Top

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Se você está planejando sua viagem para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e ainda não sabe onde se hospedar, confira neste post as melhores opções de onde ficar nos Lençóis Maranhenses!

Mas, antes, também é necessário saber sua localização, certo? Os Lençóis Maranhenses formam um Parque Nacional natural com uma área de 155 mil km² no norte do Maranhão, a 250 km da cidade de São Luís, capital do estado. Bem grande, né? E olha, o que tem de enorme, tem de lindo.

O acesso aos Lençóis Maranhenses se dá pelas cidades próximas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Já a melhor maneira de chegar até elas é através de São Luís, de van ou ônibus. Ah, caso esteja em seu roteiro, Jericoacoara também oferece opções de viagem até os Lençóis.

Saiba como chegar aos Lençóis Maranhenses.

O principal atrativo do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o conjunto de dunas que parecem não ter fim, com lindas lagoas entre elas. E não podemos esquecer da Rota das Emoções, uma das rotas turísticas mais famosas e maravilhosas do Brasil que inclui os Lençóis Maranhenses!

Todavia, para conhecer todo esse paraíso, o primeiro passo é descobrir em qual cidade se hospedar: Barreirinhas, Santo Amaro ou Atins. Ou seja: saber onde ficar! Então, para sanar esta dúvida, confira abaixo as melhores sugestões de onde ficar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses!

Confira o post sobre as três cidades antes de decidir onde ficar: Santo Amaro, Barreirinhas ou Atins, qual a melhor opção?

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas

Embora Barreirinhas seja uma cidade pequena, com pouco mais de 60 mil habitantes, é a maior entre as três que estão próximas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, possuindo o maior número de opções de hospedagens. Com isso, a chance de encontrar um lugar barato para economizar na viagem é mais alta.

Muitas pessoas escolhem Barreirinhas para se hospedar pela praticidade, já que é mais bem estruturada, com diversas opções de agências de turismo e hospedagem. Além disso, a cidade também é a mais procurada por ser o ponto de partida dos passeios mais conhecidos, como a Lagoa Bonita e a Lagoa Azul.

Mas Mala Rosa, onde ficar em Barreirinhas?

Logo abaixo, confira uma lista das melhores pousadas da cidade. Depois, escolha a que mais combina com você e com seu bolso e já garanta sua reserva, certo?

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Pousada do Riacho, a melhor de Barreirinhas

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Pousada do Riacho

Chalé e redário na Pousada do Riacho, com área externa totalmente verde. Paula Rocha

A Pousada do Riacho é um lugar extremamente tranquilo e confortável, além de ter um preço bem bacana!

Bem estruturada, a Pousada do Riacho é 100% completa: chalés grandes e espaçosos, frigobar e televisão nos quartos, cozinha compartilhada, quartos e banheiros próprios para pessoas com mobilidade reduzida, área de lazer com redário e até mesmo balcão de turismo.

Ou seja: se você ainda não contratou uma agência de turismo para garantir seus passeios, a Pousada do Riacho pode te ajudar. Ela oferece passeios pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, passeios de barco e ainda te leva para conhecer outros pontos turísticos da cidade. Só é preciso ir até a recepção (que funciona 24h, por sinal) e deixar o resto com a pousada.

Eu e minha família nos hospedamos na Pousada do Riacho e nos sentimos em casa. O lugar é tão sossegado e com tanto verde que minha mãe nem queria sair do chalé! hahaha

A pousada é bem rústica, com paredes de tijolos e jardins enormes. E olha, isso deixou nossa estadia ainda mais confortável, porque a simplicidade transmitiu uma paz gigante.

O estabelecimento tem serviço de translado, o que facilita muito a vida! Além disso, está localizada a apenas 700 metros do centro da cidade, o que dá menos de dez minutos de caminhada. Também vale dizer que é no centro de Barreirinhas que estão a maioria dos restaurantes, fazendo com que a Pousada do Riacho esteja muito bem localizada! 

Pousadas de Barreirinhas próximas do Rio Preguiça

Se você não gosta de lugares movimentados, aconselho a se hospedar próximo ao Rio Preguiça, uma atração famosa do Maranhão.

Embora seja uma atividade bastante procurada, os arredores do Rio Preguiça são tranquilos e calmos, oferecendo ótimas hospedagens! Confira:

Encantes do Nordeste

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: hospedagem em Barreirinhas.

