Top

Melhor época para viajar para Cancún no México

melhor época cancún

É fato que pelo menos uma vez na vida você já desejou conhecer o mar do caribe e não é pra menos, né? Parece até uma obra de arte!

Portanto, este artigo vai trazer informações sobre a melhor época para viajar para Cancún no México, esse destino que é especialista em entregar tudo quando o assunto é falar de lugares inesquecíveis. Lembrando que somos quase especialistas, já que já fomos 4 vezes pra lá e vivenciamos Cancún em cada época do ano, inclusive na pior delas!

Cancún é um destino super querido pelos brasileiros, tem tudo que a gente gosta: farra, pinga e foguete e pra completar o combo, tem um dos mares mais bonitos do mundo.

Bora então descobrir qual a melhor época para conhecer Cancún no México, assim você poderá finalmente começar a organizar e tirar essa trip do papel!

Vamos lá?

Informações importantes do México

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, antes de descobrir qual a melhor época para viajar para Cancún no México, confira as principais dicas sobre o país que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica o México: é um país localizado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos ao Norte e outros dois países ao Sul: Guatemala e Belize.
  • Capital: Cidade do México
  • Idioma: o oficial é o espanhol, um dos idiomas mais falados no mundo.
  • Fuso horário: o fuso horário é o GMT-5 e a capital brasileira Brasília/DF está a 2 horas a frente da capital mexicana.
  • Tomada: a maioria delas é do tipo A e B e possuem dois pinos chatos e dois redondos.
  • Voltagem: 110 V
  • Precisa de passaporte? Sim, para entrar no México é necessário apresentar um passaporte válido.
  • Precisa de visto? Sim, seja por via marítima ou terrestre, os brasileiros precisam solicitar o visto junto as autoridade mexicanas. Se você tiver o visto americano, não há necessidade, mas precisa levar para apresentar porque eles pedem.
  • Vacina: ao embarcar, será solicitada a carteira de vacinação contra a COVID-19 com 2 doses da vacina. Caso contrário, precisa fazer o teste PCR.
  • Moeda local: a moeda local é Peso Mexicano, porém o dólar norte-americano é aceito na maioria dos pontos turísticos.
  • Melhor chip de internet: Telcel
Cancun, um destino internacional para quem não fala inglês

Cancún, um dos lugares mais lindos do mundo! (Foto: Paula Rocha)

Veja também: quanto custa viajar para Cancún.

Melhor época para viajar para Cancún no México: Sargaço e Furacões

Antes de começar nosso artigo e falar sobre o clima de Cancún e a melhor época para viajar para lá, vamos falar sobre dois fatores que certamente apareceram em suas pesquisas quando quis saber quando ir a Cancún: furacões e sargaço, logo depois você terá mais facilidade para definir as datas da sua viagem.

Furacões

Cancún tem anualmente o que se chama de “temporada de furacões” e isso realmente parece assustador!

Para começar fique tranquilo que o furacão não vai chegar da noite para o dia e os maiores risco são quando esses fenômenos naturais chegam a escala de 3 ou 4, nestes casos, o destino é super preparado e leva os turistas para lugares seguros.

Durante a temporada de furacões, que ocorre geralmente de junho a novembro, é possível que falte energia na região afetada, além disso, a passagem deles acontece principalmente quando está chovendo muito.

Não há como garantir que haverá ou não a incidência deste fenômeno durante sua passagem por Cancún, mas o Noaa é um site oficial do governo no qual é possível acompanhar dias antes a formação de um furacão e prever quando ele irá chegar em seu destino.

Bom, furacão você certamente já sabia o que era, mas você já ouviu falar sobre o sargaço?

Sargaço

Sargaço é a incidência de uma alga marinha marrom que se acumula próximo a faixa de areia e nas áreas rasas da praia. Ela pode aparecer durante todo ano, porém em determinados meses sua incidência é bem pequena e não atrapalha a beleza do mar caribenho.

Por outro lado, a partir de maio e até o mês de setembro acontece o que pode ser chamado de infestação, período em que há uma grande quantidade de sargaço e pode inclusive impossibilitar seu banho de mar, além de deixar a praia com um aspecto sujo em razão do cheiro causado pelas algas.

O sargaço pode mudar de um dia para o outro e existe um grupo muito bacana no Facebook chamado Red Sargazo que atualiza diariamente a situação do sargaço nas praias, o bacana é que eles colocam uma legenda para facilitar sua compreensão, ou seja:

  • Vermelho: excessivo
  • Laranja: abundante
  • Amarelo: moderado
  • Verde: muito baixo
  • Azul: sem sargaço

Lembre-se de considerar estes dois fatores quando for definir qual a melhor época para viajar para Cancún no México, pois de fato podem atrapalhar sua viagem e seu tão sonhado banho de mar no Caribe.

melhor época cancún

Grupo no Facebook para acompanhamento de sargaço. Foto: RedSargazo

Confira também Dicas de Cancún.

Como é o clima em Cancún no México

O clima em Cancún é de festa e farra o ano inteiro, mas calma, aqui a gente vai focar nas temperaturas e por lá, elas são agradáveis ao longo dos meses.

Porém, é importante ressaltar que as estações do ano ocorrem em meses diferentes das no nosso país, isto acontece porque o México, país onde está esse paraíso, está localizado no hemisfério norte, portanto, quando estava no auge do nosso verão, Cancún está no inverno.

Desta forma, com as temperaturas em torno de 27º ao longo do ano e chegando a 29º no verão e 24º no inverno mexicano, realmente dá para conhecer esse destino em qualquer época, né?

A resposta é sim, não e depende ao mesmo tempo.

