Menu

O que fazer em Tromso Noruega

4 de agosto de 2020

Impossível falar de Tromso, Noruega, sem lembrar da famosa aurora boreal! Mas você sabia que tem muito mais o que fazer em Tromso Noruega além desse fantástico fenômeno? Apesar do incrível show de luzes que acontece no céu noturno no inverno Ártico, a cidade de Tromso é a maior cidade da região Norte da Noruega, logo, tem várias outras atrações!

As várias coisas para fazer em Tromso são como uma porta para o céu para todo viajante ousado e, portanto, esse continua sendo um dos destinos preferidos de muitos turistas de todo o mundo. Além disso, o fato da cidade de Tromso está próximo da capital do país, Oslo, torna-a facilmente acessível para todos os viajantes.

A paisagem da cidade de Tromso é incrível, tem mar, lagos, montanhas, fiordes… Tromso é o melhor lugar do mundo para ver não somente a Aurora Boreal, como também o famoso sol da meia noite, um outro fenômeno extraordinário que ocorre na Noruega.

Além disso, Tromso é uma cidade sede de universidades, portanto possui uma gama de restaurantes, pubs e eventos diversos. Aliás, uma curiosidade: a cidade tem mais bares por habitantes do que qualquer outra cidade da Noruega! Um paraíso para quem gosta de beber uma gelada. Entretanto, o preço é bem salgado. “Veja aqui quanto custa viajar para Tromso.

Já sabemos que a Aurora Boreal é a principal atração da cidade norueguesa, no entanto não se limite a fazer apenas isso! Você deve estar se perguntando, mas o que fazer durante o dia em Tromso enquanto a Aurora Boreal não aparece? Neste post esclarecemos todas as atrações imperdíveis para que você saiba exatamente o que fazer em Tromso Noruega! Bora lá?

1. Aurora Boreal, principal atração em Tromso Noruega

E claro que a primeira atração da nossa lista é a tão comentada Aurora Boreal. Tromso é uma das melhores cidades para apreciar o espetáculo no inverno.

A primeira vez que eu vi a aurora boreal foi na Islândia, foi amor a primeira vista, tanto que voltei no ano seguinte e na sequencia planejei a minha viagem pra Tromso e depois Finlândia. Eu não consigo explicar o quanto as auroras entraram na minha vida, Um sonho que todos devem viver pelo menos uma vez na vida.

A Aurora Boreal é um fenômeno de luzes que surgem no céu durante a noite, normalmente são luzes esverdeadas. Esse fenômenos ocorre em função do contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra. O fenômeno ocorre tanto no polo norte, quanto no polo sul. Quando ocorre no polo norte, denomina-se aurora boreal, quando ocorre no polo sul, o nome é aurora austral.

Ver a aurora boreal é uma daquelas experiências únicas da vida! Portanto, para ver o fenômeno da melhor maneira possível algumas regras básicas devem ser seguidas:

  • Ir ao local escolhido na época mais propícia, entre os meses de setembro e março;
  • Se afastar o máximo das luzes artificiais, como as luzes da rua;
  • Ir durante a lua nova ou crescente; quanto menos luz no céu, melhor será a visão;
  • Usar roupas adequadas para o frio intenso, inclusive meias e botas;
  • Para registrar o fenômeno, levar uma câmera fotográfica ou filmadora adequada, que permita longa exposição, e tripé.
 No entanto, por se tratar de um fenômeno natural, pode ocorrer a possibilidade de não ter êxito na visão. Portanto, programe a sua estadia em Tromsø por alguns dias para aumentar as suas chances de viver essa experiência.
Recomendo a leitura -> Onde se hospedar em Tromso.
aurora boreal em Tromso

Aurora boreal em Tromso. Foto: Noruega_eu

2. Passeios pelos Fiordes, opção famosa do que fazer em Tromso Noruega

Passear de barco pelo Fiordes é uma ótima opção do que fazer em Tromso Noruega, esse passeio passa por paisagens de tirar o fôlego. No inverno a vista são montanhas cobertas de neves, cachoeiras delgadas, além disso você poderá avistar focas, águias marinhas, bem como baleias jubarte. Veja aqui a melhor época para ir a Tromso e não erre!

É um passeio imperdível para os amantes da natureza. Geralmente o passeio dura 5 horas. Existem várias agências que oferecem passeios de barco pela ilha de Tromso e pelo fiordes próximos. Alguns fiordes próximos a Tromso são: Kaldfjorden, Balsfjorden, Ullsfjorden e Malangen, um mais lindo que e o outro!!

Dica: Não vá para Tromso em dezembro, nessa época não tem luz solar, e não ver os fiordes é até um pecado.

Fiordes de Tromso/ Tromsø

Eu e a minha amiga apreciando os fiordes de Tromso Noruega. Foto: Paula Rocha

3. Polaria

Polaria é o aquário mais ao norte do mundo e a sua arquitetura imita blocos de gelo “caindo”, se assemelha a um grupo de dominós. Por lá você irá ver focas de pertinho e outros animais de vida marinha do Ártico.

O Polaria tem um cinema panorâmico de cinco telas, onde exibe filmes espetaculares como: “Spitsbergen – Arctic Wilderness” e “In the Land of the Northern Lights”. É uma ótima opção do que fazer em Tromso com crianças.

Além disso, tem uma variedade de exposições mostrando como as mudanças climáticas estão tendo um efeito irreversível nas geleiras e na vida selvagem do Ártico, bem como um filme sobre a aurora boreal.

Recomendo muito que você leia -> Dicas de Tromsø Noruega

4. Sol da meia-noite – opção do que fazer em Tromso Noruega no verão

Assim como na Islândia, o segundo fenômeno mais famoso da Noruega é o sol da meia noite, tanto que o país tem o apelido de “Terra do Sol da Meia-Noite”. No verão, entre os meses de maio e julho, o céu de Tromso é banhado pela luz solar, ficando o sol visível por 24 horas.

Pode ser difícil ir para a cama quando a luz é constante o tempo todo, por isso existem diversas atividades ao ar livre para fazer e passar melhor o tempo: caiaque sob o sol da meia noite, caminhada nas montanhas. entre outros. Se você quer explorar o máximo a região, coisas para fazer é o que não vai faltar!

 

Sol da meia noite em Tromso

Sol da meia noite em Tromso. Foto: Noruega_eu

Pode te interessar: Melhores países para ver a aurora boreal

5. Catedral de Tromso

Ao caminhar pela rua Storgata, a rua principal de Tromso, você irá se deparar com uma igreja de madeira antiga e bonita, é a Catedral de Tromso. Essa é a única catedral da Noruega feita de madeira.

Construída em 1803, é a catedral protestante mais ao norte do mundo. Uma beleza de encher os olhos, além disso, ela está super bem localizada no centro de Tromsø, você passará por ela várias vezes, se tiver aberta corra para dentro hahaha, falo isso porque nos 7 dias que estive lá ela estava fechada.

Catedral de Tromsø

Catedral de Tromsø . Foto: Paula Rocha 

6. Museu de Tromsø

O Museu de Tromso fica localizado no extremo sul de Tromso.

O museu expõe os fatos referentes a aurora boreal, a história da exploração polar, a geologia e a vida natural da região, bem como a arte religiosa e arqueologia. Por lá você verá esqueletos de baleias, bem como lanças pré históricas. Pra quem gosta de museus, vale bem a pena. Eu não sou muito fã, portanto não terei muitos detalhes sobre museus.