Acomodação tripla na pousada Encantes do Nordeste. Fonte: Booking.

Localizada a apenas 200 metros do Rio Preguiça, a pousada Encantes do Nordeste dá acesso privativo ao rio!  Além do passeio garantido ao Rio Preguiça, a Encantes do Nordeste realiza atividades nos Lençóis Maranhenses, trilhas e passeios de barco, o que ajuda muito na hora de organizar o roteiro de viagem. Fora isso, o estabelecimento tem duas piscinas enormes ao ar livre e área de lazer para crianças. Por outro lado, na parte interna, os quartos são espaçosos e confortáveis, com vista para o jardim.

A Encantes do Nordeste oferece serviço de translado, café da manhã e dispõe de chalés próprios para pessoas com mobilidade reduzida, fora spa e uma biblioteca com um acervo enorme. Ah, Wi-Fi e estacionamento grátis!

Atenção: crianças a partir de 7 anos são consideradas adultas.

Portal do Sol Lençóis

Onde ficar em Barreirinhas: acomodação quadrupla no Portal do Sol Lençóis.

Acomodação quadrupla no Portal do Sol Lençóis. Fonte: Booking.

Localizada a 6km do centro de Barreirinhas, a pousada Portal do Sol Lençóis te dá acomodações e refeitórios com vista para o Rio Preguiça, garantindo um momento de tranquilidade. Por outro lado, na parte interna, os quartos são grandes e espaçosos, com televisão, frigobar e ar-condicionado, oferecendo boa estrutura e conforto. Embora não tenha serviço de translado, conta com balcão de turismo e minimercado na propriedade, fora estacionamento gratuito com garagem e três refeições diárias.

O Portal do Sol Lençóis tem áreas próprias para crianças, além de piscinas para todas as idades.

Atenção: crianças a partir de 8 anos são consideradas adultas.

Gran Lençóis Flat Residence

Acomodação standard no Gran Lençóis Flat Resort.

Quarto standard com duas camas de solteiro no Gran Lençóis Flat Resort. Fonte: Booking.

O Gran Lençóis Flat Residence é um resort extremamente elegante, aconselhado para famílias e grupos grandes. Também é o lugar para quem passará bons dias nos Lençóis Maranhenses, pois o Gran Lençóis oferece atividades para o dia inteiro, como salão com música ao vivo, spa, entretenimento à noite, parquinho infantil, local para happy hour e piscina para todas as idades. Assim, não faltará diversão em sua viagem para os Lençóis Maranhenses!

Além disso, o resort dispõe de lojas, principalmente de souvenires. Ah, refeições inclusas na diária! E não vamos esquecer do estacionamento e Wi-Fi gratuitos.

Atenção: crianças a partir de 7 anos são consideradas adultas.

  • Diárias individuais a partir de R$300 e R$700 para grupos de quatro pessoas. Verifique aqui a disponibilidade.

Pousadas na região central de Barreirinhas

Em contrapartida, caso a típica movimentação de cidades não te incomode e você queira ficar perto das agências de turismo e da maioria dos restaurantes de Barreirinhas, aconselho a ficar na região central. Sendo assim, confira logo abaixo as principais hospedagens no centro de Barreirinhas, próximas à Avenida Beira Rio, uma avenida bem agitada e estruturada.

Pousada do Rio

Onde ficar em Barreirinhas: Pousada do Rio

Acomodação dupla com varanda na Pousada do Rio. Fonte: Booking.

Localizada a apenas 700 metros do centro de Barreirinhas, a Pousada do Rio é a opção ideal se você é um viajante apaixonado por culinária local. Uma vez que este estabelecimento oferece almoço com pratos típicos, sua viagem fica ainda mais completa. E para complementar a vibe maranhense, acomodações são rústicas e elegantes, transmitindo a essência do estado. A área de lazer, por exemplo, é composta de redário e até mesmo praia privativa! Isto é: a pousada é tão grande que dá acesso a uma grande parte do Rio Preguiça, fazendo com que você possa desfrutar de um bom momento em sua margem.

Aliás, a Pousada do Rio tem serviço de translado e balcão de turismo, também disponibilizando almoço e passeios culturais por Barreirinhas. Wi-Fi e estacionamento são gratuitos!

Atenção: crianças a partir de 7 anos são consideradas adultas.

Pousada Atairu

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Pousada Ataiu, Barreirinhas.

