
Grüzei und Willkommen an Bord dieses Fluges von der Swiss (Olá e bem-vindos a bordo desse voo da Swiss – em Alemão Suíço). Antes de tudo eu sei bem que a escolha da companhia aérea, muitas vezes, é difícil.
Hoje vou ajudar um pouco, mostrando como é voar com a Swiss na classe executiva em 2021 entre Zürich e Säo Paulo, a bordo do moderno Boeing 777-300ER da companhia.
Veja nesse post
Apertem os cintos e vamos aos dados do voo:
- Companhia aérea: Swiss
- Voo: LX92
- Trecho: Zürich (ZRH) – São Paulo (GRU)
- Duraçäo: 12h05
- Partida de ZRH: 21h50*
- Chegada em GRU: 05h55*
- Aeronave: Boeing 777-300ER
- Assento: 10K
- Data do voo: 23/01/2021
- *Horário local
Compra da passagem
Em primeiro lugar é importante saber onde comprar o bilhete. A compra da minha passagem foi efetuada diretamente no site da companhia que, por sinal, é muito intuitivo. Compre ou faça uma simulação aqui.
Você não encontrará muita dificuldade para finalizar a compra do teu bilhete. Contudo, atente-se ao tipo de tarifa, já que a companhia adota alguns tipos diferentes.
Ou seja: na econômica são 4 (Light; Economy Saver; Economy e Economy Flex), e cada uma com algumas características diferentes. A tarifa Light, por exemplo, só te dá direito a bagagem de mão.
Na Executiva são 2 tipos de tarifas: Business e Business Flex (ambas igualmente dão direito a malas despachadas, a diferença é só na questão do reembolso).
E, por fim, a Primeira Classe, que conta só com 1 tipo único de tarifa, a “First”.
Acesso ao aeroporto
O aeroporto fica na região metropolitana de Zürich, porém tem fácil acesso desde o Centro da cidade. Há ligações diretas com algumas linhas de ônibus, tram (linhas 10 e 12) e trem (S2; S16 e S24). O trajeto de tram desde a Zürich Hauptbahnhof (Estação Central) dura entre 30 e 40 minutos e de trem entre 10 e 15 min.
Tickets custam 3,40CHF (Aprox R$21) – Você pode comprar o ticket de forma antecipada aqui.
Taxi e Uber também estão disponíveis na Cidade. O trajeto de Uber custa aproximadamente 30CHF (R$182). Eventualmente, o trajeto de Uber ou taxi será o mais rápido, mas não o mais econômico.
Veja também: Aeroporto de Porto Seguro – como chegar.
Check-in e Lounge
A princípio, para voos internacionais (fora da Zona Schengen) a Swiss recomenda chegar ao aeroporto com 3 horas de antecedência. Passageiros da Business Class tem acesso a uma zona exclusiva de check-in e de controle de segurança.
Passando esse controle, você pode procurar nas placas informativas onde está localizado o Lounge da companhia. Todos os passageiros da Business também tem acesso ao Lounge, que conta com cadeiras confortáveis, chuveiros, computadores, comidas e bebidas à vontade…
Legal, né?
Assim você já vai criando uma ideia de como é voar com a Swiss na classe executiva em 2021. Porém, detalhes do lounge vamos deixar para um segundo post.
Aeroporto de Zürich – Foto: Michel Wendling
Importante: Passaporte para crianças.
Embarque
Clientes da Business tem o embarque prioritário logo após os clientes prioridades por lei e da Primeira Classe.
Desde o dia 30 de dezembro de 2020 o Governo Brasileiro exige um teste PCR negativo do coronavirus para entrar em território nacional, não importando se você é brasileiro ou estrangeiro.
Algum tempinho antes do embarque, funcionários da Swiss convocam os clientes do voo para GRU para efetuar o controle do teste negativo, que deve ser efetuado até 72h antes do horário do embarque. Não adianta argumentar que você é brasileiro e está retornando ao Brasil. Sem teste o embarque é negado.
Aliás, passageiros voando na classe executiva, assim também como no embarque, tem uma fila prioritária para esse controle.
Atenção! O preenchimento de um formulário da Anvisa (Declaração de Saúde do Viajante) também é obrigatório para acessar o território Brasileiro. Complete aqui o seu formulário.
Boeing da Swiss
Cabine da Classe Executiva
A aeronave escalada para o meu voo foi o moderno Boeing 777-300ER que já conta com a nova cabine executiva da Swiss. Com um design super refinado e delicado, a cabine é dividia em 1x2x2 ou 2x2x1. E você deve estar se perguntando o porquê dessa poltrona solitária. Pois bem, se trata do “Throne seat”, um assento que te dá mais privacidade. Contudo, a Swiss cobra uma taxa especial caso você reserve esse assento antecipadamente. Mas calma! Em contrapartida, você pode tentar a chance na hora do check-in online (aberto 24h antes do horário da partida) e reservar o assento gratuitamente. Eu consegui!
Na poltrona já tinha uma garrafa de água, fones de ouvido, amenity kit, travesseiro, cobertor e o menu do jantar junto com a carta de vinhos. E todos os passageiros são recepcionados com um drink de boas vindas. Eu escolhi o champanhe, claro.
Cabine da classe executiva Michel Wendling
Decolagem e jantar (Como é voar e comer na Swiss em 2021)
A decolagem ocorreu às 22h20, ou seja, com um leve atraso de 30 minutos. Embora esses minutinhos, nada que o comandante não pudesse recuperar… Mais na frente vocês vão perceber decerto que até chegamos um pouco antes do horário previsto.
Cerca de 45 minutos após a decolagem, a tripulação deu inicio ao serviço do jantar. Préparez-vous (preparem-se), porque já digo de antemão que vocês vão ficar com água na boca.
AMUSE-BOUCHE
Ao propósito, houve algumas alterações recentes no serviço da Business da Swiss (pra melhor). O aperitivo deu lugar ao “amuse-bouche”. No meu voo foi um canapé com queijo, tomate e ovo. Fantástico!
Amuse-bouche
ENTRADA
A entrada foi um tataki de entrecosto e chutney de mostarda, salada de beterraba e pera com blue cheese.
Entrada. Foto: Michel Wendling
PRATO PRINCIPAL
Bife brisket grelhado (peito bovino) ao demi-glace, purê de batata doce e legumes. Tão bom que quase passei a língua no prato, mas mantive a classe. Hahaha
Prato principal
SELEÇÃO DE QUEIJOS SUÍÇOS
Uma seleção de queijos suíços Brie e Gruyère estavam à disposição. Eu recusei e, assim sendo, fui direto para a sobremesa.
SOBREMESA
Merengue de limão yuzu (japonês) com creme duplo de gruyère. Uma verdadeira perdição. MA RA VI LHO SO!
Sobremesa e chá
CAFÉ E/OU CHÁ
Uma variedade de cafés e chás estavam igualmente à disposição durante ou depois da sobremesa.
Sistema de Entretenimento
O sistema de Entretenimento da Swiss é muito bom, com uma grande variedade de filmes, séries, documentários, músicas, jogos e, claro, o mais queridinho de todos: o mapa interativo do voo.
A aeronave conta com wifi a bordo. Ou seja, é possível navegar enquanto se voa. Os preços variam entre 9CHF e 59CHF (R$55 a R$356 aproximadamente).
Pode te interessar: moedas da Europa: quais são e quais usar?
Travessia do Atlântico e voo (voar com a Swiss)
O voo foi bem tranquilo, assim como a travessia do atlântico, salvo algumas turbulências moderadas (completamente normal, sobretudo quando estamos atravessando o atlântico). Turbulências fazem parte da viagem e não representam ameaça para a segurança do voo.
A aeronave é super moderna e confortável, dormi por 7 horas seguidas.
Caso você sinta aquela fome da madrugada, alguns snacks estão disponíveis na galley ou você também pode solicitar a um dos comissários.
Poltrona da classe executiva
Café da manhã
Logo após o embarque, a tripulação distribui um formulário com uma vasta opção de delicias para o café-da-manhã, que deverá ser preenchido e entregue a um dos comissários em seguida.
Eu escolhi: Suco de laranja; Cappuccino, chá preto; croissant; brioche; uma opção de pâtisserie e também o café inglês (que é a opção quente) que é composto por um prato quente a base de ovo.
Café-da-manhã
Chegada e desembarque (voar e chegar com a Swiss)
Às 05h10 (horario local do Brasil) começamos a descida para pouso no Aeroporto Internacional Gov. André Franco Montoro em Guarulhos, São Paulo. O pouso aconteceu às 05h40, ou seja, 15 minutos antes do horário previsto. Well done, captain.
O desembarque ocorreu de maneira bem organizada. Com o propósito de respeitar o distanciamento social, o desembarque foi efetuado por fileiras.
Ressalto que o uso da máscara é obrigatório durante toda a duração do voo e nos aeroportos.
São Paulo
Avaliação final
Com toda a certeza, a Swiss é uma excelente companhia aérea, uma das melhores da Europa, e que está sempre preocupada com a segurança, conforto e bem-estar dos seus clientes. Voar na classe executiva deles vale cada centavo.
Os (as) comissários (as) foram extremamente gentis e agradáveis. Os serviços foram excelentes e muito saborosos. Em suma, a Swiss é uma excelente opção para se voar entre o Brasil e a Europa e vice-versa.
Espero que vocês tenham gostado dessa avaliação de como é voar com a Swiss na classe executiva em 2021.
Agora que você já sabe que é mara, só acessar o site da companhia e reservar o seu próximo voo!!
Do mesmo modo, aconselho você a acompanhar os meus outros artigos abaixo e descubra mais lugares pitorescos.
O que visitar na região da Alsácia na França.
Melhor época para ir a Estrasburgo
Como é voar com a Ryanair – A principal low cost da Europa
O que fazer em Locarno na Suíça – 5 atrações imperdíveis
Como é viajar de trem na Suíça
Melhor época para viajar para a Suíça: quando ir
Como é voar com a Air France até o Caribe.
O que fazer em Estrasburgo – 10 atrações imperdíveis
Como é voar na executiva da Qatar
O que fazer em Lucerna na Suíça – 5 atrações imperdíveis
O que fazer em Colmar na França – principais atrações
Por outro lado, você também pode acompanhar mais dicas e como é a vida na Europa através do meu Instagram @michelrwendling.
Vielen Dank und bis nächstes Mal. (Obrigado e até a próxima).