Top

Melhores praias de Natal

Que o Nordeste tem um litoral perfeito, todo mundo sabe. Mas e se eu te contar que o Rio Grande do Norte tem papel fundamental nisso? Então, confira neste post as melhores praias de Natal, capital do Rio Grande do Norte e lar de praias paradisíacas e lindas.

Natal tem praias para todos os gostos: ideais para esportes aquáticos, calmas, movimentadas, com piscinas naturais e tudo o que se possa imaginar. Mas, para aproveitar todo o paraíso que é Natal, saiba antes qual a melhor época para ir.

Agora, sem mais delongas, confira as melhores praias de Natal e não pense duas vezes antes de se aventurar em uma!

Ponta Negra, uma das melhores e mais famosas praias de Natal

A praia de Ponta Negra é uma das mais famosas de Natal, pois é nela que está localizado o Morro do Careca<//span>, um dos principais cartões postais da cidade.

A praia de Ponta Negra é excelente para banho e tem uma ótima infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques. E isso, junto com sua fama, fez com que ela se tornasse um ponto muito movimentado, seja de dia ou noite.

Os bares e restaurantes se concentram principalmente no canto esquerdo da Praia de Ponta Negra em direção ao Morro do Careca, então dá para conhecer dois pontos turísticos ao mesmo tempo e fazer fotos bem bonitas.

Dica: é na praia de Ponta Negra que se concentra a maior parte das agências que realizam passeios para as praias do Rio Grande do Norte, então procure visitar esse local primeiro.

Praias de Natal: Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca. Paula Rocha

Maracajaú, a melhor praia de Natal para conhecer os parrachos!

Principalmente pelo fato de a praia de Maracajaú ter os famosos parrachos (piscinas naturais), ela se tornou uma das mais lindas de Natal!

Durante a maré baixa, a tábua da maré de Maracajaú está em 0,6, sendo possível ver o fundo das águas e tornando o mar perfeito para mergulho. Afinal, é uma linda piscina natural cristalina, azulada e morna: uma paisagem singular e perfeita!

Dica: quanto menor o índice da tábua da maré, melhor! Por exemplo, se a tábua da maré estiver em 0,6, significa que o fundo é raso e a água está cristalina. Por outro lado, se estiver em 0,8, a água pode estar turva e bastante funda, não aconselhada para mergulho.

Também chamada de Parrachos de Maracajaú, a praia conta com excelente estrutura à beira-mar, além de ser ótima para realizar mergulhos de cilindro ou snorkeling. Certamente, um local magnífico para passar o dia!

Todavia, a praia de Maracajaú não está exatamente em Natal, mas sim no município de Maxaranguape, a 65km do centro de Natal. Porém, os passeios para ela saem da capital do Rio Grande do Norte e é uma atração que não pode faltar no seu roteiro.

Praias de Natal: Maracajaú

Praia de Genipabu

A praia de Genipabu fica localizada no município de Extremoz, a cerca de 28 km de Natal e é uma praia muito famosa por causa de suas dunas.

Aliás, é nessa praia que acontecem os famosos passeios de buggy pelo litoral norte partindo de Natal, então já anota aí: se quiser aproveitar mais o litoral norte da cidade, vá à praia de Genipabu no começo de sua viagem.<//span>

Atenção: os passeios de buggy não fazem parada para banho em Genipabu! Portanto, se você optar por ir por conta própria, encontrará uma praia com poucos turistas e bem tranquila.

Além de suas dunas claras e macias, Genipabu tem mar esverdeado e calmo, tornando o local bastante sossegado. Ideal para passar o dia com a família!

Ah, e tenho uma boa notícia para quem quiser ir por conta própria: é possível chegar até a praia de Genipabu de transporte público saindo do centro de Natal, facilitando muito o transporte.

Praia de Genipabu

Passeio de buggy na praia de Genipabu. Paula Rocha

Praia dos Artistas

A Praia dos Artistas é uma das mais famosas de Natal devido aos seus visitantes, que inicialmente eram só famosos! Consequentemente, ganhou o nome que tem, fazendo jus.

