Menu

O que fazer em Bonn na Alemanha

9 de junho de 2020

Primeiramente, eu já vou antecipar que há muito o que fazer em Bonn, pois além de dezenas de museus, a cidade conta com muitos parques, bares, clubes, castelos e atrações nas margens do rio Reno, que atravessa a cidade. Ou seja, tem de tudo para todos os gostos e aqui vou te contar tudinho sobre o que fazer nessa cantinho incrível onde moro na Alemanha.

Se você é apaixonado por história, vida noturna e castelos, aqui é o paraíso! E tem até praia. Vamos lá conhecer tudo que a cidade tem a oferecer? Garanto que vão amar, assim como eu amooo esse lugar.

Sobre Bonn na Alemanha

Bonn é uma cidade de mais de 2000 anos localizada no estado de Nordrhein-Westfalen (Renânia do Norte-Vestfália) no oeste da Alemanha. Apesar de não ser um dos destinos mais conhecidos da Alemanha, Bonn tem muito a oferecer e é uma das cidades mais importantes da história alemã, pois além de ser muito antiga, foi a capital da Alemanha Ocidental logo após a Segunda Guerra Mundial até 1990, pouco tempo após a queda do muro de Berlim.  

Althes Rathaus

Althes Rathaus Bonn. Foto: Carol Passos

O que fazer em Bonn

Para que possa aproveitar tudo o que Bonn tem a oferecer, é importante definir os seus interesses e montar o seu roteiro de acordo com os lugares de você acha mais interessantes conhecer. E para ficar mais fácil de definir, separei em categorias sobre o que fazer em Bonn: 

  • Museus em Bonn; 
  • Castelos e edifícios históricos em Bonn; 
  • Parques em Bonn; 
  • Dicas úteis em Bonn. 

 O que fazer em Bonn no inverno

Assim como outras cidades da Europa, Bonn também tem sua época bem fria, e para esses dias, nada melhor que um bom lugar quentinho para se proteger não é mesmo? Separei aqui, alguns dos meus museus preferidos, espero que você goste 🙂

Museus em Bonn 

Como eu disse anteriormente, Bonn é uma cidade histórica e tem dezenas de museus, e a maioria são gratuitos, porém mesmo os pagos, tem um preço simbólico que raramente passa dos 10 euros. Mas você pode ter acesso a todos esses museus através de um Welcome Card (mais informações nas dicas úteis). 

Haus der Geschichte 

Este é o museu de história da República Federal de Alemanha, na minha opinião é o museu mais interessante da cidade, pois conta a história da Alemanha pós guerra e toda a evolução até os dias atuais. Além disso, é muito importante para Bonn, pois retrata como a cidade virou a capital da Alemanha Ocidental e como influenciou a recuperação alemã.

A entrada é gratuita e não precisa de agendamento prévio, mas é indicado chegar mais cedo para evitar filas.

Endereço: Willy-Brandt-Alle 14, 53113 Bonn. – Dica: Metrô 16, 63 ou 66 até a estação Heussallee Museumsmeile

Horário de funcionamento: de Segunda a Sexta-feira das 09:00 às 19:00 e aos finais de semana das 10:00 às 18:00.

Museu em Bonn

O que fazer em Bonn. Museu de história da República Federal de Alemanha. Foto: Carol Passos

 História natural em Bonn – Museum Koenig 

O museu de história natural e etnologia de Bonn foi criado em 1934 tem diversas espécies atuais e históricas de animais, insetos, plantas, fungos, ecossistemas, fósseis, geologia, paleontologia e climatologia.

O preço individual da entrada é 5 euros (30 reais) adulto, 2,50 euros (15 reais) crianças, ou tem a opção de pacote família por 12 euros (70 reais).

Endereço: Adenauerallee 160, 53113 Bonn.

Dica: Metrô 16, 63 ou 66 até a estação Museum Koenig

Horário de funcionamento: Terça-feira a Domingo das 10:00 as 06:00

Ägyptisches Museum 

O museu egípcio fica na Universidade de Bonn e conta commais de 3000 peças do antigoEgito, separados por temas como: cerâmica, ferramentas, vida e luxo, escrita, faraós, Deuses, mitos, religião, etc.

O valor da entrada é apenas 2,50 euros (15 reais) por pessoa ou 7 euros (40 reais) para a família.

