Top

Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Vista de uma janela de avião mostrando a asa de vários aviões da companhia aérea TAP Portugal estacionados no portão de um aeroporto sob um céu parcialmente nublado.

Muito utilizada pelos brasileiros, hoje eu vou mostrar a experiência de como é voar com a TAP dentro da Europa na classe executiva. Primeiramente é importante falar que a TAP é uma companhia aérea portuguesa com bases em Lisboa e no Porto, ligando Europa às Américas, África e Oriente Médio.

É a cia aérea internacional que mais opera voos entre a Europa e o Brasil. No país, ela atende as cidades de Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, além disso com seus modernos jatos da Airbus.

Dados do voo:

  • Companhia aérea: TAP
  • Voo: TP932
  • Trecho: Lisboa (LIS-) – Zürich (ZRH)
  • Duração: 2h50
  • Partida prevista de LIS: 12h05* (Real: 12h21)
  • Chegada prevista em ZRH: 15h55* (Real: 15h50
  • Aeronave: Airbus A320 Neo
  • Assento: 4C
  • Data do voo: 14/01/2021
  • *Horário local

Compra da passagem

Antes de tudo, precisamos comprar a passagem, né? No meu caso, o meu bilhete foi comprado através do site da companhia, que você pode acessar aqui. O site é de fácil navegação e bem intuitivo.

Você conseguirá facilmente efetuar a compra do teu bilhete. Mas bastante atenção na hora da compra da passagem. A TAP possui diferentes tipos de tarifas.

Pode te interessar: Como é voar com a Qatar entre São Paulo e Doha.

Tarifas – Como é voar com a TAP dentro da Europa

Na classe econômica são 4 tipos (cada uma inclui alguma coisa, quanto mais cara a tarifa acessos a mais coisas o cliente tem): Discount; Basic; Classic e Plus.

Na classe executiva são 2: Executive e Top Executive

Contudo, atente-se ao fato de algumas regras de determinadas tarifas mudarem quando a passagem é intercontinental ou dentro da Europa.

Tarifas TAP

Tarifas TAP. Foto: Michel Wendling

Pode te interessar: Moedas da Europa: quais são e quais usar?

Acesso ao aeroporto de Lisboa

O Aeroporto de Lisboa é muito bem localizado e servido. Há uma estação de metrô da linha vermelha no Terminal e um ponto de ônibus de algumas linhas que ligam aquela região ao Centro da capital portuguesa.

O preço do ticket unitário do metrô e ônibus é de 1,50€ e além dos guichês, você também pode comprar online clicando aqui.

Em contrapartida se você precisar ir até o terminal 2, próximo ao check-in da TAP (que está localizado no Terminal 1), há uma parada do shuttle que liga os 2 terminais.

Aeroporto de Lisboa

Aeroporto de Lisboa

Aplicativos

Uber funciona normalmente em Lisboa e pode ser uma boa opção se você viaja em grupo ou até mesmo em grupo, devido aos preços bastante atrativos.

Uma corrida entre o aeroporto e o Centro da cidade custa em média entre 10€ e 12€.

Similarmente, outro app muito utilizado na capital portuguesa é o Bolt, que por muitas vezes é mais barato que o Uber. Você consegue pegar corridas entre o aeroporto e o Centro por menos de 10€.

E, claro, há vários pontos de taxis nos 2 terminais.

Check-in

Assim como em toda companhia aérea, clientes da classe executiva da TAP (A TAP Executive) tem guichês exclusivos para o check-in. É aconselhado chegar com 2 horas de antecedência para voos dentro da Europa e 3 horas de antecedência para voos intercontinentais.

Após realizar o seu check-in, você ganha acesso ao fast track, que é uma zona do controle de segurança exclusiva para passageiros (no geral) da classe executiva.

Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva? É também ter conforto, prioridade e exclusividade.

Como tirar Passaporte

Lounge – Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Todo passageiro da TAP Executive tem acesso ao lounge da companhia, que está localizado após o controle de segurança e antes do controle de passaporte.

Há algumas placas direcionando o caminho até o salão, que fica no 1° andar.

