Top

Melhor época para viajar para Suíça: quando ir

A Suíça, conhecida principalmente pelo seu maravilhoso chocolate e seus Alpes, é um pequeno país da Europa Central com quase 9 milhões de habitantes. Com apenas 41.285 km², o país tem 4 idiomas oficiais: Francês, alemão, italiano e romanche.

Sua capital (de facto) é Berna, mas as 3 maiores cidades são Zurique, Genebra e Basileia. A moeda oficial é o Franco Suíço (CHF) e o prefixo do telefone é o +41.

Através deste post vou tentar te ajudar a escolher a melhor época para viajar para Suíça, esse país encantador que faz tanta gente sonhar.

Se você gosta de neve, chocolate, Alpes, boa gastronomia… Vem comigo descobrir essa nação apaixonante.

Quando ir pra Suíça – Melhor época para viajar

Essa é uma pergunta complexa (e vocês entenderão ao longo do post), porque, pra mim, a Suíça é um país completo e para quase todos os gostos. Quase? Sim!

O país não tem saída para o mar… Mas, calma! Mais na frente vocês vão descobrir como os suíços conseguem se refrescar durante o verão.

Importante: Como tirar o passaporte.

Melhor época pra viajar pra Suíça

Verão?

A melhor época para visitar a Suíça pode ser o verão. Sim, o verão! Nesse período, a maior parte do território suíço conta temperaturas adequadas para passear, caminhar nas cidades e explorar. Você pode dirigir pelas paisagens montanhosas e se maravilhar com a grandiosidade da natureza.

Inverno?

Contudo, se você é um entusiasta dos esportes de inverno e da neve, a melhor época pra viajar pra Suíça pode ser entre novembro e março. As temperaturas já estão bem mais baixas e as montanhas já estão cobertas de neve.

Quando viajar pra Suíça

Lago de Zurique no inverno – Michel Wendling

Você escolhe a melhor época para viajar para Suíça

Pois é, não há época ruim para viajar pra Suíça. O mais importante é escolher a atividade turística que mais te convém para tomar a decisão certa.

Mais abaixo eu vou me aprofundar sobre como é o país em cada estação e te ajudar a escolher a melhor época para viajar para Suíça.

Zurique, Suíça - Quando viajar

Zurique – Michel Wendling

Fuso Horário na Suíça – Melhor época para viajar

O fuso horário da Suíça é o UTC+1, assim como a França, Alemanha, Espanha e outros países da Europa. Contudo, é importante ressaltar que a Suíça também aplica o sistema de horário de verão/horário de inverno. Sendo assim, 2 vezes por ano o horário local avança ou recua 1 hora.

O horário de verão começa em março (geralmente no último final de semana), avançando 1 hora e dura até outubro, quando começa o horário de inverno e recuamos 1 hora.

Nesse ano de 2021, o horário de verão vai começar no domingo, 28 de março de 2021 e o horário de inverno no domingo, 31 de outubro de 2021.

Suíça no Outono

Na Suíça a gente diz: Quando as folhas ficam amarelas, laranjas e vermelhas, quando as vacas enfeitadas com flores coloridas deixam suas pastagens e especialidades da estação enfeitam os pratos, é porque a estação mais colorida da Suíça chegou: o outono.

Muitos podem dizer que a primavera é a estação mais bonita do ano, mas na Suíça, com certeza, é diferente. O outono no país é fascinante, é multicolorido. As árvores ganham lindas tonalidades, gerando paisagens de tirar o fôlego.

Mas, o que fazer na Suíça no outono?

No outono as cores da natureza são magníficas e tornam a Suíça ainda mais bonita do que já poderia ser. O vento aumenta, os graus diminuem… É hora dos chocolates quentes de chocolate suíço! J’adore ! (Adoro!)

O melhor a fazer durante essa estação magique (mágica) é conhecer as cidadezinhas do interior do país que contam com belíssimas paisagens. Uma outra atividade incrível a se fazer durante o outono é o “Vertical Emosson”. Três instalações sobre trilhos que te levam ao incrível sítio natural de Emosson, a 1.965 m de altitude, de frente para o grandioso panorama do mítico Mont-Blanc.

São propostas 3 atrações sobre trilhos:

  • O funicular de 2 cabines, um dos mais íngremes do mundo;
  • O trem panorâmico “Decauville”, uma verdadeira varanda ondulante voltada para a cordilheira do Mont-Blanc;
  • E o “Minifunic” que conecta o terminal do pequeno trem panorâmico ‘Pied du barrage’ à estação ‘Lac d’Emosson’.

A tarifa ida e volta do funicular + trem panorâmico + minifunic é de 40CHF ou 36€ (R$240) por adulto.

Veja mais informações e tarifas do Vertical Emosson aqui.

Inverno na Suíça

A Suíça é, sem dúvida, sinônimo de natureza, montanhas e ar puro. Se você gosta de pinheiros cobertos de neve, caminhadas na neve ou esqui, e comer boa comida perto do fogo enquanto neva lá fora, este é o lugar para você! É um país montanhoso adequado ao esqui e esportes de inverno.

Zurique - Suíça, quando viajar

Zurique com neve – Michel Wendling

O que fazer na Suíça no inverno?

Ski e esportes de inverno são excelentes opções do que fazer, se pra você o inverno é a melhor época para viajar para Suíça. Um dos lugares mais famosos pra quem quer esquiar é Saint-Moritz, onde começou o turismo de inverno no país e foi palco de 2 edições dos jogos olímpicos de inverno.

Você poderá praticar seus esportes de inverno favoritos e desfrutar dessa belíssima cidade suíça e também da gastronomia. Você pode experimentar os pratos típicos suíços como o Chäs Spätzli. Uma deliciosa massa local com um molho a base de queijo também local.

Encontre aqui passagens de trem até Saint-Moritz a partir de qualquer lugar da Suíça.

Prato típico suíço: Chäs Spätzli

Glacier 3000

Nos Alpes e ponto mais alto do cantão de Vaud (3.000m acima do nível do mar), o Glacier 3000 oferece neve, diversão e uma grande atmosfera ao ar livre em todas as estações. Comece o trajeto em “Col du Pillon” pegando o teleférico que te leva ate a estação “le Scex Rouge”, que é a estação de chegada (um prédio belíssimo e moderno) e que ta dá um panorama incrível das montanhas.

Para os fãs de fortes emoções, se você é um, não pode deixar de atravessar o “peak walk”, que é uma ponte suspensa entre duas montanhas. Surreal e com paisagens de tirar o fôlego. E, claro, uma vez no topo, não deixe de visitar a incrível catedral de gelo.

Encontre aqui planos, horários e preços do Glacier 3000.

Claro que existem inúmeras opões do que fazer na Suíça no inverno, mas por enquanto deixo vocês com gostinho de quero mais enquanto eu preparo o próximo post com ainda mais detalhes do inverno na Suíça.

Suíça - Quando viajar

Glacier 3000 – Fonte: Google Michel Wendling

Melhor época para visitar os Alpes Suíços

Os Alpes suíços estão nos roteiros de muitos viajantes, afinal, são as montanhas mais famosas do continente e fazem parte da Cordilheira da Europa presente, além da Suíça, na França, Itália, Áustria, Alemanha, Eslovenia, Liechtenstein e Mônaco.

O auge da temporada é em dezembro (durante as festas de fim de ano) e fevereiro, quando começam as férias escolares em muitos países europeus. Nesses períodos as estações estão bem cheias de turistas.

Se você preferir um ambiente mais calmo e reservado, o ideal é visitar os Alpes em março. Apesar de ser o começo da primavera, as condições meteorológicas ainda permitem a prática dos esportes de inverno.

Em janeiro as estações também são menos frequentadas se comparadas com dezembro e fevereiro.

Pode te interessar: Como é voar com a Swiss na classe executiva em 2021.

Quando começa a temporada de neve na Suíça

A temporada de neve na Suíça começa junto com o inverno em dezembro e dura até março. Em novembro também ocorre quedas de neve, porém bem menos abundantes. Em abril, apesar da primavera estar quase chegando ao seu auge, também já foi registrado neve, e assim como em novembro, em menos quantidade.

Opera de Zurique

Opernhaus Zurique (Opera) – Michel Wendling

Suíça na primavera

Depois da temporada de frio intenso, a partir de março as temperaturas começam voltar a subir e, logo, as paisagens mudam. Tudo floresce, renasce e se transforma ainda mais em alegria: CHEGOU A PRIMAVERA!

E os suíços adoram, claro. Afinal, a primavera é um esquenta pro verão.

É uma temporada bem gostosa, com temperaturas amenas e ideal para fazer o tour dos grandes lagos e das cidades que o cercam. O lago Léman é rodeado de cidades belíssimas como Genebra, a cidade que acolhe instituições mundiais importantes como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMC (Organização Mundial do Comércio).

Lago leman, Suíça - Viajar

Lago Léman e Genebra vistos do alto – Michel Wendling

O que fazer na Suíça na primavera?

Os lagos brilham, as flores estão em plena floração e os mercados de produtos locais estão cheios de produtos frescos. É na primavera que as macieiras, cerejeiras e magnólias atingem o seu pico.

Os passeios de trem também estão abertos o ano todo e, com poucos turistas, a primavera é uma ótima época para experimentar um pouco de emoção.

Você ainda pode esquiar e praticar alguns esportes de inverno em março, já que as montanhas mantêm as condições de inverno durante o mês. E graças aos raios de sol, pode ser uma das melhores épocas pra viajar pra Suíça para descobrir as famosas encostas do país.

O melhor de tudo é que você não lutará por um lugar no teleférico ou na sauna após a corrida. A maioria das estações fecha suas portas em meados de abril. Na mesma época, são abertas trilhas para caminhadas.

Existem mais de 40.000 milhas de trilhas marcadas em todo o país. Incrível, né?

Verão na Suíça

É verdade que quando pensamos na Suíça, pensamos na neve, Alpes e chocolate. Mas a realidade é que o país também é muito fascinante no verão. E acredite, as montanhas e Alpes também são muito explorados durante essa estação do ano. Descubra o que fazer por lá no verão e se apaixone ainda mais.

Suíça no verão

O que fazer na Suíça no verão

70% do território suíço é coberto por montanhas. Nos Alpes há uma infinidade de de lagos grandes e pequenos e de fácil acesso, sendo assim, a atração mais procurada do verão suíço.

Nessa época do ano os lagos são perfeitos para um piquenique em um ambiente único, mas também para se refrescar depois de uma bela caminhada nas montanhas. Você pode encontrar aqui, no site oficial do turismo na Suíça, a lista de lagos do país.

Esquiar no verão?

E acredite ou não, você até consegue esquiar no verão. Pois é, no mesmo Glacier 3000 citado acima, algumas pistas de ski e outras atrações seguem abertas no verão, caso você sinta saudade do frio e da neve.  😉

Festivais

Para os fãs de de músicas techno e eletrônica, Zurique tem que ser o destino principal durante o verão. A cidade abriga a maior festa techno do mundo: a Street Parade. Confira aqui as datas desse evento gigantesco.

Para a comunidade LGBT+ e apoiadores, também é no verão que acontece o “Zurich pride festival“, que normalmente acontece em junho, atraindo milhares de pessoas e deixando a cidade ainda mais alegre.

Mais informações aqui! 

Festivais e atrações imperdíveis já fazem parte do calendário de verão suíço. A temporada mais feliz do país, com muita gente na rua, belíssimas paisagens e sorrisos tomando conta do país.

Melhor época para visitar Lucerna

Eu já fui a Lucerna umas 5 vezes, e em todas elas parece a primeira. O encantamento está comigo sempre quando eu chego por lá. A cidade é a 6° maior da Suíça e está situada às margens do “Lac des Quatre Cantons”, ou seja, lago dos quatros cantões (Lucerne, Schwyz, Uri e Unterwald).

Apesar de levar o nome de quatro cantões, hoje em dia o lago cerca 5 cantões, pois o cantão de “Unterwald” foi dividido em dois (Nidwald e Obwald). A cidade também é rodeada de montanhas, sendo assim conhecida pelos turistas pela sua localização, beleza e um Centro histórico encantador.

Um cantinho lindo da Suíça, ficando ainda mais nos dias de sol, Lucerna é muito cheia de turistas, mas apesar de ter muita gente, nada tirar o prazer de caminhar pelo Centro medieval, pela borda do rio “Reuss” que cruza a cidade ou à beira do lago.

Pensando em um fim de semana romântico na Suíça? Lucerna é uma excelente escolha!

Lucerna - quando viajar para Suíça

Centro Histórico de Lucerna, Suíça – Michel Wendling

Quando ir? Melhor época para viajar para Suíça – Lucerna

A melhor época para ir a Lucerna é de maio a setembro, quando você terá uma temperatura amena ou agradável e quase nenhuma ou pouca chuva.

A temperatura média mais alta por lá é de 22°C em julho e a média mais baixa é de 2°C em janeiro. O tempo e o clima de Lucerna são adequados para passeios pela cidade.

Veja também: O que fazer em Bonn na Alemanha.

Lugares mais visitados em Lucerna

Attention (Atenção), muito em breve um novo post sobre o que fazer nessa bela cidade Suíça. Mas enquanto näo está pronto, deixo vocês com um spoiler do que fazer por lá:

  • #Centro Histórico e Medieval da Cidade;
  • #Ponte da Capela de Lucerna (Em francês “Pont de la Chapelle de Lucerne”; em alemão “Kapellbrücke”);
  • #Represa de agulhas (Em francês: “Barrage à aiguilles”; em alemão “Nadelwehr”);
  • #Igreja dos Jesuitas de Lucerna (Em francês “Église des Jésuites de Lucerne”; em alemão “Jesuitenkirche”).

E muito mais..

Lucerna, Suíça

Ponte da Capela de Lucerna – Michel Wendling

Onde se hospedar em Lucerna, Suíça

SIMPLES, MAS CONFIÁVEL $$

O ibis é o conhecido e queridinho de todo mundo, com seus quartos padrões e preços baixos, o hotel está sempre lá atendendo as nossas necessidades.

Então o Ibis Luzern Kriens é uma boa opção de estadia, e está localizado próximo à estação Central da cidade.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 90€.

LUXO $$$$

Se dinheiro não é um problema e você goste de luxo, o Hotel Schweizerhof Luzern é, então, sua melhor opção. Hotel de Luxo super bem avaliado, com diversas facilidades e no coração histórico da cidade e em frente ao Lago dos Quatro Cantões.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 310€

Melhor época para visitar Zurique

Primeiramente preciso dizer que Zurique está no meu coração e no coração de muitos turistas. Ao contrario do que muitos pensam, a capital financeira da Suíça não é apenas uma cidade de bancos e boutiques de luxo.

É uma cidade encantadora no centro da Europa e a maior do país. Pode ter certeza de que há muito o que fazer lá, seja por um dia, um fim de semana ou mais e em qualquer época do ano.

O Centro Histórico é grande, muito bem preservado e cortado pelo Limmat (um dos rios que corta Zurique). O melhor é visitar o Centro a pé e você pode se perder a vontade, tá liberado.

Veja também: Melhor época para ir a Estrasburgo, na França.

Quando ir – Melhor época para viajar para Suíça – Zurique

Para visitar a cidade em si, eu diria que a melhor época pra visitar Zurique é entre maio e setembro (começando na metade da primavera, passando o verão até o começo do outono). Tenha em mente que os meses mais quentes são julho e agosto.

Mas “t’inquiète pas” (não se preocupe), a cidade é quente, mas não tão quente quanto o Hell de Janeiro, ops, Rio de Janeiro, por exemplo. Hahahaha

Zurique e seu lago

Um post sobre o que fazer em Zurique também está caminho, mas não poderia finalizar esse sem pelo menos mais um spoiler, né? Se você está se perguntando o que fazer em Zurique, ao final do Centro Histórico esta o MAGNIFIQUE Lago de Zurique. Lindo e imenso, o bicho tem 42km de extensão e tem forma de croissant (não poderia sr melhor, né? Hahaha).

Os bancos ao redor do lago são muito disputados, mas também são inúmeros. Rodeado por parques e jardins, o lago é muito agradável, principalmente no verão, para um piquenique, um mergulho (sim, é possível tomar banho lá), uma corrida ou simplesmente para respirar um pouco de ar puro enquanto admira a belíssima paisagem com as montanhas de fundo.

Por lá também são oferecidos passeios de barco incluindo cruzeiros gastronômicos especiais com o ZSG (Zürichsee Schifffahrtsgesellschaft), uma maneira maravilhosa de descobrir a cidade de uma maneira diferente.

Veja aqui horários e preços.

Lago de Zurique, Suíça.

Lago de Zurique – Michel Wendling

Onde se hospedar em Zurique, Suíça – Melhor época para viajar

BÁSICO, SIMPLES, MAS MUITO MODERNO $$

Se você é uma pessoa simples, que quer economizar e adora modernidade, o easyHotel Zürich é o seu hotel. Por lá você consegue até realizar o check-in sozinho nas maquinas de self-service.

É a easyJet dos hotéis. Isso mesmo, o proprietário da companhia aérea low-cost é o mesmo do easyHotel. Preço bom, mas com uma certa qualidade e confiança. E a localização é ótima, próximo à estação Central da cidade.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 70€

PURO LUXO $$$$

Se você é fã de luxo e dinheiro realmente não é problema, o The Dolder Grand vai se tornar um dos seus lugares favoritos. O hotel conta com inúmeras facilidades e quartos extremamente luxuosos com vistas de tirar o fôlego.

Eu já tive a oportunidade de me hospedar lá (como vocês podem verificar na foto abaixo, onde eu estou super pleno na banheira de um dos quartos do The Dolder Grand) e te garanto que você não vai se arrepender.

  • Diária para 2 pessoas a partir de 500€

The Dolder Grand - Suíça

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas desse incrível país europeu. E elas estão apenas começando.
Você também pode acompanhar mais dicas e como é a vida na Europa através do meu instagram @michelrwendling.

Vielen lieben Dank (Muito obrigado).

Envie um comentário