Menu

Dicas da Finlândia e Aurora Boreal

8 de setembro de 2020

Procurando dicas da Finlândia e Aurora Boreal? Você está no lugar certo! Reunimos nesse post tudo que você precisa saber sobre a Finlândia e dicas de como você pode ver a Aurora Boreal por lá.

A Finlândia é um país repleto de belezas naturais e paisagens bem diferentes das que encontramos no Brasil. Além da Aurora Boreal, o você pode fazer safáris, explorar os lagos, ilhas e apreciar casas fofas de madeira. Aliás, ver a Aurora Boreal na Finlândia é, com toda a certeza, mais barato e menos disputada do que na Noruega, por exemplo. Confira o post “O que fazer em Tromso Noruega”.

Conheça nossas dicas e  informações gerais, como chegar na Finlândia, quantos dias ficar no país, qual a moeda local, meios de transporte, onde fazer compras, onde ver a aurora boreal, melhor aplicativo, como fotografar as auroras boreais na Finlândia e muito mais! Bora lá?

Como chegar na Finlândia

Infelizmente não há voos diretos do Brasil para a Finlândia. A melhor maneira de chegar na Finlândia é pegando um voo saindo do Brasil com conexões em Londres, Frankfurt, Madri, Roma ou Amsterdã. Os voos para essas cidades geralmente fazem conexões em Helsinki, a capital da Finlândia.

O aeroporto internacional de Helsinki fica em Vantaa, uma cidade cerca de 19 quilômetros de Helsinki . Para ir do aeroporto para o centro e vice versa é muito fácil e rápido, basta pegar um trem. As principais companhias aéreas atualmente são a Tap, Air Portugal, a Air France, KLM, Lufthansa e British Airways.

Entretanto caso o voo que você optar não faça escala em Helsinki você pode descer em alguma dessas cidades citadas anteriormente e pegar um trem para Rússia (São Petersburgo), Estocolmo ou Tallinn e dessas cidades partir direto para Helsinki de balsa.

Transporte de Tromso para Finlândia

Vista do ônibus de Tromso para Finlândia. Foto: Paula Rocha

Eu fui para Finlândia 2 vezes, na primeira eu fui a partir de Tromso, peguei um ônibus (cerca de 9 horas) e segui para Terra do Papai Noel em Rovaniemi. Veja aqui como foi.

Na segunda vez que fui para Finlândia eu peguei uma balsa (linda) em Tallin na Estônia e fui até a capital Helsinki. Veja aqui como foi.

Para chegar em Rovaniemi na Terra do Papai Noel e também perto da aurora boreal a principal companhia aérea é a Finnair (companhia finlandesa). A finnair faz parte da aliança Oneworld, então, se você tiver milhas da Latam, da American Arlines, Ibéria, Britich Arlines, entre outras você chegará lá sem gastar muito! Foi assim que eu saí do país, gastei bem menos nas milhas!

Como chegar na Finlândia

Balsa de Tallin para Helsinki (Como chegar na Finlândia). Foto: Paula Rocha

Moeda local

A moeda da Finlândia atualmente é o euro. Aliás, ela foi um dos primeiros países europeus a utilizar oficialmente o euro. Antes do euro, a moeda da Finlândia era o marco finlandês (FIM), mas ele foi substituído pelo euro.

Uma curiosidade: diferente das notas, as moedas de euro possuem desenhos diferentes. Na Finlândia, por exemplo, a moeda de dois euros leva o Golden Berry, um fruto típico do norte do país.

Tomadas e voltagens

A corrente elétrica na Finlândia é de 230 volts e de 50 hz. As tomadas utilizadas são do tipo C e F. A dica é que você leve o seu próprio adaptador de tomadas.

Quantos dias ficar na Finlândia

Tudo vai depender do seu objetivo. Se resolver explorar a capital Helsinki, o recomendado é ficar pelo menos dois dias na cidade.

Agora uma dica da Finlândia para quem faz questão de ver as auroras: caso o seu objetivo seja caçar a aurora boreal, o recomendado é ficar no mínimo, 3 noites, em alguma das cidades onde é possível avistar o fenômeno.

Por se tratar de um fenômeno natural, as probabilidades dela ocorre são incertas, portanto quanto mais tempo você ficar na Finlândia, maiores serão a suas chances de ver a aurora boreal. Eu passei 9 dias na Finlândia, peguei um pouco de chuva, e bastante tempo fechado, mas… consegui ver as auroras até de dentro da cidade. Falo sobre isso mais abaixo.