Realmente, o clima, de modo geral, é agradável em qualquer época, porém como já mencionei antes, existe a  “temporada de furacões” em Cancún e embora não possa afirmar com absoluta certeza que você será surpreendido pela passagem de um, muitas pessoas preferem evitar este período.

Sendo assim, vou falar um pouquinho sobre como o clima se comporta em cada estação e vou dar detalhes sobre essa época do ano que costuma deixar os viajantes mais aflitos.

Melhor época para ir a Cancún no México: Estações do ano

Como eu já te contei antes, as estações do ano acontecem em épocas e meses diferentes do Brasil, portanto, são assim no México:

  • Verão: 21 de junho a 23 de setembro (período em que para nós ocorre o inverno e o início da primavera)
  • Outono: 23 de setembro a 21 de dezembro (primavera e ainda início do verão)
  • Inverno: 21 de dezembro a 21 de março (nesta época estamos esbanjando as altas temperaturas)
  • Primavera: 21 de março a 21 de junho (marca o nosso outono e início do inverno)

Durante o verão o sol bate forte no mar caribenho, de forma que mantém a temperatura bem alta e é preciso se proteger bastante da incidência de raios solares, já a noite, a temperatura costuma ficar um pouco mais agradável.

Já no inverno os dias se mantém em temperaturas confortáveis e a noite costuma baixar um pouco mais, porém nada torne a região fria.

As temperaturas não caem a ponto de impedir seu turismo durante o inverno, mas é importante dizer que mais do que pensar nas estações do ano em Cancún, é importante considerar que o destino se divide em dois períodos: estação seca e a estação chuvosa.

A estação seca ocorre durante o período de novembro a abril, podendo se estender até o começo do mês de maio e os meses de setembro e outubro marcam o maior índice de pluviosidade.

Clique e saiba mais sobre dicas de Isla Mujeres.

Qual a pior época para viajar a Cancún

A pior época para viajar para Cancún no México é certamente durante os períodos com maior índice de chuvas.

Esse período começa a partir de agosto e se estende até novembro, sendo os meses de setembro e outubro os que mais chovem.

Bom, mas não é só o período de chuva que deve ser considerado, mas também o que tem maior incidência de sargaço na região e começa a partir de maio e vai longe viu, até setembro!

Além disso, é durante esse período que também podem ocorrer os famosos furacões que deixam os turistas aflitos.

Portanto, de fato, a pior época para viajar para Cancún é entre maio e setembro!

Melhor época para ir a Cancún no México: Alta e baixa temporada

A alta temporada em Cancún ocorre no período que vai de dezembro a março, quando é inverno no país e as temperaturas além de estarem super agradáveis, também é um período que conta com a escassez de chuvas, logo, não haverá nada que possa atrapalhar seus passeios.

Desta forma, a alta temporada se concentra neste período.

Prepare-se, portanto, para encontrar as praias mais cheias e os preços lá em cima, a alta temporada tem disso, né?

Ahhh, isso tudo se intensifica entre os meses de fevereiro e março, pois é neste período que ocorre o evento mais famoso de Cancún: o Spring Break.

O evento basicamente reúne estudantes canadenses e americanos para curtir as férias escolares dadas pelas universidades durante estes meses.

Se optar por conhecer Cancún neste período, já vai pensando que será um período de muita agitação por lá.

A baixa temporada por sua vez ocorre durante a estação chuvosa e principalmente durante o período mais suscetível a passagem de furacões, portanto entre os meses de agosto até novembro.

Nesta época os valores estão mais acessíveis, porém vá preparado, pois você poderá perder dias de praia em razão da incidência de chuvas na

região.

Se quiser viajar, ver o céu azul e ainda aproveitar o mar azul do caribe, recomendo que vá em abril, quando o fluxo de pessoas já diminuiu muito e ainda é possível contemplar as belezas do caribe.

Outro mês legal para economizar e pegar bons dias de praia é na primeira quinzena de outubro, pois os preços ainda estão mais baixos e já acabou a temporada de furacões e sargaço.

a alta e a baixa temporada em Cancún

Melhor época para viajar para Cancún: alta e baixa temporada. Foto: Paula Rocha.

Em resumo

Melhor época

  • De dezembro a março (durante a alta temporada)
  • Abril (ao fim da alta temporada quando os preços ainda estão baixos e é possível pegar bons dias de sol)
  • Outubro (durante a primeira quinzena quando finalmente acabou a temporada de furacões e sargaço).

Pior época

  • de maio a setembro, estação chuvoso, além da temporada de furacões, há ainda maior incidência de sargaço na região.
quando ir a cancún

Mar de Cancún em sua melhor época. Foto: Paula Rocha.

 

Opções de hospedagem que valem a pena no México.

Em Cancún

($) Se você quer economizar, o Hotel Kavia Plus e o Casa Lara são estadias boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Vila Sofía Holiday e o Adhara Hacienda Cancún são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Occidental Costa Cancún e o Hyatt Ziva Cancún são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Cancún

Em Cozumel

($) Se você quer economizar, a Casa del Solar e o Hostel Auikyani são pousadas boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Kinta Kan Boutique e o hotel Mary Carmen são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Iberostar e o Meliá são os melhores all-inclusive da ilha.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Cozumel.

Em Isla Mujeres

($) Se você quer economizar, o Itzé Hostel e o Suítes Lorens são pousadas boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Hotel Berny e o Villas Cocos Resort são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Nomads Hotel & Beachclub e o Izla Beach Front Hotel são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Isla Mujeres.

Em Playa del Carmen

($) Se você quer economizar, o Hotel Punta Esmeralda e o Meliora by Bunik são opções boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Casa Kaoba Hotel & Suites e o Terrasse Hotel Playa del Carmen são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais luxuoso, o Hilton Playa del Carmen e o Thompson Beach House são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Playa del Carmen.

 

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa