Top

Lagoa das Araras Nobres

A cidade de Nobres, no estado do Mato Grosso, é uma das mais procuradas pelos viajantes. Isso se dá, principalmente, pelo fato de ela ser repleta de natureza e maravilhas naturais, o que vira palco de diversas atividades ao ar livre!

Uma vez lá, você pode fazer de tudo: desde atividades mais radicais como boia cross a flutuação, ou até mesmo ter um momento de descanso para relaxar enquanto contempla o pôr do sol ao som do canto dos pássaros.

A Lagoa das Araras Nobres, por exemplo, é o local perfeito para desfrutar de paz!

Veja aqui outras atrações turísticas de Nobres.

A Lagoa das Araras Nobres, como bem sugere o nome, é conhecida por abrigar dezenas de araras, o que, infelizmente, é bastante raro hoje em dia devido à sua extinção.

Mas apesar disso, é aqui que você irá encontrar muitas delas, todas coloridas e das diversas espécies, especialmente a Arara-Canindé, aquela azul e amarela.

A Lagoa das Araras Nobres é um prato cheio para os amantes da natureza, da fauna e da flora. Na verdade, é um colírio para os olhos de qualquer biólogo!

E se você se encaixa no grupo dos apreciadores da vida silvestre, encontrou o seu lugar!

Aliás, a Lagoa das Araras Nobres é a base da maioria dos cartões postais do Mato Grosso, oferecendo uma paisagem absurdamente linda. E, claro, não dá para visitar Nobres sem dar uma passadinha nessa lagoa, não é?

E então, vamos conhecer um pouco mais da Lagoa das Araras Nobres, viajante?

Lagoa das Araras Nobres: como chegar

De antemão, preciso te alertar que se você está hospedado no centro de Nobres, precisará percorrer um bom caminho até a Lagoa das Araras Nobres. Por isso, esteja preparado para passar longos minutos na estrada.

Aliás, sempre confirme antes com sua agência de turismo se há oferta de transporte até o local de seu passeio.

A Lagoa das Araras Nobres está localizada na Vila Bom Jardim, na MT-241, a aproximadamente 65 km do centro da cidade e a 3 km da sede de Bom Jardim.

A Vila Bom Jardim é um distrito da cidade de Nobres, como um bairro. Para saber mais sobre como chegar em em Nobres e Bom Jardim, confira o post completo clicando aqui.

No caminho, pare quando avistar uma placa com os dizeres “Celso Materiais para Construção”, com outra vermelha embaixo, em formato de seta e com “Lagoa das Araras” escrito, seguindo a segunda.

Logo na entrada, apresente seu voucher de passeio, caso sua empresa de turismo tenha lhe dado. Caso contrário, compre um ali mesmo, pois somente assim a atividade é liberada.

Ah, tem uma grande área de estacionamento em frente à Lagoa das Araras Nobres, então não se preocupe caso esteja de carro.

Por outro lado, se você está hospedado na Vila Bom Jardim, ônibus circulares têm parada na frente do local.

Assim que você entrar, uma trilha de apenas 200 metros estará te esperando. Por isso, descarte a possibilidade de usar chinelas e sandálias, pelo menos neste trecho.

Embora ele seja curto, o uso de tênis fechado é a melhor opção, pois o caminho é de terra com pedrinhas aqui e ali.

Após percorrer a trilha, a Lagoa das Araras Nobres te receberá com as melhores boas-vindas possíveis.

Primeira visão da Lagoa das Araras Nobres.

Buritis da Lagoa das Araras. Jhemi Alves

Lagoa das Araras Nobres: o que fazer

A Lagoa das Araras Nobres é o local perfeito para a contemplação de aves e paisagem. Então, se você está procurando calmaria e uma visão maravilhosa, certamente este é o seu destino!

A lagoa é enorme, com águas limpas que refletem o céu e a vegetação. Elas são tão límpidas que refletem tudo, tornando a vista ainda mais incrível. Afinal, não é todo dia que vemos algo assim, não é?

