Top

Melhor época para ir a Islândia

Cavalos islandeses no inverno

A Islândia é um país muito louco, onde você pode pegar sol e tempestades de neve no mesmo dia e decidir qual a melhor época para viajar pra Islândia vai depender muito do que você vai querer ver e fazer nesse incrível país.

Na minha primeira vez na Islândia eu fui em busca das auroras boreais, já na segunda eu fui em busca de mais contato com a natureza ímpar desse incrível lugar…

A Islândia é mágica, terra de duendes que dormem no inverno e acordam no verão… Se você for em março, além de ver aurora boreal, também poderá ver as baleias. Imagina que top 🙂

Se você não gosta de neve e frio a Islândia também tem o sol da meia noite, que nunca se põe, são 24 horas de luz, dá pra fazer tanta coisa…

Bom, sem mais delongas, vocês já viram que a Islândia é um puta país, então pode ser visitada em todas as estações do ano… Vamos ver qual é a sua preferida e decidir quando ir para Islândia?

Aliás, você nem imagina o que tem pra fazer na Islândia. Por isso escrevi mais de 8 artigos aqui no site, e também um especial Aurora Boreal, com mais de 25 artigos sobre as minhas viagens em outros países em busca de todas essa magia.

Quando o sol nasce e quando o sol se põe na Islândia

Uma das coisas mais importantes para se definir quando ir a Islândia,  é saber quantas horas de luz terá o mês da sua viagem. Isso porque em alguns meses não tem quase nada de luz e o sol aparece poucas vezes ao dia. Além disso, tem também uma época que não tem noite, aí não tem aurora não é mesmo?

Pensando nisso, vou deixar uma tabelinha abaixo, assim você saberá os horários do nascer e pôr do sol durante o ano inteirinho. Planejamento é tudo! Ainda mais pra um destino caro como este. Portanto escolha bem qual a melhor época para sua viagem dos sonhos para a terra do fogo e do gelo. Vamos lá!

melhor epoca para ver as luzes do norte na IslândiaQuantas horas de luz terá na Islândia no época da sua viagem

  1. Janeiro: o sol nasce às 11h19 e se põe às 15h42 (+ou- 4 horas de luz solar);
  2. Fevereiro: o sol nasce às 10h09 e se põe às 17h13 (+ou- 7 horas de luz solar);
  3. Março: o sol nasce às 8h33 e se põe às 18h47 (+ou- 10 horas de luz solar);
  4. Abril: o sol nasce às 06h44 e se põe às 20h20 (+ou- 13 horas de luz solar);
  5. Maio: o sol nasce às 04h58 e se põe às 21h53 (+ou- 16 horas de luz solar);
  6. Junho: o sol nasce às 03h21 e se põe às 23h31 (+ou- 20 horas de luz solar);
  7. Julho: o sol nasce às 03h06 e se põe às 23h55 (+ou- 21 horas de luz solar);
  8. Agosto: o sol nasce às 04h35 e se põe às 22h29 (+ou- 6 horas de luz solar);
  9. Setembro: o sol nasce às 06h11 e se põe às 20h41 (+ou- 14 horas de luz solar);
  10. Outubro: o sol nasce às 07h37 e se põe às 18h55 (+ou- 11 horas de luz solar);
  11. Novembro: o sol nasce às 09h12 e se põe às 17h09 (+ou-  8 horas de luz solar);
  12. Dezembro: o sol nasce às 10h47 e se põe às 15h46 (+ou- 5 horas de luz solar);

Cabe ressaltar que no dia 21 de junho (solstício de verão): o sol nasce às 02h55 e se põe às 24h03, entretanto o sol não baixa quase nada na linha do horizonte da capital Reykjavik, o que permite que o dia continue dia.

De 21 de maio até 30 de julho você pode esquecer as noites. Recomendo até que você leve máscaras para dormir.

Já nos fiordes ocidentais o sol não se põe no dia 21 de junho. Já decidiu pela quantidade de luz solar, a melhor época de ir para Islândia?

Islândia no verão

Cavalos islandeses em um dia sem neve!

lindos e especiais cavalos islandeses em um dia sem neve! Paula Rocha

O verão na Islândia não significa sol escaldante, pegar altos bronzes, mergulhar em uma praia com águas morninhas e tampouco comer aquele camarão no espeto á beira mar.

Na verdade o espetinho você até pode comer, se você levar, porque não tem vendedores ambulantes por lá. Se quer tomar banho de mar quentinho vá para as praias do nordeste brasileiro.

O que eu quero dizer é que mesmo no verão as temperaturas da Islândia não passam de 14°C, e apesar de ter diferentes tipos de praias, todas possuem águas pra lá de geladas… tão frias que chegam a doer os ossinhos.

  • Já viram que não é um destino de banhos de mar, neh? mas é de muitas, mas muitas surpresas.

Pra falar a verdade as praias da Islândia são muito bonitas e diferentes de ser ver, algumas com areias pretas cercadas por incríveis rochedos.

As praias são um espetáculo, mas não há nada de águas azuis turquesas, e sim de praias com diferentes belezas, eu as chamei de praias de inverno 🙂 Como essa da foto abaixo.

O clima na praia mais linda do mundo - Reynisfjara, a praia preta da Islândia

Reynisfjara, a praia preta da Islândia, será que estava quente ou frio nesse dia? Paula Rocha

Aproveite o verão

Visitar a Islândia no verão é para aqueles que gostam de aproveitar ao máximo as horas do dia, ver as paisagens verdinhas e também fugir das temperaturas mais rigorosas.

Se você quer visitar toda Islândia e dar a volta em todo o país terá necessariamente que ir no verão, época mais segura para dirigir.

No verão todas as estradas estão abertas, já no inverno muitas estradas estão fechadas devido a quantidade de neve e o grande risco de acidentes.

Para dirigir com certeza o mais recomendado é no verão. Cuidado com as hospedagens, não fique longe do seu roteiro!

Não deixe de ler as dicas do post: Onde ficar na Islândia.

melhor época para viajar para Islândia - inverno

Estradas cobertas de neve no inverno da Islandia

Alta temporada na Islândia

O verão pode não ser a melhor época para viajar pra Islândia se o seu objetivo é economizar!

A alta temporada na Islândia começa no mês de junho e termina em setembro, nesse período os hotéis podem ficar até 40% mais caros que na época de inverno.

O mês mais quente do ano na Islândia é agosto, nessa época as temperaturas estão mais altas e podem chegar até 14°C. Queeente nada neh? mas é o que eles têm de mais quente por lá kkkk

A maioria dos turistas viajam para Islândia no verão para poder aproveitar ao máximo da viagem.

Entre os meses de junho à agosto a Islândia têm muitas horas de luz do dia, o que permite que os passeios sejam mais longos.

Como eu disse um pouco acima, nessa  época existem dias que o sol nunca se põe, isso mesmo que você leu: 24 horas de luz solar.

Pode te interessar -> Melhor época para ir para Tromso Noruega

sol da meia noite

Blue lagoon

O sol da meia-noite

Devido a inclinação da terra, a área próxima ao polo norte fica exposta ao sol 24 horas no verão, e o sol quase nunca se põe

Imagina só ter quase três meses de dias sem fim

Meia noite na Islândia e o sol brilha como se fosse meio dia, alguns turistas aproveitam o fenômeno para viajar pelas estradas e apreciar  incríveis paisagens sem muita gente em volta.

Pra mim, isso significa comer 24 horas e talvez não seja uma boa idéia neh? Ainda bem que existem os mercados que não são tão caros. Veja aqui nas dicas da Islândia.

Nem tudo é perfeito!!!

Ver o sol da meia noite pode ser incrível, mas também significa não ver nenhuma Aurora Boreal.

Se o seu objetivo é ver esse outro fenômeno, o verão pode não ser a melhor época para viajar pra Islândia. Mas se você pretende ir e sair dando volta no país, o verão é a sua melhor época!

Vai viajar para Islândia?  Recomendo esse meu post-> Remédios para levar para viagem.

Cenário de filme da Islândia

paisagens lindas nas estradas da Islândia

Islândia no inverno

O inverno na Islândia não é tão frio como muitos pensam, é frio, mas nem tanto! diferente do Canadá onde morei um tempo, que chegava a -40.

A temperatura mínima pode chegar até -10º. Mas mesmo assim, devido a possibilidade de neve, recomendo levar um bom casaco e uma bota a prova de água,

O maior problema das baixas temperaturas no país nem são o inverno rigoroso, o problema maior são os fortes ventos.

Ventos esses que podem atrapalhar bem a sua viagem, balançar o seu carro e tornar sua experiência um pouco assustadora.

Na primeira vez pegamos um carro minúsculo (o mais barato), o apelidei de abacate, coitado do abacate, quase saiu voando com o vento hahaha tô rindo mas é de desespero em lembrar da cena.

Já na segunda vez foi lindo, não teve vento e pegamos uma campervan.

Os meses que mais ventam na Islândia são janeiro e fevereiro, se não quer passar medo, com certeza essa não será a melhor época para você ir conhecer a Islândia. Depois do assunto do abacate você deve ter ficado assustado neh?

Não fique, o inverno na Islândia é incrível. Tão incrível que voltei 2 anos seguidos e voltaria todos anos se não fosse tão caro.

Veja também: Melhor época para ver aurora boreal na Finlândia

Viajar para Islândia no inverno

Islândia no inverno Paula Rocha

Vale a pena ir no inverno na Islândia?

Ah se vale, as paisagens são de tirar o fôlego também!

No inverno as paisagens são bem diferentes do verão, muitas cachoeiras ficam congeladas, as geleiras ficam mais estáveis e o visual é bem interessante. Eu gostei mais de ver o país do fogo e do gelo quando está congelado.

Se você sonha em ver aurora boreal o ideal é ir no Inverno, época mais fria. Além disso, para ver as luzes do Norte terá que passar um pouco de frio… Mas vale muito a pena.

Durante o inverno alguns dias podem ter apenas 5 horas de luz solar, e isso pode significar também visitar poucas atrações durante o dia. Essa é a parte ruim.

Se liga: Na primeira vez que eu fui quebrei a cara escolhendo um único hotel, ir e voltar das atrações foi a maior dor de cabeça. Já na segunda vez eu tinha aprendido a lição. Saiba mais…

 quando ver a Aurora boreal na Islândia

melhor época para viajar para Islândia e ver a Aurora boreal Paula Rocha

 Quando ver a Aurora Boreal na Islândia

Se o seu sonho é ver lindas auroras boreais no céu, o inverno é sua melhor época para viajar pra Islândia, no verão não tem aurora!

O melhor mês para ver a aurora boreal na Islândia é março, isso porque, já não é muito comum ter aquelas tempestades de neve igual dezembro e janeiro. Se está nevando não da pra ver aurora boreal.

Além disso, em março você consegue pegar dias mais longos e pode aproveitar mais a sua estada na Islândia.

As auroras precisam da escuridão do céu para serem vistas, os meses mais recomendados são setembro/outubro e fevereiro/março.

É possível vê-las entre o final de agosto e meio de abril, mas as possibilidades vão diminuindo a maneira que os dias vão ficando mais longos.

Se liga nesse post: Como tirar fotos da Aurora Boreal

Se você pretende ver a aurora boreal tenha em mente que a Islândia pode te surpreender com um tempo bem feio e muitas chuvas.O ideal mesmo é você passar no mínimo 5 dias no país pra correr menos riscos de não ver as luzes do Norte.

Nas duas vezes que visitei o país ela só apareceu uma noite. Foi incrível mas sempre deixou um gostinho de quero mais. Além disso, a Islândia que me inspirou a ir para Tromso e Finlândia em busca de novos encontros com as luzes do norte.

Para nunca pararmos de sonhar ->Top hotéis para ver aurora boreal.

Aurora boreal na Islandia

Aurora boreal na Islandia

Quando ir a Islândia – temporada de baleias

Sejam bem vindos a temporada de baleias na Islândia… momentos únicos!!!

Se você ama a vida marinha saiba que entre fevereiro e março é possível pegar barcos e ir observar as gigantes dos mares.

Imagina que top seria pegar um barco e ir ao encontro de uma baleia?

Eu prefiro ficar em terra firme… Mas isso é porque eu tenho medo do mar.

Mas para quem quer observar as gigantes do mar deve seguir até Dalvik (norte do país), que é considerada  a capital das baleias.

Estima-se que 8 entre 10 pessoas conseguem observar as gigantes em Dalvik nesse período.

Holmavik é a cidade do noroeste do país que mais apresenta chances de você ver esse grande mamífero.

Em ambos os lugares é possível de encontrar pontos de observação, caso queira ir além, barcos de turismo são o mais recomendados.

A Melhor época para viajar pra Islândia e ver as baleias é fevereiro e março, não esqueça disso!

Recomendo também: Curiosidades da Islândia.

Praia preta com gelo

Praia preta com gelo

Melhor época para viajar pra Islândia

Qualquer época é boa para visitar a Islândia, o importante é você ir!!!

Seja para ver o sol da meia noite no verão, ou Aurora Boreal no inverno, a Islândia é um dos países mais incríveis do mundo, seguido da Noruega e da Finlândia. Sério, o país é tão diferente, que escrevi um post dando dicas da Islândia que é bem importante dar uma lida.

