Top

O que fazer em Nobres

Se gosta de visitar lugares dotados de muitas belezas naturais, temos a opção perfeita para você! A cidade de Nobres, no estado do Mato Grosso, é uma das mais famosas nesse quesito, principalmente no ecoturismo. Ela possui tantas atividades ao ar livre e passeios dentro da natureza que é impossível não se apaixonar. E, claro, são programas que atendem a todos os tipos de gostos. Ou seja, você nunca vai ficar sem ter o que fazer em Nobres MT!

Ah, se também quiser conhecer um pouco mais da cultura da cidade, sempre há a alternativa de ficar pelo centro.

E para te ajudar a montar seu roteiro de viagem, veja neste post o que fazer em Nobres, além de, claro, o custo de cada atividade. Ele varia muito de visitas a cachoeiras, flutuação em rios, relaxar em balneários e muito mais.

Antes de tudo, é válido lembrar que os passeios aqui citados fica a cerca de 35 a 70 quilômetros de distância do centro de Nobres. Portanto, é sempre importante consultar antes, com sua empresa de turismo, sobre o transporte até lá. Isso se você não decidir alugar um automóvel para conferir os locais por conta própria. Um problema, porém, pode ser pagar a vaga de estacionamento. Mas tenho certeza que vale a pena! Afinal, conhecer o paraíso que é Nobres não tem preço.

Nobres: uma região dotada de natureza

Antes de começar a falar um pouco mais sobre passeios e atividades, vamos conhecer a região?

A área de Nobres, no estado do Mato Grosso, possui muita área verde, um contato com a natureza enorme. Por causa disso, ela se tornou alvo de inúmeros projetos de preservação ambiental. Aliás, já existem diversos que envolvem as águas de lá, principalmente. Isso porque o distrito possui muitos rios, inclusive cachoeiras, as quais são bastante exploradas pelo turismo.

A preservação em Nobres é levada tão a sério que até mesmo pertences, como protetor solar ou hidratantes, precisam ser biodegradáveis.

Além da preservação, há também muitas espécies diferentes de vidas silvestres por ali em conservação. A maioria consiste em pássaros, com as belas araras ganhando destaques. Vale lembrar que, infelizmente, as araras estão em extinção em nosso país, então aproveite ao máximo quando avistar uma, pois tem um passeio próprio só com elas em Nobres!

Paisagem de Nobres.

Vegetação de Nobres. Clariana Zanutto

Como chegar em Nobres MT

Nobres é um destino que deve estar nos planos de todo viajante. Uma vez lá e seus sentidos se agraciarão com o banquete de sensações e visões.

E como você precisa conhecer esse paraíso, veja abaixo, neste artigo, como chegar em Nobres MT.

Trecho da estrada de Nobres MT durante o dia.

Estrada de Nobres durante o dia. Paula Rocha

Como chegar em Nobres MT de Avião

O Mato Grosso conta com o Aeroporto Internacional de Cuiabá — Marechal Rondon, localizado na capital do estado e também o mais próximo de Nobres. Logo no desembarque é possível alugar um veículo ou pegar ônibus para completar o trajeto.

Vale ressaltar que, caso opte por avião, o valor das passagens está em constante e rápida mudança, se considerarmos seu local de partida e datas. Por isso, é importante entrar em contato com agências de turismo e buscar informações sobre pacotes de viagem e traslados, buscando os preços mais rentáveis.

Como chegar em Nobres MT de carro

Se sua opção é chegar em Nobres de carro, teremos como ponto de partida a capital do estado, Cuiabá. Mais especificamente, o Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB).

Em primeiro lugar, é preciso informar que a distância de Cuiabá até Nobres varia de 139 quilômetros a 144 quilômetros, dependendo da rota que escolher.

Caso opte pela menor distância, utilize diretamente a BR-163/364, embora precise percorrer trechos de terra, levando mais tempo para chegar devido à diminuição de velocidade.

Placa na estrada para Nobres.

Placa no percurso de Nobres. Paula Rocha

Por outro lado, caso utilize o segundo caminho, use a MT-241.

