Top

O que fazer em Cinque Terre na Itália

Primeiramente, se você ama praia, história e mistura de cores, a paisagem pitoresca em conjunto com as casas coloridas construídas nas falésias oferecem um cenário único e perfeito, e por isso, Cinque Terre é o lugar ideal para você visitar! Com as dicas sobre o que fazer em Cinque Terre a seguir, você pode descobrir tudo sobre a região!

E ai, bora conhecer um pouquinho deste paraíso?

Vernazza, Cinque Terre. Foto: Carol Passos

Sobre Cinque Terre na Itália

A região de Cinque Terre faz parte da Riviera di Levante da Ligúria e é um trecho da costa com aproximadamente 12 quilômetros de extensão.

Muitas pessoas pensam que Cinque Terre é uma cidade na Itália, porém na verdade é uma região formada por 5 vilas distintas, sendo todas em falésias a beira mar.

As vilas que pertencem a Cinque Terre são:

  • Monterosso al Mare
  • Vernazza
  • Corniglia
  • Manarola
  • Riomaggiore

Por sua beleza de tirar o fôlego, a região foi declarada patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO em 1997. Além disso, a região tem aproximadamente 5.000 residentes, porém recebem mais de 300.000 turistas anualmente.

Contudo, além do turismo, a região foi por muito anos um local muito importante para a pesca e seus primeiros documentos históricos são do século 11.

Além disso, a região também conta com praias lindas de diferentes formas, como areia e pedras, além de um Parque Nacional ideal para trilhas e disfrutar da natureza.

Mapa de Cinque Terre – Fonte: Google Maps

Melhor época para visitar Cinque Terre

Sem dúvida, o verão é a melhor época para visitar Cinque Terre. No entanto, na alta temporada, você deve estar preparado para ver muitos turistas e passear nas ruas lotadas.

Pelo fato da região ser litorânea e totalmente favorável no verão, nessa época pessoas de todo o mundo passeiam pelos becos e ocupam as praias do local.

No verão, fica extremamente quente e ensolarado e frequentemente, as temperaturas ultrapassam os 30 °C.

Contudo, na primavera e no outono, a região tem um clima mais ameno, mas não deixa de dar uma charme ao local. Assim, você pode caminhar por paisagens de tirar o fôlego com temperaturas agradáveis ​​e combinar a sua viagem como cidades da Toscana por exemplo.

Verão em Cinque Terre. Foto: Carol Passos

O que fazer em Cinque Terre

Monterosso al Mare

A primeira vila no norte é Monterosso al Mare, também a maior vila de Cinque Terre e com mais atividades, maior praia e mais turistas.

Além disso, a vila oferece muitas opções de hotéis, vida noturna, restaurantes e lojas de souvenir.

Contudo, o que me chamou muita atenção foi centro histórico, você se surpreenderá com os vestígios de outros tempos e terá a oportunidade de explorar becos pitorescos.

A praia da de Monterosso é bem extensa e conta com vários quiosques com cadeiras de praia e guarda sol que podem ser usados pelos turistas que irão consumir no local.

Por fim, recomendo uma visita à antiga igreja de San Giovanni Battista, que inspira pelo seu estilo barroco, e ao mosteiro dos monges.

Ah, e não podia deixar de mencionar que essa é a vila que inspirou o novo desenho da Disney, Luca. Linda demais né?

Praia de Monterosso al Mare. Foto: Carol Passos

Vernazza

Na minha opinião, Vernazza é a vila mais bonita de Cinque Terre, e mesmo sendo bem pequeno, as casas coloridas, barcos de pesca e castelo  que está na parte mais alta da vila são simplesmente incríveis!

Outro ponto muito legal da cidade é o porto de Vernazza, pois além de poder ver os barcos que chegam na ilha, é o local ideal para tirar foto e curtir um pouco da pequena praia de areia da vila.

Também é possível conhecer a igreja paroquial de Santa Margherita d’Antiochia, dedicada à padroeira do concelho, e a torre de vigia que fica no começo da trilha para a vila de Corniglia.

Além disso, a atração principal é o Castelo Doria, uma torre medieval no alto da vila, daqui você tem uma bela vista da vila e do mar aberto!

Vernazza. Foto: Carol Passos

Corniglia

Primeiramente, a vila de Corniglia é rodeada de vinhedos, e por ser nas montanhas, oferece uma vista panorâmica incrível do mar!

Além disso, está no meio das cinco aldeias e difere das aldeias vizinhas por estar localizada a 100 metros acima do mar.

A vila não possui um porto próprio, sendo a única vila que não tem entrada pelo mar, porém pode ser alcançada através de uma estrada ou pela estação de trem.

