Menu

Melhor época para viajar para Finlândia

28 de agosto de 2020

Você pode visitar a Terra do Papai Noel em qualquer época do ano, mas qual a melhor época para viajar para Finlândia? Cada estação específica tem algo de especial a oferecer, o que significa que a melhor época para ir a Finlândia depende do que você deseja fazer e quais atrações são imperdíveis no seu roteiro.

A Finlândia é conhecida como o “verdadeiro lar do Papai Noel”, “o país de mil lagos e ilhas ” e ainda “o melhor destino para ver a aurora boreal”. Embora os verões sejam amenos, mas ótimos para atividades ao ar livre, os invernos trazem muita neve, frio e noites escuras para ver a aurora boreal. Portanto, a melhor época para visitar a Finlândia realmente depende da sua escolha de atividades. 

Portanto, para facilitar na sua escolha de quando viajar para Finlândia eu fiz algumas considerações sobre cada estação, quando é o período de alta e baixa temporada, quando é a melhor época para ver a aurora boreal e quando é possível ver o sol da meia noite. Bora lá?!

Melhor época para viajar para Finlândia – Estações

Abril a maio – primavera na Finlândia

A primavera é uma boa época para viajar para a Finlândia. É quando a neve começa a derreter, e a natureza se revive após o inverno gelado. Cabe ressaltar que pode haver neve na Finlândia mesmo durante a primavera, especialmente na região da Lapônia.

Na primavera, a temperatura média diária sobe de 0 ° C a 10 ° C.  Sua duração varia de 45 a 65 dias. Quando a temperatura média diária excede os 5 ° C, considera-se que a estação de crescimento térmico começou. Isso ocorre cerca de um mês após o início da primavera: no final de abril no sul da Finlândia e no final de maio no extremo norte da Lapônia.

Para que a verdadeira estação de crescimento comece, a neve deve derreter; isso depende da quantidade de neve, elevação e posição da região em relação ao mar. As áreas abertas perdem a cobertura de neve dentro de duas a três semanas após o início da primavera, enquanto, em média, a neve na floresta derrete cerca de duas semanas depois. Além disso, os lagos geralmente ficam sem gelo logo após o início da estação de crescimento, em abril no sudoeste da Finlândia, em maio no interior e em junho na Lapônia.

Esta não é a alta temporada – na verdade, haverá uma queda no número de turistas na Finlândia após a temporada de esportes de inverno.

  • Média Temperatura : 7 – 16 ° C (em Helsinki)
  • Precipitação : 44 – 86 mm
  • Estação: Primavera

Finlândia no outono

Junho a agosto – verão na Finlândia

Junho a agosto é a alta temporada do turismo na Finlândia, é uma boa época para viajar pela terra das renas, e por boas razões. É quando o efeito Sol da meia-noite se espalha por todo o país, oferecendo mais de 20 horas de luz solar sem restrições para você explorar o país. Além disso, essa também é a época mais quente do ano, por isso, se você não é um fã do frio, esta é a melhor época para visitar a Finlândia. No verão, a temperatura média diária é consistentemente acima de 10 ° C.

As regiões ao norte do Círculo Polar Ártico são caracterizadas por “dias polares”, quando o sol não se põe. Mesmo no sul da Finlândia, o dia mais longo (em torno do verão) dura quase 19 horas. O clima mais quente do ano ocorre por volta do meio de julho, em toda a Finlândia. Certamente uma época que ocorre muitos piqueniques por lá.

Leia esse post também: Comer e beber na Finlândia

As temperaturas mais altas do verão estão no interior da Finlândia, bem perto do mar e das ilhas marítimas girando em torno de 32 ° C a 35 ° C. E olha que as temperaturas acima de 30 °C são extremamente raras; a temperatura mais alta já registrada em Helsinque é 31,6 °. Interessante em se tratar da Terra do Papai Noel.

Com uma temperatura diária máxima superior a 25 ° C, ocorrem em média de 10 a 15 dias por verão no interior do sul e centro da Finlândia, e de 5 a 10 dias no norte da Finlândia e na costa. No decorrer do verão, as tempestades ocorrem de 8 a 14 dias no interior e de 4 a 8 dias nas áreas costeiras e no norte da Lapônia.