Endereço: Regina-Pacis-Weg 7, 53113 Bonn – 5 minutos caminhando da estação central de Bonn

Horário de funcionamento: Terça a Sexta-feira das 13:00 às 17:00 e os finais de semana das 13:00 às 18:00 

Beethoven-Haus 

Com certeza Beethoven te faz lembrar do famoso compositor alemão Ludwig von Beethoven né? Na verdade, ele nasceu em Bonn e sua casa segue intacta até hoje e virou um museu com coleções, bibliotecas e vários móveis e objetos da família Beethoven ao longos dos séculos.

Porém o valor do ingresso é um dos mais caros de Bonn, atingindo os 10 euros (58 reais). 

Endereço: Bonngasse 20, 53111 Bonn – 10 minutos caminhando da estação central de Bonn

Horário de funcionamento: todos os dias das 10:00 às 18:00 

Beethoven Haus

Beethoven Haus Bonn. Fonte: Carol Passos

 Arte em Bonn – Kunst- und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland 

E falando em arte, os amantes da arte podem visitar o Salão de arte e exposições da Alemanha, que conta com centenas de pinturas, esculturas, entre outros, de várias épocas diferentes na Europa e também assistir as apresentações teatrais ou musicais no local todo mês.

O ingresso custa 10 euros (58 reais) para adultos e é gratuito para menores de 18 anos.

Endereço: Helmut-Kohl-Allee 4, 53113 Bonn – Dica: Metrô 16, 63 ou 66 até a estação Heussallee Museumsmeile

 Horário de funcionamento: Terça e Quarta-feira das 10:00 às 21:00 e de Quinta-feira a Domingo das 10:00 às 19:00

O que fazer em Bonn em qualquer época do ano

Castelos e edifícios históricos 

Da mesma forma que Bonn é repleta de museus, a cidade também tem muitas construções históricos que refletem todos esses séculos de história, e o melor de tudo é que da pra visitar em qualquer época do ano!!

Eu separei uma lista dos mais incríveis castelos e edifícios históricos em Bonn:

Drachenfels 

As ruínas de Drachenfels ficam em Königswinter, um distrito de Bonn, e era um castelo construído por volta de 1140 pelo arcebispo Arnold I para proteger a cidade de Colônia das invasões do sul. 

Para chegar até você precisa pegar o metrô 66 até Königswinter e depois pegar trem turístico ou fazer uma trilha na montanha, o que vale super a pena pois a vista para a cidade de Bonn e o rio Reno é simplesmente incrível! 

Endereço: Auf dem Drachenfels, 53639 Königswinter

Ruínas de Drachenfels em Bonn

Ruínas de Drachenfels em Bonn Foto: Carol Passos

 O castelo do Dragão – Drachenburg 

Primeiramente, Drachenburg parece um castelo de contos de fadas! O castelo do dragão foi construído em apenas 2 anos no século 19 pelo barão Stephan von Sarter, que faleceu antes mesmo de se mudar pra lá. Entretanto, o castelo leva esse nome, pois uma lenda medieval que o herói Siegfried matou um dragão que vivia numa caverna desta montanha. 

Além disso, o castelo também fica em Königwinter e é pertinho de Drachenfels, então dá pra conhecer dois castelos de épocas diferentes no mesmo dia! 

A entrada é 7 euros (40 reais)

Endereço: Drachenfelsstraße 118, 53639 Königswinter

Castelo de Drachenburg em Bonn

Castelo de Drachenburg em Bonn. Foto: Carol Passos

Poppelsdorf Palace 

O palácio de Poppelsdorf foi construído em 1715 no mesmo lugar onde um castelo medieval foi destruído em 1583 guerra truchsessiana.

Logo após sua construção, também construíram o jardim botânico da cidade com mais de 8000 tipos de plantas e ambos pertencem a Universidade de Bonn. Portanto a entrada é gratuita, com exceção nos dias de eventos. 

Endereço: Meckenheimer Allee 171, 53115 

Electoral Palace 

O palácio eleitoral foi construído de 1697 a 1705 por Enrico Zuccalli para o príncipe Joseph Clemens e era palácio residencial dos príncipes de Colônia. 

Hoje o palácio é a sede da Universidade de Bonn, uma das melhores universidades da Alemanha, portanto é um lugar muito frequentado pelos estudantes e moradores locais, e a entrada é gratuita, porém limitada em determinadas áreas. 

