Top

Melhor época para viajar para Pipa: quando ir

Programando sua viagem para Pipa? Então, uma das primeiras coisas que deve saber é qual a melhor época para viajar para Pipa para aproveitar tudo o que esse lugarzinho lindo, charmoso e paradisíaco oferece!

Pipa é um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte, principalmente se você estiver em Natal, pois é a partir da capital potiguar que acontecem os passeios para Pipa.

Porém, os passeios de Natal-Pipa são bate e volta, super rápidos, e quase não dá para aproveitar. Por isso, o ideal é separar alguns dias para ficar em Pipa.

Sendo assim, confira tudo o que você precisa saber sobre o clima de Pipa para não cometer erros na hora de decidir suas datas. Bora ver?

Planeje-se melhor: veja quanto custa viajar para Pipa

Clima e temperatura mês a mês

Se você gosta de calor, certamente Pipa irá te agradar, pois “frio” é uma palavra quase que desconhecida por lá.

Isso porque até mesmo na temporada de inverno, a temperatura nunca está abaixo de 21ºC, o que está bem longe de ser um inverno digno de casacos grossos.

Em média, a temperatura anual em Pipa é de 26ºC, sendo no inverno temperatura mínima de 21ºC e máxima de 28ºC, enquanto no verão, os termômetros nunca marcam menos de 24º e chegam a até 31ºC.

Ou seja, calor o ano inteiro!

Aliás, vale lembrar que Pipa é um destino para quem é amante de praias, e o clima ajuda muito a tornar esse lugarzinho lindo ainda mais paradisíaco.

No entanto, nem todo dia é dia de praia em Pipa, pois a chuva pode atrapalhar o banho de mar.

Portanto, para evitar que sua viagem vá por água abaixo, confira a seguir as condições climáticas mês a mês em Pipa.

Não sabe o que fazer em Pipa? Veja aqui!

Clima de Pipa mês a mês

Janeiro e fevereiro: época mais cara para ir a Pipa

Janeiro e fevereiro são os meses de alta temporada em Pipa, juntamente com dezembro.

Devido à época de férias, festas de fim de ano e Carnaval, Pipa se torna o destino de muitas pessoas, tornando os preços de hospedagem, passeios e alimentação mais caros.

Além disso, janeiro e fevereiro são meses de verão, o que faz com que a temperatura esteja ideal para praias, dificilmente estando abaixo de 30ºC.

Por outro lado, as chuvas costumam ser praticamente escassas nesse primeiro bimestre do ano, não chegando a nem 50 mm de precipitação por mês!

Portanto, se você for viajar para Pipa em janeiro e fevereiro, dificilmente irá se deparar com chuvas. Porém, lembre-se de reservar hospedagem e fechar passeios o quanto antes.

Qual a melhor época para viajar para Pipa: Janeiro

Praia de Pipa no verão. Paula Rocha

Março: pior época para ir a Pipa?

Se em janeiro e fevereiro as chances de chover são praticamente nulas, em março a situação muda drasticamente.

Embora a temperatura continue alta, na casa dos 29ºC, a precipitação chega a 200 mm, mais do que o triplo dos meses anteriores. Sendo assim, se você for para Pipa no mês de março, certamente pegará dias bastante molhados.

Saiba como chegar em Pipa

Abril e maio

Abril e maio são os meses mais chuvosos em Pipa junto com junho e julho.

A diferença, no entanto, está no clima: abril e maio são meses muito quentes, com termômetros marcando 28ºC e 29ºC.

Apesar disso, não aconselho muito a viagem em Pipa nesse período, pois o risco de pegar chuva e de perder passeios é grande.

Saiba onde comer em Pipa

Junho e julho

Além das chuvas frequentes em junho e julho, esses dois meses marcam o inverno em Pipa, com mínima de 21ºC e máxima de 28ºC. Porém, não fica realmente frio, um casaco fino é capaz de resolver o problema.

Todavia, se você quer passar o dia fora realizando passeios ou curtindo uma praia, evite marcar viagem para o meio do ano, pois encontrará o mar com águas turvas e agitadas, não sendo tão aconselhado para banho.

Além disso, certamente irá passar mais tempo em lugares fechados se protegendo da chuva do que nas praias propriamente ditas.