  • Média Temperatura :18 – 21 ° C (em Helsinki)
  • Precipitação : 58 – 115 mm
  • Estação: Verão
Verão na Finlândia

Finlândia é natal o ano inteiro!

Setembro a outubro – outono na Finlândia

O outono na Finlândia é espetacular. O clima é deslumbrante e as belas cores do outono tomam conta da paisagem. Além disso, O clima permanece bastante quente até o final de setembro – é em outubro que o frio do inverno começa a se estabelecer. Certamente essa é a melhor época para visitar a Finlândia se você gosta das cores do outono. No outono, a temperatura média diária permanece abaixo de 10 ° C.

A duração média do outono é de 180 dias no arquipélago do sudoeste, de 140 a 175 dias em outras partes do sul e centro da Finlândia e de 100 a 140 dias na Lapônia. A primeira neve cai no norte da Finlândia em setembro e em outros lugares em outubro.

Essa época também é boa para presenciar o inicio da temporada da aurora boreal, e não só isso, essa pode ser a sua chance (assim como foi a minha), de ter a oportunidade de ver a aurora boreal de dentro de um iglu… Se você não sabe, a Finlândia não é só a terra do Papai Noel, mas também a terra dos iglus e setembro e outubro é quando esses sonhos chamados iglus estão com seus melhores preços. Veja aqui os preços e minhas dicas.

  • Média Temperatura : 7 – 16 ° C (em Helsinki)
  • Precipitação : 30 – 35 mm
  • Estação : Outono

Novembro a março – inverno na Finlândia

Os invernos na Finlândia são muito frios. E, no entanto, embora essa seja a baixa temporada na maior parte do país, é uma época movimentada do ano para a Lapônia e as estações de esqui. Haverá muita neve, a partir de novembro em diante. Torna-se um paraíso para os entusiastas de esportes de neve, quer você pratique esqui, snowboard ou até trenós puxados por cães (não curto!).

Certamente essa é uma das melhores época para viajar para Finlândia e ver a aurora boreal. Já em dezembro a Finlândia é lotada de turistas para ver a aurora boreal e experimentar um Natal mágico com o Papai Noel.

Leia também meu post: Tudo sobre a Terra do Papai Noel na Finlândia.

Inverno na Finlândia

Inverno na Finlândia. Foto: Dr Diego Viajando

No inverno, a temperatura média permanece abaixo de 0 °C, mas os fluxos de ar quente podem elevar a alta diária acima de 0 °C às vezes. Além disso, o inverno é a estação mais longa da Finlândia, durando cerca de 100 dias no sudoeste da Finlândia, bem como 200 dias na Lapônia. O clima no país é tão misto que parece até no Brasil. Pegando fogo no nordeste e congelando no sul hahaha.

Ao norte do Círculo Polar Ártico, parte do inverno é o período conhecido como “noite polar”, quando o sol não se eleva acima do horizonte. No canto mais ao norte da Finlândia, a noite polar dura 51 dias, bem como no sul da Finlândia, o dia mais curto dura cerca de 6 horas. Peguei dias assim na Islândia e até pior!!!

  • Média Temperatura : 7 – 2 ° C (em Helsinki)
  • Precipitação : 25 – 132 mm
  • Estação : Inverno

Iglu pra ver aurora boreal na Finlândia

Iglu pra ver aurora boreal na Finlândia

Quando tem aurora boreal na Finlândia?

Podemos dizer que a melhor época para viajar para Finlândia e ver a  aurora boreal é setembro, outubro, fevereiro e março. Entretanto, não é só escolher um mês e ir com a certeza de ver a aurora boreal, não é tão simples assim.

A verdade é que é difícil prever a certeza da aurora boreal, na maioria das vezes só dá para ter certeza com 3h de antecedência! Ou seja, tem que ter sorte e ficar algumas noites no destino. No entanto, existem algumas orientações para aumentar as suas chances de ver o fenômeno e em alguns meses a probabilidade é bem maior.

A principal dica com certeza é em qual época você poderá ver a aurora boreal com mais facilidade. Certamente a melhor época do ano para ver a aurora boreal na Finlândia são os meses de setembro a outubro, e fevereiro a março.

Aurora boreal em setembro na Finlândia

aurora boreal na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Se liga nesse post: Como tirar fotos da Aurora Boreal

Dicas para conseguir ver a aurora boreal na Finlândia

1. Escolha a hora certa: o ideal é entre 22h à 3h.

2. Tenha vários dias e noites disponíveis: quanto mais noites, maiores serão as chances de ver a aurora boreal.

3. Vá pra um espaço aberto, escuro e sem nenhuma luz artificial próxima.

Quanto ao lugar, a cidade mais procurada da Finlândia para ver a aurora boreal é Rovaniemi na Lapônia Finlandesa, acima do círculo polar ártico. Ainda assim, não há um lugar exato com as melhores chances de vê-lo, porque depende apenas do tempo e da nebulosidade. (Para saber mais leia o post Dicas da Finlândia e Aurora Boreal“.

No entanto, existem alguns outros lugares além de Rovaniemi com infraestrutura especialmente projetada para que os turistas tenham as melhores visões da aurora boreal:

  • Estação de esqui de Yllas . A iluminação das ruas aqui é desligada durante a aurora boreal (depois das 22h), portanto, poluição da luz limitada e boa vista do céu.
  • Estação de esqui de Luosto . Hotel Aurora Village, com janelas grandes e “Aurora Alarm” que emite um sinal sonoro sempre que a aurora boreal aparece.
  • Saariselka . Existem alguns resorts de iglus de vidro como a vila Northern Light, Kakslauttanen. Esse tipo de acomodação foi especialmente projetado para a experiência da aurora boreal.
  • Estação de esqui de Levi . Existem algumas opções de acomodação, como o hotel Panorama, cabanas de madeira ou o resort Igloo, no topo da lista com uma incrível vista aberta em 360 °.
  • Rovaniemi . Provavelmente o lugar mais popular da Lapônia finlandesa para se visitar. Em Rovaniemi muitas empresas de turismo fazem visitas guiadas a Aurora. Eu vi as auroras boreais no meio da cidade, coisa de louco! Vi também no Iglu do Arctic Fox e na casa na árvore Arctic Tree House.
Aurora boreal no igloo da Finlândia

Aurora boreal na Finlândia. Arctic Fox Igloo. Foto: Paula Rocha

Aurora Boreal em Helsinki

Embora o melhor lugar para ver as luzes do norte na Finlândia seja a Lapônia, você também pode localizá-las na capital do país, porém é mais difícil. A melhor época para viajar para Finlândia para ver a aurora boreal em Helsinki são os mesmos meses do norte da Finlândia: outubro, novembro, março e abril, durante as partes mais escuras do dia.

A principal diferença da Lapônia é que Helsinki é uma cidade enorme, com grande poluição luminosa e, mais uma vez, a observação da aurora boreal requer o máximo de escuridão possível. Se seu objetivo na Finlândia é ver Aurora, o ideal é você programar sua viagem ao norte do país. Mas se você estiver hospedado apenas em Helsinki, ainda há uma chance pequena de vê-la.

Veja também: O que fazer em Helsinki

Outra coisa que também pode fazer as chances de ver as auroras boreais em Helsinki aumentarem é o índice KP. Você sabe o que é?

O indice KP é o que os cientistas chamam de perturbações no campo magnético da terra, como se fossem mudanças. O indice é feito em uma escala de 0 a 9 e isso fará total diferença na hora de ver aurora boreal, seja na Noruega, Finlândia, Islândia e etc… Vamos entender melhor?

A aparições das auroras dependem de vários fatores, mas os 2 mais importantes são:

  • Bom tempo
  • Índice de KP

O índice KP varia de 0 a 9, quanto menor o número, mais fracas elas se tornam, quanto maior o índice mais fortes elas aparecem. Especialistas dizem que quando o KP está em mais de 6 é possível ver as auroras até o norte da França… Coisa de louco!!!

Recomendo também: Onde ficar na Finlândia.

aurora boreal em Helsinki

Quando é a baixa e alta temporada na Finlândia?

Os meses de março e abril possui um clima não tão frio, ainda tem um pouco de neve e é possível ver a aurora boreal, sendo esse período a alta temporada na Lapônia, sendo uma das melhores épocas para viajar para Finlândia. Logo, essa estação é uma das mais caras para visitar a Finlândia.

Se você quiser aproveitar a Finlândia mais tranquilamente, sem muitos turistas o ideal é nos meses mais frio do inverno, que é a baixa temporada, entre os meses de agosto e setembro. Além disso, esse período é ótimo para quem quer economizar, já que algumas atrações ficam com preços mais baixos.

Quanto ao custo da viagem, pode variar muito independente da temporada que você irá visitar o país, pois cada um tem suas disponibilidades financeiras e interesses. Entretanto vale a pena o investimento, o país é magnifico e se planejando você consegue gastar o valor estipulado no seu orçamento seja na alta ou na baixa temporada. Quer ter noção dos valores de uma viagem para Finlândia? Leia o post Quanto custa viajar para Finlândia?”.

Agora se você está procurando mais atividades durante as suas férias e quer matar dois coelhos com uma cajadada só – visite a vila do Papai Noel e veja a aurora boreal em dezembro, esse mês é definitivamente um dos melhores para visitar a Finlândia… Imagina só passar o Natal na Terra do Papai Noel 🙂

melhor epoca para visitar a vila do Papai Noel na Finlândia

Sol da meia noite na Finlândia

Considerado um dos fenômenos naturais mais emblemáticos da Finlândia, o Sol da Meia-Noite ocorre na Finlândia devido à inclinação do eixo da Terra, que coloca as regiões acima do Círculo Polar Ártico sob luz interminável por até 70 dias consecutivos. Sendo essa uma boa época para visitar a Finlândia

Além disso, o principal aspecto desse fenômeno é que você experimentará a incrível mudança na natureza da luz e, tarde da noite, experimentará a luz quente e brilhante que normalmente recebe apenas ao nascer ou no pôr do sol.

Pode te interessar: Melhores países para ver a aurora boreal

Se o seu objetivo é ver o Sol da Meia-Noite a melhor época para viajar para Finlândia são os meses de verão de junho e julho ao norte do Círculo Polar Ártico, quando o sol permanece visível à meia-noite. Quanto mais ao norte você for, mais o sol fica acima do horizonte. Contudo somente nuvens e nevoeiro podem esconder o Sol da Meia-Noite durante a estação.

Quando as noites são tão claras quanto o dia, moradores e visitantes podem continuar as atividades até altas horas da noite e aproveitar a magnificência do Sol da Meia-noite com atividades como natação, caiaque e caminhada. Certamente uma das atividades preferida é, obviamente, simplesmente esperar até meia-noite para ver o sol mergulhar brevemente além do horizonte antes de nascer novamente. É realmente uma bela visão ver como os limites se esvai entre a noite que se esvai e o dia que amanhece.

Recomendo o post: O que fazer na Finlândia

Quando é possível ver o Sol Da Meia-Noite na Finlândia?

Como vimos acima, quanto mais ao norte você viaja, mais o período do Sol da Meia-Noite vai durar. Indo do sul (Rovaniemi, no Círculo Ártico) ao norte (Utsjoki, o município mais ao norte da Finlândia), os períodos aproximados em que é possível ver o Sol da Meia-Noite são os seguintes:

  • Rovaniemi: apenas alguns dias no solstício de verão (20 de junho)
  • Sodankylä: aprox. 31 de maio a 15 de julho
  • Inari e Ivalo: aprox. 24 de maio a 21 de julho
  • Utsjoki: aprox. 18 de maio a 27 de julho
clima na Finlândia

Apreciando o sol na Finlândia. Foto: Paula Rocha

Resumão sobre quando viajar para Finlândia

  • Melhor época para visitar a Finlândia : junho – agosto, novembro – março
  • Alta temporada turística : junho a agosto
  • Baixa temporada turística: setembro e outubro
  • Todas as estações : abril – maio (primavera), junho – agosto (verão), agosto – outubro (outono), novembro – março (inverno)
  • A melhor época para ir a Finlândia é durante os meses de verão, quando a maioria dos lugares do país estarão abertos e o clima será mais quente durante o ano.
  • O inverno pode ser incrivelmente frio na Finlândia, mas também é alta temporada para visitantes que procuram atividades na neve e uma experiência na aurora boreal.

Enfim, aqui estão todas as informações que você precisa saber sobre qual a melhor época para viajar para Finlândia. Tenho certeza que independente da época escolhida, a sua passagem pelo país será memorável!

Aproveite que vai estar na Finlândia e vá também para Tromsø, capital da aurora boreal. Eu fiz os dois destinos na mesma viagem e super recomendo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top