Top

O que fazer em Malta

Praia de Malta

Primeiramente, eu já vou antecipar que há muito o que fazer em Malta, pois além de dezenas de praias maravilhosas, a cidade conta com muitos museus, bares, clubes e atrações o ano todo. Ou seja, tem de tudo para todos os gostos e aqui vou te contar tudinho sobre o que fazer nesse paraíso no meio do mediterrâneo.

Se você é apaixonado por história e praia, aqui é o paraíso! Vamos lá conhecer tudo que a cidade tem a oferecer? Garanto que vão amar, assim como eu amooo esse lugar.

Upper Barrakka Gardens - Valetta

Upper Barrakka Gardens – Valetta. Foto: Carol Passos

Sobre Malta

Malta é um arquipélago no meio do Mar Mediterrâneo formado por 3 ilhas, Ilha de Malta, Comino e Gozo. E apesar de ser muito próxima a Itália, aproximadamente 93 quilômetros da Sicília, em seus mais de 3000 anos de história, Malta já foi dominada por romanos, árabes, mouros e antes de sua independência, era uma colônia britânica.

Além disso, os idiomas oficiais de Malta são maltês e inglês, e por isso, é um destino perfeito não só para quem vai a turismo, mas para quem quer fazer intercâmbio e aprender inglês. Inclusive, meu primeiro intercâmbio foi em Malta em 2016 e minha experiência foi simplesmente incrível!

O que fazer em Malta

Para que possa aproveitar tudo o que Malta tem a oferecer, é importante definir os seus interesses e montar o seu roteiro de acordo com os lugares de você acha mais interessantes conhecer. E para ficar mais fácil de definir, separei em categorias sobre o que fazer em Malta: 

  • Cidades mais famosas em Malta;
  • Praias em Malta 
  • Museus em Malta; 
  • Atrações em Malta; 
  • Festivais em Malta. 

Cidades mais famosas em Malta

Valletta

Antecipadamente, gostaria de dizer que Valletta vai muito mais além de ser apenas a capital maltesa, pois a cidade é simplesmente um baú de tesouros devido à grande oferta cultural que oferta para os moradores e turistas.

A cidade começou a ser construída no século XVI e conta com muitos museus, teatros, óperas, igrejas e construções muito antigas que estão intactas.

Além disso, a cidade tem em torno de seis mil habitantes, bem pouco para uma capital né? Mas não deixa de ser um lugar maravilhoso e incrível!

Algumas atrações turísticas na cidade são: Upper and Lower Barakka Gardens, Malta National Museum of Archeology, Malta National War Museum, Malta Toy Museum, St. Johns Cathedral, Casa Rocca Piccola, Fort St. Elmo, Manoel Theatre, National Library e Victoria Gate.

Valetta - Malta

Valetta – Malta. Foto: Carol Passos

Mdina – A cidade Silenciosa

De antemão, se você é fã de Game of Thrones, com certeza vai reconhecer o portão da cidade de Mdina, pois foi cenário de várias cenas da primeira temporada da série.

Contudo, Mdina é uma cidade medieval cercada por muros, pois foi a capital de Malta desde a antiguidade até finais da idade média e é cheia de atrações como o National History Museum, St. Paul´s Cathedral e Mdina Gate.

Além disso, é conhecida como a cidade silenciosa, pois após a saída dos turistas pela noite, a cidade realmente fica muito tranquila, inclusive durante o dia pedem para os turistas não fazerem muito barulho.

Mdina - Malta

Mdina – Malta. Foto: Carol Passos

St. Julians

Se tem uma cidade badalada em Malta, pode ter certeza que esse é o local! A cidade de Saint Julians é o point dos jovens devidos a grande quantidade de bares e clubes no bairro de Paceville.

Além disso, a cidade conta com um grande shopping, vários hotéis e resorts famosos como a rede Hilton, restaurantes, escolas de inglês, praias e atrações como o Portomaso, Love Monument e Spinola Palace.

Sliema

Outra cidade bem badalada é Sliema, pois além de muitos bares, a cidade conta com as mais diversas opções de lojas, como Zara, Diesel, Sephora, entre outras, sendo então o paraíso das compras em Malta.

Ou seja, se você quer gastar seus preciosos euros em compras de roupas, acessórios, sapatos ou cosméticos, Sliema é definitivamente o local ideal para você fazer isso em Malta.

Além disso, a cidade conta com uma vista maravilhosa da cidade de Valletta pelo calçadão principal ou pelo Fort Tigné.

Sliema - Malta

Sliema – Malta. Foto: Carol Passos

Marsaxlokk

Por outro lado, se você quer fazer compras mais simples e tradicionais de Malta, como artesanatos, souvenir, roupas leves, etc. O mercado de Marsaxlokk é ideal para isso!

A cidade de Marsaxlokk é muito conhecida por seus mercados e feiras, que são muito tradicionais na cidade há décadas, e além dos itens citados acima, o mercado conta com muitas opções de comidas típicas maltesas, além de grãos, frutas e legumes, entre outros.

Mosta

A cidade de Mosta, é uma das mais antigas da ilha de Malta e é famosa por ter uma grande catedral redonda que leva o mesmo nome da cidade.

Outras atrações turísticas famosas na cidade são: a Speranza Chapel, uma capela construída no século XIX, o museu da aviação, e as catacumbas de Ta Bistra.

Mellieha

Primeiramente, a cidade de Mellieha é o paraíso das praias! Ali você vai encontrar diversas praias lindas, como a Paradise Bay, além de atrações incríveis como o Poppeye Village, St. Agatha´s Tower e a reserva natural de Ghadira.

Além disso, a cidade conta com a maior praia de Malta, chamada Ghadira bay,  além de vários bares, restaurantes e parques!

Mellieha - Malta

Mellieha – Malta. Foto: Carol Passos

Victoria

Fugindo um pouco da ilha principal de Malta, uma ótima opção é conhecer a ilha de Gozo, principalmente sua capital histórica chamada Victoria.

Frequentemente Victoria é alvo dos turistas por ser uma cidade muito antiga, com mais de 7000 anos de história. Sim, você leu certo, encontraram vestígios de vida na cidade de mais de 7000 anos, e isso faz dela simplesmente incrível e única!

Além disso, a cidade conta com várias atrações como a Cittadela, uma vila nas montanhas que é totalmente fortificada, além da grande basílica e catedral de Gozo, a prisão antiga e o museu do folclore.

Praias em Malta

Enfim, já que estamos falando de uma ilha, eu separei uma lista com algumas opções das minhas praias favoritas de Malta, se caso você estiver em dúvida sobre o que fazer em Malta no verão ou primavera.

Paradise Bay

Como citado anteriormente, a Paradise Bay fica na cidade de Mellieha e é uma ótima opção para passar o dia.

Mesmo que a praia tenha uma extensão pequena, ela vale muito a pena devido as águas claras azul turquesa, e a vista do pôr-do-sol, que além da praia, pode ser vista pelas montanhas que conectam a praia com a cidade.

Paradise Bay - Malta

Paradise Bay – Malta. Foto: Carol Passos

Blue Lagoon e Cominotto Beach

Primeiramente, Blue Lagoon, ou Lagoa azul, é simplesmente o lugar mais famoso de Malta. Isso se dá porque as águas cristalinas e muito calmas dão a impressão de estar numa lagoa ou piscina.

Esta praia fica localizada na ilha de Comino, a menor ilha de Malta, e é o lugar prefeito para fazer mergulhos, snorkeling ou simplesmente nadar e relaxar.

Além disso, outra praia incrível da ilha de Comino é a Cominotto Beach que fica bem pertinho da Blue Lagoon, então ambas podem ser visitadas no mesmo dia!