3 opções de hospedagem que valem a pena em Pipa

($) Se você quer economizar, a Pousada da Vovó é muito boa e bem baratinha.

($$) Com bom custo-benefício, a Pousada Mediterrânea é inspirada na Grécia e super indicada.

($$$) Pra quem procura algo mais bacanudo, o Boutique Hotel Marlin’s é escolha certeira.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Pipa.

Agosto

Em agosto, as chuvas não são tão frequentes, sendo esse um mês bastante incerto. As condições climáticas ainda são instáveis, principalmente durante a primeira quinzena.

Além disso, o mar está bastante turvo durante essa época, embora passe a ficar cristalino na segunda metade do mês.

No entanto, eu não arriscaria a viagem para Pipa em agosto, pois as chances de encontrar a temperatura na casa dos 20ºC e de pegar chuva são medianas.

Quando ir a Pipa

Pipa no fim de tarde. Paula Rocha

Setembro: melhor época para viajar para Pipa?

Após um período instável, em setembro o tempo começa a ficar mais firme em Pipa e as chuvas são menos frequentes.

Ou seja, ainda é possível se deparar com chuva!

Mas não se preocupe, elas são passageiras, bem rápidas, portanto, não irão atrapalhar tanto a sua programação.

Além disso, esse mês é ideal para encontrar bons preços, pois é aqui que começa a baixa temporada, exceto, claro, nos períodos de feriado como o 7 de Setembro, no qual Pipa recebe muitos turistas.

Conheça as melhores praias de Pipa

Quando ir a Pipa: temperatura e clima mês a mês

Outubro, novembro e dezembro: melhor época para viajar para Pipa?

Os meses de outubro a dezembro formam a melhor época para viajar para Pipa se você busca preços mais atraentes e uma cidade mais vazia!

Embora o final de dezembro costume ser bastante movimentado devido às festas de fim de ano, isso não é grande problema, pois dá para aproveitar muito esse lugarzinho maravilhoso antes!

Esse é o período de baixa temporada em Pipa, no qual você encontrará preços bacanas e pousadas e hotéis com vagas.

Além disso, o clima de outubro a dezembro é ótimo para praias e banho de mar, chegando a 30ºC. Ah, e também chove pouquíssimo nesta época, quase nada.

Está com pouco tempo? Saiba o que fazer em um passeio de um dia em Pipa

Melhor época para ir a Pipa: fim de ano

Mar de Pipa na melhor época. Paula Rocha

Alta temporada e baixa temporada em Pipa

A alta temporada em Pipa acontece a partir de 15 de dezembro e vai até o fim de março devido às festas de fim de ano e Carnaval.

No entanto, Pipa fica realmente lotada em janeiro e fevereiro.

Por outro lado, de abril a maio, Pipa quase não recebe turistas por causa das condições climáticas desfavoráveis para a maioria dos passeios da região. Logo, os preços dos passeios baixam muito.

Já a baixa temporada em Pipa acontece de outubro a primeira quinzena de dezembro, com exceção dos feriados nacionais. Esses são os meses com risco de chuva praticamente nulo, preços mais baixos e clima agradável.

Dica: Pipa é conhecida por ter vida noturna animada, então se você gosta de curtir a noite, não tenha receio em ir a Pipa, principalmente aos finais de semana. Porém, cabe ressaltar que Pipa ainda é um distrito pequeno, então costuma lotar rápido.

Alta e baixa temporada em Pipa

Movimentação da Praia de Pipa em março. Paula Rocha

Condições do mar em Pipa: tábua das marés

A condição do mar em Pipa é uma informação muito importante para definir a melhor época para ir ao distrito, considerando que é um destino para quem busca sol e praia.

A tábua da maré oscila entre marés alta e baixa, o que influencia diretamente os passeios pelo mar de Pipa. Por exemplo, caminhar pela areia da Praia de Pipa até a Baía dos Golfinhos e Praia do Madeiro só é possível durante a maré baixa.

Além disso, o movimento das marés muda o cenário das praias: elas costumam mudar a cor e intensidade de ondas, servindo a todos os gostos.

Geralmente, as oscilações ocorrem a cada seis horas ao longo dia, acontecendo em horários e intensidades diferentes.