 Endereço: Am Hof 1, 53113 

Palácio Eleitoral de Bonn

Palácio Eleitoral de Bonn. Foto: Carol Passos

Godesburg 

O castelo de Godesburg fica no bairro de Bad Godesberg, na parte sul de Bonn, e foi construído 1244 para ser uma fortaleza de 32 metros para defender a cidade de Colônia, porém assim como o antigo castelo de Poppelsdorf, ele foi destruído em 1513, deixando apenas a torre e algumas ruínas.

Além disso, a entrada é gratuita e um restaurante foi construído no local.

Endereço: Auf dem Godesberg 5, 53177

Bonner Münster e Sterntor 

A catedral de Bonn foi construída pelos romanos no século XI no lugar de uma antiga igreja que foi demolida em 1050. Ela fica na praça de Münsterplatz em grande importância histórica, pois foi palco de duas coroações de reis alemães: Friedrich III e Karl IV.

Além disso, a poucos minutos da catedral, você vai ver o portão de Bonn, que era a entrada principal da cidade na Idade Média e segue intacta até os dias de hoje. 

Endereço: Münsterplatz, 53111

Bonn gate

Portão medieval de Bonn. Foto: Carol Passos

Althes Rathaus

A antiga prefeitura de Bonn foi construída em 1737 no estilo rococó, não cocoricó hahah, ele fica em Marktplatz (praça do mercado). Nesse meio tempo, virou um ponto muito importante da cidade, principalmente na época em que era a capital da Alemanha Ocidental, pois recebeu muitas figuras públicas famosas na época, como John Kennedy, Nelson Mandela e Charles de Gaulle.

Endereço: Markt 2, 53111

Post Tower

A Post Tower é o prédio mais alto da cidade de Bonn e pertence ao Deutsche Post, grupo DHL. A torre tem 162 metros, 41 andares e foi feito de vidro, aço e concreto.

Endereço: Charles-de-Gaulle-Straße 20, 53113

O que fazer em Bonn na primavera e verão

Parques

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer na primavera e no verão em Bonn é poder passear nos parques, um mais bonito que o outro, na época mais quente ele fica verdinho e alegra nossos dias.

Vou listar os parques que eu mais gosto em Bonn. Quando vocês vierem pra cá me cotam qual gostaram mais tá?

Rheinaue 

O Rheinaue é um parque com quase 45 km de pista de caminhada e várias atrações como: Jardim japonês, jardim cego, floresta, cemitério romano, jardim de rosas, centro de lazer, etc.

Além disso, no verão é palco de diversas festas, concertos, apresentações, feiras e outros eventos da cidade. 

Endereço: Ludwig-Erhard-Allee 20, 53175

Rheinaue Park

Parque Rheinaue em Bonn. Foto: Carol Passos

Hofgarten 

O hofgarten é um gramado grande em frente a Universidade de Bonn e é o point dos jovens no verão, portanto é que a galera toda se junta para fazer piqueniques, beber, jogar e tomar um sol nos dias mais agradáveis. Passe por lá e aprecie a vista 🙂

Endereço: Am Hofgarten, 53113

Rio Reno 

Como eu disse anteriormente, o rio Reno corta a cidade de Bonn, e toda a sua volta é bem estruturada para atividades ao ar livre, com diversos parques, pistas de corrida, restaurantes, bares, passeios de barco e jardins.  Entretanto, é uma ótima opção pra quem quer andar por Bonn de ponta a ponta e tomar um ar fresco! 

Rio Reno

Parques a beira do Rio Reno em Bonn. Foto: Carol Passos

Praias em Bonn na Alemanha

Praias fluviais

Eu ouvi praia? Sim! 

Na Alemanha é muito comum ver praias de rio, e as duas mais conhecidas em Bonn são: Beach Wednesday no bairro de Beuel e Copacabana Bonn no bairro de Oberkassel.

Atenção: o Rio Reno é muito perigoso, então é proibido nadar nessas praias, portanto os banhistas só podem entrar na parte rasa do rio.

Praia fluvial em Bonn

Praia fluvial em Bonn. Foto: Carol Passos

Cerejeiras de Bonn – Altstadt

Nas primeiras semanas de Abril as ruas do bairro de Altstadt se enchem de cerejeiras, fazendo com que a rua principal Breite straße seja conhecida como a rua mais cor-de-rosa do mundo. Portanto, se for no período da primavera é essencial que você vá ver este espetáculo natural da cidade!

Cerejeiras em Bonn

Cerejeiras em Bonn. Foto: Carol Passos

O que fazer em Bonn com crianças

Há muito o que fazer em Bonn com as crianças, pois além dos parques e castelos que eu citei anteriormente, tem também loja de brinquedos, Parque de Piratas e casas de doces 🙂 Vamos conhecer?

Ludus Spielwaren

Ludus Spielwaren é uma loja de brinquedos de madeira, animais de pelúcia e bonecas da mais alta qualidade. A característica distintiva da loja é que a equipe não apenas permite as crianças olhem e escolham brinquedos para comprar, mas também os deixa brincar com os brinquedos disponíveis na loja. Além disso, alguns pequenos eventos, como teatros infantis ou festas temáticas são organizadas na loja, o que é ainda mais atrativo para as crianças.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 19:00, de sábado, das 10:00 às 17:00.
Endereço: Friedrichstraße 14, 53111

Haribo

Haribo é uma marca mundialmente famosa de doces guloseimas e tudo começou em Bonn, por isso com certeza uma das melhores dicas para as crianças sobre o que fazer em Bonn é visitar a loja incrível da Haribo do centro.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 17:00, de sábado a domingo, das 10:00 às 18:00.

Endereço: Am Neutor 3, 53111

Piratenland Kinderpark

O parque dos piratas é um lugar para grandes aventuras! Através de uma área de 2.000 m², as crianças experimentam muita diversão e aventura, independentemente do clima. No navio pirata gigante, as crianças se tornam exploradoras e superam os vários obstáculos que os aguardam no navio de brinquedo de vários andares.

Em seguida, desce rapidamente através de um escorregador e vai para as próximas atrações do jogo. Na grande pista de kart elétrico, as crianças correm com os velocistas legais ou conquistam o escorregador croco-ativo. Além disso, tem uma área separada para crianças menores.

O valor do ingresso varia de 9,90 a 12,90 euros (54 a 70 reais) e o parque funciona todos os dias. Certamente as crianças vão amar!!!

Endereço: Otto-Hahn-Straße 96, 53117

Dicas úteis sobre o que fazer em Bonn

Restaurantes

Em Bonn você vai encontrar diversas opções de comida alemã, turca, italiana, japonesa, tailandesa, chinesa, indiana, mexicana e até brasileira! 

Se você quiser se deliciar com uma boa e típica comida alemã, eu indico o tradicional restaurante Gasthaus Im Stiefel que fica na rua Bonngasse 30, 53111. Os pratos custam entre 4,50 a 18,90 euros (26 a 110 reais).

Além disso, você pode arriscar comidas típicas de outros países, como um Dönner por 5 euros (30 reais) nos restaurantes turcos espalhados pela cidade, uma típica macarronada italiana a partir de 5 euros (30 reais) ou até mesmo matar as saudades da comida brasileira no restaurante Limão no bairro de Bad Godesberg de 4 a 30 euros (23 a 170 reais). 

Gasthaus Im Stiefel

Prato típico alemão. Fonte: Gasthaus Im Stiefel

Supermercados

Outro ponto importante é encontrar os supermercados mais próximos à estação central de Bonn, afinal sabemos que não é só de restaurantes que vivem os viajante né hahaha. Logo, as melhores opções são Aldi e Rewe, sendo o primeiro no endereço Poststraße 23 e o segundo em Friedensplatz 1-3.

Esses mercados tem diversas opções de alimentos, inclusive comida pronta para levar, porém fiquem atentos na hora de comprar água, principalmente se você não gosta de água com gás, pois é o tipo que mais tem na Alemanha, inclusive em algumas torneiras.

O que fazer em Bonn a noite

Bares com preços

Por ser uma cidade jovem e badalada, Bonn é cheia de bares e pubs, principalmente no bairro de Altstadt. Porém, separei os mais agitados e conhecidos na cidade:

  • Sausalitos> comidas e bebidas a partir de 5 euros e happy hour todos os dias das 17:00 às 20:00 – Endereço: Am Hof 28, 53113
  • Mayas > comidas e bebidas a partir de 1 euro (5,80 reais) – Endereço: Breite Str. 72, 53111
  • Dubliner Irish Pub> bebidas a partir de 2,5 euros (15 reais) e karaokê todos os sábados – Endereço: Maxstraße 18-20, 53111
  • James Joyce Irish Pub > bebidas a partir de 2,5 euros (15 reais) – Endereço: AMauspfad 6-10, 53111
  • The Fiddlers > bebidas a partir de 2,5 euros (15 reais) – Endereço: Frongasse 9, 53121
  • Shakers > Bebidas e comidas a partir de 3,9 euros (22 reais)  – Endereço: Bornheimer Str. 26, 53111

O que fazer em Bonn - cerveja

Clubes

Assim como bares, Bonn também é cheia de casas noturnas que costumam variar o tema toda semana, como pop, reggaeton, rap, hip hop, rock e música tradicional alemã.

  • Club N8schicht > Bornheimer Str. 20-22, 53111
  • Carpe Noctem > Wesselstraße 5, 53111
  • Blow Up > Sterntorbrücke 7, 53111
  • Untergrund > Kesselgasse 1, 53111
  • N8Lounge > Franzstraße 41, 53111

Transporte em Bonn

O Aeroporto mais próximo de Bonn é o CGN (Aeroporto Bonn-Colônia) e o transporte público da região é muito eficaz, com uma ampla variedade de linhas de trem, metro ou ônibus.

Tickets e tarifas

Você pode comprar os tickets nas máquinas espalhadas pela cidade ou através do aplicativo SWB easy.GO. Porém, o valor do ticket depende da distância até seu destino, ou seja, pode variar de 0,90 a 18,10 euros de acordo com as zonas da cidade. Mas não se assuste, os preços mais caros são para as áreas mais afastadas e pouco habitadas, normalmente você vai gastar no máximo 5 euros (30 reais) de uma ponta a outra da cidade.

Contudo, você também pode comprar os tickets de viagens ilimitadas por 24 horas, 7 ou 30 dias, e variam de 8,80 a 96 euros (50 a 555 reais) dependendo do período escolhido. E os bilhetes devem ser validados inserindo-os nos carimbos de data e hora amarelos (uma máquina pequena e vermelha dentro do metrô ou ônibus).

Isso pode parecer um pouco confuso, mas no aplicativo é bem fácil, pois se você colocar a origem e o destino já vai sair o preço final. Além disso, tem mais informações clicando aqui.

Atenção: O transporte público na Alemanha opera com um sistema de confiança, mas são feitas verificações periódicas dentro dos transportes. A multa para viajar sem bilhete válido é de 60 euros (347 reais).

Linhas de ônibus e metrô

Bonn possui 40 rotas de ônibus e mais de 500 pontos de ônibus, além disso possui 9 linhas de metro que podem ser vistos detalhadamente clicando aqui.

Horários

O transporte público funciona até as 2:00am e volta normalmente as 4:30am, bem como a frequência, que é de 10 em 10 minutos nos horários de pico ou locais urbanos, ou de 20 a 30 minutos de madrugada ou em áreas mais afastadas.

Táxi

O famoso Uber não é muito utilizado na cidade, mas você pode chamar um táxi através do telefone +49 0228 – 55 55 55 ou do aplicativo Free now.

Os preços variam dependendo da distância, mas de norte a sul da cidade fica em torno de 20 euros (115 reais) e viagens curtas em torno de 5 euros (30 reais)

Bicicleta ou Patinete

Antes de mais nada, uma coisa que eu percebi é que os alemães gostam muito de andar de bicicleta e patinete, e por isso, há diversos patinetes e bicicletas espalhados pela cidades. Do mesmo modo, grande parte estão disponíveis para locação através dos aplicativos Lime e Next Bike, contudo preste atenção e use só os que tem a plaquinha com os nomes dos aplicativos.

Welcome Card Bonn

O Welcome Card Bonn é uma ótima opção para quem não quer se preocupar com tickets de transporte e museus. Portanto os visitantes podem fazer uma jornada de descoberta de maneira mais confortável e barata.

Entretanto, segue abaixo a lista de preços para 24 horas e o link com os detalhes do que está incluso em casa tipo:

  1. Bilhete incluso na área da cidade de Bonn> único: 10 euros (58 reais)  ou família 19 euros (110 reais)
  2. Plus, incluindo a região estendida do bilhete Bonn > único: 14 euros (80 reais)  ou família 26 euros (150 reais)
  3. Plus VRS, incluindo rede VRS expandida por ticket > único: 24 euros (138 reais)  ou família 49 euros (283 reais)

Veja mais detalhes aqui.

Onde ficar em Bonn

Hostel 45

O Hostel 45 é uma ótima opção pra quem busca uma acomodação de baixo custo, pois além de ter um preço bem baixo que varia de 15 a 35 euros (82 a 191 reais) a diária, fica no centro de Bonn e a apenas 850 metros da estação central da cidade.

Endereço: Kölnstraße 45, 53111

Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Hotel Bonn City

Uma ótima opção para quem busca conforto e boa localização é o Hotel City Bonn, que fica no coração da cidade e de Beethoven Haus, em e a apenas alguns minutos a pé do rio Reno, este é um hotel predominantemente de gerência feminina, com uma atmosfera familiar e os preços da estadia variam de 60 a 165 euros (328 a 902 reais) a diária.

Endereço: Am Marthashof 1, 53111

Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Blues & Chutney Bonn

Este hotel é um dos mais bem avaliados pelos turistas em Bonn, pois além de uma boa localização, tem uma cozinha compartilhada e quartos quartos super confortáveis e limpos. E os preços variam de 80 a 300 euros (437 a 1641 reais) a diária.

Endereço: Lessingstraße 31, 53113

Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Blues & Chutney Bonn

Hotel Blues & Chutney Bonn. Fonte: Booking

Kameha Grand Bonn

Se você procura luxo, o hotel Kameha Grand Bonn, certamente vai ser amor à primeira vista!

Em outras palavras, este hotel 5 estrelas que fica no luxuoso bairro de Oberkassel, na beira do rio Reno é simplesmente maravilhoso. Além disso, o hotel tem muitas opções de entretenimento, como restaurantes, eventos, piscina, sauna, spa, academia, etc. E as diarias são a patir de 300 euros (1641 reais).

Endereço: Am Bonner Bogen 1, 53227

Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Kameha Grand Bonn

Hotel Kameha Grand Bonn. Fonte: Booking

Contatos úteis em Bonn

Bonn-Information
Windeckstr.1 / am Münsterplatz
53111 Bonn
Tel.: +49 228 77 50 00
E-Mail: [email protected]
www.bonn.de

Bad Godesberg Stadtmarketing e.V.
Ria-Maternus-Platz 1
53173 Bonn
Tel.: +49 228 18 42 690
[email protected]
www.godesberg-stadtmarketing.de

Tourismus Siebengebirge GmbH
Geschäftstelle Königswinter
Drachenfelsstr. 51
53639 Königswinter
Tel.: +49 2223 91 77-11
[email protected]
www.siebengebirge.com
www.gehdochmal.de

Morando em Bonn na Alemanha

Brasileira morando na Alemanha: Foto: Carol Passos

Espero que você tenha gostado do meu primeiro post de Bonn aqui na Alemanha. Você pode me acompanhar também em meu Instagram.

9 comentários

  1. Iago Responder 11 de junho de 2020, 00:07

    Muita informação boa e fotos incríveis, espero um dia poder conhecer Bonn e visitar todos os lugares mencionados, Ägyptisches Museum parece ser muito interessante, sempre gostei de egípcios, espero que esteja amando sua estadia por aí !

  2. Juliana Responder 9 de junho de 2020, 17:30

    adorei o post😍😍 quero conhecer Bonn 🥰

  3. Nicole Responder 9 de junho de 2020, 16:44

    Que incrível!! Mal posso esperar para conhecer esse país e mais ainda essa cidade!

  4. Rodrigo Responder 9 de junho de 2020, 15:29

    Que incrível isso tudo!!
    Obrigado por compartilhar um pouco sobre a cultura da Alemanha!

  5. Gisella Responder 9 de junho de 2020, 15:24

    Aí que delícia de post! Da vontade de já arrumar as malas e partir pra Alemanha! ❤️❤️❤️

  6. Mariana Responder 9 de junho de 2020, 15:07

    Ameii, salvei o link e já quero ir <3

  7. Patricia Passos Couto Responder 9 de junho de 2020, 14:35

    Amei !! Parabéns

  8. Williane Responder 9 de junho de 2020, 14:27

    Essa Carol arrasa 🤩. Louquinha aqui já pra conhecer pessoalmente a Alemanha.
    Quero ir em todos os lugares dos tópicos.

  9. lu Responder 9 de junho de 2020, 14:20

    apaixonada 😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top