Top

O que fazer em Colônia na Alemanha

Antes de mais nada, Colônia é uma das cidades mais bonitas e interessantes da Alemanha, e eu recomendo muito incluir esse lugar na sua lista, por isso, fiz um guia completo sobre o que fazer em Colônia na Alemanha.

Sobretudo, Colônia é uma cidade para todos os gostos, pois tem muita história, através de museus, catedrais e atrações medievais, mas também há modernidade, lojas e vida noturna.

Perfeito para todo mundo, né? Então bora lá conhecer um pouco!

Vista aérea de Colônia. Foto: Carol Passos

Sobre Colônia na Alemanha

Colônia, ou em alemão Köln, tem mais de 2000 anos de história e fica no estado de Nordrhein-Westfalen (Renânia do Norte-Vestfália) no oeste da Alemanha entre as cidades de Bonn e Dusseldorf.

Além disso, é a quarta cidade mais populosa da Alemanha com mais de 1 milhão de habitantes, e faz parte da Região Metropolitana de Colônia-Bonn, que junto a outras cidades da região tem mais de 3 milhões de habitantes de diversas nacionalidades.

Ou seja, não tem como faltar atividades para todas as culturas e preferências!

Agora uma curiosidade muito legal é que Colônia é cidade-irmã do Rio de Janeiro desde 2011, e de outras cidades pelo mundo como Barcelona na Espanha, Istambul na Turquia, Lille na França, entre outras.

 

3 opções de hospedagem que valem a pena em Colônia

($) Se você quer economizar, o Station é baratinho.

($$) Com bom custo-benefício, o Mercure Hotel Severinshof Köln City tem excelente estrutura.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Hyatt Regency Köln é excelente!

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Colônia.

Margem do rio Reno em Colônia. Foto: Carol Passos

O que fazer em Colônia

Para que possa aproveitar tudo o que Colônia tem a oferecer, é importante definir os seus interesses e montar o seu roteiro de acordo com as época do ano em que você deseja viajar.

E para ficar mais fácil de definir, separei em categorias sobre o que fazer em Colônia:

  • Museus em Colônia;
  • Atrações históricas em Colônia;
  • Parques em Colônia;
  • Vida Noturna em Colônia;
  • Dicas úteis em Colônia.

Principais atrações de Colônia em qualquer época do ano

Além de ser uma cidade grande, Colônia tem muito a oferecer para seus turistas, e por isso, as atrações principais da cidade podem ser visitadas em qualquer época do ano.

Portanto, faça frio ou calor, sol ou chuva (ou neve haha), as atrações abaixo com certeza valem a pena visitar.

Kölner Dom

A Catedral de Colônia é a atração principal da cidade pelo fato de ser um ponto histórico muito importante para seu crescimento, além de ter levado mais de 600 anos desde o início até o fim de sua construção e ter 157 metros de altura.

Além disso, é uma das igrejas de peregrinação mais importantes da Europa, devido a chegada das relíquias dos Três Reis Magos em Colônia em 1164, para a qual foi necessária construir uma igreja de estilo gótico com início em 1248 até 1880.

Outro fato muito interessante é que a atração sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, embora tenha sido atingida por pesadas bombas aéreas, só precisou de restaurações, que são realizadas frequentemente para manter a originalidade do local, e por isso é considerada “o eterno canteiro de obras”.

Catedral de Colônia. Foto: Carol Passos

Alter Markt

O Alter Markt é o mercado antigo de Colônia, e foi o mercado mais importante medieval.

Do lado da torre da prefeitura, de frente para o Alter Markt, há um relógio com uma máscara de madeira chamada Platz-Jabbeck, que representa um cavalheiro conectado ao mecanismo do relógio e mostra a língua a cada hora.

Além disso, o meio da praça há o monumento de Jan von Werths, um general da Guerra dos Trinta Anos.

No entanto, mercado antigo perdeu cada vez mais sua importância no início da era moderna. Hoje, portanto, existem apenas algumas lojas, pubs, cafés e restaurantes.

  • Endereço: Alter Markt, 50667 Köln

Im Martinswinkel

Um charme da cidade de Colônia é Im Martinswinkel, que fica no histórico mercado de peixes da cidade, bem pertinho da catedral e da estação central.

Atualmente é um ponto turístico muito procurado da cidade devido as suas casas coloridas, então já pode colocar esse ponto turístico na sua lista e não deixe de tirar fotos lá!

  • Endereço: Frankenwerft 33, 50667 Köln

Casas Coloridas de Colônia. Foto: Carol Passos

Museu Ludwig

O museu Ludwig é um dos mais interessantes de Colônia, principalmente por sua forma incomum do telhado que lembra as ondas e é perceptível de longe.

Além disso, o museu conta com diversas exposições, como por exemplo, pinturas clássicas, modernas e abstratas, esculturas, fotografias, vídeos e muito mais.

Contudo, a coleção do museu inclui fotos de Marc Chagall, August Macke, Otto Dix e Ernst Ludwig Kirchner, entre outros. O museu leva o nome do casal patrono Ludwig , que doou algumas fotos de Picasso para a coleção.

Atualmente, o museu fica aberto todos os dias das 10:00 as 18:00 e é gratuito para menores de 18 anos, porém os adultos pagam uma entrada de 11 euros (aproximadamente 65 reais).

  • Endereço: Heinrich-Böll-Platz, 50667 Köln

Heumarkt

O Heumarkt é uma das praças mais famosas do centro de Colônia e hoje é um dos palcos principais do carnaval da cidade!

Além disso, na Idade média era um mercado muito importante para a compra e venda de Feno, e outras mercadorias como carne e queijo.

No entanto, a praça também teve lugar um acontecimento histórico, nomeadamente a histórica revolta da tecelagem de Colônia em 1371.

  • Endereço: Heumarkt, 50667 Köln

Römisch-Germanisches Museum

O Museu Romano e Germânico é muito famoso e tem grande importância na cidade por ser responsável por várias descobertas da Idade Média, como o Heumarkt citado acima.

As coleções do Museu Romano-Germânico pertencem ao patrimônio arqueológico da cidade e seus arredores, e tem objetos desde a pré-história até o início da Idade Média.

Além disso, os destaques são a maior coleção de vidro romano do mundo, bem como coleções notáveis ​​de joias romanas e medievais.

Atualmente, o museu fica aberto todos os dias (exceto as Terças-feiras) das 10:00 as 18:00 e é gratuito para menores de 18 anos, porém os adultos pagam uma entrada de 6 euros (aproximadamente 35 reais).

  • Endereço: Cäcilienstraße 46, 50667 Köln

Römisch-Germanisches Museum. Foto: Carol Passos

Museu Kolumba

Aos amantes de artes, uma ótima opção é o Museu Kolumba, pois ele engloba diferentes tipos de obras de arte, como pinturas, esculturas, costuras, entre outros.

Normalmente o museu atualiza a exposição várias vezes ao longo do ano e a mudança principal com uma nova seleção de obras é apresentada em Setembro.

Atualmente, o museu fica aberto todos os dias (exceto as Terças-feiras) das 10:00 as 17:00 e é gratuito para menores de 18 anos, porém os adultos pagam uma entrada de 5 euros (aproximadamente 30 reais).

  • Endereço: Kolumbastraße 4, 50667 Köln

 

O que fazer em Colônia no Inverno e Outono

Primeiramente, gostaria de dizer que entre os meses de Outubro e Março a cidade de Colônia é bem fria.

Normalmente a média da temperatura no Outono é de 7°C, e no Inverno de 3°C, e tendo muitos dias chuvosos, e poucos dias com neve.

Mesmo com temperaturas bem baixas, não há razão para ficar no hotel e deixar de conhecer tudo o que Colônia tem a oferecer para deixar seus dias frios mais divertidos, e por isso eu separei as melhores opções do que fazer em Colônia no Inverno e Outono.

Mercados de Natal em Colônia

Os mercados de Natal têm muitos anos de tradição em Colônia, e em 1820 foi inaugurado o primeiro mercado de Natal na cidade velha de Colônia – o Nikolaumarkt, que funciona até os dias de hoje!

Mas não para por aí, Colônia tem diversos mercados de natal, como o Heavenue, que é um mercado Gay de Natal com cabanas coloridas no estilo Pop Art com nuvens cintilantes e guirlandas de neve.

Dica: sugiro que leia meu post completo sobre Mercados de Natal em Colônia e região.

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom - Foto: Joaquim Rieger

Weihnachtsmarkt am Kölner Dom – Foto: Joaquim Rieger

Rota do Glühwein em Colônia

O Gluhwein é muito parecido com o vinho quente das festas juninas brasileiras e é muito famosos no inverno alemão, principalmente nos mercados de Natal.

Porém, além desses mercados, a cidade de Colônia também conta com uma rota de aproximadamente 45 minutos para provar o Gluhwein de diversos restaurantes e bares da cidade.

Para fazer esta rota, é necessário ir até a estação de metro Chlodwigplatz no bairro de Sudstadt, ao sul da cidade, e seguir a rota dos bares:

  • Bagatelle,
  • Elsa,
  • Im Schnörres e
  • Johann Schäfer Biergarten.

Rota do Gluhwein

Patinação e Hóquei no gelo no Lentpark

Primeiramente, um dos pontos turísticos mais frequentados no inverno de Colônia é o Lentpark, que foi construído no local do antigo estádio de gelo e natação da cidade.

Ainda mais com uma pista e uma arena de gelos, o local é ideal para patinar no gelo ou jogar hóquei. Além disso, o local serve também para usos esportivos de patinação artística e hóquei no gelo.

O parque funciona de Segunda a Sexta das 8:30 às 22:30, Sábados das 10:00 às 22h, Domingo e feriados das 09:30 as 21:00.

Contudo, os valores de entrada são diversos:

Tipo de ingressoPor pessoa durante 2 horasPor pessoa o dia todo
Adultos (+18 anos)8,10 euros11,10 euros
Jovens (-18 anos)5,60 euros7,60 euros
Crianças (- 6 anos)1,00 euro1,60 euros

No entanto, o aluguel de patins de gelo tem um preço a parte de 5 euros (aproximadamente 30 reais) por pessoa independente da idade e tempo de duração no parque.

  • Endereço: Lentstraße 30, 50668 Köln

Banho quente na Claudius Therme

Uma experiência maravilhosa no inverno alemão é relaxar nas piscinas termais, por isso em Colônica eu super indico o Claudius Therme, que tem uma grande piscina central, bem como várias piscinas internas e externas.

As águas medicinais, piscinas de banho e de descanso, hidromassagens, bebedouros e grutas quentes são algumas das diversas opções do parque.

Além disso, são oferecidos hidroginástica e cursos de meditação gratuitos, e toda noite e nos fins de semana, a música subaquática com efeitos suaves de luz, cor e som contribui para o seu relaxamento.

Contudo, o parque ainda contra com uma grande variedade de infusões e rituais, como a infusão de sal e mel, o ritual de banya, a infusão com frutas e sauna.

Os valores dependem de quanto tempo você pretende ficar:

Tipo de ingressoPor pessoa durante a semanaPessoa aos fins de semana e feriados
Ingresso de 2 horas14,50 euros16,50 euros
Ingresso de 4 horas20,50 euros22,50 euros
Bilhete diurno28,50 euros30,50 euros
  • Endereço: Sachsenbergstraße 1, 50679 Köln

Claudius Therme – Foto: Claudius Therme website

 

Principais atividades no Verão e Primavera

Volksgarten

Primeiramente, o Volksgarten tem o melhor entretenimento entre os parques de Colônia!

O parque oferece muitas opções de lazer como mesas de pingue-pongue, postes de slackline, cervejaria ao ar livre, playground e aluguel de pedalinho.

Na primavera e no verão, grandes festas de aniversário com flâmulas, cobertores, mesas e balões podem ser encontradas no Volksgarten, além de festivais de música e dança, e espaço para fazer churrasco ou relaxar.

Dica: Se por acaso for a Colônia no inverno, pode visitar este parque também, pois normalmente o lago congela e a vista é incrível!

  • Endereço: Volksgarten 1, 50667 Köln

Volksgarten. Foto: Carol Passos

Rheinpark

O Rheinpark fica entre o centro de exposições Deutz e o porto de Mülheim e encanta seus visitantes com a natureza pura e linda!

Como o nome sugere, Rhein significa Rio, portanto o parque fica ao longo das margens do Reno e oferece uma vista magnífica da Catedral de Colônia, que você pode ver de longe.

Além disso, um pequeno trem circula regularmente pelo parque, que foi construído em 1957 para o Salão Federal de Horticultura, e assim você pode fazer um pequeno tour pelo parque e ver as lindas flores do jardim.

Além disso, há um grande parquinho para as crianças e uma grande pista de skate, que estão abertos gratuitamente todos os dias da semana.

  • Endereço: Rheinpark 1, 50679 Köln

Rheinpark. Foto: Carol Passos

Aachener Weiher

Também conhecido como Hiroshima-Nagasaki Park, muitos residentes de Colônia amam o Aachener Weiher.

Além de estar localizado numa área central, ter uma ampla área verde e vista para um lago, muitas pessoas se juntam aí para fazer piqueniques, churrascos, escutar música, relaxar ou praticar esportes.

Contudo, o parque também é palco de festivais de verão, com muita música, dança e cerveja alemã!

  • Endereço: Aachener Weiher, 50679 Köln

Aachener Weiher. Foto: Carol Passos

Stadtgarten

O Stadtgarten, ou jardim da cidade, é um lugar maravilhoso para relaxar.

Aqui você pode estender sua toalha de piquenique, deixar as crianças brincarem no parquinho ou simplesmente sentar em um banco e aproveitar o sol da tarde.

Entretanto, o jardim da cidade é um ótimo lugar para fugir da multidão, respirar um ar puro bem no meio da cidade.

Uma dica para depois do almoço é comprar um sorvete em um dos carrinhos que ficam por ali, sentar na grama e relaxar antes de voltar a explorar a cidade.

  • Endereço: Venloer Strasse 40, 50672 Köln

 

O que fazer em Colônia com crianças

Museu do Chocolate

Primeiramente, o museu do chocolate está localizado nas margens do Reno, com vista para a água e uma grande cúpula de vidro.

Logo na entrada há uma fonte de chocolate de três metros de altura, de onde todos os visitantes podem experimentar um waffle com chocolate e muitos cursos de chocolate são oferecidos e você pode fazer uma barra de chocolate do jeito que quiser.

Além disso o horário de funcionamento é de Segunda a Sexta das 10:00 às 18:00, Sábado, Domingo e feriados das 11:00 às 19:00.

Contudo, crianças menores de 6 anos tem entrada gratuita, de 7 a 12 anos o valor é de 7,50 euros (aproximadamente 45 reais) e acima de 12 anos o valor é de 11,50 euros (aproximadamente 70 reais).

Bem como, o Bilhete família (2 adultos com filhos até 16 anos) por 30 euros (aproximadamente 180 reais).

Dica: combine sua visita o museu do Chocolate com o Chocolate Express, um pequeno trem que sai a cada 30 minutos da Catedral de Colônia (muralha do castelo) e passa pela cidade velha, ao longo das margens do Reno até o museu.

  • Endereço: Am Schokoladenmuseum 1a, 50676 Köln

Os bilhetes para este passeio custam 8 euros (aproximadamente 50 reais) para adultos e 4,50 euros (aproximadamente 30 reais) para crianças.

Schokoladenmuseum. Foto: Schokoladenmuseum website

Zoológico de Colônia

Se você estiver com vontade de grandes aventuras no meio da cidade grande, eu te indico conhecer o zoológico de Lindenthaler.

O zoológico fica na parte norte de Colônia, numa área mais verde e perto da floresta, e lá você verá vários animais cervos, burros, cabras, galinhas, ovelhas, entre outros.

Além disso, você pode acariciar vários animais e até atraí-los com algumas guloseimas dos comedouros do parque *somente as que o Parque oferece hein!).

Jumphouse

O Jump House é o primeiro parque de trampolim em Colônia, além de ser um dos maiores da Alemanha, e está localizado no distrito de Ossendorf, a noroeste da catedral da cidade.

Com 3.800 metros quadrados e um total de 120 trampolins, você pode pular o máximo que puder, como no FreeJump por exemplo, o campo principal do salão do trampolim.

Além disso, há também as áreas de GameJump, que são, por assim dizer, arenas particularmente grandes de jogos e atividades.