Destino Suíça: O que visitar em Lausanne – 7 principais atrações

O Lounge conta com uma bela vista (principalmente para os amantes de aviação) para o pátio e pista do aeroporto e com um buffer completo, com comidas quentes e frias variando de acordo com o horário, além, claro, de uma grande variedade de bebidas.

Lounge TAP em Lisboa - Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Lounge TAP em Lisboa

Embarque

Clientes da classe executiva, a TAP Executive, tem embarque prioritário. No começo de janeiro não era necessário apresentar teste PCR negativo para entrar na Suíça, mas essa regra mudou e desde o dia 31 de janeiro o teste passou a ser obrigatório para quem entra no país de avião.

O embarque começou aproximadamente 30 minutos antes do horário previsto de partida da aeronave.

Primeiro embarcaram as prioridades por lei e logo em seguida passageiros da executiva e clientes com um alto nível no cartão de fidelidade.

Como é voar com a Swiss entre São Paulo e Zürich.

Cabine

O meu voo foi operado por um A320N, aeronave de 1 só corredor, e a cabine é praticamente igual a da econômica, até mesmo na configuração 3×3.

O que muda é que temos um pouco mais de espaço entre as pernas, tomadas e a poltrona do meio é bloqueada. Além de uma cortina que separa as 2 classes.

Cabine A320 Neo TAP

Aeronaves – como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Na maioria dos voos dentro da Europa, as aeronaves utilizadas são menores do que as que normalmente voam para o Brasil por exemplo.

Essas aeronaves que fazem os voos internos, são as chamadas “narrow-body” (fuselagem estreita) com 1 único corredor (no caso da TAP são os A319; A320/N; A321/N e Embraer 190/195) e as que fazem a maioria dos voos para o Brasil são chamadas “wide-body” (fuselagem larga) e 2 corredores (no caso da TAP são os A330’s).

Vale ressaltar que ultimamente a TAP tem operado voos para cidades como Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Belém com aeronaves narrow-body, os novos A321NX.

Decolagem e refeição

Eu sei que você está ansioso para saber sobre a refeição, não é mesmo? Hahaha Vamos combinar que é a parte mais legal do voo, principalmente quando a gente voa na “execurica”. Mas antes o avião precisa decolar!!

O novo e moderno A320N da TAP saiu do solo Lisboeta às 12h21. O tempo previsto de voo até Zürich era de 02h30, segundo o Comandante.

O que fazer em Minsk na Bielorússia.

Serviço de almoço

Aproximadamente 20 minutos após a decolagem os comissários deram inicio ao serviço da classe executiva.

Óbvio que eu comecei com uma bela taça de champagne. A cabine da executiva estava com 97% de ocupação e eu estava na última fileira, então só recebi o meu prato pouco mais de 1h depois da decolagem. Mas a espera valeu a pena.

Uma bandeja (vinda direto do paraíso) foi entregue. Nela continha entrada, prato principal, sobremesa, molhinho vinagrete e manteiga. Logo em seguida o comissário passou com uma cesta de pães.

Serviço de almoço TAP Executive - Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Serviço de almoço TAP Executiva

Pratos – Como é voar (e comer) com a TAP dentro da Europa na executiva

  • Entrada: Salmão defumado e maionese de rabanete;
  • Prato principal: Filé mignon, batata gratinada, cogumelo e molho de alecrim;
  • Sobremesa: Mousse de chocolate e café.

Super completo para um voo de 2h30. E o melhor: Tudo estava maravilhosamente maravilhoso. Haha Bravo, TAP!

Por fim, após a refeição, foi oferecido café ou chá. Eu pedi um chá preto, que veio acompanhado de leite e um chocolate.

Chá com chocolate

Chá com chocolate

Entretenimento

Infelizmente não há sistema de entretenimento nessas aeronaves, como a tela individual. Notei a ausência da revista da TAP, mas acredito que seja por conta da pandemia.

Nesses voos internos, você que lute para achar seu entretenimento. Para quem viaja na janela e durante o dia, esse pode ser um excelente passatempo.

Como é voar com a EasyJet

Para os outros, aconselho a baixar episódios de suas séries preferidas ou algum filme.

Igualmente, gostaria de ressaltar que nas grandes aeronaves da TAP, a cabine é completamente diferente (mais confortável, virando até cama) e elas possuem um excelente sistema de entretenimento.

A320N da TAP voando

Sistema de entretenimento nos voos dentro da Europa (HAHA)

Pouso e desembarque – Como é voar e chegar com a TAP dentro da Europa na executiva

30 minutos antes do pouco o comandante anunciou que estávamos começando a descida. O pouso estava previsto para às 15h50. E ele não mentiu, Às 15h50 tocamos em solo helvético sob uma forte nevasca, após 02 horas e 29 minutos de voo (Arrasou, comandante).

O desembarque foi ágil, mas, apesar dos anúncios e pedidos da tripulação para respeitar o distanciamento social, isso não aconteceu.

Em síntese, os passageiros estavam preocupados demais em sair da aeronave. E olha que chegamos 5 minutos antes do previsto… Mais c’est toujours comme ça, hein ? (Mas é sempre assim, né?)

Aeroporto de Zurique sob nevasca

Desembarque no Aeroporto de Zürich sob nevasca

Experiência de Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Sendo sincero, eu até que me surpreendi nesse voo. Visto que a TAP tem alterado alguns dos serviços desde o começo da pandemia, notadamente na classe econômica, acreditei que o serviço da executiva também tivesse sido afetado.

Mas a verdade é que o serviço foi excelente. Tanto nas refeições como no serviço prestado por toda a tripulação.

Melhorias na TAP?

Acredito que a empresa precisa focar em 3 coisas:

1° ponto:

Atendimento em solo e de alguns (ALGUNS) comissários, acho o atendimento muito seco e, até mesmo às vezes, rude. Ressalto uma bela exceção que foi no balcão de check-in da executiva durante essa viagem. Fui atendido por um colaborador extremamente educado e gentil.

2°ponto:

Central de Atendimento, não pelo atendimento em si, normalmente os atendentes são ok, mas o tempo de espera é exorbitante. Um pouco compreensível devido às restrições da pandemia, mas também o tempo de espera, muitas vezes, está ultrapassando o limite do aceitável.

3° ponto:

Saber gerir reservas, cancelamentos, alterações. Enquanto algumas empresas como Emirates (ok, ela é rica) soube gerir muito bem a crise, a TAP por outro lado… Um desastre.

Entendo que ela sofre muito com as restrições que mudam o tempo todo, notavelmente na Europa, mas ter que ligar 4 vezes para conseguir alterar um voo que foi cancelado pela própria empresa, remarcado, alterado por eles de novo (por erro), não é normal.

E não, não foi só 1 vez.

Voar TAP

Apesar dos pesares, eu continuo dando uma chance pra TAP (talvez passando pano) levando em conta as circunstâncias atuais. No geral eu gosto de voar com eles.

Principalmente se tratando do quesito segurança. Eu acho um ponto forte da empresa, e, pra mim, o que primeiro devemos considerar.

Nesse voo tive uma experiência muito boa e agradável. Espero que vocês tenham gostado dessa avaliação de Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva . E a TAP é sim uma empresa que você pode considerar nos seus voos dentro e fora do velho continente.

Voando TAP - Como é voar com a TAP dentro da Europa na executiva

Voando TAP

Do mesmo modo, aconselho você a acompanhar os meus outros artigos e avaliações de voo abaixo e descubra mais lugares e companhias aéreas pitorescas.

Por outro lado, você também pode acompanhar mais dicas e como é a vida na Europa através do meu Instagram @michelrwendling.

Como diriam os portugueses: Obrigadíssimo!

Eu sou o Michel, sou brasileiríssimo, mas moro na Suíça em 2015, resolvi ir rumo aos meus sonhos e me mudei para Paris como Au Pair. Depois me casei e tornei a busca por novas culturas, as minhas metas de vida 🙂 Me acompanhe no instagram Michel Wendling.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa