Menu

Curiosidades da Islândia

25 de maio de 2020

Eu não sou a única pessoa que tem um caso grave de paixão pela Islândia, certo? Parece que quase toda a gente com quem falo ou quer conhecer mais sobre o país, ou quer visitar desesperadamente esta pequena ilha no Atlântico Norte! Por causa disso, não pude deixar de escrever sobre as curiosidades da Islândia! Espero que você aproveite.

Existe algo místico na Islândia, alguma coisa que agarra as nossas almas de viajantes. que lugar misterioso, o fascínio é muito forte. Acrescente-se a isso o fato de ser um voo curto e fácil, tanto da América do Norte como da Europa, e de ser realmente o destino perfeito para uma fuga rápida da realidade cotidiana.

Mas ao tentar compreender melhor o que a torna tão especial, descobri alguns fatos estranhos sobre a Islândia que pensei compartilhar com todos. Garanto que vai fazer com que você ame muito mais este país divertido, mas, um pouco estranho.

Olhe só:

1- A Maioria dos Islandeses Acredita em Elfos

Sim, isso mesmo! A maioria da população crê nestes seres místicos. Alguns deles dizem que já tiveram contato com os elfos e que eles seriam os guardiões que protegem a ilha. É por causa desta proteção que a Islândia se destaca dentre diversos lugares para se morar no mundo.

Isso não é visto como algo bizarro, como muitos creem no Brasil. Além disso, se você acredita nos elfos, isso é visto como algo bem normal por lá — aliás, o normal é não crer neles, rs. Na Terra do Papai Noel na Finlândia eu vi uma decoração com Elfos com o nome da Islândia.

Pode te interessar: O que fazer na Finlândia

Como 62 % da população islandesa acredita em duendes, a Suprema corte suspendeu a construção de uma rodovia para não ter que desabrigar alguns deles por lá. E você acredita?

Viajando de campervan pela Islândia eu percebi diversas curvas sem necessidade na estrada. Na verdade o motivo por muitas delas existirem são porque aquele caminho está desviando da casa dos duendes.

Vantagens de alugar uma camper van

2- Primeiro Parlamento da Europa

A Islândia é a sede do primeiro parlamento da Europa. No ano 930 d.C., o primeiro Parlamento reuniu-se na Islândia, no que é hoje o Parque Nacional Þingvellir. Desde então, o local foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu significado cultural, histórico e geográfico.

Para nunca pararmos de sonhar ->Top hotéis para ver aurora boreal.

3- Não tem MC Donalds

Não há MC Donald’s na Islândia!

Por mais surpreendente que pareça, a Islândia é o único país em que estive, onde os restaurantes McDonalds não existem! Sim, pode encontrar o KFC e até o Taco Bell em Reykjavik, mas esqueça de ir buscar um Big Mac ou algum Chicken McNuggets — não os vai encontrar aqui! Achei este fato divertido bem intrigante e triste também!

O MC Donalds fechou suas portas na Islândia no ano de 2009, nessa época ele estava no auge da fama lá. Os Islândeses adoravam.
A crise econômica atingiu o país e o custo para importar os ingredientes iria tornar o Big Mac o mais caro do mundo. Sendo assim, eles decidiram fechar e ir embora do país.
Assim que a população soube que ele iria fechar, foram formadas filas intermináveis para comprar os últimos lanches.
O último hambúrguer comprado virou atração turística e ficou exposto no museu Nacional da Islândia por um bom tempo, hoje ele reina absoluto em um Hostel na capital do país. O mais curioso é que o lanche do MC Donald’s já tem mais de 10 anos e continua o mesmo. Semmm oooor:)

Pode te interessar: Melhores países para ver a aurora boreal

Curiosidades da Islândia - mc donalds

4-Colônia de Vikings

A Islândia foi colonizada por Vikings da Noruega algures na década de 800. Este fato faz da Islândia um país bastante “jovem” quando se trata de se estabelecer e contribui também para o seu contexto cultural distinto.

Os cavalos islandeses que existem atualmente no país são únicos pelo fato de serem descendentes diretos dos cavalos que os Vikings trouxeram pela primeira vez da Europa continental.

Os cavalos são lindos demais, eu os vi no inverno e no verão, Acredita que eles me reconheceram… coisa mais linda desse mundo!!

Esta é uma das mais fascinantes curiosidades da Islândia, não é mesmo?

Não deixe de ler as dicas do post: Onde ficar na Islândia.

Cavalos islandeses

5- Placas Tectônicas

O “significado geográfico” de Þingvellir — que foi apelidado pela UNESCO — deve-se ao fato de este ser um dos únicos DOIS locais do mundo onde se podem ver duas das placas tectônicas da Terra que se encontram acima da superfície da Terra (a outra está na África).

As placas norte-americanas e eurasiáticas sobressaem do solo em Þingvellir, afastando-se cerca de 2 cm por ano.

Você pode até mergulhar/snorkeling entre as placas no lago Þingvallavatn e nas proximidades.

E sim, sempre quando falarmos sobre algum local da Islândia, os nomes serão complicados de ler e pronunciar! hahaha

Mergulhar entre as placas Tectônica, certamente é uma dar inúmeras coisas sobre o que fazer na Islândia.

6- Licença gestante para os homens

Papais e mamães vão amar essa curiosidade da Islândia. O país é um dos poucos no mundo que oferecem a licença parental para ambas as partes. Isso mesmo que você leu, na Islândia quando a mulher tem filho ela e o marido ganham a licença gestante, o governo entende que ter uma criança pequena em casa é trabalhoso, e que os país precisam ajudar as mamães… o máximo néh?

Saber as curiosidades da Islândia foi algo bem legal pra mim. Além disso, me fez aprender ainda mais sobre o meu país preferido no mundo.

Como o post já está grandinho e não quero me alongar mais vou fazer um bônus resumido de mais 10 curiosidades da Islândia,Certamente você vai gostar!!

7- Glaciais- Curiosidades da Islândia

Surpreendentemente, outra grande seção da Islândia está coberta por glaciares. Os glaciares são responsáveis por esculpir tudo na Islândia que não tenha sido moldado por magma e terramotos, tornando uma paisagem mais única do que qualquer outro país que já visitei. Estive lá por dois anos seguidos, vi diferentes paisagens a voltaria todos os anos. Não parece esse planeta!!!

Recomendo a leitura: Melhor época para ir a Islândia

gelo na Islândia

8- Sem Florestas

A Islândia foi formada por alguns fenômenos bastante duros: vulcões e glaciares. Grande parte do país foi esculpida por glaciares que se deslocam lentamente, mastigando a terra e abrindo vales profundos para dentro dela.

Mas, ao contrário da crença popular, as árvores crescem na Islândia. No entanto, quando os Vikings chegaram, eles fortificaram o terreno, cortando quase todas as árvores nativas do país. Hoje, está a ser tentada a reflorestação, mas ainda se notará definitivamente a falta de florestas quando se visita a Islândia.

Se liga nesse post: Como tirar fotos da Aurora Boreal

9- Amigo do Ambiente

A Islândia é talvez o país mais amigo do ambiente que eu conheço. E o mais importante é que eles nem sequer têm de se esforçar muito. Porque todo o país está essencialmente “vivo” com atividade vulcânica, a nação aproveita a energia hídrica e geotérmica para alimentar mais de 80% do país!

Muito poucos combustíveis fósseis são queimados na Islândia (na capital, Reykjavík, eles possuem alguns carros elétricos, mas nada além) e a maioria das casas é aquecida com água geotérmica — que é bombeada por baixo das cidades. Um dessas usinas fica bem pertinho da Blue Lagoon, um dos lugares mais bonitos que eu vi na Islândia.

10- Comidas Esquisitas na Islândia

A Islândia compensa a sua falta de fast-food com o seu conjunto de alimentos tradicionais absolutamente estranhos. Além de coisas como baleia, puffin e peixe seco, os visitantes também podem experimentar tubarão fermentado, cabeça de carneiro e até os testículos de carneiro em salmoura!

A parte ainda mais estranha é que alguns destes pratos podem ser encontrados em praticamente QUALQUER tipo de restaurante na Islândia (incluindo um local mexicano que anunciava “pratos tradicionais islandeses”).

Ah, e adivinha qual é a comida mais popular na Islândia? Se você disse cachorros-quentes, acertou!!

Pode te interessar: Melhores países para ver a aurora boreal

11- O melhor cachorro-quente do mundo

Uma das mais interessantes curiosidades da Islândia é que eles consideram que tem o melhor cachorro – quente do mundo. Deixa Osasco saber disso!!!

O cachorro-quente da Islândia é quase uma atração turística, tem que provar!!! Não é o melhor do mundo, mas é gostosinho!

Quando Bil Clinton visitou a Islândia e provou o cachorro- quente Pylsur ele gostou tanto que disse que era o melhor do mundo. E assim nasceu a fama. Tudo que é gente passa lá comer o cachorro-quente feito de salsicha de cordeiro, molho e cebola crispy. O trailer é bem pequeno e o cachorro-quente custa em média R$15. Se fosse na Finlândia certamente seria cachorro-quente de rena!

Curiosidades do Melhor cachorro quente da europa na islândia - Bæjarins Beztu Pylsur

Cachorro quente da Islândia. Certamente curiosoFoto: Paula Rocha

12- Comerciais sobre caça às baleias

A pesca é a principal indústria da Islândia e a nação continua a ser uma das poucas no mundo que ainda permite a caça comercial à baleia. Isto, naturalmente, é bastante controverso e tem causado tensão entre o país pacífico e outras nações. Apesar de ter dó, eu experimentei a carne de baleia em Tromso na Noruega, parece figado de boi! Estranho demais!!!

13- Linguagem Preservada

Embora muito próxima do dinamarquês e do norueguês, a língua islandesa continua a ser totalmente única. As palavras com muitas consoantes são abundantes, e as sílabas parecem tudo uma coisa só.

Ao contrário de outras línguas que mudaram drasticamente ao longo dos séculos, o islandês permanece muito próximo das suas raízes originais. Uma Bíblia do início dos anos 1500 (a primeira impressa em islandês, que pode ser encontrada num museu folclórico em Skógar) ainda hoje pode ser facilmente lida pelos islandeses. Eu decorei algumas palavras em Islandês:

  • Olá – Halló
  • Bom dia – Góðan daginn
  • Tchau – Bless
  • Obrigada – takk!
  • Sim – já
  • Não – Nei

14- Água mais limpa do mundo

Essa curiosidade da Islândia pode te fazer economizar uma graninha boa no país. A Islândia possui a melhor água do mundo, considerada uma das mais puras do planeta. Ela chega na torneira das casas, vinda direto dos seus glaciais, nunca compre água por lá! Beba da torneira!!! certamente você vai notar a pureza.

Pode te interessar: Países onde é seguro beber água da torneira.

Países onde é seguro beber água da torneira

15- Maior respeito com as pessoas

A sociedade islandesa é uma das mais inclusivas e tolerantes do mundo. A Islândia teve a primeira autoridade gay a governar um país.
Johanna Sigurdardottir, de 66 anos governou o país com o apoio de toda população. Essa curiosidade da Islândia encheu o meu coração de alegria.

26- Vulcões na Islândia

Esta é uma das curiosidades da Islândia que mais é noticiada mundo afora. Além disso, por estar localizada na colina do Médio-Atlântico, a Islândia é um país incrivelmente ativo — do ponto de vista geológico.

Existem mais de 125 montanhas vulcânicas no país, algumas das quais ainda é muito ativa, e outras que pode facilmente despertar e tornar-se ativa à medida que o país muda e cresce.

A Islândia sofre uma erupção vulcânica em aproximadamente uma vez em cada quatro anos, embora nos últimos anos tenha visto uma ou mais erupções por ano (todos nos lembramos de Eyjafjallajokull, certo?). Devido a esta atividade constante, uma boa parte da Islândia é coberta por campos de lava.

Curiosidades da Islândia - vulvano iceland

Fonte: ralfkayser

Outras 10 curiosidades da Islândia (bônus)

  1. Durante o inverno só se vê o sol das 11 da manhã às 3 da tarde e no verão tem dias que o sol nunca se põe;
  2. 10% da população do país já escreveu ou pretende escrever um livro;
  3. A Islândia tem um museu totalmente dedicado ao pênis e lá é possível ver vários tipos deles empalhados;
  4. Na Islândia é proibido assustar as criancinhas com histórias de personagens assombrosos, como homem do saco, bicho-papão. Graças a Deus, eu sempre tive medo, tenho até hoje hahaha;
  5. Há uma erupção vulcânica de quatro em quatro anos, em média;
  6. A cerveja continuou a ser ilegal na Islândia até 1989;
  7. Com 43,5 horas por semana, têm a semana de trabalho mais longa da Europa;
  8. A língua islandesa permanece inalterada em relação ao antigo norueguês. Isto significa que os textos com mais de 1000 anos continuam a ser facilmente lidos;
  9. Não existem apelidos nem nomes de família na Islândia — os islandeses utilizam o sistema tradicional de nomes nórdicos, que inclui um apelido que é composto pelo primeiro nome do pai (ou da mãe) com a adição de -dóttir (-filha) ou –son;
  10. 60% da população islandesa vivem em Reykjavík. É a capital da ilha e é aqui onde a história Viking é passada. Além disso, o museu nacional, onde todas essas histórias são contadas, estão na cidade. A paisagem é incrível: Você consegue ver desde montanhas geladas, vulcões até o mar aberto.

Essas foram as 26 — das muitas! — curiosidades da Islândia. De qual você mais gostou? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top