Esta é uma praia muito frequentada e com excelente estrutura, mas atente-se: cuidado ao se banhar, pois há muitas pedras nas margens e nas partes rasas do mar.

Aliás, se quiser uma noite agitada, vá à Praia dos Artistas! Geralmente, os barzinhos próximos fazem muitos shows, contagiando a galera e tornando a vida na praia mais animada. Todavia, lembre-se de não jogar lixo na areia e na água, viu?

Importante: veja aqui quanto custa viajar para Natal para se planejar melhor

Praia dos Artistas

Praia dos Artistas. Luis Andrade

Praia do Meio, uma das melhores praias de Natal para quem quer sossego

A Praia do Meio é bastante frequentada pelos moradores da cidade, até mais do que pelos turistas. Então, para quem busca tranquilidade, certamente a praia do Meio é a melhor opção.

Ah, vale dizer que em 2013 a Praia do Meio passou por uma revitalização, e agora tem calçadão e vários quiosques. Praticamente novinha em folha!

Confira aqui as mais valiosas dicas de Natal para aproveitar ao máximo esse paraíso

Praia do Meio, em Natal

Praia de Camurupim

A praia de Camurupim é considerada uma das melhores praias de Natal! Todavia, ela não está exatamente em Natal, e sim no município de Nísia Floresta, a 35 km da capital do Rio Grande do Norte.

Uma coisa legal dessa praia é que a areia está na mesma altura do mar, praticamente uma linha reta, com vista infinita para o horizonte. É lindo demais, sério! Parece uma piscina.

Além disso, a praia tem excelente estrutura, ideal para passar o dia, principalmente com crianças, pois o mar não é fundo e tem bastante areia para aproveitar.

Porém, a praia de Camurupim costuma estar sempre cheia, pois além de ser bem próxima do centro de Natal, faz parte de um dos passeios mais conhecidos, o Passeio das Águas.<//span>

Para saber tudo sobre esse passeio, dá uma olhadinha no meu Instagram

Praia de Camurupim, Natal

Praia de Camurupim. Paula Rocha

Praia da Redinha

Localizada no bairro Redinha, a praia de igual nome é a única na Zona Norte de Natal, então costuma estar bem cheia. E o fato de estar logo depois da Ponte Newton Navarro, responsável pela conexão dos bairros Redinhas e Santos Reis, colabora e muito para a sua fama.

Embora a praia de Redinha tenha água escura, ainda dá para tomar um bom banho, ou simplesmente aproveitar as águas deitado na rede, curtindo a brisa e o clima.

A grande atração da Praia da Redinha é a antiga Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, também chamada de Igreja de Pedra ou Capela de Pedra, toda construída em pedras retiradas do mar. Um charme, gente!

Praias de Natal: Praia da Redinha

Praia da Redinha (literalmente hahahah). Paula Rocha

Praia do Rio do Fogo, outra praia excelente de Natal para aproveitar os parrachos

A praia do Rio do Fogo fica a cerca de 85 km de Natal, no município de Rio do Fogo.

Na verdade, esta é uma das praias mais simples do Rio Grande do Norte, mas a sua beleza está nos parrachos do Rio do Fogo! A propósito, você pode conhecer esse local também como Parrachos de Perobas.

Assim como Maracajaú, os Parrachos de Perobas são lindos: claros, com tons esverdeados e azuis, além de rasos e excelentes para mergulho. De fato, é uma visão única, bem como a experiência.

Dica: o passeio para a praia do Rio do Fogo não é tão comum em Natal, então não costuma ter saída sempre. Portanto, sempre pergunte por ele nas agências de turismo.

Perobas, Natal.

Praia da Areia Preta

Na praia da Areia Preta você irá encontrar um mar com poucas ondas e bem tranquilo. Todavia, apesar da tranquilidade marítima, esta é uma praia bem movimentada, pois o seu arredor é bastante urbanizado. Mas consequentemente, você terá boa estrutura de quiosques e restaurantes.

Aliás, é perto dessa praia que você encontrará o Relógio de Sol, um imenso relógio que mostra as horas de acordo com a posição do sol. Ele está no calçadão, antes da areia.

E bem como o nome, a areia é um pouco mais escura em alguns pontos, bem como tem vegetação rasteira em um tom verde mais forte.

Praia da Areia Negra

Praia da Areia Negra. Cleuton Rosa Silva

Praia do Forte, uma das melhores praias escondidas de Natal

A praia do Forte tem um grande valor histórico, pois é nela que está localizado o Forte dos Reis Magos, que foi o primeiro do estado do Rio Grande do Norte, em 1628. Logo, ganhou o nome que tem.

Apesar desse ponto turístico realmente “forte”, a praia é muito tranquila e pouco explorada turisticamente. O que é uma pena, pois ela tem piscinas naturais lindas, areia escura (não suja!) e macia, águas claras e azuis. Juntando tudo, torna-se uma praia bastante diferenciada das demais.

Além disso, é também na praia do Forte que o pôr do sol é mais bonito,<//span> então não deixe de colocá-la em seu roteiro.

Confira: O que fazer em Natal

Praias de Natal: Praia do Forte

Praia do Forte. Angélica Ferreira

Praia de Pirangi do Norte

A praia de Pirangi do Norte recebeu esse nome por ser banhada pelo Rio Pirangi. Logo, por também ser um pouco rio, o mar é bem tranquilo e sem muitas ondas.

A praia também possui excelente estrutura, sendo o ponto de partida dos passeios das praias vizinhas.

Curiosidade: é na praia de Pirangi do Norte que está o maior cajueiro do mundo, o que compete com o de Parnaíba. Não deixe de visitar!

Praia de Pirangi do Norte

Praia de Pirangi do Norte. Tassia Akemi

Praia do Cotovelo, uma das melhores praias paradisíacas de Natal

Diferente da Praia da Ponta Negra, a Praia do Cotovelo é bem calma, com mar límpido, águas mornas e areias claras. Aliás, não é nem um pouco cheia.

Além disso, seus arredores são graciosos, com muito verde. Certamente, um lugar perfeito para quem deseja tirar uma folga no paraíso!

Praia do Cotovelo, Natal

Barra da Tabatinga, uma das melhores praias de Natal para fazer bate e volta

A Praia da Barra de Tabatinga está localizada a apenas 45 quilômetros de Natal e você encontrará facilmente passeios de bate e volta para ela.

O mar é dividido em duas partes: uma parte bem agitada, e a outra mais calma. Respectivamente, recebem os nomes de Tabatinga Alta e Tabatinga Baixa. Logo, é um local ideal tanto para banhistas quanto para aventureiros.

Um destaque da praia da Barra de Tabatinga é o Mirante dos Golfinhos, que além de oferecer uma linda vista, você poderá ver os golfinhos bem de perto.

Praia de Tabatinga

Praia de Tabatinga. Celanira Dias

Onde ficar em Natal

Para aproveitar melhor as praias, é importante também ter um bom local para ficar em Natal, tornando a viagem ainda melhor. Sendo assim, trouxe algumas boas opções de onde ficar na cidade, mas sem perder o pé na areia.

A melhor opção para ficar em Natal é Coral Plaza Apart Hotel, com varandas enormes, quartos espaçosos, vista para o mar e totalmente pé na areia! Além disso, o preço é bem bacana. Então, para se hospedar nele, verifique a disponibilidade para as datas da sua viagem aqui.

Outra boa opção é o Best Western Premier Majestic Hotel. Verifique a disponibilidade aqui. Agora, se você quer economizar sem perder o conforto, recomendo o Brisa do Mar Beach Hotel. Verifique a disponibilidade aqui.

Não deixe de conferir o post completo: Onde ficar em Natal

Enfim, essas são as melhores praias de Natal! Não deixe de conhecê-las e voltar aqui para me contar o que achou, certo? Então, é isso! Por hoje é só, viajantes. Até a próxima!

Envie um comentário