Portanto, aconselho a conferir a tábua das marés quando estiver em Pipa para aproveitar melhor as praias maravilhosas desse lugar paradisíaco e lindo.

Dica: a tábua da maré em 0,6 é a melhor para mergulho.

Condições do mar em Pipa

Praia de Pipa durante a maré baixa. Paula Rocha

Qual a melhor época para banho?

Certamente a melhor época para banho em Pipa é no verão, de outubro a fevereiro, pois nesses meses as temperaturas costumam ficar entre 24ºC a 31ºC, e o mar está cristalino, morno e atrativo.

Embora no inverno as águas não fiquem geladas, a temperatura cai para 21ºC e costuma chegar aos 28ºC, fazendo com que o clima não seja tão paradisíaco quanto no verão, principalmente pelas chuvas, que são mais frequentes nesta estação.

Por isso, aconselho a não se basear somente na temperatura de Pipa na hora de planejar sua viagem, e sim dar ainda mais atenção aos meses chuvosos, seja verão ou inverno.

Quando não ir a Pipa

Se você está querendo ir a Pipa por causa das praias maravilhosas da região, não recomendo ir de abril a julho por causa das chuvas.

Embora os preços sejam baixos nesse período, muito provavelmente será difícil se deparar com bons dias para sair e andar sem preocupação por Pipa.

Logo, o barato sairá caro, e ninguém merece, né?

Afinal, qual a melhor época para viajar para Pipa?

Certamente, a melhor época para viajar para Pipa é entre setembro e fevereiro, pois é nesse período em que o tempo estará mais firme e os dias de sol serão mais frequentes.

Da mesma forma, se você quer aproveitar Pipa com mais tranquilidade e com preços mais atrativos, opte por ir entre setembro e início de dezembro, evitando feriados prolongados.

Atenção: lembre-se que os feriados nacionais e festas de fim de ano são momentos de alta temporada em Pipa, embora dias antes a região esteja vazia.

Qual a melhor época para viajar para Pipa

Onde ficar em Pipa

O Boutique Hotel Marlin’s tem a melhor localização de Pipa e é totalmente pé na areia, ideal para quem procura luxo, tranquilidade e sofisticação na viagem, indico muito!

  • Verifique aqui a disponibilidade e preços para a sua data.

Outra excelente opção é a linda Pousada Mediterrânea, totalmente inspirada na Grécia e com ótima visão para o mar de Pipa, além de ter um preço muito amigável.

  • Verifique aqui a disponibilidade e preços para a data de sua viagem.

Mas se você quer economizar o máximo possível em hospedagem, a Pousada da Vovó é a opção mais rentável em toda Pipa, com quartos muito aconchegantes e com boa localização.

  • Verifique aqui a disponibilidade e preços para a data de sua viagem.

Não deixe de conferir o post completo: Onde ficar em Pipa

Onde ficar em Pipa RN

Boutique Hotel Marlin’s. Paula Rocha

Então, essas são as nossas dicas sobre a melhor época para ir a Pipa! Espero que esse post tenha ajudado você a escolher a data da sua viagem.

Veja também: as mais valiosas dicas de Pipa

Todos os nossos artigos sobre o Rio Grande do Norte

Está de viagem marcada para o Rio Grande do Norte? Então, não deixe de conhecer Pipa e Natal! E para te ajudar na hora de planejamento, confira todos os nossos artigos sobre os destinos com dicas que ninguém te conta:

  1. Onde ficar em Pipa
  2. Onde comer em Pipa
  3. Quanto custa viajar para Pipa
  4. Melhor época para viajar para Pipa: quando ir
  5. Como chegar na Praia de Pipa
  6. Melhores praias de Pipa
  7. Passeio de um dia em Pipa
  8. O que fazer em Pipa
  9. Dicas de Pipa
  10. Onde ficar em Natal
  11. Onde comer em Natal
  12. Quanto custa viajar para Natal
  13. Melhor época para ir para Natal: quando ir
  14. Melhores praias de Natal
  15. O que fazer em Natal
  16. Dicas de Natal
  17. Natal ou Fortaleza?
  18. Natal ou Porto de Galinhas?
Dicas de NatalVeja tambémDicas de Natal

post a comment