7. Catedral do Ártico

A Catedral do Ártico está situada no vale de Tromsdalen e é um dos principais cartões postais de Tromso. Por causa da sua aparência diferente, a catedral também é conhecida como “casa de ópera” da Noruega, em alusão ao Opera House de Sidney. Para as pessoas interessadas na arquitetura nórdica e na história da religião na Noruega, este é certamente é um local indicado do que fazer em Tromso Noruega.

A Catedral tem forma e cor de um iceberg, e a sua fachada é toda de vidro, que brilha com cores incríveis quando o sol reflete. Além disso, em frente a catedral tem uma enorme cruz. A igreja se tornou um ícone de design reconhecimento internacionalmente na Noruega Ártica.

A Catedral do Ártico é visível a partir dos voos que chegam em Tromso. Imperdível!!

Catedral do Ártico em Tromso

Catedral do Ártico em Tromso. Foto: Paula Rocha 

8. Museu Polar

Este museu é sobre a vida de pioneiros polares, de caçadores de animais e exploradores, bem como as tradições locais.

É interessante visitar esse museu com um guia, pois você ouvirá a fascinante história de Tromso como porta de entrada para o Ártico. Entre as atrações do Museu Polar encontram-se as exposições: vida e características da região polar, inverno no Ártico, descobrimento de Svalbard, detalhes das expedições de Fridtjof Nansen e Roald Amundsen, homenagem a Wanny Woldstad (primeira mulher a enfrentar o inverno no Ártico).

Próximo ao Museu Polar fica a parte mais antiga de Tromso, sendo um local agradável para passear após a visita ao Museu.

9. Fjellheisen (teleférico), uma ótima opção do que fazer em Tromso Noruega

Essa é a melhor maneira de ver Tromso de cima! Fjellheisen é o nome do teleférico que leva você até o Monte Storsteinen, que tem 421 metros de altitude. A travessia dura cerca de quatro minutos e a vista panorâmica do alto do Monte é fenomenal, além disso lá de cima você ainda pode ver as montanhas nevadas e fiordes.

No Monte Storsteinen há um restaurante onde você pode comprar bebidas quentes, cervejas geladas, bolos e waffles noruegueses. Não deixe de levar roupas quentes e à prova de vento, pois lá no topo é frio mesmo nos meses de verão.

O melhor período para visitar o Fjellheisen é logo antes do pôr do sol, quando o céu ainda está dourado e a cidade começa a iluminar-se à noite. Aliás, no inverno você pode ver até a aurora boreal de lá! É um dos melhores lugares para ver a aurora Boreal em Tromso.

luzes do norte em Tromso

luzes do norte em Tromso. Foto: Noruega_eu

10. Faça algumas compras na Rua Storgata

A principal rua de pedestres em Tromso é chamada Storgata. Na rua Storgata tem várias lojas, cafés e restaurantes agradáveis. É um local ideal para fazer compras, existem lojas exclusivas que vendem artesanato local, roupas, joias e lembranças de design norueguês.

A vida noturna nessa região é vibrante! A maioria dos bares e pubs estão localizados na Rua Storgata, uma boa pedida é tomar uma cerveja ou vinho por lá.

Quando se trata de shopping centers, você encontrará Nerstranda e Veita no centro da cidade, Amfi Pyramiden em Tromsdalen e Jekta Storsenter em Langnes.

11. Visite o mais antigo pub de Tromso, Ølhallen

Tomar uma cerveja no mais antigo pub de Tromso é obrigátorio. Relaxar no Olhallen enquanto se delicia com um dos 72 tipos de cerveja é uma das melhores coisas para se fazer em Tromso.

O Olhallen é administrado por Mack Brewery, que é a cervejaria mais famosa de Tromso. Muitas das cervejas de Mack tem os nomes inspirados no Ártico, como por exemplo: Isbojorn (Urso Polar) e Nordlys (Aurora Boreal).

O Olhallen é o pub mais antigo de Tromso, ele foi inaugurado em 1928. A decoração é bem diferente e logo na entrada tem um enorme urso polar empalhado.

12. Conheça o menor bar do mundo

Para aqueles que não abrem mão de beber em um bom bar, recomendo o pequeno notável. Caminhando pelas ruas do centro de Tromso, você vai se deparar com ele, o inconfundível e menor bar que eu já vi vida. Beber uma cervejinha, ou aquele vinho quente pra espantar o frio. Não deixe de conhecer !!!

barzinho em Tromso Noruega

barzinho em Tromso Noruega. Foto: Paula Rocha

13. Jardim Botânico Ártico – Alpino de Tromsø

O Jardim Botânico Ártico-Alpino de Tromso possui uma flora diferenciada e única do norte da Noruega. Existem 25 coleções de diferentes espécies.
Mesmo durante o inverno, você consegue observar as flores e outras especies de uma maneira bem diferente.

14. Safáris de baleias, um boa opção do que fazer em Tromso Noruega

Se você estiver em Tromso entre os meses de outubro e fevereiro existe uma grande probabilidade de você ver baleias jubartes,  baleias assassinas ou comuns. Nesse período as baleias migram para Tromso para se alimentar de peixes arenques. O melhor período para avistar baleias em Tromso é entre os meses de novembro e fevereiro.

Para fazer os safáris de baleias a melhor maneira é realizando passeios de barcos, que duram entre 5 a 6 horas, nesse passeio você verá não apenas baleias como toda a vida marinha da Noruega. Além disso, nesses passeios vai um guia explicando sobre a diferença de cada espécie.

15. Coma o Lefser (pão norueguês)

Sério gente, tô aguada aqui em casa escrevendo sobre o pão mais gostoso que eu já comi na vida.

O Lefser é um pão norueguês semelhante a uma tortilha mexicana, mas com a consistência do bolo de rolo, ele é feito com leite, natas, farinha e pode ser recheado com queijo marrom. Uma delícia só de lembrar. Um pão desses custa em média R$35.

Veja também -> Onde comer em Tromso Noruega.

O que comer em Tromso Noruega.

O que comer em Tromso Noruega. Foto: Paula Rocha

 16. Museu de Arte do Norte da Noruega

O Museu de Arte do Norte da Noruega reúne mais de 2.000 pinturas, desde obras do século XIX até os dias atuais. Aliás, as paisagens do norte de Noruega estão presentes em várias dessas pinturas. Inclusive as pinturas da aurora boreal.

17. Tromsøbrua (ponte de Tromsø)

Construída no final da década de 1950, a Ponte de Tromso é uma das pontes mais longas do norte da Europa, está a 38 metros acima da água. Além disso, tem uma caminho para pedestres de onde você terá uma das melhores vistas da região. Durante a noite ela fica toda iluminada e com certeza você passará por ela várias vezes.

18. Trenós puxados por cães, ideal para fazer no inverno em Tromso Noruega

Já imaginou andar em trenós puxados por cães? Essa é uma atividades que muita gente curte em Tromso Noruega no inverno!

Nesse passeio você irá percorrer as belas paisagens polares, enquanto 6 cães huskys correm puxando o trenó de madeira.  O passeio dura cerca de 2 horas e é uma aventura bem diferente, quem foi fala que os cães amam correr, mas eu não fui, não curto participar de atividades que envolvam animais.

19. Tromso Ice Domes – fique em um iglu, programa ideal para fazer no inverno em Tromso Noruega

A melhor maneira para viver a experiência completa no Ártico é ficar no Ice Domes. Basicamente são versões moderna de iglus, é um hotel em cúpulas de gelo que oferecem um pacote de estadia completo com bar de gelo, cinema de gelo e restaurante de gelo.

O interessante é que o Ice Domes é construído todos os anos no inverno. É um verdadeira arte de neve e gelo, logo na chegada um guia irá ter conta sobre o processo de construção do hotel de gelo.

Iglu cabana Tromso.

Hotéis para ver a aurora boreal em Tromso. Foto: Paula Rocha

Saiba mais -> Hotéis para ver aurora boreal.

20. Vida na praia do Ártico, ideal curtir o verão em Tromso Noruega

Durante o verão, você pode curtir algumas das praias de areia branca que existem ao redor de Tromso. As ilhas próximas como Kvaloya e Sommaroy são uma boa pedida.

Entretanto é importante lembrar que mesmo no verão a temperatura em Tromso raramente passa dos 20ºC, portanto as águas ficam um pouco mais geladas do que estamos acostumados aqui no Brasil. Por outro lado, existem roupas de banhos específicas para mergulhar no mar, para não sentir um frio intenso e aproveitar ainda mais.

21. Se deliciar com a culinária norueguesa

A região central de Tromso concentra vários restaurantes e bares, que combinam produtos locais com sabores internacional.

O forte da região são produtos locais do mar, como bacalhau, linguados, camarões, lobo-do-atlântico. O bacalhau da Noruega é bastante diferente e é obrigatório prová-lo na sua passagem por Tromso. Além dos produtos oriundos do mar, ainda tem carne de renas, alces, cabrito e cordeiro. Além disso, os morangos amadurecidos sob os raios do Sol da Meia-Noite são deliciosos e são considerados um dos melhores do mundo.

Tromso tem comida muito boa, mas a melhor carne de rena que eu comi foi na Finlândia!

Recomendo fortemente -> Onde comer em Tromso Noruega

22. Curtir as montanhas de Tromso

Tromso possui montanhas que proporcionam vistas deslumbrantes. A montanha mais próxima da cidade é a Floya, você pode chegar até lá por uma trilha caminhando ou pegar o teleférico.

Caso você queira explorar mais montanhas nos arredores de Tromso,  a Kvaloya, Lyngen e Senja são uma boa opção.

Senja em Tromso

Vista de Senja. Foto: Paula Rocha

23. Vida noturna e festivais

Tromsø é conhecida por sua vida noturna agitada. Você encontrará bares, pubs e cafés para todos os gostos. Esses locais costumam ter shows, enquanto no verão a região de Tromsø recebe inúmeros festivais dos mais variados tipos.

Se liga nesse post: Como tirar fotos da Aurora Boreal

Resumão do que fazer em Tromso Noruega mês a mês

O que fazer em janeiro em Tromso

  • Festival de música de 10 dias (Northern Lights Festival);
  • ver aurora boreal;
  • Curtir o Dia do Sol.
  • Esquiar na neve.

O que fazer em fevereiro em Tromso

  • Assistir a meia noite a Maratona Polar;
  • Assistir ao Festival Latino-Americano;
  • Ver aurora boreal;
  • Andar de trenós de Rusks;
  • Participar do Dia Nacional dos povos indígenas do ártico, os Samis;
  • Assistir as corridas de renas no evento dos Samis.
povo Sami em Tromso

Acampamento dos Samis em  Tromso. Foto: Paula Rocha

O que fazer em março em Tromso

  • Ver a aurora boreal;
  • Conhecer os fiordes;
  • Esquiar na neve;
  • Fazer bonecos de neve.

O que fazer em abril em Tromso

  • Ver as últimas auroras boreais da temporada;
  • Esquiar na neve;
  • Passear pela cidade;
  • Conhecer os fiordes.

O que fazer em maio em Tromso

  • Passear pelos fiordes
  • Apreciar as geleiras derretendo;
  • Ver a vegetação tomando formas e cores.

O que fazer em Tromso Noruega em junho

  • Apreciar a véspera do verão;
  • Ver o  recital de órgão na Catedral do Ártico;
  • Assistir um concerto do sol da meia noite na Catedral do Ártico;
  • Ver a fogueira do Solstício, que marca o dia longo do ano.

O que fazer em Tromso em julho

  • Acampar em alguma praia;
  • Passear de caiaque na praia;
  • Visitar os fiordes;
  • Fazer trilhas;
  • Participar do festival da cultura Sami (Riddu);
  • Ver o  recital de órgão na Catedral do Ártico;
  • Assistir a um concerto do sol da meia noite na Catedral do Ártico;
  • Assistir a um recital de Verão na Catedral de Tromso;
  • Participar do festival Open Air Bukta Tromsø.
Tromso no verão.

Verão na Noruega. Foto: Noruega_eu

O que fazer em Tromsø Noruega em agosto

  • Passear pelos Fiordes;
  • Apreciar o sol da meia noite;
  • Assistir a um concerto do sol da meia noite na Catedral do Ártico;
  • Se emocionar no Festival de Jazz de Tromsø;
  • Apreciar o  Festival de Música e Artes (RakettNatt);
  • Ir passear na praia.

O que fazer em Tromso em setembro

  • Dar boas vindas a temporada de aurora boreal;
  • Passear pelos fiordes;
  • Experimentar as comidas locais no festival SMAK (ameeei);
  • Fazer um passeio de barco pelos fiordes.

O que fazer em Tromso Noruega em outubro

  • ver aurora boreal;
  • Apreciar a chegada da neve;
  • Participar do Festival de Música Eletrônica da Insônia;
  • Passear pelos fiordes.

O que fazer em Tromsø em novembro

  • Ver aurora boreal;
  • Dar boas vindas a temporada de baleias Jubartes;
  • Passear (com cuidado) pelos fiordes;
  • Passear pela cidade.

O que fazer em Tromso Noruega em dezembro

  • Ver aurora boreal
  • Passear na escuridão (não há luz do dia nesse mês);
  • Assistir ao Festival Internacional de Cinema de Tromso;
  • Apreciar as decorações natalinas de Tromso;
  • Comemorar a entrada do ano (com sorte vendo as auroras boreais).

Essa foi apenas uma listinha rápida de eventos e coisas sobre o que fazer em Tromso na Noruega mês a mês.

Datas comemorativas, festival Smack em Tromso

Festival de comida em Tromso. Foto: Paula Rocha

Dicas Bonus

1) O que fazer em Tromso no verão?

Você pode aproveitar a segunda principal atração de Tromso, depois da Aurora Boreal: O Sol da Meia-Noite.

Além disso, você pode aproveitar as praias nos arredores de Tromso, visitar museus e curtir a vida noturna agitada da cidade norueguesa.

2) O que fazer em Tromso no inverno?

A aurora boreal é o motivo do porque tantas pessoas buscam por Tromso e acontece no inverno, sendo uma atração obrigatória se você vai para cidade nesse período.

Você também pode fazer o passeio de trenó puxado por cães, se hospedar em um iglu e curte um passeio pelos fiordes.

3) Quando é a alta temporada em Tromso?

São entre os meses de junho a agosto, que é o período de férias escolares.

4) Quando é a baixa temporada em Tromso?

São entre os meses de novembro a abril, devido ao frio intenso.

5) Quando é o sol da meia noite em Tromso?

O Sol da Meia-Noite acontece no verão, entre os meses de maio e julho.

6) Quando é a Aurora boreal em Tromso?

O fenômeno da Aurora Boreal acontece no inverno, principalmente entre os meses de novembro a janeiro.

7) Qual a melhor época para viajar para Tromso e ver baleias?

O melhor período para avistar baleias em Tromso é entre os meses de novembro e fevereiro.

estações do ano em Tromso

Cidade de Tromso na Noruega. Foto: Paula Rocha

Agora você já sabe o que fazer em Tromso Noruega além da aurora boreal! Esse é um destino interessante, pois não se limita a apenas uma atração turística, são várias opções do que fazer. Primeiramente, escolha o período da sua viagem (inverno ou verão) e comece o planejamento da sua viagem para Noruega seguindo as nossas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top