O valor da entrada por pessoa é de 26,90 euros por pessoa (aproximadamente 160,00 reais).

  • Endereço: Köhlstraße 10, 50827 Köln

Jumphouse. Foto: Koln Tourism

Odysseum

O Odysseum é um museu de aventura, o qual oferece diversas atividades e jogos para qualquer idade.

Contudo, todos podem encontrar algo que atenda às suas necessidades e desejos atuais, como por exemplo jogar no mundo do jogo Ravensburger é ideal para idades de 5 a 99 anos.

Outros jogos legais são SteineGarten e Bricklive Safari, os quais de pode criar uma cidade a partir dos blocos modulares populares.

Por fim, é possível se divertir e jogos para combinar analógico e digital, bem como movimento físico, ou seja, você escolhe o tipo de aventura que prefere.

O valor do ingresso varia de acordo com o tempo que quer ficar por la:

Tipo de ingressoPor pessoa5 pessoas
Ingresso para conhecer (90 min.)12,90 euros39,90 euros
Ingresso de aventura (180 min.)24,90 euros79,90 euros
Bilhete diurno39,90 euros129,90 euros
  • Endereço: Corintostraße 1, 51103 Köln

 

Vida Noturna em Colônia

Como toda cidade grande, Colônia também oferece uma ampla variedade de opções de bares, clubes e festas para curtir durante a noite.

Zülpicher Straße

A rua Zülpicher Straße é o primeiro porto de escala para todos aqueles que têm uma longa noite de festa pela frente em Colônia.

Há muitos pubs, bares e pequenos clubes de dança nesta rua e o ambiente é muito bom em todos os lugares, a maioria jovens entre 20 e 30 anos, porém todas as idades acima dos 18 anos são bem vindas.

Aliás, pode te interessar: Comidas típicas alemãs – O que comer e beber na Alemanha?

Coquetéis na Zulpicher Str. – Foto: Carol Passos

Diamonds Club

Se você está procurando um local elegante para festas, o Diamonds Club é o lugar certo para você, e fica localizado no centro histórico de Colônia.

Há muita dança e comemoração em um ambiente luxuoso e para que os convidados também se encaixem, os seguranças prestam atenção ao vestiário da entrada.

Uma curiosidade é que o local é muito requintado e de vez em quando, celebridades como Lothar Matthäus são convidadas, e ficam área VIP do local.

  • Endereço: Hohenzollernring 90, 50672 Köln

Rudolfplatz e Friesenplatz

Outros pontos da cidade com muitos bares e clubes são as praças de Rudolfplatz e Friesenplatz, localizados ao lado da rua Hohenzollernring.

Além disso, muitas pessoas se juntam nas ruas para beber, dançar e conversar, além de poder conhecer novas pessoas de vários países diferentes e poder socializar muito!

Rudolfplatz. Foto: Carol Passos

Electrum Club

De antemão, o Electrum Club representa festas extraordinárias na vida noturna de Colônia e o clube está dividido em três salas e um terraço.

Além disso, quem entra no local, tem acesso a todas as áreas que atendem às diferentes necessidades, normalmente tipos de músicas diferentes em cada área.

Enquanto se pode festejar com bom som no Electrum e no lounge, a sala de fumadores e a esplanada têm o lado mais aconchegante da discoteca: aqui pode descontrair, conhecer pessoas novas e conversar.

  • Endereço: Rolshover Str. 384, 51105 Köln

 

Meios de transporte em Colônia

Normalmente, o transporte público em Colônia é muito bom, pois oferece muitas frotas de ônibus, metro e trem pela cidade, além de ter vários horários o dia todo, inclusive de madrugada.

Contudo, o valor do ticket individual depende de quantas paradas, normalmente para viagens pequenas de até 4 paradas custa em torno de 1,80 euros (aproximadamente 11 reais).

Porém de você for passar alguns dias na cidade compensa comprar o ticket de 1 ou 2 dias, conforme abaixo, o qual você pode usar os trens que começam com RB e RE, e qualquer ônibus ou metro dentro da cidade quantas vezes precisar durante o período selecionado.