Como todos os lugares de Cinque Terre, as ruas estreitas de Corniglia estão fechadas ao tráfego.

Contudo, a estação ferroviária fica abaixo da vila, e para chegar até lá tem uma escada com 377 degraus, chamada Lardarina.

Entrada de Corniglia. Foto: Carol Passos

Manarola

A vila de Manarola impressiona com suas casas coloridas e ruas estreitas, além de ser um ponto muito importante para a pesca.

Manarola está localizada entre Corniglia e Riomaggiore e é a segunda menor vila do Cinque Terre depois de Corniglia.

Inúmeras escadas conduzem você através do labirinto e permitem que você experimente um dia incrível. No local, você notará que os moradores realmente usaram cada metro de forma sensata e criaram um cenário incrível com edifícios fascinantes.

Um dos lugares que você definitivamente deve visitar é a Chiesa di San Lorenzo e deliciar-se com um dos restaurantes.

Minha dica: experimente o peixe acabado de pescar, vários restaurantes de lá oferecem isso!

Outro ponto é que se você estiver na área no início de agosto, poderá conhecer melhor a cultura local no festival local de São Lourenço.

 

Riomaggiore

Antes de tudo, Riomaggiore é sem dúvida um dos destinos mais bonitos na minha opinião!

A última vila de Cinque Terre também inspira com belas casas coloridas que estão por toda parte da cidade, desde as falésias rochosas até o  porto da vila.

Entre essas belas colinas, você pode experimentar ambientes românticos, especialmente à noite. Se você caminhar pela aldeia, terá a sensação de que as chamadas casas-torre se elevam a alturas infinitas, pois as casas vão até o limite da vista.

Contudo, o ambiente da cidade é mais calmo também conta com lugares muito especiais como a igreja paroquial de San Giovanni Battista, o castelo de Riomaggiore e a igreja de Nostra Signora di Montenero.

O Castelo de Riomaggiore é simplesmente uma atração incrível, pois é um castelo bem conservado do século 13, e tem uma vista incrível do mar!

Por fim, o que eu mais gostei da vila é a praia, pelo fato de ser repleta de pedras roladas em vez de areia ou mini pedras, deixando a água muito cristlina!

Riomaggiore. Foto: Carol Passos

Praias de Cinque Terre

Se você estiver nesta região durante a primavera ou verão, naturalmente tem que dar um mergulho na água fria. Por isso, você não pode deixar de conhecer as praias abaixo:

Infelizmente, as possibilidades de banho nesta região são bastante limitadas pois as praias são de difícil acesso devido às falésias. Portanto, se você estiver no barco, terá a oportunidade de descobrir baías escondidas que não seria capaz de alcançar por terra.

Além disso, uma das mais belas praias de Cinque Terre fica em Monterosso. Na grande extensão de praia, vistas maravilhosas o aguardam e você encontrará todas as comodidades que não gostaria de perder para um dia inesquecível na praia.

Recomenda-se também uma visita à praia da Baía de Levanto, um verdadeiro paraíso que oferece as melhores condições para a prática de vários esportes aquáticos.

Entretanto, em Vernazza você tem a oportunidade de mergulhar nas ondas do porto ou relaxar em uma praia do lado leste da península.

Além disso, se você for mais aventureiro e estiver fazendo a trilha, pode conhecer a praia Guvano, uma praia de nudismo que fica perto de Corniglia.

Praia de Riomaggiore. Foto: Carol Passos

O que comer em Cinque Terre

Por ser uma região litorânea, você vai poder experimentar diversas opções de peixes, mariscos e frutos do mar frescos e deliciosos! Além de poder optar por pizza, macarrão, entre outros.

Algo muito interessante e que vi bastante lá, são cones de peixes, camarão, lula, entre outros, empanados. Basicamente, essa é a comida de rua da região, e é simplesmente deliciosa e barata!

Todavia, o prato mais famoso da região é o Muscoli ripieni, em português mexilhões recheados, são mexilhões frescos que costumam ser recheadas com o miolo mole do pão, ovos, queijo parmesão, alho e salsa.

Além disso, se preferir experimentar algo diferente, a sopa local conhecida como sopa de Mesciua é deliciosa! É uma mistura de legumes como feijão, grão de bico e lentilha.

Eu não pude deixar de provar a pasta Carbonara e o macarrão com mariscos da região, simplesmente delicosos!

Por fim, de sobremesa, não deixe de provar o tiramisù, panna cotta, crema al mascarpone, tartufo e o famoso gelatto italiano.

Lista dos melhores restaurantes da Cinque Terre

  • Restaurant Miky: com um ambiente romântico e gastronomia local – Via Fegina 104, Monterosso al Mare.
  • Enoteca da Eliseo: ampla seleção de vinhos italianos e mesas ao ar livre – Piazza Matteotti 3 , Monterosso al Mare
  • Il Pirata delle Cinque Terre: ideal para famílias, principalmente para um delicioso café da manhã – Via Guidoni 36, Vernazza
  • Belforte: refeições típicas da região e uma vista maravilhosa do mar – Via Guidoni 42, Vernazza
  • Osteria Cantina de Mananan: toque medieval, gastronomia local e ampla seleção de vinhos – Via Fieschi 117, Corniglia
  • Trattoria Dal Billy:  oferece uma vista maravilhosa do mar, das colinas e do centro histórico – Via Aldo Rollandi 122 , Manarola
  • La Cantina del Macellaio: deliciosos pratos típicos da região – Via Colombo, 103, Riomaggiore

Pasta Carbonara e Pasta de Mariscos em Cinque Terre. Foto: Carol Passos

Transporte em Cinque Terre

Há várias opções de transporte em Cinque Terre, como trem, carro,

Em todas as estações de trem de Cinque Terre você encontrará os centros turísticos onde você pode comprar um bilhete de 24 horas e andar quantas vezes precisar por 16 euros (aproximadamente 100 reais).

Além disso, os trens partem aproximadamente a cada 20-30 minutos e passam por um túnel e chegam à cidade vizinha em poucos minutos. Para informações mais detalhadas, visite o site da Trenitalia .

Se você quiser viajar pelo mar, na primavera e no verão, há linhas de barco diárias desde as cidades de La Spezia, Lerici, Portovenere e Portofino com o terminal em Monterosso al Mare.

Por fim, se você está aberto a uma grande aventura a pé, existem muitas trilhas em Cinque Terre. Sendo a trilha mais indicada para os turistas a Sentiero Azzurro, que conecta todas as cidades umas com as outras.

Vista do trem em Cinque Terre. Foto: Carol Passos

Onde se hospedar em Cinque Terre

Normalmente os turistas de Cinque Terre se hospedam numa cidade próxima da região, chamada La Spezia, pelo fato de ser uma cidade grande, barata e com muitos acessos a Cinque Terre.

Porém, as vilas também possuem opções de hospedagem por um valor mais alto comparando a La Spezia, por exemplo.

Abaixo separei algumas opções de hospedagem em Cinque Terre e La Spezia:

Hotel Due Gemelli

Antes de mais nada, este hotel está localizado em Riomaggiore, próximo a praia, então é perfeito para quem quer ter uma vista maravilhosa pro mar!

Além da maioria dos quartos terem vista para o mar, o hotel possui um terraço com uma vista muito privilegiada, além de ter restaurante, bar, estacionamento e aceita pets.

O quarto duplo com vista do jardim custa 94 euros a diária (aproximadamente 565 reais), e 114 euros (aproximadamente 685 reais) o quarto com vista para o mar.

Contudo, o hotel também possui serviço de transfer e um café da manhã delicioso!

Hotel Della Gemelli em Riomaggiore – Foto: Booking

 

Suites Cinque Terre

Apesar de não ter uma nota alta nas avaliações do Booking, eu me hospedei nesta pousada em La Spezia e super recomendo para quem busca custo-benefício e boa localização.

Infelizmente o hotel não oferece café da manhã, porém está localizado entre o centro e o porto da cidade, então o que não falta na região é opção de restaurantes e cafés.

Além disso, o preço da diária para 2 pessoas é a partir de 35 euros (aproximadamente 210 reais) e é ideal para famílias que buscam uma acomodação silenciosa e tranquila.

Suites Cinque Terre em La Spezia. Foto: Booking

 

Il Sogno di Manarola by The First

Primeiramente, se você procura luxo, este hotel é a opção em Manarola é perfeita! Possui quartos maravilhosos com varanda e opções de vista do jardim, montanha, mar ou cidade.

Normalmente os quartos custam a partir de 355 euros (aproximadamente 2130 reais), e um café da manhã fantástico está incluso na tarifa.

Por fim, o hotel possui um terraço com uma vista privilegiada do mar, e está localizado numa perto de restaurantes, bares, lojas e praia.

Il Sogno di Manarola by The First em Manarola. Foto: Booking

 

Enfim, espero que tenham gostado do post e que tenham uma viagem incrível a Cinque Terre!

E se estiverem pensando em estender a viagem para uma eurotrip, não deixem de conhecer Malta, Bonn, Colônia, Andernach, Aachen, Sevilla e Ronda.

Além disso, se viajarem no inverno, não deixe de conhecer os mercados de natal da Alemanha.

Contudo, se quiserem me acompanhar mais, me siga no instagram.

Beijinhos e até breve 😀

Vista de Riomaggiore. Foto: Carol Passos

post a comment