Todavia, caso vá direto para Bom Jardim, onde está a raiz das atividades turísticas, sem parar em Nobres, utilize a BR-163/364 até Despraiado, seguindo para a BR-251 e usando as MTs 351 e 241, percorrendo quase 144 quilômetros de estrada asfaltada. Se sua estadia for em Bom Jardim, ou sua programação for de um dia, esta é a melhor alternativa.

No entanto, partindo de seu estado até Nobres ou Bom Jardim, separe um bom dinheiro para pedágios e abastecimento. Se for recorrer ao aluguel de carros em Cuiabá, há empresas aos arredores do aeroporto, apresentando diversas opções. Portanto, não se preocupe com isso.

Dica: caso realize o aluguel de carro, opte por um veículo alto, pois as vias que dão acesso aos passeios são majoritariamente de terra e com alguns buracos aqui e ali.

Entrada SESC Serra Azul em Nobres MT

Estrada totalmente de terra no caminho até a SESC Serra Azul. Paula Rocha

Como chegar em Nobres MT de ônibus

Optando por fazer o percurso de Cuiabá até Nobres de ônibus, um bom valor é poupado, o qual anteriormente seria usado com abastecimento, aluguel de carro, pedágios e seguro para a viagem.

A partir de R$40, o Consórcio Metropolitano de Transporte oferece passagens e viagens com duração de 2h50 até 3h, tempo um pouco maior do que o percurso de carro (aproximadamente 2h). Mesmo com a duração relativamente curta, não esqueça do conforto: esteja com roupas agradáveis e não esqueça a almofada de pescoço.

É aconselhado consultar pelas passagens em até 15 dias antes de viajar, a fim de evitar imprevistos.

Confira o post completo sobre como chegar em Nobres.

Melhor época para visitar Nobres MT

Nobres tem dois períodos: o de cheia, marcado pelas chuvas constantes, que vai de novembro a abril; e o de seca, entre junho e outubro. Nos dois, há prós e contras.

O momento de cheia é caracterizado pelas cachoeiras inundadas, belíssimas. Porém, a locomoção é prejudicada, ainda mais que muitos acessos da cidade se dão por terra.

Já durante o momento de seca, o deslocamento é facilitado e não há o risco de cancelamento de algum passeio por questões climáticas. No entanto, os mosquitos dobram de quantidade.

Dessa forma, se formos analisar os pontos negativos e positivos, é aconselhável planejar a viagem para Nobres logo após a época de chuvas, quando as lagoas e cachoeiras ainda estão cheias e, os caminhos, mais viáveis. O sol é forte, dando o contraste perfeito com as lagoas frescas e cristalinas.

Sendo assim, separe óculos de sol, protetor solar e ganhe Nobres a partir de maio!

Para saber mais sobre qual a melhor época para ir a Nobres, confira aqui o post completo.

O que fazer em Nobres MT

Embora pequena, Nobres abriga um vasto turismo, principalmente em Bom Jardim, uma vila da cidade.

Observação de aves, cachoeiras e flutuação são os pontos fortes do ecoturismo local, e você certamente não pode deixar de se aventurar em cada um. Desde esportes radicais a espaços de lazer: tem de tudo e para todos os gostos!

Veja, abaixo, o que fazer em Nobres Bom Jardim.

Placa sinalizando os passeios de Bom Jardim.

Placa sinalizando passeios de Bom Jardim. Paula Rocha

O que fazer em Nobres MT: Cachoeira Serra Azul

Um dos mais requisitados e procurados pelos turistas é a Cachoeira Serra Azul. Ela é uma das mais belas cachoeiras, não apenas do estado do Mato Grosso, mas como também de todo o Brasil! É um dos cartões postais mais belos que você encontrará.

Sem falar que, fora a beleza, a cachoeira também tem peculiaridades muito interessantes. Como, por exemplo, ter uma queda d’água de 50 metros de altura. Isso sem mencionar a trilha de 800 metros e os quase 500 degraus a serem subidos.

A visita é guiada, ou seja, é obrigatória a presença de um funcionário da empresa de turismo. Além disso, equipamentos de segurança como colete salva-vidas também são de suma importância.

A Cachoeira da Serra Azul é tão importante na região mato-grossense que acabou se tornando oficialmente uma SESC!

A parte inferior da cachoeira possui um lindo lago, com águas cristalinas e de cor esverdeada.

Mas atenção: cuidado com animais silvestres na trilha, tais como pássaros e até mesmo macacos. Não os alimente em hipótese alguma!

Trilha da Cachoeira Serra Azul.

Trilha da Cachoeira Serra Azul. Paula Rocha

O que fazer em Nobres MT: Flutuação no Aquário Encantado

Uma outra atividade muito interessante de se procurar em Nobres é a visita ao Aquário Encantado. Isso porque, nele, você poderá partir para a flutuação no interior do Parque Estadual da Lagoa Azul. E uma vez dentro d’água, estará com diversas espécies de peixes.

É um dos passeios mais lindos e procurados da cidade, e com muitas justificativas. Além de poder passar um momento de descanso maravilhoso ao lado de quem você gosta, ainda pode tirar lindas fotografias para ter uma memória perfeita do que você viveu neste local.

Entretanto, algumas normas precisam ser cumpridas.

Por exemplo, você não pode pisar no chão da lagoa, para não poluir a água com terra. A preservação ambiental no Mato Grosso, e principalmente em Nobres, é levada muito a sério.

Além disso, é proibido usar protetor solar e repelente para não agredir os peixes.

É necessário agendar esta aventura com antecedência junto a sua empresa de turismo de preferência.

O valor individual para a flutuação sai na casa dos R$90, porém, ele pode subir um pouco em épocas de alta temporada.

Visão de cima do Aquário Encantado.

Aquário Encantado. Paula Rocha

O que fazer em Nobres MT: Flutuação no Rio Triste

Outra grande opção de flutuação, além da do Aquário Encantado, é a Flutuação no Rio Triste.

Apesar do nome, não se engane: não há nada de triste neste passeio. Muito pelo contrário. É uma das alternativas mais incríveis para quem busca contato com a natureza.

Você receberá diversos equipamentos de segurança para auxiliá-lo em sua aventura: colete salva vidas, snorkel e até mesmo pés de pato são distribuídos para os turistas.

Lembre-se de não levar alimentos, pois é proibido aqui. Também não alimente os peixes e outras espécies de vida marinha, ok?

Neste passeio, você percorrerá mais de um quilômetro do rio, sem falar em uma fácil trilha até chegar nele. São apenas 500 metros de caminhada, sem nenhum trecho muito complicado.

Idosos são permitidos, crianças também. Entretanto, estas apenas as acima dos seis anos de idade.

Ah, não há nenhum tipo de desconto para estudantes ou deficientes.

O preço da flutuação e do passeio em si é de R$75 por pessoa.

O que fazer em Nobres: Flutuação no Rio Triste.

Flutuação no Rio Triste. Paula Rocha

O que fazer em Nobres MT: Lagoa das Araras

Caso busque uma opção mais tranquila, sem ter que se molhar, a visita à Lagoa das Araras é a escolha certa! Apesar do nome, é totalmente proibido entrar nas águas do lago.

Aqui, o que você fará é uma caminhada incrível entre as diversas palmeiras que existem ali.

A grande sacada do passeio é a enorme quantidade de pássaros que habitam esta região. Encontrará maritacas, passarinhos e, principalmente, muitas araras de diversas cores.

Além disso, pode caminhar ou até mesmo andar de bicicleta por toda a trilha ao redor da lagoa.

Existem alguns decks de observação, nos quais você pode parar para relaxar e apreciar a paisagem. É aconselhado que levem binóculos, porque algumas das árvores são um pouco distantes. Com isso, fica mais fácil de poder observar as diversas espécies de animais que ali habitam.

Se for levar câmeras fotográficas para enxergar com o zoom, não tem problema. Porém, desabilite o flash de seu aparelho para não prejudicar a visão dos animaizinhos.

A entrada tem um valor bem bacana, saindo apenas R$30 por pessoa.

Lagoa das Araras.

Lagoa das Araras com vegetação. Lamara

O que fazer em Nobres MT: Boia Cross no Duto do Quebó

Agora, se você vive por atividades mais intensas e radicais, também há uma escolha para você: ela é nada mais, nada menos, que o Boia Cross no Duto do Quebó!

A cerca de 50 quilômetros do centro de Nobres, você embarca em uma aventura e tanto. Isso porque terá um passeio de pouco mais de dois quilômetros em uma forte correnteza de um rio! Legal, né?

Mas caso isso te assuste, não se preocupe, pois ficará o tempo todo sentado em uma boia gigante, com todo o equipamento de segurança possível. Desde colete salva-vidas, capacete e muitas alças para poder se segurar.

O ápice desta atração é que em determinado momento do percurso você entrará em uma caverna. Isso mesmo: ficará no escuro por diversos minutos, apenas com o auxílio de lanternas.

É de gelar o sangue, né? hahaha

Porém, não se preocupe, pois o máximo de perigo que isso pode lhe ofertar é a presença de alguns animais silvestres.

Aliás, há muitos morcegos lá dentro, mas todos são de origem frutífera. Ou seja, jamais atacariam diretamente um humano. Lembre-se que eles têm tanto medo de você, quanto você deles.

Dentro da caverna.

Boa Cross: Caverna. Paula Rocha

O que fazer em Nobres MT: Mirante do Cerrado

Se você quer um passeio mais tranquilo, ao lado da pessoa que ama, o Mirante Cerrado é a melhor opção!

O Mirante do Cerrado é o local perfeito para se observar um pôr do sol e fazer declarações de amor. Bem fofo, sério!

Curiosamente, também possui uma tirolesa, mas com um valor a parte para se pagar se quiser usar.

Por falar em valores, a entrada para o Mirante sai na casa dos R$25 por pessoa, apenas. Vale a pena mencionar que ele também é um restaurante, que oferece pratos e diversas refeições magníficas. Além disso, também oferece um serviço de day use.

Ou seja, você poderá até mesmo utilizar a piscina externa que tem dentro de sua infraestrutura.

Já pensou que legal: passar um tempo de qualidade com sua pessoa especial, em um cenário maravilhoso e ainda curtir uma piscina? E logo depois disso, quando estiver cansado e com fome, poderá andar poucos metros até o restaurante.

É a pedida perfeita para os que buscam o máximo conforto, gastando pouco, e ainda com muito a oferecer. Não deixe de efetuar sua reserva, porque ela pode ser necessária em época de alta temporada.

Piscina do Mirante do Cerrado.

Área de lazer no Mirante do Cerrado. Neide Silva Rocha

Onde comer em Nobres MT

Agora que já listamos algumas das principais atividades da região de Nobres, por que não falamos sobre a comida?

Afinal, viagem boa, é viagem com comida e preço baixo, né? hahaha

Com um centro relativamente pequeno, a cidade não oferece muitos restaurantes. Isso pode dificultar um pouco sua vida, e é por isso que vamos te indicar onde comer em Nobres. São ótimos lugares, já aviso!

Restaurante do Chapolin

A primeira indicação é o Restaurante do Chapolin, que serve pratos como peixe na grelha, farofa de banana e mais. A maioria das refeições são regionais, atendendo os principais gostos do estado do Mato Grosso. Isso sem falar na deliciosa galinha caipira.

Uma curiosidade muito legal deste estabelecimento é que o dono do mesmo vem trajado de Chapolin Colorado — personagem da série mexicana que fez muito sucesso no Brasil — para atender seus clientes. Ou seja, você passará por uma ótima experiência, se divertirá, e ainda terá uma boa refeição a um preço acessível.

Isso sem falar que já ganhou dois certificados de excelência!

Além disso, também possui acesso para cadeirantes e muitas mesas ao ar livre. Também tem área coberta em casos de chuva.

Ah, o dono do restaurante é muito gente boa e adora contar histórias, aconselho ouvir todas. Porque sério, é bem legal!

O valor médio de cada prato sai na casa dos R$30.

Dono do estabelecimento Chapolin.

Dono do Restaurante Chapolin. Paula Rocha

Restaurante Kabanas

Outra boa opção para você, que busca comida caseira e típica de regiões, é o Restaurante Kabanas.

Ele é uma das principais referências da cidade de Nobres quando o assunto é comida mato-grossense. Fora que algumas das sobremesas utilizam goiabas que são retiradas direto das goiabeiras do quintal, dando um saborzinho ainda melhor.

O ambiente é tranquilo e agradavelmente simples, com mesas e bancos de madeira. Toda a área é coberta, então você não correrá nenhum risco de se molhar durante o período de chuvas.

Além de restaurante, atua como agência de turismo e hospedagem, possuindo área de camping e piscina. Melhor dizendo: é um comércio completo.

Outra informação interessante é que o Kabanas oferece passeio de caiaque. É uma atividade incrível para as crianças, e muito segura.

Ah, o valor de cada refeição também é super em conta, com os pratos saindo na faixa dos R$30.

Restaurante Panela de Barro

A exemplo das demais opções, o restaurante Panela de Barro também oferece comida caseira. A diferença é que ele é considerado o melhor da região mato-grossense quando o assunto é esse!

Assim como o nome, os pratos são feitos dentro de uma panela de barro, fazendo com que a comida ganhe um sabor muito mais especial.

No cardápio, poderá encontrar diversos peixes que também são encontrados com facilidade na cidade de Nobres.

O preço também é relativamente barato: cerca de R$35 por refeição individual.

A estrutura é simples, porém, é essa simplicidade que traz todo o charme ao restaurante. O atendimento é ótimo, aliás.

Apesar de não ser um dos estabelecimentos mais conhecidos e divulgados, vale muito a pena visitá-lo. Fora que também tem uma localização muito fácil, estando situado a apenas poucos metros do centrinho da cidade. Com isso, você poderá sair de onde estiver hospedado com muito mais facilidade e segurança sabendo que há um restaurante bom e próximo a você.

Lukinha’s Lanchonete

Se não quiser um restaurante mais luxuoso ou comer um prato de arroz e feijão, tudo bem: a Lukinha’s Lanchonete é a opção perfeita para você. Isso porque oferecem muitos lanches, além de um vasto cardápio de peixes regionais.

Os peixes costumam sair no valor de R$35 e R$40, enquanto os sanduíches, por volta de R$20.

Ainda disponibilizam pizzas da casa, feitas em forno a lenha, e até mesmo panquecas. Ou seja, são inúmeras opções para os mais variados gostos possíveis. Ah, o cardápio também inclui alternativas vegetarianas!

A lanchonete possui um ambiente um tanto quanto rústico, muito agradável e peculiar. Sem falar que, além de todos os serviços da casa, ainda tem música ao vivo. Claro, é necessário pagar o couvert artístico, só que ele já vem incluso na comanda. Mas não se preocupe, pois não é um valor tão elevado assim, ok?

Também é um dos poucos restaurantes de toda a região de Nobres que abre à noite. Por isso, em algum fim de semana ou feriado, pode pegá-lo um pouco cheio. Portanto, é aconselhável verificar antes se há mesas vagas para não passar nenhum sufoco.

Onde ficar em Nobres

Com tudo isso para fazer e conhecer, é impossível deixar Nobres de fora da lista de próximos destinos. Seria quase um desperdício!

Então, considerando que Nobres já está na sua lista de próximos destinos, que tal escolher onde ficar, pagando um preço bem bacaninha?

Parnaíba PiauíVeja tambémParnaíba Piauí

A Pousada Kabanas é a favorita de quem visita Nobres, oferecendo serviço de balcão de turismo e uma estrutura maravilhosa, com quartos divididos em chalés. Além disso, o preço não é tão alto, sendo as diárias a partir de R$220. Por outro lado, caso você queira hospedagem com serviço de Transfer, a Pousada Bom Jardim é a escolha ideal. Diárias a partir de R$260. Mas se você tem uma vibe caseira, a Pousada Cantinho de Casa te recebe com diárias a partir de R$170.

Ou seja, há um lugarzinho próprio para você em Nobres, basta escolher.

Confira o post completo sobre onde ficar em Nobres.

Nobres é um lugar lindo! Mas, para conservá-lo assim, seja consciente: respeite as áreas de preservação, não jogue lixo no chão e não provoque (tampouco alimente) os animais.

Enfim, saia da cidade com boas lembranças e muitas histórias para contar, viu?

Então, é isso! Até a próxima, viajantes.

Envie um comentário