
O que visitar na região da Alsácia na França
Hoje eu te mostro o que visitar na região da Alsácia na França para você se apaixonar por essa região cultural e histórica do país.
Ela é uma das regiões mais conhecidas e encantadoras da França, que agora é considerada uma região cultural, mas não mais administrativa.
Há pouco tempo o governo francês reduziu o numero de regiões, integrando a Alsácia, Lorraine e Champagne-Ardenne e tornando-as em “Grand-Est”.
A Alsácia tem uma identidade cultural muito forte e com uma forte influência germânica.
Veja nesse post
Um pouco da história
Antes de tudo é importante resumir um pouco da história da região. A Alsácia é uma região francesa desde o século XVII. A região acolheu muito bem a revolução francesa e foi o berço da “Marseillaise” (hino nacional francês).
Depois da derrota da guerra de 1870 contra a Alemanha, a Alsácia (junto com uma parte da região da Lorraine) foi anexada ao império alemão até o final da 1° guerra mundial, quando ela foi reanimada à França.
Contudo, com começo da 2° guerra mundial, ela foi, mais uma vez, anexada à Alemanha em 1940, voltando a ser francesa (definitivamente) em 1945.
Veja também: dicas de Tromso, na Noruega
4 opções de hospedagem que valem a pena em Alsácia
($) Se você quer economizar, o Ibis Colmar Centre é muito bom e tem bons preços.
($$) Com bom custo-benefício, o Lagrange Apart’Hotel é excelente.
($$$) Pra quem procura algo mais bacanudo, o Relais & Châteaux la Maison des Têtes e o Hotel & SPA Régent Petite France são escolhas certeiras.
-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Alsácia.
Especificidade jurídica
Graças a essas idas e vindas na Alemanha, a região conta um especificidade jurídica. A mais notável é a no sistema público de saúde.
A região (junto com uma parte da Lorraine – departamento da Moselle) é regida pelo “régime local” (regime local) e não pelo “regime général” (regime geral) como no resto da França, que acarreta um reembolso maior nos gastos com a saúde.
Em outras palavras, mais benefícios.
Aliás, pode te interessar: Melhores sobremesas e doces franceses
Demografia
A região conta com quase 1.900.000 habitantes (2021). As maiores cidades são Strasbourg, Mulhouse, Colmar, Haguenau e Saint-Louis.
Entretanto, mais pra frente vocês vão perceber que as cidades pequenas da região, apesar do tamanho, fazem muito sucesso, e o porquê desse sucesso.
Chegando na região
Saber por onde é chegar é importante antes de saber o que visitar na região da Alsácia na França. Há 2 aeroportos de médio porte:
- Um em Estrasburgo, no norte da região,
- e outro em Saint-Louis, no sul da região (o EuroAirport).
O aeroporto de Estrasburgo só recebe voos de curta distancia de dentro da Europa e do Norte da África.
Em contrapartida, o EuroAirport recebe voos de curta e média distante da Europa, Norte da África e Oriente Médio.
As principais estações de trem são as de Estrasburgo, Colmar, Mulhouse e Saint-Louis.
Vista para Alsácia do Castelo de Hohlandsbourg. Foto: Michel Wendling
Estrasburgo – O que visitar na região da Alsácia na França
Estrasburgo é a capital, a maior e mais visitada cidade da Alsácia. Podemos dizer que é uma cidade mágica e histórica, o que a leva a ter vários pontos super interessantes a serem visitados.
Principais pontos turísticos
A Catedral Notre Dame de Estrasburgo, com seus 142 metros de altura, é a segunda catedral mais visitada do país e é um belo exemplo, assim como o Parc de l’Orangerie, o Parlamento Europeu, e, claro, o bairro da Petite France com suas casas super charmosas de enxaimel, e que conta com o monumento mais fotografado da cidade.
Ficou curioso (a) sobre a cidade? Da uma checada nos artigos abaixo que eu escrevi sobre Estrasburgo.
Lá eu falo bastante da cidade e sobre o que fazer por lá. Não deixe de fazer um passeio de barco, você vai se apaixonar ainda mais por Estrasburgo.
Catedral Notre Dame de Strasbourg
Colmar, no coração da Alsácia
Colmar é uma cidade super turística da região e está localizada no centro da Alsácia.
Nem grande, nem pequena, 70 mil habitantes coabitam nessa cidade encantadora. Por lá você vai encontrar muita história e uma cidade imersa na cultura alsaciana.
Não se assuste se algumas vezes você não escutar alguém falando francês, o dialeto local (Alsaciano) é bastante comum em Colmar.
Destino Suíça: O que visitar em Lausanne – 7 principais atrações
Quai de la Poissonnerie, Colmar
O que visitar?
Se delicie pelas ruas do Centro-histórico da cidade, experimente um pretzel com vinho local ou cerveja local no Marché Couvert, faça um passeio de barco pela Petite Venise e tire bastante fotos no Quai de la Poissonnerie.
Ah, e se você tem vontade de visitar a estátua da liberdade, mas ainda não conseguiu dar uma passadinha em New York, não se preocupe, o escultor Auguste Bartholdi, da estátua novaiorquina, é de Colmar e há uma réplica na cidade.
Você também pode dar uma checada no meu artigo sobre a cidade: O que fazer em Colmar na França
Kaysesberg – Eleita a mais linda da França
Kaysesberg é uma cidadezinha (5 mil habitantes) que fica a 10 minutos (de carro) de Colmar e está, assim como Colmar, na rota do vinho.
Como escrito no título, ela já foi eleita a cidadezinha mais linda da França pelos próprios franceses. Vinhedos rodeiam a cidade e o centro-histórico é um charme só.
De lá você consegue ver o Castelo de Kaysesberg, que começou a ser construído em 1200. Em dezembro a cidade ganha o mercado de Natal, lindo e com varias delicias locais.
A cidadezinha é pequena, mas vale MUITO a visita. Com muitos bares e restaurantes, pode ser uma excelente opção para você experimentar a famosíssima “Tarte Flambée” ou “Flammekueche”.
Você sabia? A França é um dos melhores destinos para passar a Lua de Mel!
Centro Histórico de Kaysesberg
Ribeauvillé
Ribeauvillé está localizada nas montanhas dos Vosges é uma cidadezinha linda e que fica na rota dos vinhos da Alsácia.
A igreja de Saint-Grégoire, os três castelos – Saint-Ulrich, Ribeaupierre e Girsberg -, a Torre dos Talhos do século XIII, a Câmara Municipal do século XVIII são pontos imperdíveis por lá!
Todo primeiro fim de semana de setembro, a cidade medieval ganha vida no festival Ménétriers (“Pfifferdaj” em Alsaciano).
A partir do século XIV, estes trovadores costumavam reunir-se na cidadezinha que, desde então, perpetua a tradição musical. Dança, cantigas e desfiles fantasiados fazem parte da programação.
Pode te interessar: Moedas da Europa: quais são e quais usar?
Ribeauvillé. Fonte: Google
Riquewihr
Situada entre os picos das montanhas dos Vosges e a planície da Alsácia, Riquewihr é uma cidade medieval no coração dos vinhedos da Alsácia.
Além das várias residências renascentistas, não deixe de visitar a antiga prisão, agora chamada de Torre dos Ladrões, Museu Hansi ou Torre Dolder, emblema da cidade.
Ela também já foi eleita a cidadezinha mais linda da França em 2016.
Na primavera e no verão a cidade é super enfeitada com flores e assume as cores do Natal durante o período do Advento, num ambiente único que combina a magia do Natal com as tradições alsacianas.
Riquewihr no natal. Fonte: Google
Eguisheim
Assim como Kaysesberg, essa cidadezinha pitoresca também está bem pertinho de Colmar, a menos de 10km.
Lá você vai se impressionar pela estrutura em círculos concêntricos que te conduz naturalmente à praça central e ainda admirar a grande fonte de Saint-Léon e o castelo medieval dos Condes de Eguisheim.
Avaliação de voo:
A cidade está rodeada por colinas cobertas de vinhedos e é “vigiada” pelos três castelos localizados no topo da cidade.
Praça Central de Eguisheim. Fonte: Google
Rota dos Vinhos – O que visitar e aproveitar na região da Alsácia na França
A rota de vinhos da Alsácia é a mais antiga da França e tem mais de 170 km de extensão, atravessando 73 cidades e cidadezinhas entre os departamentos do “Bas-Rhin” e “Haut-Rhin”.
Ela foi inaugurada em 1953 e vai de Marlenheim, no norte da região, até Thann, no sul da região.
Nesta rota, juntam-se mais de 300 propriedades vinícolas e 49 dos 51 “grands crus”. Dos 119 municípios produtores de vinho da Alsácia, 67 estão na rota da Rota dos Vinhos.
Como resultado, a rota dos vinhos é uma atividade económica que se insere no enoturismo, e você pode visitar com carro, a bicicleta ou a pé. Seu emblema é o vinho branco.
E quando falamos sobre o que visitar na região da Alsácia na França, essa é certamente uma excelente opção.
Vou indicar uma pessoa que conhece muito bem a rota dos vinhos e faz passeios e excursões. Logo depois de terminar de ler esse artigo (hahahaha), você pode contactar a querida da Simone aqui através do seu instagram.