Ah, falando na vegetação, toda área verde da Lagoa das Araras Nobres tem característica pantaneira, com palmeiras tipo Buriti espalhadas. E os Buritis são enormes!

Por sua vez, quando os Buritis secam, perdem a copa, fazendo com que o caule fique oco, servindo de ninho natural para pássaros, principalmente araras. Elas naturalmente vão até o topo dessas palmeiras, longe dos animais predadores, buscando segurança.

Todavia, não são somente araras que vivem por ali! Maritacas e Periquitos também gostam bastante do lugar.

Ou seja, você verá um festival de aves, todas de variadas cores, tamanhos, cantos e belezas.Tudo a olho nu! Mas se preferir, pode levar binóculos também.

Apesar do nome ser Lagoa das Araras, é proibida a entrada na água. É literalmente lagoa das araras, ok? hahaha

Então, se sua ideia é se refrescar e tomar um bom banho natural, esqueça. Mas você ainda pode ficar nos decks de observação e sentar nos banquinhos à margem da lagoa. Afinal, este é um passeio de contemplação de aves, certo?

Além da observação de pássaros, também há uma imensa trilha cercando a água, permitindo uma caminhada e até mesmo bicicletas!

Recomendo ir no final da tarde, cerca de 16h30, quando o sol já vai se pôr. Porque olha… Não existe paisagem mais linda do que o pôr do sol na Lagoa das Araras Nobres.

O que fazer na Lagoa das Araras Nobres: parte da trilha interna.

Trilha interna do local. Fran Barros

Quanto custa visitar a Lagoa das Araras Nobres?

Apesar da Lagoa das Araras Nobres ser um lugar ao ar livre, seu passeio não é gratuito.

A média de preço está na casa dos R$30, mesmo em época de alta temporada em Nobres. Portanto, se lhe oferecerem um valor diferente deste, conteste!

Ah, este valor vale para todos, ok? Não há descontos para estudantes ou crianças, nada do tipo.

Existem dois métodos de realizar o pagamento de entrada:

  • Realize o pagamento em sua agência de turismo, quando estiver programando seu roteiro de passeios em Nobres. Depois, apresente o voucher na entrada da Lagoa das Araras;
  • Compre sua entrada no guichê do estabelecimento.

Em ambos os casos, o preço é o mesmo.

No entanto, é sempre mais seguro garantir sua entrada com antecedência para não ter surpresinhas negativas. Até porque em época de alta temporada é bem comum superlotar, e você pode ficar sem vaga.

Já em questão de permanência, não tem limite de tempo, caso vá por conta própria, sem uma programação fornecida por uma empresa de turismo. Ou seja: fique o tempo que quiser!

A Lagoa das Araras Nobres está aberta ao público de segunda a segunda, das 7h às 17h.

Especificações e normas da Lagoa das Araras Nobres

Agora que sua presença na Lagoa das Araras Nobres já está confirmada, atente-se às regras do local:

  • Não jogue lixo no chão ou na água da lagoa de maneira alguma! A Lagoa das Araras Nobres é um santuário ecológico, então nada de poluir a área. Ah, e não apenas em Nobres, mas todo o estado do Mato Grosso leva a preservação ambiental muito a sério, então, vamos ajudar, certo?;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibida a entrada de alimentos, pois há o risco de alimentar os passarinhos e atrair um bando muito grande, desestruturando a segurança;
  • Não use drones para filmagens ou fotos, porque o instrumento é proibido, uma vez que seus movimentos podem incomodar os animais;
  • Não faça muito barulho. Preserve o silêncio da Lagoa das Araras Nobres, apenas com as aves cantando.

Ah, a visita não é guiada, então mesmo sem alguém para ficar no nosso encalço, é de suma importância obedecermos às regras e fazermos nossa parte, ok? Afinal, a Lagoa das Araras só é linda como é porque estamos preservando e cuidando, não é?

Dicas

Se você está decidido a visitar a Lagoa das Araras Nobres, já aviso que certos acessórios e coisinhas a mais são indispensáveis enquanto estiver lá! Bem como alguns cuidados.