Para chegar até a ilha de Comino, é necessário pegar uma balsa de Malta a Comino, que custa em torno de 10 euros (aproximadamente 60 reais) e depois pegar um ônibus turístico ou público até a atração.

Blue Lagoon - Comino

Blue Lagoon – Comino. Foto: Carol Passos

Blue Grotto

A Blue Grotto, ou Gruta Azul, é um conjunto de cavernas e grutas com águas cristalinas na cidade de Qrendi no sul de Malta.

Para aproveitar muito bem seu passeio, é necessário alugar ou barco ou fazer uma excursão até as grutas, inclusive as excursões custam em torno de 8 euros (aproximadamente 48 reais) por pessoa e visitam várias cavernas da região.

Blue Grotto - Malta

Blue Grotto – Malta. Foto: Carol Passos

Ramla Bay

Primeiramente, vocês já ouviram falar da praia da areia vermelha?

A Ramla Bay, localizada na Ilha de Gozo, é uma ótima opção, pois além das águas cristalinas, a areia é diferente do que estamos acostumados, pois é de cor avermelhada!

Ramla Bay - Gozo

Ramla Bay – Gozo. Foto: Carol Passos

St. Peter´s Pool

Já vou antecipar que se você é corajoso (a), a St. Peter´s Pool em Marsaxlokk é uma praia super diferente das outras, pois as rochas em volta do mar fazem formar uma piscina.

Além disso, o ponto forte desta praia é que as pessoas costumam subir nas rochas e pulam no mar, coisa que eu não tive coragem de fazer kkkkk 😀

Pretty Bay

A Pretty Bay está localizada em Birzebbuga, no sul de Malta, e é muito frequentada por ter uma grande extensão de areia, colocada artificialmente, pois a maioria das praias maltesas são de pedra.

Entretanto, ao redor desta praia há muitos cafés, bares e restaurantes, e além disso, conta com um campo de futebol e um playground, além de ser bem pertinho do Ghar Dalam, também conhecida como a Caverna das Trevas que tem mais 250.000 anos!

St. George´s Bay

A St. George´s Bay é uma pequena praia localizada no ponto mais badalado de Malta, na cidade de St. Julians, e é rodeada de resorts, bares e restaurantes.

Além disso, a praia é muito frequentada pelos jovens, principalmente intercâmbistas, pelo fato de ter muitas escolas de inglês na região e por ser uma região bem moderna.

Museus em Malta

  • National Museum of Archeology – Republic St, Valletta
  • Malta National War Museum – Fort St Elmo, Valletta
  • Malta Toy Museum – 222 Republic St, Valletta
  • Casa Rocca Piccola – 74 Republic St, Valletta
  • The Grandmaster’s Palace – St. George’s Square, Valletta
  • The Palace Armoury – St. George’s Square, Valletta
  • Knights Hospitallers La Sacra – Triq il-Mediterran, Valletta
  • Wignacourt Museum & St. Paul’s Catacombs – Triq Il-Kulleg, Rabat
  • Domus Romana – Wesgħa tal-Mużew, Rabat
  • Malta Maritime Museum – Xatt il-Forn, Birgu (Vittoriosa)
  • Malta Classic Cars Museum – Triq it-Turisti, Qawra
  • Bir Mula Heritage Museum – 79, Triq Santa Margerita, Bormla
  • Malta Postal Museum – 135, Archbishop Street, Valletta
National Museum of Archeology

National Museum of Archeology. Foto: Carol Passos

Atrações em Malta

Templos megalíticos

Primeiramente, Malta é habitada há mais de 3 mil anos, o que faz a ilha ser repleta de atrações históricas, como podemos ver na lista de museus acima.

Portanto, algumas das atrações maltesas mais famosas são os templos megalíticos abaixo:

  • Ġgantija – Triq John Otto Bayer, Ix-Xagħra
  • Saflieni – Triq Ic Cimiterju Raħal Ġdid PLA, 1116
  • Tarxien – Triq It Tempji Neolitici, Ħal Tarxien TXN 1063
Templos Megalíticos durante a noite

Templos Megalíticos durante a noite. Foto: Carol Passos

Onde ir com crianças em Malta

Antes de tudo, Malta é um lugar perfeito para ir com crianças, pois além de praias lindas, também tem muitas atrações focadas da diversão e que com certeza as crianças vão amar!

Portanto, separei uma lista de algumas atrações em Malta para quem vai em família e com crianças, e servem para todas as idades.

  • Poppeye Village – Triq Tal-Prajjet, Il-Mellieħa
  • Teatro Manoel – 115, Triq it-Teatru l-Antik, Valletta
  • Malta National Aquarium – Triq it-Trunciera, San Pawl il-Baħar SPB 1500
  • Bugibba Water Park – St Paul’s Bay,
  • Playmobil Fun Park – Birzebbuga
  • Mediterranean Marine Park – Tul Il-Kosta Bahar ic-Caghaq, NXR 903
Poppeye Village - Malta

Poppeye Village – Malta. Foto: Carol Passos

Outras atrações

  • Upper and Lower Barakka Gardens – 292 Triq Sant’ Orsla, Il-Belt Valletta e  Quarry Wharf, Valletta
  • Fort. St. Elmo –  Fort St Elmo, Valletta VLT 1741
  • Portomaso – St. Julians
  • Portão de Mdina – Entrada da cidade de Mdina
  • Mosta – Rotunda Square, Mosta
  • Triton Fountain – Vjal Nelson, Il-Belt Valletta
  • Red Tower – Triq Tad-Dahar, Il-Mellieħa
Lower Barraka Gardens - Valetta

Lower Barraka Gardens – Valetta. Foto: Carol Passos

Festivais em Malta

Festival Barroco Internacional de Valetta

O Festival Barrco Internacional de Valetta é um evento musical de ópera com tema barroco, que acontece todos os anos na segunda quinzena de Janeiro, na cidade de Valeta.

Logo, o festival conta com diversas músicas barrocas, desde Bach a Vivaldi, e os ingressos variam de 10 a 20 euros (60 a 120 reais), e podem ser comprados online ou na bilheteria.

Teatro Manoel
115 Triq it-Teatru l-Antik, Valletta VLT 1426
Tel:  356 21222618
E-mail: info@teatrumanoel.com.mt
Website: http://vallettabaroquefestival.com.mt

Carnaval

Para os amantes do Carnaval, a Ilha de Malta conta com vários festivais na época do Carnaval, que costuma ser em Fevereiro assim como no Brasil.

Deste modo, a ilha toda conta com desfiles de carros alegóricos e eventos, porém as cidades com mais atrações no carnaval são Valetta, Sliema e St. Julians.

Semana Santa e Páscoa

Primeiramente, Malta é uma ilha com mais de 350 igrejas, ou seja, dá pra conhecer pelo menos uma por dia no ano todo! Então, podemos ver que é um país bem católico.

Senso assim, a semana santa e a páscoa são repletas de eventos e procissões nas centenas de igrejas e nas ruas da ilha. Inclusive, no domingo de páscoa algumas igrejas fazem almoços de páscoa e caça aos ovos de chocolate.

Festival Internacional de Fogos de Artifício

Este festival ocorre sempre no final de Abril na cidade de Valetta em comemoração à entrada de Malta na União Europeia em 2004. Além disso, é um espetáculo gratuito e simplesmente maravilhoso!

Għanafest

Com certeza Malta é uma ilha que valoriza muito a música, e por isso, outro festival musical super famoso é o Ghanafest, que dura dois dias e é totalmente focado na cultura maltesa, como músicas tradicionais e folclóricas do país.

Este festival ocorre todo ano no mês de Junho na zona em volta dos Jardins Argotti e os ingressos custam a partir de 10 euros (aproximadamente 60 reais).

Arts Council Malta
Casa Scaglia, 16, Triq Mikiel Anton Vassalli,
Valeta VLT 1311 Malta
Tel.: 356 23397000
E-mail: 
renzo.spiteri@artscouncilmalta.org
Website: http://www.festivalsmalta.com

Isle of MTV

O festival mais badalado de Malta é o Isle of MTV, portanto se você quer dançar muito e assistir shows de cantores e dj’s famosos de graça, esse com certeza é um evento imperdível!

Normalmente, o festival acontece nos mês de Julho, bem no pico do verão europeu. Um exemplo de como é grande este evento, fui em 2016 e vi os shows do, Wiz Khalifa, Jess Glynne, Steve Aoki and Clean Bandit.

Festival de Arte

O Festival Internacional de Arte em Malta conta com várias apresentações de teatro, dança, música, artesanatos e pinturas e acontece entre os meses de Junho e Julho.

Normalmente, este festival acontece em vários lugares como o Centro de Conferência do Mediterrâneo, Teatro MITP, Spazju Kreattiv de S. Tiago Cavalier em Valeta, entre outros.

Festivals Malta
Casa Scaglia, 16, Triq Mikiel Anton Vassalli, Valletta, Malta
Tel.: 356 2339 7000

Festival de Jazz

O festival de Jazz de Malta é muito tradicional na ilha, pois conta com artistas de Jazz nacionais e internacionais na capital Valletta e acontece no mês de Julho.

Além disso, os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou no site e custam de 20 a 50 euros (aproximadamente 120 a 300 reais

Festival Mediterrâneo

Outro grande festival da ilha de Malta é o festival mediterrâneo que ocorre na Ilha de Gozo e conta com várias atrações e atividades, como concertos musicais, conferências, rodas de conversa sobre diversos temas, exposições de arte, eventos gastronômicos, etc.

Além disso, o festival ocorre no meio do outono e é uma excelente oportunidade para inserir-se mais na cultura local maltesa, e conhecer mais sobre a ilha de Gozo.

Teatru Astra
9, Republic Street
Victoria, Gozo VCT 1012
MALTA

Tel: (356) 21550985
Telemóvel: (356) 79256897
E-mail: info@mediterranea.com.mt
Reservas: bookings@mediterranea.com.mt

Onde estudar em Malta

Como eu disse anteriormente, Malta é um destino muito indicado para os intercambistas que querem melhorar o inglês, e por isso, é repleto de opções de escolas de inglês.

Segue abaixo o contato de algumas escolas:

Transporte em Malta

Por ser uma ilha pequena, Malta não tem muitas opções de transporte público, pois normalmente se usa apenas ônibus. Porém, há muitas opções de ônibus para conhecer a ilha toda.

Além disso, o ticket é válido por 2 horas e o valor durante o dia é de 2 euros na alta temporada e 1,50 euros na baixa temporada, enquanto a noite é 3 euros em qualquer época do ano.

Entretanto há uma ótima opção para quem vai ficar na ilha por pelo menos 1 semana, que é o Tallinja Card, um cartão de transporte ilimitado por 7 dias no valor de 21 euros.

Informações úteis

Emergência: 112
Serviço de informações governamental: 153
Hospital: +356 25450000
Gabinete de passaportes: +356 21222286
Polícia: +356 21224001-7
Informação meteorológica (detalhada): +356 2502002 (taxa por chamada 5€)  

 

E uma última dica é que se quiserem fazer uma eurotrip, dois lugares que não podem faltar na sua lista é Bonn na Alemanha e Sevilha na Espanha.

 

Espero que tenham gostado, e quiserem acompanhar mais das minhas viagens pela Europa, meus instagram são: @carolpassos1 e @escapardarotina

Beijos,  até a próxima!

 

Carol Passos.

 

Viagem a Malta

Viagem a Malta. Foto: Carol Passos

post a comment