KölnCard 24 horas

  • 1 pessoa por 9,00 euros (aproximadamente 55,00 reais)
  • até 5 pessoas por 19,00 euros (aproximadamente 115,00 reais)

KölnCard 48 horas

  • 1 pessoa por 18,00 euros (aproximadamente 110,00 reais)
  • até 5 pessoas por 38,00 euros (aproximadamente 230,00 reais)

Trilhos de trem em Colônia. Foto: Carol Passos

 

Onde comer em Colônia

Primeiramente, por ser uma cidade muito internacional, é comum ver restaurantes de variados tipos gastronômicos para todos os gostos, por isso separei uma breve lista de restaurantes para conhecer:

  • Joseph´s – Um bar e restaurante ás margens do Rio Reno – Agrippinawerft 22, 50678 Köln
  • Bei Oma Kleinmann – tradicional Schnitzel alemão por 14,90 euros – Zülpicher Str. 9, Köln
  • Brauhaus Scholzen – muito tradicional da gastronomia alemã com pratos a partir de 12,50 euros – Venloer Straße 236, Köln
  • Barenstar – um restaurante vegano com pratos a partir de 5,00 euros – Venloer Straße 531, Köln
  • Pizzeria Totò e Peppino – deliciosa pizza e massas italianas a partir de 7,00 euros – Hansaring 119, Köln
  • Café Jakubowski – para amantes de café, e com sobremesas a partir de 4,50 euros – Mülheimer Freiheit 54, Köln
  • Scampino Wein – refeições típicas da região do Mediterrâneo – Deutz-Mülheimer Str. 199, 51063 Köln
  • Eisfeld – sorvetes deliciosos a partir de 2,00 euros – Hansemannstraße 49, 50823 Köln
  • Kingdom of Sweets – é o paraíso dos doces! – Hohe Str. 133, 50667 Köln

Kingdom of Sweets. Foto: Carol Passos

 

Onde de hospedar em Colônia

Primordialmente, é muito importantes decidir um hotel confortável e com boa localização de acordo com as preferências de cada um, por isso separei algumas opções variadas de acomodação em Colônia.

Excelsior Hotel Ernst am Dom

Para quem busca luxo, localização e o conforto de um hotel 5 estrelas, definitivamente eu indico se hospedar no Excelsior Hotel Ernst am Dom.

Ainda mais, o hotel é muito tradicional na cidade, por ser comandando por uma família desde 1863, oferendo uma gastronomia rica e tradicional, quartos grandes e confortáveis e muito entretenimento.

Entretanto, o valor de diária para o casal é a partir de 235,00 euros (aproximadamente 1.410,00 reais) com café da manhã incluso na tarifa.

Excelsior Hotel Ernst am Dom. Foto: Booking.com

a&o Köln Neumarkt

Primeiramente, se você busca um bom conforto, localização e custo-benefício, o a&o Köln Neumarkt é uma ótima opção!

O hotel tem quartos para dividir com a família ou amigos com diárias a partir de 100 euros (aproximadamente 600 reais) para 2 pessoas, além de estar localizado no centro histórico da cidade.

Entretanto, o hotel oferece café da manhã, bar e wifi para os hóspedes, além de quartos 2 estrelas, confortáveis e muito limpos.

a&o Köln Neumarkt. Foto: Booking.com

Station – Hostel for Backpackers

Antes de mais nada, o próprio nome já deixa claro que o hostel é para mochileiros, então se você gosta de viajar de “mochilão” e busca algo simples, essa é a opção perfeita!

Com diárias a partir de 25 euros, (aproximadamente 150 reais), o hostel oferece quartos compartilhados e privados, além de wifi, uma piscina pequena, bar e restaurante.

Contudo, o hostel fica em ótima localização, muito próximo da estação central da cidade, e também perto de várias lojas, restaurantes, bares e clubes.

Station – Hostel for Backpackers. Foto: Booking.com

 

Informações úteis de Colônia

 

Espero que tenham gostado e que sua viagem seja incrível!

Ah e não deixem de me acompanhar no Instagram escapardarotina.

Beijinhos e nos vemos em breve 🙂

Casas coloridas de Colonia. Foto: Carol Passos

Todos os nossos artigos da Alemanha

Quer saber mais sobre a Alemanha? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse país lindo!

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa