Menu

O que fazer na Finlândia

31 de agosto de 2020

O que fazer na Finlândia? A  grande verdade é que a Finlândia é um destino para todos os gostos e não faltam opções do que fazer: aos que querem curtir florestas e paisagens naturais deslumbrantes desde aos que querem aproveitar a parte mais urbana do país. Ou seja, opções do que fazer não faltam!

Certamente algumas das principais razões pela qual as pessoas viajam para a Finlândia é para ver o fenômeno da aurora boreal e para visitar a Terra do Papai Noel. No entanto, existe muito mais o que fazer nesse belo país europeu! Se você gosta de esquiar, por exemplo, vai adorar a variedade de estações de esqui espalhadas pelo país, enquanto nos meses de verão, você pode aproveitar para andar de bicicleta.

Primeiramente, você precisa definir se irá à Finlândia no verão ou no inverno, já que as atividades variam de acordo com a época do ano que você optar viajar para o país. Segundo, você precisa escolher para onde ir. A Finlândia é um país grande e, se você tiver pouco tempo, recomendamos explorar apenas uma ou duas das quatro principais regiões: Helsinki, Arquipélago e Lapônia.

Para ajudá-lo, fizemos uma lista do que fazer na Finlândia, e também, especificamente o que fazer na Lapônia. Além disso, o que fazer em Rovaniemi além de visitar o Papai Noel e como ir de Rovaniemi até a Lapônia.

O que fazer na Finlândia-  Principais cidades

Quando escolhemos algum país para visitar, temos que sempre ter em mente o que queremos conhecer, para assim decidirmos as cidades que listarão o nosso roteiro.

Provavelmente as 4 principais principais cidades turísticas da Finlândia são:

  • Rovaniemi, por causa da Vila do Papai Noel;
  •  Levi, por causa dos resorts e pistas de esqui;
  • Helsinki, por causa dos museus e importantes eventos de verão;
  •  Kemi, por causa do snowcastle, uma estrutura enorme feita de gelo;
  • Helsinki, (capital) pra quem adora cidade grande e museus.

Bom, agora que você já sabe quais cidades conhecer na Finlândia, vamos conhecer a minha pequena listinha com 30 coisas sobre o que fazer na Finlândia. Bora lá?

 O que fazer na Finlândia no outono

Melhores atrações da Finlândia. Foto: Paula Rocha

O que fazer na Finlândia no inverno

1- Vá esquiar em Levi

Levi certamente é a estação de esqui mais amada de toda a Finlândia e também é o local da corrida da Copa do Mundo Alpina, que é realizada lá todos os anos. Por lá você encontrará incríveis 43 pistas diferentes, perfeitas para todas as habilidades e 26 teleféricos. Se Rovaniemi é a casa do papai Noel, Levi é a casa dos teleféricos hahahaha.

Além disso, existem 124 quilômetros de trilhas aqui e incluem seções de esqui cross-country e pistas negras para esquiadores. Se você gosta de snowboard, também há um parque de snowboard.

Qualquer pessoa que não esquie também pode encontrar uma variedade de atividades para desfrutar aqui, incluindo passeios de trenó e um lindo parque de renas.

2-Visite a Terra do Papai Noel

A Terra do Papai Noel fica em Rovaniemi, cidade localizada no norte da Finlândia. Por lá, você poderá conhecer o Papai Noel, brincar com bonecos de neves, escorregar na neve, ver as renas de pertinho (tão lindas) bem como aproveitar várias outras atrações disponíveis na Vila do Papai Noel.

Visitar a casa do bom velhinho era uma das minhas prioridades, e eu gostei tanto que fiz um post com várias dicas e preços de tudo o que tem por lá…

Recomendo muito meu post:”A Terra do Papai Noel na Finlândia”.

O que fazer em Rovaniemi: Visitar a terra do Papai Noel na Finlândia

3- Veja a aurora boreal na Finlândia

Muitas pessoas vêm à Finlândia apenas para ver a aurora boreal, que geralmente é um dos sonhos de muita gente, esse sonho de ver a aurora boreal também era o meu, por isso tenho aqui no site do Mala Rosa +20 posts sobre os lugares onde eu fui para ver a aurora boreal. Tromso Noruega, Islândia e aqui na Finlândia.

A Aurora boreal ser vista de diferentes pontos da Finlândia, mas o melhor lugar para viajar é a Lapônia, onde você tem a maior chance de sucesso.

Se você vier apenas para ver as luzes dançantes, tente programar sua viagem na época certa, quando elas estiverem mais visíveis.

Recomendo que você leia esse post: Melhor época para ir para Finlândia.

 O que fazer na Finlândia e aurora boreal

Certamente, uma das melhores coisas sobre o que fazer na Finlândia. ver a aurora boreal é uma delas. Foto: Paula Rocha

As luzes do norte são causadas pelo brilho das partículas do sol quando entram na atmosfera da terra e só podem ser vistas ao redor dos polos norte e sul. Apesar da aurora boreal não emitir nenhum tipo de som ela é na minha opinião, o maior espetáculo da terra.

Se liga nesse post: Como tirar fotos da Aurora Boreal

4- Passe uma noite em um iglu de vidro

Talvez a melhor maneira de experimentar ver a aurora boreal seja se hospedando em um iglu de vidro, cercado pela natureza. A Finlândia é o paraíso dos iglus e no inverno eles lhe permitem ver o fenômeno da aurora boreal da sua própria cama. Esse era um outro sonho que eu tinha. Graças a muita pesquisa, eu consegui achar a época mais barata para ver a aurora boreal e ficar nesses iglus.

Recomendo esses dois posts que falam das dicas dos iglus: Hotéis para ver aurora boreal e Onde ficar na Finlândia.

Iglu na Finlândia

5- Curtir uma sauna

A Sauna é extremamente comum na Finlândia, tão comum que estimasse haver +/- 2 milhões de saunas no pais que tem +/-5.5 milhões de pessoas. Tem mais saunas do que carros no país. A Finlândia é o país da Sauna, das renas, da terra do Papai Noel e também da aurora boreal hahaha, ou seja, A Finlândia não é um país, a Finlândia é o país!!!

Como o país tem muita madeira, a maioria das saunas não são elétricas, e sim aquecidas a moda antiga, usando bastante lenha.

Apesar da madeira demorar mais para aquecer a sauna, os finlandeses a preferem porque além de ser mais barata ela também deixa o ambiente mais úmido.

Até o iglu que a gente ficou na Finlândia tinha sauna. Para saber mais sobre isso leia o post Dicas da Finlândia e Aurora Boreal“.

Sauna na Finlândia

Sauna na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Pode te interessar: Melhores países para ver a aurora boreal

6- Visite um castelo de neve

Localizado em Kemi, o castelo de neve é uma atração imperdível que não pode estar fora da lista sobre o que fazer na Finlândia. O castelo é construído anualmente e geralmente tem três andares, além disso, no local costuma acontecer cerimônias de casamento e apresentações musicais ao vivo. Não é só na praia que o povo sonha em casar 🙂

Os hóspedes podem passar a noite no hotel de neve, se quiserem! Kemi também tem uma vida noturna agitada, e o destino é onde você pode embarcar no passeio pelo quebra-gelo do Ártico que serpenteia pelas águas geladas em busca de icebergs de tirar o fôlego e vistas incríveis. Me lembrou um pouco a Islândia, que até hoje é o meu país preferido no mundo!

hotel feito de gelo

hotel feito de gelo. Foto: Booking

O que fazer na Finlândia no verão

7- Conheça o Museu Siida

Localizado no lindo Lago Inari, na cidade de Inari, está o Museu Siida, considerado um dos melhores museus da Finlândia. O museu é dedicado a contar a história do povo Sami, que era uma tribo semi-nômade.

Além disso, no Museu de Siida, você encontrará exposições da natureza, galerias fotográficas e seções de informações interativas. As galerias traçam a história do Sami desde os tempos antigos até os dias modernos. Eu comecei a conhecer a história dos Sami quando estava em Tromso, olha que interessante…

Os Sami são os indígenas da Finlândia, apesar de terem vindo mesmo da vizinha Rússia. Os indígenas americanos (Native American) também são naturais da Rússia. No entanto o governo dos Estados Unidos pagam a eles uma compensação mensal por terem roubados suas terras no passado.

Já na Finlândia os Sami e os finlandeses têm direitos iguais, ou seja, o governo não paga nada aos Sami, a menos que eles vivam como antigamente sem perder os seus costumes. Muitos deles abdicam desse dinheiro preferindo viver como todo o resto da população. Preferem cursar universidades, estar conectados a internet e ao resto do mundo.

cultura Sami

Cultura Sami. Foto: Paula Rocha

8- Explore a Olavinlinna

Olavinlinna é um castelo que fica em Savonlinna e data do século XV. O castelo é famoso por suas três torres dominantes e foi construído em uma rocha no centro de um lago para garantir mais proteção contra os inimigos.

Para chegar ao castelo, você precisará atravessar uma série de pontes e o interior é um labirinto de torres ornamentadas e capelas. Além disso, há visitas guiadas, que duram uma hora e trás informações sobre toda a história da vida cotidiana do castelo nos tempos antigos.

9- Vá à praia em Hietaniemi

Nos arredores de Helsinki é a área conhecida como Hietaniemi, situada na costa da Finlândia. Em Hietaniemi você encontrará uma praia de areia dourada e também várias lojas onde você pode alugar caiaques e canoas.

Além disso, há também alguns parques próximos, para que você possa desfrutar da brisa costeira e de uma variedade de restaurantes locais. Se estiver muito frio para curtir a praia, também há uma sauna aqui, onde você pode se aquecer.

10- Aproveite o Parque de Diversões Linnanmäki

Se você está procurando um pouco de diversão em Helsinki, considere uma visita ao Parque de Diversões Linnanmäki, que também é o parque de diversões mais popular da Finlândia. O parque possui uma icônica torre de água e uma bonita roda gigante que oferece vistas do horizonte da cidade. O mais legal é que a entrada do parque é gratuita, e ainda tem 8 atrações que são grátis!!! Top!!!

Veja também: O que fazer em Helsinki, capital da Finlândia.

Parque temático de Helsinki

Parque temático de Helsinki. Certamente radical!!! Foto: Linnanmäki

11- Caminhe em um dos 40 parques nacionais da Finlândia

Existem cerca de 40 parques nacionais na Finlândia. Eles estão espalhados pelo arquipélago do país, lagos, florestas e colinas. A maioria desses parques são cenários perfeitos para ver as lindas auroras boreais.

12- Fazenda de Renas e a cultura Sami

Você sabia que existem mais renas vivendo na Lapônia do que pessoas? Essa e outras histórias sobre o povo Sami você vai descobrir durante a visita a uma fazenda de renas. Essa é uma das atrações de Rovaniemi que você não pode deixar de visitar.

Vá conhecer a fazenda, entender como é feita a criação dos animais e como as renas são importantes para o povo que vive no polo norte. Além disso, você pode andar num trenó de renas e receber sua carteira de motorista para “dirigir” renas em todo o mundo. Interessante néh? Eu só não andei de trenó porque seria muita hipocrisia da minha parte andar de rena se sou contra quem anda de carroça!

Além do contato com as renas, o passeio também inclui uma visita a uma tenda Sami para escutar as histórias e músicas desse povo nômade. Uma oportunidade de conectar com a cultura local e entender como é possível viver em um ambiente tão diferente. Não deixe de ir e tirem muitas fotinhas com as renas (elas são tão fofas).

Fazenda de renas na Finlândia

13- Assista a um concerto ao ar livre

Imagine isto: depois de um dia explorando florestas e lagos, você e seus amigos vagam pela pequena cidade em que estão hospedados. Uma brisa de verão sopra enquanto você caminha para um palco ao ar livre, onde uma orquestra acompanha um cantor de ópera .

A Finlândia abriga mais de 20 festivais anuais de música, desde noites discretas até festas de dança o dia inteiro. Muitos dos festivais acontecem em lindas cidades à beira do lago, onde você pode relaxar com uma bebida, fazer algumas compras ou apenas tirar fotos da beleza natural da Finlândia.

14-  Conheça a fortaleza de Suomenlinna

A fortaleza de Suomenlinna é uma ótima opção do que fazer na Finlândia, principalmente para os viajantes apaixonados por história. Localizada em Helsinki, a fortaleza foi construída em 1748 e é patrimônio mundial da UNESCO desde 1991 como um monumento de arquitetura militar.

A fortaleza foi construída para defender a Finlândia, a Suécia e a Rússia de invasões. Se você gosta de história, vai adorar”!!

O que fazer em Rovaniemi

15- Curta a Vila do Papai  Noel

Como já citado anteriormente, visitar a Vila do Papai Noel é uma das melhores coisas para fazer em Rovaniemi e é o motivo principal de muitos turistas irem para o norte da Finlândia. Para saber mais leia o post “A Terra do Papai Noel na Finlândia”.

 

Vila do Papai Noel na Finlândia na Finlândia

Vila do Papai Noel na Finlândia. Foto: Dr Diego Viajando

16- Visite o Museu de Arte de Rovaniemi

O Museu de Arte de Rovaniemi é uma ótima opção para quem gosta de atividades culturais. O foco do Museu é a arte contemporânea finlandesa, principalmente do norte. Além disso, as exposições mudam anualmente e as artes são de artistas da própria Lapônia.

17- Curta o verdadeiro parque dos Angry Birds

Um fenômeno mundial, Angry Birds, é uma divertida franquia de videogame focada em adoráveis ​​pássaros multicoloridos que tentam salvar seus ovos de porcos verdes – esta é possivelmente uma das marcas finlandesas contemporâneas mais conhecidas.

Em Rovaniemi está o parque dos Angry Birds, um parque muito divertido localizado na margem do rio e todo o design é inspirados nos personagens do jogo. Tem balanços, local para fazer escalada, pista de corrida e mini campo de futebol. Claro que eu fui néh? hahaha

Parque do Angry Birds em Rovaniemi

Parque do Angry Birds em Rovaniemi. Foto: Paula Rocha

18- Museu de Ciências Arktikum

Em Rovaniemi, você encontrará o Arktikum – um exemplo incrível da arquitetura finlandesa e um dos museus e centros de ciência mais populares da Finlândia. Geralmente, há uma série de exposições fascinantes aqui, e um dos principais temas é a incrível cultura e história da Lapônia.

Outras exposições mostram frequentemente as pesquisas atuais no Ártico e mostram como as pessoas da Lapônia se adaptaram para lidar com a vida nesse ambiente extremo. Além disso, o museu possui um lindo túnel de vidro que leva ao rio Ounasjoki.

19- Aurora Boreal em Rovaniemi

Certamente um dos melhores lugares da Finlândia para ver a Aurora Boreal é Rovaniemi. O ideal é você ficar alguns dias na cidade para garantir a visão do espetáculo. Eu tive tanta sorte, que vi as auroras super fortes dentro da cidade. Estava abastecendo o carro e quando olho para o céu, estava cheio de auroras. Foi Sinistro!!!  Para saber mais sobre leia o postDicas da Finlândia e Aurora Boreal“.

Onde ver a aurora boreal em Rovaniemi:

  • Arktikum Arboretum
  • Jätkänpatsas
  • Lainaanrannan koirapuisto

Dica: Coloque esses nomes no google maps e certamente você será feliz!!!

Aurora Boreal dentro na cidade de Rovaniemi

Aurora Boreal dentro na cidade de Rovaniemi. Foto: Paula Rocha

O que fazer na Lapônia

20- Experimente a comida local 

Depois de se divertir, é hora de saciar sua fome com uma tradicional comida finlandesa. Entre os principais pratos estão a carne de rena ou alce, fritas na manteiga ou gordura de rena. É servido juntamente com um purê de batatas com pepinos em conserva.

Se você estiver na Lapônia no verão, pode experimentar o Suovakebabs. É carne de rena defumada com molho de alho e salada em pão pita. Além disso, você também pode tentar guisado de rena com geléia de lingonberry e purê.

Eu provei a primeira vez a carne de rena lá em Tromso. Fiquei com bastante dó, mas não posso negar que é melhor que a bovina. Na Finlândia eu comi só uma vez, mas o Breno comeu todos os dias! Falo mais sobre a carne de rena no post de comidas. Não deixe de ler!!!

Não deixe de ler: Comer e beber na Finlândia.

Comida tipica da Finlândia

carne de rena. Foto: Paula Rocha

21- Pegue o trem do Círculo Polar Ártico

trem do Círculo Polar Ártico proporciona uma experiência por si só, mesmo que você não pretenda viajar por toda a Lapônia.

Conhecido como uma das maiores viagens de trem do mundo, o trem do Círculo Polar Ártico leva os viajantes ao longo de fiordes impressionantes, perto de geleiras congeladas, sob cachoeiras geladas e leva você até as cidades de contos de fadas. Além disso, o passeio oferece paisagens deslumbrantes da Lapônia bem como permite ver muitas das partes rurais da Escandinávia que não são acessíveis por carros.

Além disso, o Trem do Círculo Polar Ártico também é uma ótima maneira de ir de uma cidade do Ártico para outra e você pode até ter a chance de avistar a Aurora Boreal da janela do trem. Um sonhoooo!

22- Ande de snowmobile

Andar de snowmobile no meio da floresta no inverno é muito gostoso. Além de ver cenários lindo das florestas, você passa por lagos congelados. Além disso, no inverno você pode reservar um passeio de snowmobile para ver a Aurora Boreal.

23- Trenó com renas ou huskies

Os famosos trenós com huskies ou renas são passeios bem procurados por viajantes na Lapônia. Os dog sledding ou reindeer sledding percorrem longas distâncias pelas florestas nevadas do norte finlandês. Os passeios podem ser contratados no próprio hotel ou com agências locais. Muita gente ama!!

Renas na Finlândia

Trenós com renas na Finlândia. Foto: Dr Diego Viajando

24- Sauna e natação no gelo

A sauna tem um status quase sagrado na Finlândia. É tão tradicional, que há um média de uma sauna para cada família finlandesa.

Uma curiosidade: algumas mulheres finlandesas dão à luz em saunas, são usadas para rituais de casamento e até para a preparação de corpos antes do enterro.

A Finlândia possui três tipos principais de sauna; a sauna de fumaça, a sauna aquecida a lenha bem como a sauna elétrica. Para os verdadeiros entusiastas, também existem saunas móveis, que podem ser montadas em ônibus, carros.

Saunas também são comumente encontradas nas margens dos lagos da Lapônia, combinando perfeitamente com outro passatempo popular – a natação no gelo.

Uma curiosidade: a tradição é sentar-se em uma sauna – a até 130 ° C – pelo tempo que você aguentar, antes de mergulhar na água gelada para se refrescar. Os finlandeses dizem que é uma ótima maneira de aliviar o estresse… Algo parecido eu vivi na Blue Lagoon na Islândia. Entrava na água quente e depois saia nas temperaturas congelantes!

24- Pesca no gelo

É uma experiência bem diferente. Você precisar fazer um passeio de rena, snowmobile ou um safari até algum lago congelado. Para pescar você precisará fazer buracos no gelo, colocar a vara na água e esperar até fisgar um peixe. Os lagos da Lapônia abrigam lúcios, trutas, grisalhos e poleiros, entre muitas outras espécies.

Pesca no gelo

Picolino pescando no gelo. Foto: Pica-pau

26- Esportes e atividades na neve

A Lapônia no inverno tem ainda outras atrações imperdíveis para entretenimento e lazer, como snowshoeingtours de snowmobile e centros de ski bem como o cross-country.

Um lugar recomendado na Lapônia finlandesa para prática de atividades na neve é o Parque Nacional Pyhä-Luosto, que fica entre Rovaniemi e Sodankylä e oferece vários tipos de atividades e trilhas.

Além disso, para os mais aventureiros recomendamos o Parque Nacional Korouoma, para ver as cachoeiras congeladas. Fica bem perto de Rovaniemi e é imperdível!

27- Pôr do sol na Lapônia

Admirar o pôr do sol é uma das atividades para se fazer na Lapônia. Um lugar bem interessante para ver o pôr do sol certamente é em Sattanen, principalmente no final do outono. A paisagem ganha vida com suas árvores quase sem folhas e lagos congelados anunciando o início do inverno.

Pôr do sol na Lapônia

Pôr do sol no igloo na Lapônia, certamente um sonho Foto: Paula Rocha

28- Experimente o Longero

Uma bebida típica de finlandia é a Longero ou Long Drink, uma bebida a base de gin e suco de uva, essa bebida foi criada para um ano de Olimpíadas na década de 50, desde então é apreciada pelos finlandeses.

29- Visite o outro parque do Angry Birds em Saariselka

O fato do  jogo angry birds ter sido feito por uma empresa da Finlândia, chamada Rovio existem 2 parques com tema do angry birds no país, como mencionei acima, um está em Rovaniemi e o outro em Saariselkä, sendo o de Saariselka o parque temático com várias atrações elétricas (pagas) e o de Rovaniemi com atracões manuais (de graça), Além disso, não é todo dia que a gente vai ter essa oportunidade néh hahaha

Angry Birds Saariselka

Parque temático do Angry Birds em Saariselka na Finlândia. Foto: Paula Rocha

30- Conheça o zoológico de Ranua

O parque Ranua Wildlife é o lar de mais de 50 espécies de animais árticos e 200 animais individuais. Os animais vivem em recintos espaçosos no meio da floresta. A maioria deles resgatados de situações precárias. Além disso,  o zoológico está localizado a pouco mais de 50 minutos de Rovaniemi.

Dica: Se puder durma uma noite no Arctic Fox Igloos, foi o igloo mais lindo que eu já vi!! E como é do grupo do zoo você ainda pode ganhar um entrada de cortesia!
zoológico de Ranua

zoológico de Ranua. Foto: Paula Rocha

Enfim, essas são as nossas dicas do que fazer na Finlândia e em outros lugares interessantes do país! Mas e o seu objetivo for ver o fenômeno da aurora boreal na sua visita ao país, não esqueça de conferir o post: Dicas da Finlândia e Aurora Boreal“. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top