Saint-Louis – Tríplice fronteira
Saint-Louis é uma das últimas cidades da Alsácia. Apesar de não ser uma cidade turística, ela atrai alguns visitantes devido a sua localização na tríplice fronteira com a Alemanha e Suíça.
Ou seja, a pé, além de conhecer Saint-Louis e algumas outras cidadezinhas ao redor ainda em território francês (como Village-Neuf e Huningue), você pode visitar mais 2 países em 1 só dia.
Cidade de Huningue, na aglomeração de Saint-Louis, Alsácia
Conhecendo 3 países – O que visitar além da região da Alsácia na França
Nesse sentido, a fronteira mais famosa está na cidade de Huningue (que faz parte da aglomeração de Saint-Louis) na “Dreiländereck”, ou ponte dos 3 países.
De Huningue você atravessa a ponte e “cai” na cidade alemã de Weil am Rhein.
Dica: aproveite e faça umas comprinhas de produtos de beleza e higiene no DM, os preços são maravilhosos.
Caminhe aproximadamente uns 500m e você já estará na fronteira com a cidade Suíça da Basileia, que você precisa fazer um tour (hahaha), afinal, é a 3° maior cidade do país e belíssima.
Há ônibus, trams e trens ligando os 3 países.
Ponte dos 3 países
Onde se hospedar quando visitar a região da Alsácia na França
SIMPLES, MAS CONFIÁVEL. $$ (COLMAR)
Eu sempre falo dele, porque conheço muito bem a rede e as chances da gente se decepcionar com esse hotel são baixíssimas.
O IBIS COLMAR CENTRE tem uma localização excelente, no meio do centro Histórico da cidade.
Como eu sempre digo, o Ibis é uma boa opção de estadia, sobretudo com seus quartos padrões e preços baixos, o hotel está sempre lá atendendo as nossas necessidades.
- Diária para 2 pessoas a partir de 75€.
LUXO $$$$ (COLMAR)
Entretanto, ma chérie, se dinheiro não for problema… Nesse sentido, voilà o hotel que vai te satisfazer: RELAIS & CHÂTEAUX LA MAISON DES TÊTES.
Hotel de luxo super bem avaliado, com diversas facilidades e no coração histórico da cidade de Colmar. Já sinto o gosto do champagne e do Pinot Gris. Santé (saúde em francês ao brindar) !!!
- Diária para até 2 pessoas a partir de 320€.
HOTEL/APARTHOTEL $$$ (ESTRASBURGO)
Se ao mesmo tempo você prefere juntar conforto, praticidade e economia, o LAGRANGE APART’HOTEL é uma excelente opção. Quartos confortáveis e modernos e que também são equipados com cozinha.
- Diária para 2 pessoas a partir de 70€.
- Veja aqui disponibilidade das datas da sua viagem
LUXO $$$$ (ESTRASBURGO)
Porém, desde que dinheiro não seja um problema e você goste de luxo, o Clique aqui é uma excelente opção.
Hotel de luxo em Estrasburgo super bem avaliado, com diversas facilidades e no coração histórico da cidade de Strasbourg.
- Diária para 2 pessoas a partir de 153€.
- Veja aqui disponibilidade das datas da sua viagem
Essas aqui são as boas indicações de onde ficar em Estrasburgo em qualquer época do ano.
Conclusão – o que visitar na região da Alsácia, na França
Em conclusão, como você pode perceber, a Alsácia é uma região belíssima, rica em história e cultura.
De norte a sul você vai se surpreender com as paisagens e cidadezinhas de tirar o fôlego. Além de se deliciar com os pratos típicos da região.
Espero que vocês tenham gostado desse artigo sobre uma das regiões mais belas da França e espero, também, que vocês tenham a oportunidade e o prazer de visitá-la.
Ah, você também pode acompanhar mais dicas e como é a vida na Europa através do meu Instagram @michelrwendling.
Todos os nossos artigos da França
Quer saber mais sobre a França? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse país lindo!
- O que fazer em Nice, na França
- O que visitar na região da Alsácia na França
- Principais atrações de Colmar na França
- O que fazer em Estrasburgo – atrações imperdíveis
- Quando ir a Estrasburgo: melhor época
- Melhores sobremesas e doces franceses
- Destinos para viajar na lua de mel
- Moedas da Europa
- Compras na Europa
- Como é voar com a Ryanair
- Como é voar com a EasyJet
Merci et à la prochaine ! (Obrigado e até a próxima em francês).
Ou, como dizemos em Alsacien (dialeto local):
Merci vielmols.