Acomodação quadrupla na Pousada Atairu. Fonte: Booking.

Caso você esteja querendo um lugar para somente passar a noite, ou ficar poucas horas, a Pousada Atairu é a opção mais rentável! Isso se dá porque ela é pequena, não dispondo de piscinas e jardins, somente quartos com banheiros privativos. No entanto, a Atairu é bem decorada e confortável, ótima para quem viaja sozinho ou em dupla. E apesar de sua simplicidade, oferece balcão de turismo e estacionamento gratuito com garagem, além de restaurante no primeiro andar.

Atenção: crianças a partir de 11 anos são consideradas adultas.

Hospedagens baratas em Barreirinhas

Agora, se você está querendo economizar na parte de hospedagem para investir mais nos passeios dos Lençóis Maranhenses, confira as melhores pousadas com preços mais rentáveis em Barreirinhas.

Hostel Lençóis Park 

Hospedagens baratas em Barreirinhas: Hostel Lençóis Park

Quarto para grupo no Hostel Lençóis Park. Fonte: Booking.

O Hostel Lençóis Park é a opção ideal se você está viajando em grupo e planeja ficar o dia fora, precisando apenas de um lugar para tomar café da manhã, jantar e dormir. Isso se dá pelo fato dos quartos serem simples, sendo a maioria com beliches, e a cozinha ser completa e compartilhada. 

No entanto, embora seja um local familiar, não possui estacionamento, o que é um problema se você está de carro. Por outro lado, o Hostel oferece serviço de translado com custo adicional, além de serviço de limpeza diário, o que ajuda bastante no conforto.

Z-18 Hostel

Hospedagens baratas em Barreirinhas: Z-18 Hostel

Cozinha e área de café da manhã no Z-18 Hostel. Fonte: Booking.

A apenas 100 metros do centro de Barreirinhas, o Z-18 Hostel dispõe de quartos para até seis pessoas e banheiros privativos, além de cozinha completa e local para refeições enormes. Além da boa estrutura interna, a parte externa conta com redes e jardim, com espaço ótimo para piqueniques e para ter um bom momento com a família ou grupo.

Por outro lado, também é possível reservar quarto individual.

Aliás, este hostel conta com serviço de traslado, estacionamento e Wi-Fi, fora balcão de turismo, café da manhã e recepção 24h.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Santo Amaro

Santo Amaro é a cidade mais afastada das outras, mas é a mais próxima do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Porém, por ter um acesso mais complicado e estar longe das demais, Santo Amaro é o município com menos opções de hospedagens. À vista disso, as hospedagens disponíveis são apenas pousadas, e todas simples. Contudo, não deixam de ser confortáveis. Afinal, a beleza não está na simplicidade?

Da mesma forma, as opções de restaurantes são limitadas, mas isso não afeta o rico cardápio local.

Apesar de todos esses detalhes, muitos visitantes dos Lençóis Maranhenses escolhem ficar em Santo Amaro devido sua tranquilidade, uma vez que é bem vazia se comparada a Barreirinhas e Atins. E olha, vale dizer que as lagoas mais bonitas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses têm acesso por Santo Amaro.

Então, confira abaixo onde ficar nos Lençóis Maranhenses, na cidade de Santo Amaro. Todavia, separe um dinheiro a mais se for ficar por lá, pois as diárias têm um valor um pouco acima da média.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Pousada Rio Alegre, uma boa opção em Santo Amaro

Onde ficar em Santo Amaro: Pousada Rio Alegre.

Quarto duplo na Pousada Rio Alegre. Paula Rocha

A Pousada Rio Alegre é uma opção confortável e barata em Santo Amaro, ótima para quem quer economizar e ainda sair ganhando!

Uma vez que a Rio Alegre tem restaurante, ir atrás de locais para comer pratos típicos não é problema! Isso porque a variedade do cardápio é enorme, principalmente na parte de sucos, sendo a maioria feitos de frutas regionais. Então, se você é um viajante que gosta de se aventurar na hora de provar coisas novas, certamente vai adorar as refeições daqui! No entanto, somente o café da manhã está incluso na diária. Caso queira almoçar, separe um dinheirinho a mais.

À primeira vista, a frente da Pousada Rio Alegre causa a impressão de ser um lugar familiar. E é exatamente isso que ela é! Eu e minha família nos hospedamos na Pousada Rio Alegre e gostamos muito. O quarto é bem limpo e estruturado, com direito a ar-condicionado e roupas de cama sempre impecáveis.

Outro ponto positivo é a localização. Dado que o estabelecimento está bem próximo ao centro de Santo Amaro, dá para resolver tudo a pé, pois as distâncias entre bancos e atrações turísticas da cidade são bem próximas da pousada.

Por outro lado, se você estiver de carro, infelizmente precisará estacionar fora do local, pois a Pousada Rio Alegre não tem estacionamento.

Outro elogio vai para a recepção, já que fomos muito bem atendidos. O próprio pessoal da pousada reservou o transfer pra gente, até.

Ciamat Camp

Onde ficar em Santo Amaro: Ciamat Camp.

Acomodação tripla no Ciamat Camp. Fonte: Booking.

A Ciamat Camp é a pousada ideal para descansar e ficar em contato com a natureza. Dado que está à beira do Rio Alegre, a vista das acomodações é magnífica, bem como os locais de lazer, que são rodeados de verde e água. Por outro lado, a estrutura interna não fica para trás: os quartos são confortáveis e com móveis rústicos, transmitindo a simplicidade do Maranhão.

Além do alto conforto e beleza, a Ciamat Camp oferece balcão de turismo, diversas atividades ao ar livre, serviço de translado e ainda prepara almoços para viagem, caso você passe o dia fora. Bem receptivo, né? Também está localizado no centro de Santo Amaro e oferece café da manhã, estacionamento e Wi-Fi gratuitos.

Atenção: crianças a partir de 3 anos são consideradas adultas.

Pousada Bellas Águas

Onde ficar em Santo Amaro: Pousada Bellas Águas.

Acomodação quadrupla na Pousada Bellas Águas. Fonte: Booking.

Próxima da Praça Matriz, a Pousada Bellas Águas é uma das mais procuradas em Santo Amaro pelo fato de ser um local bem familiar e completo. Isso porque ela oferece serviço de babá, balcão de turismo, transfer, aluguel de carros, atividades pelos Lençóis Maranhenses e café da manhã. Ou seja: bem completa, né? 

Da mesma forma, as acomodações são bem estruturadas: os quartos são espaçosos e arejados, com vista para o jardim.

Pousada Rancho das Dunas

Onde ficar em Santo Amaro: Pousada Rancho das Dunas

Quarto duplo na Pousada Rancho das Dunas. Fonte: Booking.

A Pousada Rancho das Dunas é uma das mais bonitas de Santo Amaro! Isso se dá, principalmente, por causa dos seus arredores completamente verdes, com vegetação preservada e conservada. Até mesmo um lago tem entre os chalés! Logo, se você é um amante da natureza, a Pousada Rancho das Dunas é o seu lugar.

A área externa também conta com piscina, jardim e horta, e nessa última é possível participar da plantação, só precisando avisar a recepção! Por outro lado, na parte interna, os chalés são espaçosos e mobiliados de maneira rústica, transmitindo a vibe que somente os Lençóis Maranhenses têm.

Ademais, a Pousada Rancho das Dunas dispõe de balcão de turismo, café da manhã, serviço de translado, lojas de souvenires e lounge compartilhado. Bem completo, né? No entanto, infelizmente o uso de Wi-Fi é pago, diferente do estacionamento, que é gratuito. E, ah!, a recepção também vende bilhetes de ônibus e vans!

Atenção: crianças a partir de 3 anos são consideradas adultas.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Atins

Atins é um vilarejo de pescadores perto dos Lençóis Maranhenses, e por ter apenas 1.500 habitantes, é a menor dentre as três cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Outra característica da cidade é sua infraestrutura. Dado que as estradas não são asfaltadas, o sinal telefônico não funciona bem e não possui muitas opções de onde comer, você talvez estranhe se estiver ficado um tempo em Barreirinhas, ou até mesmo Santo Amaro.

Assim como é difícil encontrar restaurantes na região, a diversidade de hospedagem também é limitada, ainda mais que Santo Amaro. No entanto, logo abaixo terão as melhores da cidade, então você não passará por perrengues em busca de onde ficar nos Lençóis Maranhenses. 

Embora esses pontos relativamente negativos, não se engane: Atins é uma cidade que tem total contato com a natureza e é extremamente linda! Além disso, é o lugar ideal para praticar Kitesurf, um esporte bem procurado no Maranhão, principalmente no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Vale ressaltar que para chegar em Atins é preciso ir primeiro para Barreirinhas, e enfim seguir para o vilarejo de 4×4 ou barco, pelo Rio Preguiça.

Agora, confira onde ficar nos Lençóis Maranhenses, na cidade de Atins.

Conheça o Delta do Parnaíba, parte da Rota das Emoções e que está ao lado do Maranhão.

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Pousada Santa María Atins, a mais famosa de Atins

Onde ficar em nos Lençóis Maranhenses: Santa María Atins.

Área de lazer na Pousada Santa María Atins. Fonte: Booking.

A pousada Santa María Atins fica bem próxima ao mar, o que tornou sua decoração totalmente rústica e praiana. Ou seja, espere por muitas redes, coberturas de palha, madeira e tudo que lembre a natureza! Por outro lado, os quartos assumiram uma decoração mais simples, porém elegante, dispondo até de closet.

Aliás, a pousada Santa María Atins é uma excelente escolha para realizar passeios! Isso porque a recepção dá total assistência, oferecendo uma infinidade de esportes aquáticos para fazer. Além do mais, o estabelecimento tem serviço de transfer, aluguel de carros, serviço de massagem e café da manhã. Logo, não espere por perrengues por aqui!

Convento Arcádia

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Convento Arcádia, em Atins.

Acomodação no Convento Arcádia. Fonte: Booking.

Localizado na Rua Esperança, a pousada Convento Arcádia fica bem perto da praia (aproximadamente 100 metros), o que influenciou totalmente sua decoração, uma vez que é extremamente rústica e elegante. A paleta de cores de todo o estabelecimento, por exemplo, brinca bastante entre o verde e o azul, te fazendo lembrar da natureza e água, e consequentemente, das dunas dos Lençóis Maranhenses. Ah, os chalés abrigam até seis pessoas.

Caso você esteja de carro, separe um dinheiro a mais para o estacionamento, pois não é gratuito, diferente do uso de Wi-Fi. Em contrapartida, o estabelecimento oferece translado, o que facilita muito a viagem.

Velho Bateau: uma opção barata em Atins

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses: Velho Bateau, em Atins.

Acomodação tripla no Velho Bateau. Fonte: Booking.

A propriedade do Velho Bateau fica um pouco mais afastada da praia do que as outras já citadas, mas também é uma ótima opção para se hospedar em Atins. Isso porque sua estrutura foi muito bem elaborada: os arredores são preenchidos de verde, os chalés são distantes, dando total privacidade para quem está dentro, há redários e muitas zonas de lazer, além da recepção dispor de muitos passeios no balcão de turismo.

O Velho Bateau oferece serviço de translado gratuito, bem como estacionamento e uso de Wi-Fi.

Quando visitar os Lençóis Maranhenses

A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é quando as lagoas estão formadas.

Por isso, a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é de junho a agosto, quando o nível da água está alto e é ótimo para nadar e aproveitar!

Junho é um ótimo mês, pois o risco de chuva nesta época é praticamente nulo e a quantidade de areia e água é bem equilibrada: há os dois!

Além disso, em junho não terá grande procura por não ser mês de férias. Então, se você não gosta de lugares cheios, ganhe os Lençóis Maranhenses em junho! Aliás, as chances de encontrar hospedagem e um passeio mais tranquilo são maiores do que em julho ou agosto, o que facilita muito.

Fora isso, o clima de junho a agosto varia entre 25ºC a 30ºC, o que é bem agradável, pois entra em contraste com as águas fresquinhas e geladas.

Melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses.

Lençóis Maranhenses na melhor época. Paula Rocha

Confira o post completo sobre a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses.

Então, agora que você já sabe onde ficar nos Lençóis Maranhenses, que tal reservar um quarto e arrumar as malas, hein? Afinal, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não é brincadeira… Ele é literalmente um paraíso!

Ah, e se estiver fazendo a Rota das Emoções, não deixe de se atualizar sobre Parnaíba Piauí! Uma vez que Parnaíba faz parte da magnífica Rota das Emoções, não pode ficar de fora do seu guia!

Agora, em primeiro lugar: caia nas graças do Maranhão. Depois, conheça as dunas dos Lençóis Maranhenses. Por fim, volte aqui para me dizer o que achou, beleza? Garanto que sairá apaixonado de lá.

Envie um comentário