Recomendo a leitura: Melhor época para viajar para Finlândia.

quantos dias ficar na Finlândia

Chip e internet

A internet da Finlândia, assim como em toda a Europa é excelente e pode ser conseguida de várias formas.

A internet local, por exemplo, pode ser uma boa opção. As três operadoras mais populares são: Elisa, DNA e Telia.  É possível adquirir o chip em lojas próprias das marcas ou até no próprio aeroporto.

Entretanto existe opções além da internet local, como por exemplo o chip internacional da America Chip, que você compra on-line antes de sair do Brasil, chega diretamente na sua casa, portanto você já chega na Finlândia sem preocupações com internet. Essa é uma boa dica para já chegar na Finlândia conectado!

Meios de transportes na Finlândia

A Finlândia é um país grande e pouco povoado, mas ir do ponto A ao B não é difícil. As redes de transporte aéreo, ferroviário, rodoviário e aquático são abrangentes e confiáveis.

A dica é: abuse do transporte público! Viajar de transporte público na Finlândia é fácil e é o meio mais confiável e seguro de se locomover. Os trens fazem viagens rápidas e eficientes entre as cidades grandes da Finlândia. Já os ônibus são uma boa maneira de viajar para vila e cidades menores.

Ônibus

Os ônibus cobrem quase 90% da Finlândia. Andar de ônibus é uma boa maneira de apreciar a paisagem por estradas menores. Existem dois tipos de serviços de ônibus interurbanos:

  • vakio: parando frequentemente em cidades e vilas
  • pika: viajando rapidamente entre cidades

Portanto, você pode escolher a opção que melhor te atender.

ônibus na Finlândia

ônibus na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Trens

Os trens finlandeses são uma ótima opção quando você precisa viajar longas distâncias, são espaçosos, confortáveis ​​e limpos. Os trens de longa distância possuem restaurantes e banheiros a bordo e também instalações de internet. Além disso, são bem cuidados e a paisagem ao longo dos trilhos é linda, especialmente no leste da Finlândia, com seus muitos lagos.

De Helsinki, você pode alcançar quase todas as partes da Finlândia e até outros países. O extremo norte dos trilhos de trem termina em Kolari, a porta de entrada para a Lapônia. Existem também trens diretos para São Petersburgo e Moscou.

Balsas

A Finlândia possui quase 200.000 lagos e milhares de ilhas, portanto é um ótimo país para se locomover de balsa. Existem balsas para chegar a Finlândia saindo da Estônia, São Petersburgo, Alemanha, Aland e Suécia. Entretanto, dependendo da distância, podem levar até um dia para chegar ao destino.

As balsas atendem cerca de 40 rotas sobre os lagos e ilhas finlandesas. Essas balsas atendem principalmente ao tráfego de carros, mas os pedestres também podem usá-los.

Se você estiver viajando na Finlândia, essas balsas podem ser mais do que apenas transporte – um cruzeiro no lago, por exemplo, pode ser uma experiência interessante, mostrando as belas paisagens da Finlândia.

balsas na Finlândia

Balsas na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Voos

Um outra alternativa são os voos. Entretanto não é um a opção que vale tanto a  pena quando se fala em voos domésticos, pois além das cidades não serem tão distantes umas das outras, os trem são uma maneira rápida e ecológica de explorar a Finlândia. Caso prefira ir de avião procure os voos da finnair

Carro

A Finlândia tem tráfego com a mão direita, com uma cultura de dirigir educada e sem estresse. Existe uma boa rede de postos de gasolina próximos um do outro.

Dirigir na Finlândia no verão é bem tranquilo, mas pode ser um pouco complicado no inverno, se você não tiver nenhuma experiência. As estradas ficam um escorregadias e pode ser um pouco perigoso. Além disso, você deve ficar em alerta para alces e renas, que costumam passear pelas estradas.

 De carro pela Finlândia

Dirigindo na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Meios de transporte em Hensinki

Se você optar por passar alguns dias na capital finlandesa saiba que existem várias opções de transporte público de boa qualidade. São bondes, ônibus, metrô e ferryboat.

Uma outra alternativa bem divertida e saudável é a bicicleta, a cidade dispõe de 750 quilômetro de ciclovias e pontos de aluguel de bicicletas.

Compras na Finlândia – Dicas da Finlândia e Aurora Boreal

Confira as dicas de compra na Finlândia! Helsinki, Espoo, Pori, Tampere, Oulu, Joensuu ou Kuopio, Turku, Vaasa ou a cidade turística da Lapônia, Rovaniemi, são algumas das cidades onde não terá dificuldade em encontrar lojas para fazer compras! Nelas você poderá comprar roupas da moda, material para prática de patinagem no gelo ou caminhada nórdica, eletrônicos, lembrancinhas, tapetes, e muito mais!

No entanto, a melhor cidade para fazer compras na Finlândia, sem dúvidas, é a capital Helsinki. Tudo isso porque a capital está fora da rota turística europeia, e por isso, alguns artigos você encontrará somente ali. Por isso, iremos focar nas opções de lugares para fazer compras em Helsinki.

Existem inúmeros shoppings, lojas e galerias onde se pode comprar em Helsinki, seja para renovar o guarda-roupa ou ainda para presentear alguém com peças exclusivas.

Se você vier a Finlândia não deixe de separar um dia só para fazer compras em Helsinki. O melhor de tudo é que a maioria das lojas estão no centro ou próximo a ele, facilitando a vida do turista que pode fazer tudo caminhando ou de bicicleta.

Compras na Finlândia

Galeria para compras na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Galeria Stockmann:

Um local interessante para fazer compras é a galeria Stockmann, lá você encontrará absolutamente tudo. São 8 andares onde você irá encontrar desde supermercado a lojas de roupas adulto e infantil, utensílios para casa, cosméticos, comidas, bebidas e mais.

Forum Helsinque:

O Forum é basicamente um shopping no centro da cidade. Lá você irá encontrar muitas lojas de roupas, distribuídas em 5 andares. Tem também lojas de eletrônicos, roupas esportivas e calçados. Além disso, também possui bons restaurantes. Existem ainda algumas lojas que fazem um outlet de roupas famosas, com desconto de 70%.

Academic Bookstore (Akateeminen Kirjakauppa)

Essa é a maior livraria de Helsinki e da Finlândia! É uma boa dica para os amantes dos livros. São inúmeras opções de livros dos mais variados temas. Além disso, o prédio em si é magnifico.

Kauppatori

Essa é uma feira local em Helsinki. Por lá você encontrará várias lojinhas que vendem souvenir finlandeses, ótimo para levar de lembrancinha para os amigos! Além disso, lá você também poderá provar dos pratos típicos da Finlândia.

Old Market Hall

O Old Market é o mercado central de Helsinki e funciona desde 1888. É uma prédio histórico e um local perfeito para degustar um café ou experimentar uma comida típica finlandesa.

Mercado em Helsinki

Mercado em Helsinki. Old Market Hall. Foto: Paula Rocha

TeeMaa Tea House

A TeeaMaa Tea House é a casa de chá mais bonitas e mais sofisticada da Finlândia. O chá uma das bebidas preferidas dos finlandeses, por isso existem vários sabores e países diferentes, portanto tem vários sabores que não temos aqui no Brasil. Vale a pena experimentar!

Design Forum Finland

O Design Forum Finland é uma loja bem interessante que utiliza lixo finlandês reciclado como matéria prima para criar seus produtos. Vão desde artigos para presentes até cadernos, jóias e lâmpadas. É uma ótima opção de presente pois além de ser sustentável é bem original e único.

Globe Hope

Mais uma loja com a pegada sustentável! A Globo Hope é uma marca que tudo é feito com material que seria lixo. Por exemplo: os teclados do computador são transformados em porta-chaves, os fiscos de vinil em fruteiras, entre outras obras primas.

Marimekko

A Marimekko é uma das lojas mais famosas de moda da Finlândia. Por lá você encontra opções de decoração, roupas, bolsas, tudo com estampas e tecidos exclusivos da marca.

CraftCorner

Essa é uma loja de produtos artesanais finlandeses. Você encontrará produtos de decoração, lenços, bolsas, sapatos e tecidos únicos e exclusivos feitos por artesãos finlandeses. Basicamente são produtos modernos, feitos a mão. É uma opção de onde compras na Finlândia bem interessante e exclusiva.

Second Hand

Se você não se importa em comprar roupas de segunda mão, procure por lojas da Second Hand, entrei em uma comprei uma saia maravilhosa por miseros 2 euros!

Onde comprar Vodka na Finlândia

O consumo de álcool também é extremamente comum na Finlândia, tanto que muitos finlandeses vão até a Estônia (país vizinho) só para comprar bebidas mais baratas, o interessante é que mais de 30% das bebidas alcoólicas são consumidas pelos finlandeses, que costumam visitar o outro país duas ou três vezes ao ano. Eles compram bastante bebida para durar meses. A Rússia também vende bebidas mais baratas que na Finlândia, mas nas cidades que fazem fronteira os preços são maiores que no restante do país.

O lugar menos caro para comprar bebida na Finlândia é no supermercado Lidl.

Comprar bebidas na Finlândia

Comprar bebidas na Finlândia. Preço das Vodkas. Foto: Paula Rocha

Qual o melhor mercado da Finlândia

Essa dica do mercado eu peguei com a Gi, uma amiga e seguidora que mora na Finlândia. Ela disse assim:

“Sem dúvidas o mercado mais barato  da Finlândia é o Lidl, e depois vem a rede S-market. Todos os mercados dessa rede tem um preço razoável, e uma rede de bonus interessante, mas para fazer o cartão tem que ser residente. Mas o melhor dessa rede é que depois das 20h, os preços baixam pra -50%, tanto as carnes, os pães e outras coisas. O mercado fecha às 21h, mas vale a pena ir às 20h porque salva uma grana boa”

Dica de ouro néh? melhor horário para ir no mercado na Finlândia é as 20h!!!

Vale a pena ler:  Onde comer e beber na Finlândia

Mercado na Finlândia

Mercado na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Onde ver Aurora Boreal na Finlândia

Assim como na Noruega (aproveite para conferir o post Dicas de Tromso Noruega“), é possível também avistar o fenômeno da Aurora Boreal na Finlândia! Como regra geral, quanto mais ao norte você for na Finlândia, melhor terá a chance de ver as luzes do norte. Confira as dicas de como ver a aurora boreal na Finlândia!

A época ideal para ver a Aurora Boreal na Finlândia é no inverno, que vai do final de setembro ao início de abril. No entanto, outubro e novembro, fevereiro e março são considerados os melhores meses para ver a Aurora Boreal.

Quanto ao horário, entre 21h e 2h tendem a ser os melhores horários para avistá-las. Você pode fazer essa caça à aurora boreal por conta própria ou através de alguma agência finlandesa. Eu fiz tudo por conta!

A região da Lapônia, que abrange territórios na Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, está no topo de um dos melhores lugares para assistir a este fenômeno. Um dos locais mais procurados para ver o fenômeno é Rovaniemi, localizado no Círculo Polar Ártico, é uma ótima região para ver as Auroras Boreais. Além disso, Rovaniemi é a terra onde vive o Papai Noel, que é muito procurada para essa atração também.

Aproveita para ler o post com todas as informações sobre a Terra do Papai Noel: A Terra do Papai Noel na Finlândia“.

Nos últimos anos, os hotéis em formato de iglus com teto de vidro tornaram-se populares em todo o país, para que você possa ficar quente e aconchegante e assistir ao céu noturno da sua cama. Para algo mais rústico, você pode tentar acampar. É uma das dicas para quem quer ver a Aurora Boreal na Finlândia. Confira o post Onde ficar na Finlândia”.

aurora boreal no Iglu na Finlândia

Aurora boreal no Iglu na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Cidades para ver aurora boreal na Finlândia

Aurora boreal em Rovaniemi (dicas da Finlândia e aurora boreal)

Rovaniemi é o destino clássico de Natal, a cidade inteira tem uma decoração natalina típica, e ainda passeios de trenó com renas, safáris, hotéis em formato de iglus e, é claro, uma chance de visitar o Papai Noel.

Situada bem no Círculo Polar Ártico, é a quinta maior cidade da Finlândia e possui uma certa quantidade de poluição luminosa; portanto, a melhor maneira de ver as luzes é se afastando da cidade. Claro que isso não é uma regra, porque eu vi as auroras dentro da cidade! Tudo vai depender do dia, condições do tempo e Índice KP. Falo mais abaixo sobre o assunto.

Dica: Do parque Arktikumin (em frente ao museu Arktikum) é um ótimo local para ver a aurora boreal. Essa dica foi passada pelo pessoal da recepção do Hostel Cafe Koti .Realmente eu fui conferir e vi aurora boreal por lá!

Aurora boreal em Rovaniemi

Aurora boreal em Rovaniemi. Foto: Paula Rocha

Veja também: Melhores países para ver a aurora boreal

Aurora boreal em Saariselka (dicas da Finlândia e aurora boreal)

Saariselka é a estação de esqui mais ao norte da Finlândia, a cerca de 250 km ao norte do Círculo Polar Ártico.

Um lugar bom para ver a Aurora Boreal na região é perto do Parque Nacional Urho Kekkonen, já que a região possui menos poluição luminosa que as grandes cidades e uma boa variedade de passeios e atividades, como por exemplo um passeio de safári com renas.

Em Saariselka ficam os dois mais conhecidos hotéis iglus da Lapônia Finlandesa, com cabines individuais com teto de vidro, para que você possa assistir ao show de luzes no conforto de sua própria cama. O Northern Lights Village e o Kakslauttanen . 

Confira o post Hotéis para ver aurora boreal.

Aurora boreal em Ivalo na Finlândia (dicas da Finlândia e aurora boreal)

Cerca de 30 km ao norte de Saariselkä, está localizada a pequena cidade de Ivalo, bem próxima a na curva do rio Ivalo. É um lugar tranquilo e possui mais alguns cantos muito bons para se avistar as auroras boreais.

Onde ver a aurora boreal na Finlândia

Onde ver a aurora boreal na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Nellim (dicas da Finlândia e aurora boreal)

Ainda mais ao norte, nas margens do lago Inari, a pequena vila de Nellim fica a apenas 9 km da fronteira com a Rússia.

Nessa região também tem alguns hotéis com teto de vidro, para que você não perca o show das auroras boreais. As margens do lago Inari é um dos locais preferidos para as agencias levarem os tour de caça aurora. Afinal, ver as auroras refletindo no rio é lindo de se viver!

Como ver a Aurora Boreal na Finlândia?

Para ver  as auroras boreais o ideal é você pegar um carro e ir a busca, quanto mais escuro, melhor será a visão que você terá. Se você encontrar um lugar com panorama amplo e escuro – este é o melhor lugar para ter uma excelente vista da Aurora.

No entanto, ninguém quer passar a viagem inteira no meio do nada, no frio e no escuro, na esperança de ver as luzes; portanto, você pode se hospedar em algum lugar onde haja instalações razoáveis ​​e algumas atividades diurnas também.

Quando eu vi que as nuvens estavam fechando sob a minha cabeça peguei o carro e sai em busca das auroras e foi a melhor coisa que eu fiz…

Quando visitei a Islândia pela primeira vez e me deparei com os alto valores dos tours de caça aurora decidi pesquisar muito e desde então só pago esse tours se for a minha última noite no destino e eu ainda não tiver visto as auroras.

Recomendo muito: Quanto custa viajar para Finlândia.

Veja as dicas da Finlândia e aurora boreal

Certamente, uma das melhores coisas mais lindas que eu vi na vida. Foto: Paula Rocha

Aurora boreal tem som? Dá pra ver a aurora boreal a olho nú ou só pelas câmeras?

As auroras boreais não tem som!!! mas elas dançam, isso mesmo, a aurora boreal se mexe de uma lado para o outro. Não existe uma única aurora, podem surgir centenas delas em uma única noite e sim, você pode ver a aurora boreal a olho nú. Falo isso porque soube que existem tours que quando não encontram nenhuma aurora enganam os turistas, falando que só é possível ver aurora boreal pelas fotos. Mas isso só acontece se a intensidade for zero.

Melhores aplicativos de aurora boreal

Procurar as auroras boreais por conta é algo muito comum entre alguns viajantes que assim como eu, gostam de dar uma boa economizada na viagem, além disso, procurar a própria aurora pode te permitir explorar lindos lugares, por onde as auroras desenham o céu e também os lagos.

Os melhores aplicativos para ver as auroras boreais são:

Com esses dois aplicativos em mãos eu tenho a certeza que você encontrará a tão sonhada aurora boreal na Finlândia. Foi graças a eles que eu tive a melhor experiência da minha vida. Encontrei uma tempestade de aurora boreal. Vamos entender um pouco melhor sobre eles?

aplicativos para ver aurora boreal

Dicas da Finlândia e aurora boreal. Foto: Paula Rcoha

Windy App – Dicas da Finlândia e Aurora boreal

Ver a aurora boreal é muito questão de sorte, é como se fosse um presente, mas como tudo nessa vida a gente sempre tem que ir atras pra conquistar não é mesmo?

Se você está em um lugar, parado esperando as auroras e olha pro céu e está cheio de nuvens atrapalhando o que você faria?

  • A) Imediatamente sai do local em busca de outro lugar que não tenha nuvens.
  • B) Espera até o céu abrir novamente.

A resposta certa pode até ser as duas, entretanto, ao sair o céu pode abrir a aparecer uma linda aurora e você não vai ver! Ou você pode ficar e as nuvens continuarem ali por toda noite. O que fazer então?

É aí que entra o aplicativo Windy (nuvem), esse aplicativo foi o que me tirou dos lugares com o tempo fechado, ele mostra como estão o céu em vários lugares, e além disso, mostram pra onde as nuvens estão indo. Ele ajuda muito porque você vai saber se vale a pena ou não sair do lugar que você está.

Esse aplicativo é muito preciso! Olha o que eu aprendi:

Existem três tipos de nuvens:

  1. As baixas, que facilmente se deslocam com o vento, e não atrapalham muito para ver as auroras;
  2. Nuvens médias, que são as difíceis de se moverem, as piores para ver as auroras;
  3. As altas, que também não são um problema pra ver auroras porque elas estão tão altas que eh possível ver estrelas e auroras através das nuvens.

O aplicativo Windy mostra certinho onde estão as nuvens, tanto que ele é usado pelos guias nos tours e o que você deve fazer? Fugir das nuvens!!!

Aurora boreal na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Nuvens baixas com aurora boreal. Foto: Paula Rocha

Aurora App – Dicas da Finlândia e Aurora boreal

O aplicativo Aurora App mostra o mapa em tempo real, e olha… Ele é tão preciso que é possível saber se vai ter aurora até com quase 1 mês de antecedência e não só isso, com ele você poderá saber também qual será a intensidade (índice Kp) da Aurora boreal, se ela vai ser forte ou fraquinha.

Índice KP

O índice KP mostra o movimento no campo magnético, quanto mais alto ele está maiores são as suas chances de ver a aurora boreal com mais intensidade.

No mapa do app ele aparece em verde para os dias de auroras mais fracas e em vermelho para os dias de auroras muito fortes. Veja como funciona:

O KPO significa que as auroras só podem serem vistas pelas fotografias, o KP 1 significa que as auroras pode aparecer bem fraquinhas, mas mesmo assim é possível de vê-las, com o KP 2 significa que elas aparecem com um pouco mais de forças e também já dançam, no KP 3  as auroras já aparecem brilhantes e dançantes,  já no KP 4 elas podem aparecer em outras cores e dançam bastante,  o KP 5 já é considerado tempestades menores, ou seja, dançantes, fortes e coloridas, o KP 6 Foi a que eu peguei na Finlândia, são auroras fortes que dá pra ver até no meio da cidade, coloridas, dançantes e muito vivas. com o KP 7,8 e 9 já são as de mais alcance, podendo ser vistas até na capital do país!

Aurora Boreal dentro na cidade de Rovaniemi

Aurora Boreal dentro na cidade de Rovaniemi. Foto feita do celular e sem tripé: Paula Rocha

Você pode ver as luzes do norte em Helsinki?

Bem, é possível, mas pouco provável. A aurora boreal pode ser vista em Helsinki apenas cerca de 10 a 15 dias do ano, se o tempo permitir e também quando o índice KP for mais que 6.

Como tirar fotos da Aurora boreal

Todo mundo quer fazer uma foto da linda aurora boreal não é mesmo? anote as configurações da câmera e seja feliz!!!

  1. Monte o tripé;
  2. Coloque a camera no manual;
  3. Configure para ISO 1600 (se colocar mais que isso vai perder muito a qualidade);
  4. Coloque a abertura no máximo (F1.8, F2.0, ..);
  5.  Shutter em 6 segundos e vai testando se precisa + ou – tempo;
  6. Coloque o foco da câmera no ♾;
  7. Pra vc aparecer na foto, conte até 3 e jogue a luz em você por 1 segundo.
aurora boreal colorida

Aurora boreal fotografada com tripé e câmera. Foto: Paula Rocha

Se você quer fotografar a aurora boreal e não entende nada de fotografia, não se preocupe eu fiz um passo a passo com fotos e dicas detalhadas de como tirar uma foto da aurora perfeita! Veja aqui.

Essas são as nossas dicas da Finlândia e da Aurora Boreal! Ficou alguma dúvida? É só perguntar nos comentários!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top