Em poucos lugares do mundo você vai ver tantas paisagens diferentes em apenas um dia. #sovai

Islândia, onde a noite vira dia e as luzes do norte dançam ao som da calada das noites mais escuras.

Vai viajar para Islândia, confira aqui a previsão do tempo completa para 14 dias.

Recomendo também: Países onde é seguro beber água da torneira, a islândia é um deles!

5 pontos positivos da Islândia no verão

  1. Dias mais longos
  2. Temperaturas amenas
  3. Sol da meia noite
  4. Observar baleias
  5. Maior convivência com os locais
Vantagens de alugar uma camper van

Paisagens lindas na Islândia

5 pontos positivos da Islândia no Inverno

  1. Presenciar Auroras Boreais
  2. Ver lindas cachoeiras congeladas
  3. Ver uma paisagem toda branquinha
  4. Visitar cavernas de gelo
  5. Observar leões marinhos
Um lugar para se conhecer antes de morrer, Islândia

Neve na Islândia

Agora é com vocês pessoal… Quando querem conhecer a Islândia?

  • A)Verão
  • B)Inverno
  • C)Os dois

?brincadeiras a parte, deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários.

Covid-19 na Islândia

A Islândia foi o primeiro país da Europa a controlar o Corona Virus (covid19), UM EXEMPLO A SER SEGUIDO!

Sobre a situação da Covid-19 na Islândia, o país com cerca de 365 mil habitantes, teve pouco mais de 6.000 casos confirmados do novo coronavírus e 29 mortes relacionadas.

O turismo logo já volta ao normal, e para isso o governo está tomando algumas medidas de segurança, entre elas o teste gratuito ao desembarcar no aeroporto.

Devido a essa pandemia que está abalando todo o mundo, acredito eu, que agora em 2021, a melhor época para viajar para Islândia será a partir de outubro, que será quando começa as aparições das auroras boreais.

Espero que tenham gostado desse artigo e tenha escolhido quando fazer a sua viagem. Até breve, porque eu vivo atualizando esse artigo 😉

Todos os nossos artigos sobre a Islândia

Está pensando em viajar para Islândia?

Sabia que é o meu país preferido no mundo, eu gostei tanto que fui dois anos seguidos pra lá. Veja abaixo todos os artigos que eu escrevi sobre esse incrível país:

  1. Melhor época para ir a Islândia
  2. Onde ficar na Islândia
  3. O que fazer na Islândia
  4. Blue Lagoon na Islândia
  5. Dicas da Islândia
  6. Viajar de campervan pela Islândia
  7. Onde ver a aurora boreal
  8. Hotéis para ver aurora boreal
  9. Como fotografar aurora boreal

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Bora viajar?

Comentários:

  • rodrigo

    11 de setembro de 2020

    Boa noite, Paula, tudo bem? Tem algum contato, se possível, que possa me passar pra você me ajudar a planejar algumas coisas pra viagem? obrigado!

    reply...
  • Thais Souza

    14 de maio de 2020

    Olá Paula, tudo bem?
    Eu amei seu post, sério mesmo, você narrou tudo que precisávamos ver e saber. Estou planejando ir em Agosto para islândia. Quanto em média acha que gastaríamos indo para lá? Precisa de visto? São quantas conexões até chegar lá? Faz um post falando sobre isso, valores, tempo de voo, conexões, visto. É importante a gente saber, para mim que nunca foi para fora do país seria muito proveitoso. Obrigada; Beijos e Parabéns.

    reply...
  • Karliza Bueno

    21 de janeiro de 2020

    Olá, eu estou de férias em novembro e pensando em visitar a Islândia. O que você acha deste mês? Recomenda? Não vou só pra ver a Aurora Boreal porque já vi na Finlândia. Por isso o que queria saber é se em novembro eu consigo visitar atrações bacanas! Muito obrigada

    reply...
  • Eduardo Falcão

    25 de dezembro de 2019

    Bom dia Paula, tudo bem?
    Gostei muito da sua matéria, vale a pena ficar 4 dias na Islândia em outubro? As coisas ainda são muito caro nesse período?

    reply...
  • Denise Coutinho

    21 de novembro de 2019

    Oi Paula, to muito na dúvida se vou em Fevereiro ou Outubro, vc pode me falar qual o melhor mês para viajar, aproveitar neve (com menos frio) e ver aurora boreal.
    obrigada

    reply...
  • João Paulo

    21 de julho de 2019

    Adorei a sua narrativa. To amarradão com este país… ainda mais acentuado pela série Trapped da Netflix. Parabéns!!

    reply...

Envie um comentário