Top

Melhor época pra visitar os países bálticos

Estônia - país europeu que usa o euro

Viajar para a Europa é, sem dúvida, uma experiência inesquecível, desde que você faça um planejamento que se encaixe direitinho no seu estilo de viagem.

Nesse sentido, eu vou te mostrar aqui qual a melhor época para visitar os países bálticos e como o clima influencia diretamente no seu roteiro por lá.

Não deixe, portanto, de considerar cada informação abaixo e, assim sendo, escolha a época mais favorável para conhecer e aproveitar tudo que Tallinn, Riga e Vilnius têm a oferecer.

A mistura entre história e modernidade é um aspecto comum entre elas e, certamente, um dos mais interessantes em todo o seu roteiro. Confira!

Sobre

Os Países Bálticos são um conjunto de três países do Nordeste da Europa formado por Estônia, Letônia e Lituânia.

Eles viveram sob o domínio soviético até 1991 e conquistaram sua independência neste mesmo ano, tornando parte da União Europeia somente em 2004.

Banhados pelo Mar Báltico, Estônia, Letônia e Lituânia possuem influência direta da Rússia em vários aspectos da cultura local.

Hoje, é possível visitar as 3 capitais e perceber como toda a herança medieval, ao lado da modernidade europeia, proporciona uma experiência única para quem prefere conhecer este ponto alternativo da Europa.

E, como se não bastasse todo o aspecto visual, viajar para os países bálticos é mais barato do ir para destinos como Alemanha e Reino Unido, por exemplo.

Sendo assim, não é a toa que têm sido cada vez mais procurado pelos turistas.

Inclusive, está na hora de você planejar a sua viagem também. Portanto, vem comigo!

Pode te interessar: Dinheiro e Moedas da Europa

Clima dos países bálticos

Quando ir

A primavera e o verão são consideradas a melhor época pra viajar para os países bálticos, isso se o dinheiro não é problema pra você.

No início do inverno, quando eu viajei, estava tudo com um preço muito bom, além disso, estava tendo o mercado e festival de natal. Coisa mais linda!!!! Eu não fui no verão, mas amei conhecer a cidade nessa época mais fria.

Certamente que cada pessoa prefere uma época, seja pelo bolso, ou apenas por preferir determinadas estações do ano.

Estações do ano e média de temperatura

  • Primavera: Março até Junho
  • Verão: Junho até Setembro
  • Outono: Setembro até Dezembro
  • Inverno: Dezembro até Março

É interessante saber que o meses mais frios na Estônia, Lituânia e Letônia são dezembro, janeiro, fevereiro e março, sendo fevereiro o mais frio de todos. Com temperaturas abaixo de 0º e com muita neve.

Chernobyl hojeVeja tambémChernobyl hoje

Já os meses mais quentes nos países bálticos são junho, julho e agosto, com temperaturas que podem chegar até 24º.

Veja aqui a média de temperatura pra data da sua viagem.

Inverno nos países bálticos

Como é o clima nos países bálticos?

Antes de qualquer viagem, é necessário ter um conhecimento prévio, por modesto que seja, do clima local.

Nesse sentido, para te ajudar a fazer um planejamento mais seguro e divertido, eu resolvi mostrar a melhor época para visitar os países bálticos e, assim, você terá a melhor experiência por lá.

O verão, como você deve imaginar, é o período da alta temporada em grande parte do mundo e aqui não seria diferente. Ou seja, nesse período, as cidades estarão mais cheias e os preços menos acessíveis.

Apesar das chuvas serem um pouco mais frequentes nessa estação, os dias aqui são mais longos, o que é favorável ao turismo.

A primavera é outra ótima alternativa para viajar para esta região da Europa. As temperaturas são mais amenas nessa época do ano, sendo assim considere viajar entre os meses de maio e junho.

Os dias são ensolarados e quentes, as noites, por outro lado, são um pouco mais frias. Leve um casaco!

Em qualquer época do ano, haverá frio nos Países Bálticos.

É claro que o inverno (dezembro a fevereiro) possui temperaturas mais baixas, como nos dois primeiros meses do ano, período das temperaturas mais frias. Neve e belas paisagens são os aspectos mais importantes desta estação.

Sendo assim, a melhor época para visitar os países bálticos vai depender bastante do seu objetivo e do quanto você está disposto a gastar em Tallinn, Riga e Vilnius. A data escolhida sempre influencia em nosso bolso.

inverno Europeu

Final do outono nos países bálticos. Paula Rocha

O que fazer nos países bálticos.

Após definir a melhor época para visitar os países bálticos, é necessário ter em mente o que fazer por lá.

Nos próximos artigos, eu vou te mostrar um pouco do melhor roteiro de um dia em cada capital báltica, mas, por enquanto, irei indicar os principais pontos turísticos delas.

Quando ir a Tallinn na Estônia

Tallin é a capital da Estônia e faz fronteira com Rússia e Letônia. Ela é conhecida, principalmente, pelo conjunto de belezas naturais, história e, ainda, uma cultura de época bastante preservada.

O outono, que vai de maio a setembro, é a melhor época para visitar Tallinn.

Isso porque no verão, entre junho e agosto, o número de visitantes aumenta bastante, principalmente por causa dos dias mais longos.

Sendo assim, você poderá economizar em hospedagem e terá melhores condições para realizar passeios ao ar livre.

O inverno, entre dezembro e maio, é a época ideal para ir a Estônia, para quem prefere temperaturas mais frias. O clima, por outro lado, não fica chuvoso, o que facilita realizar atividades pela cidade.

O mês mais frio é fevereiro e os dias são mais curtos nessa estação do ano.

Tallin a noite

Noite no friozinho de Tallin. Paula Rocha

O que fazer em Tallinn

Localizada a 80 km de distância de Helsinki, na Finlândia, Tallinn é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa.

A capital da Estônia é o berço moderno do surgimento de várias empresas de tecnologia, o que a torna conhecida como o “Vale do Silício da Europa”.

Tallinn é um ótimo destino para quem procura por festivais (Cerveja, jazz, música barroca e canção), sala de concertos, grandes e pequenos teatros, museus, galerias de arte, etc. Você com certeza irá aproveitar este verdadeiro tour cultural!

No centro histórico da cidade (“Old Town”), você encontrará as principais atrações da capital da Estônia. Uma delas é A Torre Gorda de Margaret, que funciona como um museu.

No Epping Tower, é possível realizar um passeio família bastante agradável. No local, há 6 andares de exposições interativas para você curtir junto dos familiares.

Visitar Tallinn pode ser uma ótima oportunidade pra você visitar também Helsinque a capital da Finlândia.

Eu fiz esse percurso de barco e amei!!!

Além disso, há ainda a Maiden’s Tower, uma das torres mais famosas da cidade e que hoje é um ponto turístico. Dessa forma, não deixe ainda de conhecer o Café Neitsitorn e provar um delicioso café… Continue lendo.

Melhor época pra visitar os países bálticos

Melhor época pra visitar os países bálticos, Tallin no final do outono Paula Rocha

Melhor época para viajar para Riga, na Letônia

Riga, capital da Letônia e maior cidade dos países báltico, é um dos maiores centros comerciais dos Países Bálticos.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, seu centro histórico se destaca principalmente pela marcante presença da arquitetura Art Nouveau.

As estações em Riga são bastante definidas, principalmente por causa do clima temperado. A falta de grandes cadeias de montanhas é outro fator para isso.

Apesar de a primavera (março a junho) possuir temperaturas agradáveis e muitas cores, a melhor época para viajar para Riga é no outono (setembro a dezembro). Sendo assim, no mês de outubro os preços são mais acessíveis na cidade.

Fique bastante atento que, no inverno, os dias são mais curtos. A estação compreende os meses de dezembro a março, época ideal para praticar esqui cross-country, esqui convencional e snowboarding.

Há, ainda, as temperaturas mais elevadas do verão de Riga. Por receber mais visitantes, os preços são naturalmente mais altos. Entre junho e setembro, você pode, por exemplo, conhecer o Mar Báltico e seus 500 km de praias arenosas.
Melhor epoca pra viajar para Riga na Letônia

O que fazer em Riga?

Apesar de pouco popular, a capital da Letônia possui noites bastante animadas. É muito comum encontrar por lá várias opções de bares com ótimas opções de cerveja artesanal e uma gastronomia que certamente chamará bastante a sua atenção.

A cidade é bastante tranquila e possui um centro bastante preservado. Da “Old Town”, a Town Square (praça da prefeitura), a Igreja de São Pedro, o Café Rigensis (na Dome Square) e a Three Brothers (as casas mais antigas da cidade Riga) são algumas das atrações para incluir no roteiro.

O Castelo de Riga, localizado na margem do Rio Daugava, e a Biblioteca Nacional, um prédio moderno, mostram o contraste entre aspectos históricas e medievais e modernas da cidade de Riga… Continue lendo.

Noite fria no Mercado Municipal de Riga na Letônia

Mercado Municipal de Riga na Letônia. Paula Rocha

Quando visitar Vilnius, na Lituânia

Vilnius, capital da Lituânia, possui mais de 600 mil habitantes. A cidade, apesar de pequena, é bastante atraente ao público.

Aos poucos, ela tem se tornado uma das cidades mais visitadas da Europa Oriental e um dos motivos é por causa do clima de interior que ela possui.

A exemplo de Riga e Tallinn, Vilnius possui verões quentes e chuvosos. Sendo assim, entre maio e setembro, você encontrará os dias mais longos do ano.

O outono, que vai de setembro a dezembro, também é bastante agradável para conhecer a capital da Lituânia.

O que fazer em Vilnius?

A cidade, que é cercada por colinas verdes e montes, possui vários pontos turísticos interessantes para se conhecer. No Centro Antigo (“Old Town”), há a Praça da Catedral (Cathedral Square), a Basílica da Catedral, a Torre do Sino e o Palácio dos Duques da Lituânia.

Um pouco mais distante, está o Palácio dos Duques da Lituânia e, próximo a ele, o Castelo Gediminas, localizado no topo do monte.

Já no pé do monte, está Museu Nacional da Lituânia, que mostra um pouco a história do Lituânia.

O mais interessante do bairro de Vilnius é a República Independente de Uzupio, que possui várias atrações para conhecer, como o Beco da Gratidão, além das várias casinhas antigas.

Outra coisa legal pra fazer, é ir para Minsk na  Bielorrússia, eu fui e me amei! Leia também o artigo sobre como chegar em Minsk na Belarus.

Veja também: Melhor época para viajar para Minsk Belarus

Dos três países Vilnius foi o que mais gostei, além de ter visitado a Bielorrússia também pude conhecer Trakai, uma cidade com castelos em meio a lindos lagos. Visitei no final do outono e já achei lindo. Imagino pra quem vai no verão.

Recomendo no mínimo 3 dias na Lituânia é maravilhoso!

Leia mais: O que fazer em Vilnius, na Lituânia

Outono em Trakai na Lituânia

Outono em Trakai na Lituânia. Paula Rocha

Dicas finais

Ficou mais do que claro que os países bálticos possuem motivo suficiente para você conhecer e aproveitar cada atração de suas capitais.

Nesse artigo, eu mostrei qual a melhor época para visitá-los  e quais os principais pontos turísticos de Tallinn, Riga e Vilnius para conhecer ao viajar para o Nordeste da Europa.

No outono, as temperaturas são amenas e os preços são mais acessíveis, portanto, considere ir nessa estação do ano. Se o dinheiro não é, de fato, um problema, não deixe de considerar ir no verão e aproveitar os longos dias ensolarados da estação.

Em resumo, é possível curtir os países bálticos em cada estação do ano, nesse sentido, escolha a estação que melhor se adequa ao seu roteiro. No mais, é aproveitar cada segundo no Nordeste da Europa.

E pra você? Qual a melhor época pra visitar os países bálticos? Eu fico com o frio porque adoro inverno e mercados de natal.

Mercados de Natal, a melhor época do ano para viajar para os países bálticos

Todos os nossos artigos sobre os Países Bálticos

Está planejando uma viagem para os Países Bálticos?

Então, confira nossa série de posts sobre esses três países para viajar mais e melhor:

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Vem viajar comigo?

Comentários

  • thiago coelho

    30 de junho de 2023

    como vc se locomoveu entre uma cidade e outra ?

    reply...
  • thiago coelho

    30 de junho de 2023

    você foi no começo de dezembro?

    reply...

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa