aulas em Atins! Bem legal, né?

Quando ir aos Lençóis Maranhenses com crianças e idosos

Se você está fazendo uma viagem com a família para os Lençóis Maranhenses, incluindo a criançada e os idosos, entre em contato com sua agência de turismo e avise, porque o trajeto até as dunas carece de muito esforço físico, o que pode ser um empecilho para crianças muito pequenas, idosos com problemas de saúde, pessoas com mobilidade reduzida e com problemas respiratórios.

O caminho até a Lagoa Bonita, por exemplo, é uma subida extremamente íngreme, e muitos não têm condições físicas de seguir o passeio.

Ir aos Lençóis Maranhenses com idosos e crianças: subida íngreme para a Lagoa Bonita.

Subida de 70 metros para a Lagoa Bonita. Paula Rocha

Algumas agências escondem dos visitantes, porém é possível evitar a subida a pé e seguir por outro caminho de carro. Embora mais longe, é mil vezes mais confortável e seguro para os que querem aproveitar ao máximo os Lençóis Maranhenses e são impedidos por motivos maiores.

As empresas de turismo ocultam este fato pela simples (e triste) questão de economizar combustível. Todavia, quando são questionados, não existe outra opção a não ser ajudar os que precisam. Por isso, fique de olho e avise o quanto antes se alguém do seu grupo ou família tiver dificuldades nos trajetos.

Fora isso, o acesso de crianças, idosos e demais é liberado e sem riscos!

Ir aos Lençóis Maranhenses com idosos e crianças: veículo para quem tem mobilidade reduzida.

Caminho de carro para as dunas de Barreirinhas, levando quem tem mobilidade reduzida. Paula Rocha

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses têm três cidades de acesso:

  • Barreirinhas: a maior e mais estruturada entre as três, e também a que possui o maior número de opções de hospedagem;
  • Santo Amaro: é cidade mais próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com poucas opções de hospedagem, mas onde tem as lagoas mais bonitas;
  • Atins: um pequeno vilarejo, a cidade mais pequena entre as três e a com menor infraestrutura, logo, com pouquíssimas opções de restaurantes e hospedagem, mas está bem próxima do mar e é o local ideal para esportes, como o Kitesurf.

Santo Amaro, Barreirinhas ou Atins: qual a melhor opção? Confira o post completo.

Se você optar por ficar em Barreirinhas, recomendo a Pousada do Riacho. Por outro lado, se você escolher Santo Amaro, a Pousada Rio Alegre pode te agradar por ser um local rentável e confortável. Agora, se estiver em Atins, vá à pousada Santa María Atins.

Em todo caso, não deixe de conferir o post completo com dicas de onde ficar nos Lençóis Maranhenses, garantindo uma boa viagem com boas hospedagens.Pousada Rio Alegre, a melhor pousada dos Lencois Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses formam um dos destinos mais lindos e incríveis do Brasil! É praticamente um patrimônio cultural nacional, de tão maravilhoso que é, sério! E, claro, não pode ficar de fora das suas próximas viagens! Por isso, já adicione os Lençóis Maranhenses na sua lista de próximos lugares para conhecer e se apaixone!

Envie um comentário