Top

Os 12 melhores mercados de Natal de Bonn e Colônia na Alemanha

A Alemanha é um país muito tradicional quando o assunto é: festas de Fim de Ano. E por isso, os mercados de natal alemães são muito tradicionais entre a última semana de Novembro até o dia 24 de dezembro todos os anos.

Por isso, vou contar um pouco sobre os mercados de Natal de Bonn e Colônia.

Mercado de Natal Siegburg - Foto: Kreisstadt Siegburg

Mercado de Natal Siegburg – Foto: Kreisstadt Siegburg

História dos Mercados Natalinos na Alemanha

Os primeiros mercados natalinos na Alemanha foram mencionados há mais de 600 anos, século 14!

Contudo, os primeiro mencionados na história alemã foram: Wenzelsmarkt no ano de 1384 em Bautzen, Striezelmarkt de Dresden e o Christkindlesmarkt de Nuremberg, ambos em 1434.

Só na Alemanha, existem agora mais de 2.500 feiras de Natal todos os anos e normalmente são compostos por barracas, palco de atrações, casa do Papai Noel, passeios e pistas de gelo.

Além disso, por ser inverno na época das Festas de Fim de Ano, os mercados natalinos oferecem muitas comidas e bebidas quentes, típicas do inverno alemão.

Por isso, vou contar um pouco sobre os Mercados de Natal de Bonn e Colônia.

Mercados de Natal em Bonn e Colônia

1- Altstadtweihnachtsmarkt

Mercado de Natal em Colônia – contos de fadas

Primeiramente queria dizer que até hoje tento falar o nome deste mercado, que é bem difícil né? Mas em português significa Mercado de Natal da Cidade Velha.

Porém o mercado também é conhecido como Heinzel Markt, pois foi batizado como o Conto de Fadas de Inverno de Heinzel. Além disso é um dos melhores mercados de Natal de Bonn e Colônia.

Passeando por lá, você verá produtos artesanais tradicionais e especialidades gastronômicas típicas da região, além de poder dar algumas voltas na pista de gelo.

Além disso, há uma disputa muito divertida a qual você pode tentar a sorte e cruzar a ponte sobre o gelo e chegar ao outro lado do mercado sem escorregar. Você se arriscaria?

Entretanto, para as crianças a atração principal é o beco dos brinquedos, um corredor colorido repleto de brinquedos divertidos.

Endereço: Heumarkt 55, 50667 Köln

Heinzel Markt - Foto: Joaquim Rieger

Heinzel Markt – Foto: Joachim Rieger

2- Weihnachtsmarkt am Kölner Dom

Mercado de Natal em Colônia – Mercado da Catedral

Em seguida, outro tradicional mercado de Natal de Colônia fica em frente á Catedral principal da cidade, fazendo com que este seja o mercado mais clássico.

O Mercado da Catedral tem diversas estandes decoradas de maneira festiva e ampla oferta de presentes de Natal.

Bem como uma grande variedade de iguarias, como cogumelos na frigideira, salgados de queijo e outras comidas típicas da região.

Porém não se esqueça de deixar espaço suficiente para uma sobremesa!

Contudo, o mercado conta com uma árvore de Natal natural de 25 metros de altura sendo a marca registrada do mercado, cheia de enfeites lindos e brilhantes.

Endereço: Roncalliplatz, 50667 Köln

Pode te interessar: Comidas típicas alemãs – O que comer e beber na Alemanha?

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom - Foto: Joaquim Rieger

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom – Foto: Joachim Rieger

3- Weihnachtsmarkt Münsterplatz

Mercado de Natal em Bonn – Mercado Tradicional

De antemão, o principal mercado de Natal de Bonn fica na Münsterplatz, no centro da cidade e é um dos maiores e mais belos mercados de Natal da região alemã do rio Reno.

As tendas iluminadas proporcionam uma atmosfera festiva, onde vários vendedores oferecem uma ampla gama de produtos.

Um exemplo dos produtos são as comidas típicas natalinas, como salsicha, pão de gengibre, amêndoas torradas e biscoitos.

Além disso, o mercado oferece bebidas como diferentes tipos de cafés, vinhos, cervejas e chocolate quente, assim como artesanatos, decorações e presentes.

Contudo, os visitantes podem levar as crianças para brincar e ver Papai Noel distribuindo doces pelo mercado, além de ter pista de gelo e uma roda gigante.

Endereço: Münsterplatz 1, 53111 Bonn

Weihnachtsmarkt Münsterplatz bonn

Weihnachtsmarkt Münsterplatz Bonn – Foto: Michael Sondermann/Prefeitura de Bonn

4- Weihnachtsmarkt Botterplatz e Friedensplatz

Mercado de Natal em Bonn – Extensão do Mercado Tradicional

Juntamente com o mercado de Münsterplatz você pode conhecer os mercados de Botterplatz e Friedensplatz, que são praticamente interligados e a poucos passos do centro de Bonn.

Além disso, são mercado um pouco menores, mas ainda assim são muito bonitos e contam com diversas opções de bebidas, comidas típicas e presentes.

Endereço: Friedensplatz 1, 53111 Bonn

5- Heavenue

Mercado de Natal em Colônia – Mercado LGBTQIA+

Antes de tudo, eu queria dizer que esse mercado de Natal tem um significado muito importante para quebrar os tabus da sociedade, pois ele é um Mercado de Natal Gay.

Eu simplesmente adoro esse mercado de natal, pois ele tem cabanas coloridas no estilo Pop Art com nuvens cintilantes e guirlandas de neve, além de luzes de LEDs que iluminam todos o bairro de Kölner Bermudadreieck.

Além disso, conta com diversas barracas de comida e bebidas extraordinárias e um palco de show com várias atrações super legais, principalmente os shows das Drag Queens.

Contudo, você não precisa ser parte da comunidade LGBTQIA+ para visitar este mercado de Natal, pois o respeito mútuo é a mensagem principal do evento, e por isso, todos são bem vindos!

Compras na EuropaVeja tambémCompras na Europa

Endereço: Mauritiuswall 102, 50676 Köln

Heavenue Markt Colônia - Foto: Joachim Rieger

Heavenue Markt Colônia – Foto: Joachim Rieger

6- Nikolausdorf

Mercado de Natal em Colônia – Casa do Papai Noel

O Nikolausdorf é um mercado de natal localizado na Rudolfplatz, e é uma excelente opção para as famílias devido ao seu ambiente aconchegante e diversas atrações.

Logo na entrada, você será saudado por um alce falante chamado Rudi, que recita alguns poemas de Natal em alemão para todos que estão chegando.

Além disso, a atração principal é Nikolaushaus, a casa de São Nicolau e lá dentro as pessoas podem fazer artesanato e pinturas.

Contudo, os pais podem deixar seus filhos aos cuidados dos supervisores num lugar especial para a diversão das crianças de forma gratuita.

Por fim, aos sábados a simpática marionete Niko ganha vida e faz shows super divertidos que agradam todo mundo.

Contudo, aos domingos há uma programação infantil divertida, da qual participam autores de livros infantis, atores e apresentadores.

Endereço: Rudolfplatz, 50968 Köln

Nikolausdorf em Colônia - Foto: Joachim Rieger

Nikolausdorf em Colônia – Foto: Joachim Rieger

7- Weihnachtsmarkt im Bürgerpark

Mercado de Natal em Bonn – Ideal para comprar presentes!

Atualmente uma outra ótima opção é o mercado de Natal no BurgerPark que fica do outro lado do rio, no bairro de Oberkassel.

Contudo, ele conta com várias estandes para comprar presentes de Natal, especialidades culinárias natalinas e bebidas quentes como o famoso Gluhwein, que por sinal é minha bebida preferida no inverno!

Por fim, para as crianças tem a visita de São Nicolau, o Papai Noel, que distribui doces na tarde de sábado, acompanhado por um duende e um anjo.

Endereço: Am Magdalenenkreuz, 53227 Bonn

8- Neumarkt

Mercado de Natal em Colônia – Mercado dos Anjos

Também conhecido como o mercado dos anjos tem o charme dos anos 70 e conta com um mar de luzes que fazem o Neumarkt brilhar e entrar no clima de Natal

Além disso, o mercado conta com mais de 100 estandes decoradas ideais para comer, beber e fazer compras de souvenir de natal.

Graças ao teatro de fantoches e à pintura facial, as crianças também não ficam de fora da diversão do mercado, e simultaneamente, podem encontrar o Papai Noel.

Endereço: Neumarkt 1, 50667 Köln

Mercado dos Anjos em Colônia - Foto: Joachim Rieger

Mercado dos Anjos em Colônia – Foto: Joachim Rieger

9- Nikolausmarkt

Mercado de Natal em Bonn – Mercado de São Nicolau

Todas as vezes que for ao sul de Bonn em época natalina, não deixe de visitar o lindo Nikolausmarkt no bairro de Bad Godesberg!

Contudo, os comerciantes oferecem seus produtos como artesanato, joias, enfeites de Natal e cosméticos, além de ter as tradicionais comidas e bebidas natalinas deliciosas!

Além disso, no grande palco do Fronhof, os visitantes do mercado podem esperar uma programação cultural variada para todas as idades cheia de apresentações com temas natalinos.

Por fim, a atração especial normalmente é na primeira semana de Dezembro com chegada do Papai Noel em sua carruagem!

Endereço: V. Ria-Maternus-Platz 1 53173 Bonn

10- Kölner-Hafen-Weihnachtsmarkt

Mercado de Natal em Colônia – Mercado do Porto

Ao passo que você chega próximo ao porto, você irá se deparar com o Mercado de Hafen, localizado em Rheinauhafen, perto do Museu do Chocolate.

Com isso, você encontrará cerca de 80 barracas brancas variadas, podendo ser facilmente confundidos com velas de navios, bem como sua própria feira de artesanato.

Além disso, há um navio de madeira chamado “Trudel” onde você pode beber o famoso Gluhwein alemão (vinho quente) e ver a grande queima de fogos de artifício na água.

Constantemente também há muitas atrações musicais e apresentações de marinheiros contando histórias marítimas cativantes. Você vai se surpreender!

Endereço: Am Schokoladenmuseum, 50678 Köln

Kölner Hafen-Weihnachtsmarkt

Kölner Hafen-Weihnachtsmarkt

11- Lindenthaler-Winterdorf

Mercado de Natal em Colônia – Mercado Moderno

Normalmente os Mercados de Natal com uma longa tradição têm um certo charme e são os mais visitados, mas você também deve dar uma chance aos novos mercados.

Por isso, o Lindenthaler Winterdorf, um pequeno porém requintado mercado de Natal é uma ótima opção de visita!

Assim também, conta com produtos feitos com atenção aos detalhes e é o lugar perfeito para comprar alguns presentes de Natal no último minuto.

Depois de todas as compras, você poderá experimentar as diferentes iguarias com comida e bebida deliciosas nos estandes, e além disso, não costuma ser muito lotado.

Endereço: Karl-Schwering-Platz, 50931 Köln

 

12- Mittelalterlicher Weihnachtsmarkt

Mercado de Natal em Siegburg – Mercado Medieval

Por fim, o mercado mais bonito da região, na minha opinião é o Mercado Medieval de Siegburg, uma pequena cidade perto de Bonn e Colônia.

Contudo este mercado é um maravilhoso mergulho do passado, pois a praça do mercado tem vários monumentos históricos fazendo um cenário totalmente medieval.

Imediatamente você verá dezenas de artesãos, músicos e comerciantes oferecendo produtos exóticos, porém tradicionais na Idade Média.

Neste mercado você vai ver pratos e bebidas bem rústicos, se divertir com as piadas ásperas dos malabaristas e se encantar com os sons dos menestréis viajantes.

Além disso, a decoração conta com tochas, lâmpadas de óleo e velas e lâmpadas, que dão um ar místico ao local.

Bem como, os sons de tambores e gaitas de foles menestréis e malabaristas que fazem os visitantes se sentirem visitando séculos no passado.

Entretanto, este mercado tem um valor de ingresso de 4 euros (aproximadamente 24 reais) por pessoa, que inclui um copo de hidromel ou alguma outra bebida quente de sua escolha.

Endereço: Am Markt, 53721 Siegburg

Mercado Medieval de Siegburg - Foto: Tourist Information Siegburg

Mercado Medieval de Siegburg – Foto: Tourist Information Siegburg

 

Espero que tenham gostado das opções de mercados de natal de Bonn e Colônia !

Ah e não deixem de me acompanhar no Instagram escapardarotina.

Espero vocês na Alemanha! Beijinhos e até logo!

Tomando Gluhwein no Inverno alemão. Foto: Carol Passos

Todos os nossos artigos da Alemanha

Quer saber mais sobre a Alemanha? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse país lindo!

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa