Top

O que visitar na região da Alsácia na França

Hoje eu te mostro o que visitar na região da Alsácia na França para você se apaixonar por essa região cultural e histórica do país.

Ela é uma das regiões mais conhecidas e encantadoras da França, que agora é considerada uma região cultural, mas não mais administrativa.

Há pouco tempo o governo francês reduziu o numero de regiões, integrando a Alsácia, Lorraine e Champagne-Ardenne e tornando-as em “Grand-Est”.

A Alsácia tem uma identidade cultural muito forte e com uma forte influência germânica.

Um pouco da história

Antes de tudo é importante resumir um pouco da história da região. A Alsácia é uma região francesa desde o século XVII. A região acolheu muito bem a revolução francesa e foi o berço da “Marseillaise” (hino nacional francês).

Depois da derrota da guerra de 1870 contra a Alemanha, a Alsácia (junto com uma parte da região da Lorraine) foi anexada ao império alemão até o final da 1° guerra mundial, quando ela foi reanimada à França.

Contudo, com começo da 2° guerra mundial, ela foi, mais uma vez, anexada à Alemanha em 1940, voltando a ser francesa (definitivamente) em 1945.

Veja também: dicas de Tromso, na Noruega

 

4 opções de hospedagem que valem a pena em Alsácia

($) Se você quer economizar, o Ibis Colmar Centre é muito bom e tem bons preços.

($$) Com bom custo-benefício, o Lagrange Apart’Hotel é excelente.

($$$) Pra quem procura algo mais bacanudo, o Relais & Châteaux la Maison des Têtes e o Hotel & SPA Régent Petite France são escolhas certeiras.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Alsácia.

Especificidade jurídica

Graças a essas idas e vindas na Alemanha, a região conta um especificidade jurídica. A mais notável é a no sistema público de saúde.

A região (junto com uma parte da Lorraine – departamento da Moselle) é regida pelo “régime local” (regime local) e não pelo “regime général” (regime geral) como no resto da França, que acarreta um reembolso maior nos gastos com a saúde.

Em outras palavras, mais benefícios.

Aliás, pode te interessar: Melhores sobremesas e doces franceses

Demografia

A região conta com quase 1.900.000 habitantes (2021). As maiores cidades são Strasbourg, Mulhouse, Colmar, Haguenau e Saint-Louis.

Entretanto, mais pra frente vocês vão perceber que as cidades pequenas da região, apesar do tamanho, fazem muito sucesso, e o porquê desse sucesso.

Chegando na região

Saber por onde é chegar é importante antes de saber o que visitar na região da Alsácia na França. Há 2 aeroportos de médio porte:

  • Um em Estrasburgo, no norte da região,
  • e outro em Saint-Louis, no sul da região (o EuroAirport).

O aeroporto de Estrasburgo só recebe voos de curta distancia de dentro da Europa e do Norte da África.

Em contrapartida, o EuroAirport recebe voos de curta e média distante da Europa, Norte da África e Oriente Médio.

As principais estações de trem são as de Estrasburgo, Colmar, Mulhouse e Saint-Louis.

Alsace

Vista para Alsácia do Castelo de Hohlandsbourg. Foto: Michel Wendling

Estrasburgo – O que visitar na região da Alsácia na França

Estrasburgo é a capital, a maior e mais visitada cidade da Alsácia. Podemos dizer que é uma cidade mágica e histórica, o que a leva a ter vários pontos super interessantes a serem visitados.

Principais pontos turísticos

A Catedral Notre Dame de Estrasburgo, com seus 142 metros de altura, é a segunda catedral mais visitada do país e é um belo exemplo, assim como o Parc de l’Orangerie, o Parlamento Europeu, e, claro, o bairro da Petite France com suas casas super charmosas de enxaimel, e que conta com o monumento mais fotografado da cidade.

Ficou curioso (a) sobre a cidade? Da uma checada nos artigos abaixo que eu escrevi sobre Estrasburgo.

Lá eu falo bastante da cidade e sobre o que fazer por lá. Não deixe de fazer um passeio de barco, você vai se apaixonar ainda mais por Estrasburgo.

Melhor época para ir a Estrasburgo

O que fazer em Estrasburgo: 10 lugares imperdíveis

Catedral - O que visitar na região da Alsácia na França

Catedral Notre Dame de Strasbourg

Colmar, no coração da Alsácia

Colmar é uma cidade super turística da região e está localizada no centro da Alsácia.

Nem grande, nem pequena, 70 mil habitantes coabitam nessa cidade encantadora. Por lá você vai encontrar muita história e uma cidade imersa na cultura alsaciana.

Não se assuste se algumas vezes você não escutar alguém falando francês, o dialeto local (Alsaciano) é bastante comum em Colmar.

Destino Suíça: O que visitar em Lausanne – 7 principais atrações

Colmar

Quai de la Poissonnerie, Colmar

O que visitar?

Se delicie pelas ruas do Centro-histórico da cidade, experimente um pretzel com vinho local ou cerveja local no Marché Couvert, faça um passeio de barco pela Petite Venise e tire bastante fotos no Quai de la Poissonnerie.

Ah, e se você tem vontade de visitar a estátua da liberdade, mas ainda não conseguiu dar uma passadinha em New York, não se preocupe, o escultor Auguste Bartholdi, da estátua novaiorquina, é de Colmar e há uma réplica na cidade.

Você também pode dar uma checada no meu artigo sobre a cidade: O que fazer em Colmar na França

Kaysesberg – Eleita a mais linda da França

Kaysesberg é uma cidadezinha (5 mil habitantes) que fica a 10 minutos (de carro) de Colmar e está, assim como Colmar, na rota do vinho.

Como escrito no título, ela já foi eleita a cidadezinha mais linda da França pelos próprios franceses. Vinhedos rodeiam a cidade e o centro-histórico é um charme só.

De lá você consegue ver o Castelo de Kaysesberg, que começou a ser construído em 1200. Em dezembro a cidade ganha o mercado de Natal, lindo e com varias delicias locais.

A cidadezinha é pequena, mas vale MUITO a visita. Com muitos bares e restaurantes, pode ser uma excelente opção para você experimentar a famosíssima “Tarte Flambée” ou “Flammekueche”.

Você sabia? A França é um dos melhores destinos para passar a Lua de Mel!

Kaysesberg - Alsácia na França

Centro Histórico de Kaysesberg

Ribeauvillé

Ribeauvillé está localizada nas montanhas dos Vosges é uma cidadezinha linda e que fica na rota dos vinhos da Alsácia.

A igreja de Saint-Grégoire, os três castelos – Saint-Ulrich, Ribeaupierre e Girsberg -, a Torre dos Talhos do século XIII, a Câmara Municipal do século XVIII são pontos imperdíveis por lá!

Todo primeiro fim de semana de setembro, a cidade medieval ganha vida no festival Ménétriers (“Pfifferdaj” em Alsaciano).

A partir do século XIV, estes trovadores costumavam reunir-se na cidadezinha que, desde então, perpetua a tradição musical. Dança, cantigas e desfiles fantasiados fazem parte da programação.

Pode te interessar: Moedas da Europa: quais são e quais usar?

Ribeauvillé - O que visitar na região da Alsácia na França

Ribeauvillé. Fonte: Google

Riquewihr

Situada entre os picos das montanhas dos Vosges e a planície da Alsácia, Riquewihr é uma cidade medieval no coração dos vinhedos da Alsácia.

Além das várias residências renascentistas, não deixe de visitar a antiga prisão, agora chamada de Torre dos Ladrões, Museu Hansi ou Torre Dolder, emblema da cidade.

Ela também já foi eleita a cidadezinha mais linda da França em 2016.

Na primavera e no verão a cidade é super enfeitada com flores e assume as cores do Natal durante o período do Advento, num ambiente único que combina a magia do Natal com as tradições alsacianas.

O que visitar na região da Alsace na França

Riquewihr no natal. Fonte: Google

Eguisheim

Assim como Kaysesberg, essa cidadezinha pitoresca também está bem pertinho de Colmar, a menos de 10km.

Lá você vai se impressionar pela estrutura em círculos concêntricos que te conduz naturalmente à praça central e ainda admirar a grande fonte de Saint-Léon e o castelo medieval dos Condes de Eguisheim.

Avaliação de voo:

A cidade está rodeada por colinas cobertas de vinhedos e é “vigiada” pelos três castelos localizados no topo da cidade.

Eguisheim

Praça Central de Eguisheim. Fonte: Google

Rota dos Vinhos – O que visitar e aproveitar na região da Alsácia na França

A rota de vinhos da Alsácia é a mais antiga da França e tem mais de 170 km de extensão, atravessando 73 cidades e cidadezinhas entre os departamentos do “Bas-Rhin” e “Haut-Rhin”.

Ela foi inaugurada em 1953 e vai de Marlenheim, no norte da região, até Thann, no sul da região.

Nesta rota, juntam-se mais de 300 propriedades vinícolas e 49 dos 51 “grands crus”. Dos 119 municípios produtores de vinho da Alsácia, 67 estão na rota da Rota dos Vinhos.

Como resultado, a rota dos vinhos é uma atividade económica que se insere no enoturismo, e você pode visitar com carro, a bicicleta ou a pé. Seu emblema é o vinho branco.

E quando falamos sobre o que visitar na região da Alsácia na França, essa é certamente uma excelente opção.

Vou indicar uma pessoa que conhece muito bem a rota dos vinhos e faz passeios e excursões. Logo depois de terminar de ler esse artigo (hahahaha), você pode contactar a querida da Simone aqui através do seu instagram.

Saint-Louis – Tríplice fronteira

Saint-Louis é uma das últimas cidades da Alsácia. Apesar de não ser uma cidade turística, ela atrai alguns visitantes devido a sua localização na tríplice fronteira com a Alemanha e Suíça.

Ou seja, a pé, além de conhecer Saint-Louis e algumas outras cidadezinhas ao redor ainda em território francês (como Village-Neuf e Huningue), você pode visitar mais 2 países em 1 só dia.

Huningue, Alsace

Cidade de Huningue, na aglomeração de Saint-Louis, Alsácia

Conhecendo 3 países – O que visitar além da região da Alsácia na França

Nesse sentido, a fronteira mais famosa está na cidade de Huningue (que faz parte da aglomeração de Saint-Louis) na “Dreiländereck”, ou ponte dos 3 países.

De Huningue você atravessa a ponte e “cai” na cidade alemã de Weil am Rhein.

Dica: aproveite e faça umas comprinhas de produtos de beleza e higiene no DM, os preços são maravilhosos.

Caminhe aproximadamente uns 500m e você já estará na fronteira com a cidade Suíça da Basileia, que você precisa fazer um tour (hahaha), afinal, é a 3° maior cidade do país e belíssima.

Há ônibus, trams e trens ligando os 3 países.

O que fazer em Bonn na Alemanha

Ponte dos 3 países

Ponte dos 3 países

Onde se hospedar quando visitar a região da Alsácia na França

SIMPLES, MAS CONFIÁVEL. $$ (COLMAR)

Eu sempre falo dele, porque conheço muito bem a rede e as chances da gente se decepcionar com esse hotel são baixíssimas.

O IBIS COLMAR CENTRE tem uma localização excelente, no meio do centro Histórico da cidade.

Como eu sempre digo, o Ibis é uma boa opção de estadia, sobretudo com seus quartos padrões e preços baixos, o hotel está sempre lá atendendo as nossas necessidades.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 75€.

LUXO $$$$ (COLMAR)

Entretanto, ma chérie, se dinheiro não for problema… Nesse sentido, voilà o hotel que vai te satisfazer: RELAIS & CHÂTEAUX LA MAISON DES TÊTES.

Compras na EuropaVeja tambémCompras na Europa

Hotel de luxo super bem avaliado, com diversas facilidades e no coração histórico da cidade de Colmar. Já sinto o gosto do champagne e do Pinot Gris. Santé (saúde em francês ao brindar) !!!

  • Diária para até 2 pessoas a partir de 320€.

HOTEL/APARTHOTEL $$$ (ESTRASBURGO)

Se ao mesmo tempo você prefere juntar conforto, praticidade e economia, o LAGRANGE APART’HOTEL é uma excelente opção. Quartos confortáveis e modernos e que também são equipados com cozinha.

LUXO $$$$ (ESTRASBURGO)

Porém, desde que dinheiro não seja um problema e você goste de luxo, o Clique aqui é uma excelente opção.

Hotel de luxo em Estrasburgo super bem avaliado, com diversas facilidades e no coração histórico da cidade de Strasbourg.

Essas aqui são as boas indicações de onde ficar em Estrasburgo em qualquer época do ano.

Conclusão – o que visitar na região da Alsácia, na França

Em conclusão, como você pode perceber, a Alsácia é uma região belíssima, rica em história e cultura.

De norte a sul você vai se surpreender com as paisagens e cidadezinhas de tirar o fôlego. Além de se deliciar com os pratos típicos da região.

Espero que vocês tenham gostado desse artigo sobre uma das regiões mais belas da França e espero, também, que vocês tenham a oportunidade e o prazer de visitá-la.

 

Ah, você também pode acompanhar mais dicas e como é a vida na Europa através do meu Instagram @michelrwendling.

Todos os nossos artigos da França

Quer saber mais sobre a França? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse país lindo!

 

Merci et à la prochaine ! (Obrigado e até a próxima em francês).

Ou, como dizemos em Alsacien (dialeto local):

Merci vielmols.

Eu sou o Michel, sou brasileiríssimo, mas moro na Suíça em 2015, resolvi ir rumo aos meus sonhos e me mudei para Paris como Au Pair. Depois me casei e tornei a busca por novas culturas, as minhas metas de vida 🙂 Me acompanhe no instagram Michel Wendling.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa