Menu

Como tirar fotos da aurora boreal

8 de setembro de 2020

Claro que todo mundo que consegue ver as auroras boreais também querem trazer consigo uma linda foto de recordação, não é mesmo? Pensando nisso, fiz esse guia com o passo a passo de como tirar fotos da aurora boreal. Aproveite a leitura 🙂

A primeira vez que fui na Islândia eu fiz uma foto tão ruim que nem dava pra ver as auroras, muito menos eu hahaha. Nada como o tempo pra nos ensinar coisas, né?

Para fazer as melhores fotos da aurora boreal você vai precisar ter uma boa câmera, não precisa ser profissional, uma semi profissional já serve bem. Além disso da pra fazer fotos da aurora boreal com o celular e também com a GoPro. Uma outra coisa que você vai precisar é um tripé, pode ser aqueles bem pequenos, ou até mesmo aqueles que agarram nas coisas, uma lanterna (a do celular já serve).

Pois bem, vamos lá então para o nosso passo a passo de como tirar fotos da aurora boreal. Caso prefira ver as informações mais resumidas, basta acompanhar as fotos e as legendas:)

Passo a passo de como tirar fotos da aurora boreal

Passo 1:  Monte o seu tripé e encaixe a sua câmera nele

O uso do tripé é importante porque a captação da imagem da aurora requer alguns segundos. Sem o tripé você vai se mexer e tremer a câmera, ou seja, a sua imagem não vai ficar boa, vai ficar tremida… Tenha um tripé, nem que seja pra ser um tripé anão!

Tripé para fotos

Tripé anão. Foto: Paula Rocha

Veja também: Dicas da Finlândia e aurora boreal

Passo 2: Configure a sua câmera na posição Manual

Normalmente a câmera sempre está configurada no automático, o que funciona bem de dia, mas é péssimo à noite, principalmente para fotografar a aurora boreal. Isso porque ela vai automaticamente ligar o flash e não vai captar a imagem da aurora boreal. Sim, ligar o flash normalmente não melhora a foto da aurora, muito pelo contrário.

Configuração de câmera para fazer fotos da aurora boreal

2- Configure sua câmera na posição manual. Foto: Paula Rocha

Você vai gostar: Melhores hotéis para Ver aurora Boreal

Passo 3: Desligue o flash da câmera

Para fazer uma foto da aurora boreal o flash da câmera não pode estar ligado, pois o mesmo é tão forte que ofusca a luz da aurora, fazendo com que ela pareça um borrão. Desligue o flash, a câmera vai deixar a foto mais clara de outra forma, explico melhor abaixo.

Configurando o flash da câmera - foto aurora boreal

3- Desligue o flash da sua câmera. Foto: Paula Rocha

Passo 4: Mude o ISO para 1600

Aí você me pergunta: o que é ISO? O ISO é o responsável por controlar a sensibilidade da luz, quanto mais baixo o ISO mais claro deve ser o ambiente. De dia normalmente a câmera vai usar o ISO 100 ou 200 e a imagem fica melhor assim. Quanto mais escuro estiver, mais a câmera precisa ficar sensível à luz (ela precisa captar qualquer luzinha do céu pra foto não ficar preta, entendeu?).

No caso das auroras boreais o ISO tem que estar alto, tipo uns 800, 1600 ou 3200, isso porque quanto mais alto o ISO, mais rápido a câmera vai pegar a luz que ela precisa para a imagem não ficar escura. Geralmente com ISO 1600 já funciona. Você até pode ir aumentando o ISO pra ver se a imagem fica mais clara, porém com ISO maior, a foto perde a qualidade, sabe aquelas fotos pixelada? (foto cheia daqueles pontinhos, então ISO maior causa isso).

Lembre-se: Quanto mais alto for o ISO, pior a qualidade da sua imagem! Vai de ISO 1600 que deve dar.

 Veja também: Melhores países para ver a aurora boreal

Configuração do ISO

4- Configure o ISO para 800 ou 1600 ou 3200 (1600 funciona legal)

Você vai gostar: O que fazer na Islândia

Passo 5: ajuste a abertura da câmera (f-stop) pro menor número disponível

Oi? que trem é esse de abertura ou f-stop? haha sabe quando você acabou de acordar e ligam a lâmpada, daí você fecha um pouco o olho? Ou quando tá super escuro, daí você abre mais o olho pra tentar enxergar alguma coisa?

Então, a câmera também consegue abrir ou fechar o “olho” dela. O ideal aqui é você deixá-la totalmente aberta pra captar mais luz (você já entendeu que o propósito de tudo aqui é deixar a luz entrar na câmera, né? =] )

Pois bem, a abertura do sensor da câmera é ajustada através do f-stop, você não precisa entender o que significa, só precisa jogar esse f-stop pro menor valor que tiver na sua câmera, tipo f/2.8 ou menor que isso, f/2.0, f/1.8, … que aí o sensor vai ficar “de olho arregalado”.

Lembre-se: quanto menor o f-stop, mais aberto, mais luz entra, melhor as fotos da aurora. Opa, aí ficou mais fácil entender como tirar foto da aurora boreal né?

Ajuste o F-stop da câmera

5- Ajuste o F-stop da câmera em F1.8 ou F1.0 (No F1.8 funciona legal)

Passo 6: tempo da foto de 10 a 20 segundos

Você já saiu andando dentro de casa no breu (sem luz nenhuma)? Normalmente você fica olhando um tempão pra uma coisa até conseguir enxergar. Se você olha bem rápido, você não vê nada.

A foto da câmera precisa de luz, se não ela fica preta, então em vez de tirar a foto bem rápido, como é o normal, você vai precisar por a câmera num tripé e vai deixar ela lá uns 10 a 20 segundos pra tirar uma única foto! Sim, com a câmera no manual (passo 2), você consegue ajustar a velocidade do obturador, que nada mais é que quanto tempo ela fica lá captando luz pra aquela foto.

Lembre-se: velocidade do obturador = tempo que sua lente fica aberta absorvendo luz. Por uns 20 segundos.

A dica aqui é você ajustar a velocidade pra uns 10, 15 ou 20 segundos e ver como ficou a foto. Se ela ficar muito escura, deixa a câmera mais tempo lá pegando luz pra tirar a foto. Se a imagem ficar muito clara, deixa menos tempo. Aqui é tentativa e erro mesmo.

O ideal é você por a câmera no tripé e já ir tirando umas fotos do céu mesmo sem aurora nenhuma, pra ajustar a posição da câmera e ver se tá muito claro ou muito escuro. Conforme esteja, vai mudando.

Pra dias com auroras boreais fracas uns 15 a 30 segundos vai resolver, mas se você der muita sorte de ver uma aurora boreal forte, o obturador em uns 3 a 6 segundos já fica legal. Entendeu?

Ajuste o tempo de captura da aurora boreal

6- Se a aurora boreal for forte pode colocar uns 10 segundos e se for fraca uns 20 ou 25 segundos.

Imperdível: Dicas de Tromsø e Aurora Boreal

Passo 7: o menor zoom e foco no infinito

Agora imagina que a claridade da sua foto ta show de bola, da pra ver a aurora todinha, mas a foto sai sem foco ou sai cortada? Ai nao da, ne gente?

Então a dica aqui eh a seguinte: foca la nas estrelas e tira todo o zoom, porque normalmente quando você da o zoom na foto pra aproximar, a câmera automaticamente diminui a abertura da lente. Além disso é que a aurora normalmente ocupa um grande espaço no céu, então quanto mais aberta a foto ficar e menos zoom – melhor!

Para ajustar o foco no infinito eh simples:

  • Se a sua câmera ja tiver a opção infinito (∞), ótimo, pois você não precisa fazer mais nada, alem de selecionar essa opção.
  • Caso contrario, basta você dar o máximo de zoom mirando em uma estrela ou na lua, definir o foco (normalmente eh clicando na tela ou clicando no botão ok) e depois diminuir o zoom pro mínimo possível, como falei acima.

Dica: se você puder ja colocar o foco pro infinito durante o dia eh melhor, porque a noite as vezes tá tão escuro que a câmera não consegue focar direito em nada, nesse caso, vai tirando fotos da lua e vendo o resultado, sempre mexendo com o zoom e com o foco até a foto ficar focada na lua, entendeu? meio que tentativa e erro mesmo, gente! No começo eu quebrei a cabeça, por isso fiz esse guia de como fotografar aurora boreal… Quando eu esqueço eu corro aqui kkk

Lembre-se: para tirar fotos de uma aurora não coloque zoom e foque lá longe.

passo a passo de como fotografar a aurora boreal com a câmera

7- Aumente o zoom só para definir e foco, depois diminua o máximo que você conseguir

Etapa 8: libere o obturador remotamente ou use um timer

Agora você deve tá pensando “la vem com essa historia de obturação de novo”. Então, o problema aqui eh o seguinte: ja está tudo la configurado 100% pra tirar aquela foto de capa de revista, mas ai na hora de clicar a foto, ela sai meio tremida mesmo você usando o bendito do tripé.

Você sabe por que? eu te explico! porque na hora que você clicou la no botão da câmera pra bater a foto da aurora, seu dedo mexeu a câmera e a foto não saiu perfeita. Eh de cair o c* da bunda, neh? hahahaa

Então, se você clicar com jeitinho talvez nem faça muita diferença, mas o ideal mesmo eh você usar um controle remoto pra bater a foto, você consegue comprar um controle remoto pra sua câmera ou as vezes ela consegue se conectar com seu próprio celular e você bate a foto clicando no controle ou no celular, assim a câmera não se mexe de jeito nenhum, entendeu?

Dica: Outra solução mais simples e super funcional, caso você não tenha um controle, eh você setar um timer (temporizador) de 2 segundos. Ou seja, você clica no botão pra tirar a foto, mas a câmera só vai começar a tirar a foto mesmo daqui 2 segundos quando ela ja não tiver mais mexendo, ai a foto sai menos tremida! Se você quer sair na foto coloque um timer maior pra dar tempo de correr hahahaha

Lembre-se: timer 2 ou mais segundos ou bater a foto pelo controle remoto ou aplicativo.

Controle para câmera fotográfica

8- Use o controle, o timer, ou o próprio celular para bater a foto. Passo a passo de como tirar fotos da aurora boreal

Como aparecer na foto da aurora boreal

Para aparecer na foto da aurora boreal é muito simples, mas você precisará de mais uma pessoa pra clarear. Se você colocar o tempo da foto para 16 segundos, conte em sua mente até 4 e coloque rápido a luz da lanterna na pessoa que vai sair junto com a aurora. E como se fosse apontar a lanterna na cara da pessoa e já apagar (muito rápido mesmo).

Caso esteja sozinho, ligue o farol do carro e entre na frente dele… não vai ficar perfeito, mas vai dar pra ver que é você na foto. Sim!!! Eu já fiz isso:)

 Como tirar fotos da Aurora boreal na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Nessa foto eu usei o farol do carro e coloquei o tripé encima dele.

Conclusão de como tirar fotos de aurora boreal

E agora depois de todos esses passos? Agora eh só sair e ir tirar foto, quanto mais você conhecer a sua câmera melhor! Porque o ISO, a velocidade do obturador, a abertura, … basicamente tudo vai mudar de câmera pra câmera.
Tem câmera super profissional que só precisa de poucos segundos pra deixar a foto perfeita com o ISO baixo, como se fosse dia. Ja uma câmera mais simples, normalmente vai precisar aumentar o ISO e deixar mais tempo capturando a foto.

Faça testes e ajuste as configurações conforme necessário. Se sua imagem estiver muito clara, diminua a velocidade do obturador ou ISO. Se a imagem estiver muito escura, aumente a velocidade do obturador ou ISO. Mas lembre-se quanto maior for o ISO, mais quadriculada vai ficar a foto.

Veja também: O que fazer em Helsinki

Foto com ISO 3200

Nessa foto eu usei ISO 3200 por isso que a imagem ficou com a qualidade baixa.

Baterias reserva

Ah e última dica: se possível, tenha baterias reservas pra câmera, bateria externa, etc. Cada foto da aurora vai levar alguns bons segundos, as vezes, 30 segundos pra uma única foto tirada.  bem fácil ficar sem bateria, principalmente quando está muito frio, a bateria costuma acabar ainda mais rápido. Se você conectar a câmera no aplicativo do celular, também acaba a bateria mais rápido.

Lembre-se: leve baterias extras.

Aparecer na foto da aurora boreal

Nessa foto também usamos a lanterna do carro para clarear a gente.

Como tirar fotos da aurora boreal com a GoPro

Da pra tirar foto de aurora boreal com GoPro?

Da sim, eu mesma tirei as minhas primeiras fotos com uma GoPro quando fui a Islândia pela primeira vez e você pode seguir exatamente o passo a passo acima só mudando no menu da GoPro.

Mas veja, a qualidade provavelmente não vai ficar assim tão boa quanto de uma câmera grande, porque as GoPro desde 2014 usam um sensor pequeno de 1/2.3″ com abertura fixa de f/2.8, se compararmos com uma câmera “profissional” (full-frame), a GoPro teria uma abertura equivalente a f/15.7, enquanto algumas câmeras portáteis que cabem no bolso com sensor de 1″ (quase 3 vezes maior) e abertura f/2.0, ou seja, a GoPro eh melhor pra tirar foto de dia mesmo.

Como tirar foto da aurora boreal com a GoPro

Como tirar foto da aurora boreal com a GoPro. Foto: Paula Rocha

Passo a passo de como tirar fotos da aurora boreal com GoPro

Como disse acima, a abertura (f-stop) da GoPro eh fixa f/2.8, não tem como mudar isso, então a melhor configuração para a GoPro pegar a aurora eh deixar ela batendo fotos continuas no modo foto com lapso noturno (Nightlapse), aumentar o ISO pra 800 (apesar de algumas GoPro terem ISO 1600 disponível, geralmente a foto vai ficar bem ruim com ISO maior do que 800), setar a velocidade do obturador – tempo de captura da foto – pro máximo (30 segundos) e diminuir se a foto ficar muito clara, setar a qualidade da foto, em megapixels, pro máximo (12MP), ajustar um balanço de branco mais frio (em torno de 3000K ou 4000K), campo de visão para amplo e não o ultra amplo, pois vai distorcer muito a foto.

Configurações GoPro para fotografar aurora boreal:

  1. Modo: Foto com lapso noturno (ou nightlapse)
  2. Intervalo: Continuo ou 30 segundos
  3. Megapixels: 12 MP (ou o maximo que tiver)
  4. CDV (campo de visao): amplo (ou wide)
  5. ISO: 800 (ou 1600 se 800 não servir de jeito nenhum)
  6. Obturador: (OBT ou shutter speed): 30 segundos
  7. Protune: Ligado
  8. Balanço de branco (white balance): entre 3000K e 4000K
  9. Nitidez (sharpness): Alto
  10. Compensação do Valor de exposição (Comp EV): 0 ou Desligado
  11. Cor: Flat
Aurora boreal em Rovaniemi

Foto da aurora boreal com a câmera. Foto: Paula Rocha

Como fotografar a aurora boreal com o celular

Da pra tirar foto da aurora boreal com celular?

Da também, desde que você tenha um tripé pro celular e que você baixe um aplicativo que tire foto no modo manual, ou seja, você precisa de um app pra seguir o passo a passo que passei acima e conseguir ajustar o ISO, velocidade do obturador, timer, etc.

Como tirar fotos da aurora boreal com o celular

Como tirar fotos da aurora boreal com o celular. Foto: Paula Rocha

Aplicativos para tirar fotos da aurora boreal com o Iphone

Para tirar foto da aurora boreal no iPhone, baixe algum dos seguintes apps:

  • Camera+ 2
  • ProCamera
  • Obscura 2
  •  Halide
  • ProCam 6
  •  VSCO
Aurora Boreal dentro na cidade de Rovaniemi

Foto da aurora boreal feita com o IphoneX. Foto: Paula Rocha

Aplicativos para fotografar a aurora boreal com o Android

Para fotografar a aurora boreal com um Android, baixe algum dos seguintes apps:

  •  Open Camera
  •  Footej Camera 2
  •  Camera Zoom FX
  •  Camera FV-5
  •  VSCO

Como falei acima em relação a GoPro, a foto do celular também não deve ficar com uma qualidade tão boa assim, por causa do tamanho do sensor e abertura fixa das lentes das celulares, mas se você só disponibilizar do telefone mesmo e principalmente se for um desses celulares top de linha, como iPhone 11 Pro Max, Samsung Galaxy S20 Ultra, Xiaomi Mi 10 Ultra, Huawei P40 Pro, …, você provavelmente conseguira tirar fotos da aurora sim!

manual de fotos da aurora boreal

Veja também: A terra do Papai Noel na Finlândia

Celulares e suas configurações

Se atente que mesmo os melhores celulares da atualidade ainda não tem lentes tão boas assim para usar a noite, por exemplo:

  • O IPhone 11 Pro Max tem sensor de 1/2.55″ e abertura f/1.8
  • O Samsung S20 Ultra tem sensor de 1/1.33″ e abertura f/1.8
  • O Xiaomi Mi 10 Ultra tem sensor de 1/1.32″ e abertura f/1.85

Como disse acima, uma câmera portátil que cabe no bolso chega a ter um sensor bem maior de 1″ e abertura f/2.0 captando muito mais luz do que os celulares de última geração.

Espero que tenha gostado desse guia completo de como tirar fotos da aurora boreal, e não deixe de conhecer também os mais de 20 post sobre a aurora boreal que eu tenho aqui no site!

No mais, boa sorte e tenha uma certeza: ver a aurora boreal eh muito lindo e qualquer foto que você conseguir tirar dela, vai ficar guardada pra sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top