Sendo assim, confira abaixo as dicas que aprendi quando visitei a Lagoa das Araras. Elas super me ajudaram e podem te ajudar também:

  • Passe protetor solar, sério! A região mato-grossense é de muito sol e calor, independente da estação;
  • Não esqueça de usar repelente. Há uma quantidade enorme de mosquitos nas margens da Lagoa das Araras;
  • Use roupas confortáveis e leves, assim você não fica com tanto calor e é bem melhor de cruzar a trilha;
  • Confira as condições climáticas antes de sair, pois quando há precipitação o passeio é suspenso;
  • Embora as aves possam ser vistas a olho nu, levar um binóculo ou uma câmera com um bom zoom ajuda muito;
  • Quando for tirar fotos, não use o flash, porque a luz forte faz mal para os olhos dos bichinhos. Lembre-se que eles são muito mais sensíveis do que nós;
  • Pare em algum restaurante antes de entrar na Lagoa das Araras Nobres se for ficar muito tempo, porque não tem onde comer por lá. E se você sair e querer voltar, precisará pagar de novo;
  • Leve água e uma sacolinha de lixo;
  • Procure ir à Lagoa das Araras Nobres no início da manhã ou no finzinho da tarde, pois são os dois horários em que há maior movimentação de pássaros;

Dica de ouro: se der, vá em setembro, porque neste mês os ninhos estão lotados, uma vez que é a época de maior reprodução.

Par de Araras-Canindé em Nobres

Par de Araras-Canindé. Jhemi Alves

Vale a pena conhecer a Lagoa das Araras Nobres?

Agora você me pergunta: Mala Rosa, vale a pena conhecer a Lagoa das Araras?

E eu respondo: sim! Muito a pena, por sinal!

A maioria dos passeios de Nobres acontecem na água, sendo boa parte mais ou menos radicais. Ou seja: você dificilmente fica parado. O que, claro, não é ruim! Mas às vezes só queremos um pouquinho de calmaria, silêncio e descanso, certo?

A Lagoa das Araras Nobres é um local para desacelerar e relaxar, deixar as preocupações para lá e só respirar. E todos nós precisamos de momentos assim.

Além de que o lugar é um prato cheio para conhecermos mais da região mato-grossense. A vegetação é bem única e diferente, e dificilmente vemos as aves de lá em outro lugar. Sem falar no canto dos pássaros, que quase nunca aparecem na cidade.

E não podemos deixar o pôr do Sol de fora! A água fica uma mistura de vermelho, laranja e amarelo, fora o verde das palmeiras, que refletem o dia todo.

É simplesmente incrível!

Por isso, não deixe de aproveitar ao máximo tudo o que a Lagoa das Araras pode te proporcionar! Tire muitas fotos (sem usar o flash, lembre-se), faça caminhadas, sente e admire a paisagem, ouça o canto dos pássaros e, acima de tudo, relaxe!

Pássaros sobrevoando a Lagoa das Araras.

Aves sobrevoando a Lagoa das Araras. Jhemi Alves

Onde ficar em Nobres Bom Jardim

Se você quer economizar em hospedagem, vá à Pousada Cantinho de Casa, que oferece o máximo de conforto por um preço bem bacana.

Agora, se você está indo em grupo e dividir a diária não é problema, a Casa Pé de Pequi é o seu lugar.

Por outro lado, se você está em dupla ou fazendo viagem solo, siga diretamente para o Chalé Asa Própria.

Para mais informações, confira o post sobre onde ficar em Nobres e Bom Jardim.

Todos os nossos artigos sobre Nobres

Está de viagem marcada ou planeja viajar para Nobres? Então confira todos os nossos artigos sobre esse destino para se planejar melhor:

  1. Onde ficar em Nobres MT
  2. Como chegar em Nobres MT
  3. Quando ir a Nobres MT
  4. O que fazer em Nobres MT
  5. Aquário Encantado de Nobres MT
  6. Lagoa das Araras de Nobres MT
  7. Balneário Estivado de Nobres MT
  8. Boia Cross Duto do Quedó de Nobres MT
  9. Cachoeira Serra Azul de Nobres MT

post a comment